quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Manutenção viária noturna recupera vias estruturantes e corredores de ônibus da cidade

O objetivo é garantir boas condições de trafegabilidade antes do rigoroso inverno
 
A prefeitura de Rio Branco, por meio da EMURB, avança com os trabalhos de manutenção viária e recuperação de vias estruturantes e corredores de ônibus na cidade. A determinação do prefeito Marcus Alexandre a toda a equipe da EMURB é garantir boas condições de trafegabilidade nas vias, mesmo quando se intensificarem as chuvas do inverno amazônico.
Para isso, o trabalho noturno das equipes da EMURB tem sido fundamental. Na noite desta terça-feira, 21, o presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Jackson Marinheiro, acompanhou a execução dos trabalhos em diversas frentes na cidade, onde a manutenção viária estava acontecendo. Ao todo, cinco equipes trabalhavam ao mesmo tempo em diferentes pontos.
 
Esta semana, a manutenção viária noturna acontece na rua Vinte e Quatro de Janeiro, no bairro Seis de Agosto, na rua Arlindo Porto Leal e Franco Ribeiro, no centro da cidade, na rua José de Melo, no Bosque, na rua Epaminondas Jácome, na Cadeia Velha, na rua Floriano Peixoto e ainda na rua Xapuri, no Conjunto Bela Vista.
 
 
Para Jackson Marinheiro, o trabalho noturno realizado pela prefeitura é de extrema importância porque o tráfego de veículos nessas ruas e avenidas é menor, possibilitando uma qualidade melhor na manutenção viária. “Por isso aproveitamos o fluxo menor de veículos para avançar com a manutenção dessas vias estruturantes e corredores de ônibus, que em geral, durante o dia tem grande movimentação de veículos, o que atrapalha o trabalho de recuperação”, disse.
 
Marinheiro também destacou a parceria com o governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DERACRE), com o qual são realizadas permutas de material e insumos que permitem a manutenção de várias frentes de serviços sem a paralisação dos trabalhos.
“É uma determinação do prefeito Marcus Alexandre para que intensifiquemos os trabalhos de manutenção neste final do verão para deixarmos as vias, inclusive as estruturantes e corredores de ônibus, em melhores condições para garantir a trafegabilidade quando o inverno chegar”, afirmou o presidente da EMURB. 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

Parceria com governos Estadual e Federal faz avançar obras do PAC e de manutenção viária em Rio Branco

Graças à parceria com os governos Federal e Estadual, a Prefeitura de Rio Branco avança sobremaneira na manutenção viária e implantação de obras estruturantes na capital do Acre. De seu lado, a Empresa Municipal de Urbanização  de Rio Branco (EMURB) segue aproveitando cada minuto de sol para avançar no serviço de manutenção viária da cidade neste final de verão. Os  trechos atendidos com tapa-buracos geralmente são de grande movimento de veículos. Operações tapa-buracos estão em  várias ruas dos bairros São Francisco, Wanderley Dantas, Vila Ivonete, Habitasa, Estação Experimental, Bela Vista, Universitário e Tucumã, onde estão sendo realizados serviços de melhoria viária nos corredores estruturantes e vias transversais.
 
Nesta quarta-feira, 22, as equipes da EMURB estão atuando com diferentes frentes de melhoria da infraestrutura, mas principalmente enfrentando problemas que em dias chuvosos costumavam trazer sérios transtornos para a população, como as ruas adjacentes ao Igarapé da ETA, entre os bairros João Paulo e Plácido de Castro, na Baixada da Sobral. Na semana passada, o prefeito esteve na Rua João Amâncio a pedido dos moradores. Eles reclamaram de novos transtornos e hoje a EMURB está trabalhando intensamente em conjunto com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) para sanar as deficiências de drenagem naquela via.
 
Além das frentes rotineiras, a Prefeitura espalhou várias obras estruturantes como a duplicação de sete importantes vias. Na Estrada da Sobral, por exemplo, o trecho de 1,5 mil metros desde o bairro João Paulo até a rotatória da Via Verde mantém mais de 60 homens trabalhando na construção de meio-fio e calçada. “Estamos com 100% da drenagem concluída e vamos deixar uma proteção asfáltica para que no ano que vem implantarmos a pavimentação definitiva”, disse Ricardo Araújo, secretário Adjunto de Obras Públicas de Rio Branco. A duplicação da Estrada da Sobral é feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Mobilidade.
 
As equipes de terraplanagem e drenagem estão também espalhadas pelas regionais. Diariamente, a EMURB  trabalha com mais de vinte  frentes de trabalho, envolvendo centenas de  homens e máquinas leves e pesadas. Técnicos e operários da EMURB estão  asfaltando ou melhorando  as vias que estavam em condições inadequadas para o trânsito, mas já realizando a implantação de bueiros para canalizar a água das chuvas. O prefeito Marcus Alexandre considera importante aproveitar cada minuto deste verão para chegar ao maior número possível de moradores com todos os serviços que o município pode oferecer em infraestrutura – e uma boa condição de acesso é essencial.
   
Além das equipes de drenagem como a da Rua João Amâncio, a EMURB mantém ainda frentes de pavimentação asfáltica, terraplanagem, implantação e recuperação de meio-fio, PVs e sarjeta ao longo desta semana. Tudo é realizado em parceria com o Governo do Estado, através do DEPASA e do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE).
 
Além de todos os benefícios, a parceria com o Governo trouxe soluções objetivas para a questão da infraestrutura viária de Rio Branco: “nós fazemos permuta de insumos, como a pedra brita, com o DERACRE, para agilizar nosso trabalho”, lembrou Jackson Marinheiro, presidente da EMURB.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Durante inauguração da UPA da Cidade do Povo, secretária de Saúde do Município anuncia que o bairro terá mais duas unidades de saúde da família

A primeira Unidade de Saúde da Família de porte 4 será inaugurada ainda este ano
 
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, juntamente com a secretaria Estadual de Saúde, Suely Melo, participou da solenidade de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Cidade do Povo, na manhã desta quarta-feira, 22. Ela anunciou que além das urgências e emergências, a população local, vai contar também com os serviços de atenção primária de saúde: a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com a ajuda do Governo Federal, está construindo uma Unidade de Saúde da Família (USF), no local e na segunda etapa da Cidade do Povo, será erguida outra USF.
 
A USF, de porte 4, deverá ser inaugurada ainda este ano. Junto com a outra USF de porte 2, serão 7 equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos e Agentes Comunitários de Saúde, atuando na Cidade do Povo, empreendimento habitacional construído pelo Governo do Estado que vai abrigar mais de dez mil famílias oriundas de áreas de risco e alagadiças na capital.
 
Marcilene Alexandrina destaca que com a Unidade de Saúde da Família que também está sendo construída no Residencial Santo Afonso, próximo a Cidade do Povo, a capacidade de atendimento será de 40 mil pessoas naquela região da cidade. O investimento nas 3 USF, será de cerca de 2,4 milhões, recursos do Governo Federal e da prefeitura de Rio Branco. “Parabenizamos o Governo do Estado pela inauguração de mais uma UPA e estamos juntos neste esforço de garantir uma melhor qualidade no serviço de saúde prestado a população, por isso, aqui na Cidade do Povo teremos duas UBS e uma fica bem próxima daqui, no Santo Afonso, que vai dar suporte também nesse atendimento de atenção primária”.
 
A secretária de Saúde de Rio Branco destacou que as administrações estadual e municipal elegeram a saúde como prioridade e o resultado é a construção de hospitais regionais em todo o Acre e a construção de 20 unidades de saúde pela prefeitura, além de 7 já inauguradas pelo prefeito Marcus Alexandre.
 
O objetivo, de acordo com Alexandrina, é acabar de vez com o aluguel de imóveis para o funcionamento de unidades de saúde na capital e assim oferecer um serviço e acolhimento cada vez melhor para as pessoas que precisam do serviço de saúde. “As unidades alugadas, precisam ser adaptadas e as que são feitas por nós, são construídas dentro dos padrões do Ministério da Saúde, o que, com certeza, resulta em uma melhor capacidade e melhor atendimento a população”, explica.
 
 
 
 
Da Assessoria

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeitura, Governo e parceiros apresentam peça teatral e lança documentário sobre gravidez na adolescência

Uma multidão de mais de 400 estudantes de 14 escolas da rede estadual de ensino lotou o Teatro Plácido de Castro nesta terça-feira, 21, para assistir o espetáculo “Julieta Sem Romeu”, montada por integrantes da Igreja Wesleyana da Sobral e prestigiar o lançamento do documentário “Previna Gravidez na Adolescência”. O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista levou aos estudantes presentes o abraço do prefeito Marcus Alexandre. Representantes das secretarias de Estado da Educação e da Saúde estiveram presentes.
 
“Julieta sem Romeu” e “Previna Gravidez na Adolescência” são iniciativas da Secretaria Municipal da Mulher, através do Projeto Promovendo a Saúde de Adolescentes da cidade de Rio Branco que vem sendo executado há oito anos em parceria com o Governo do Estado –no caso das atividades atuais a parceria é com a Secretaria de Educação – e organizações da sociedade. A diretora de Ensino Médio da SEE, Lígia Carvalho, disse que o tema é bastante presente nas escolas e que o enfrentamento à gravidez na adolescência é uma tarefa contínua.
 
No âmbito da Secretaria-Adjunta da Mulher, o projeto passou por diversas etapas, como visitas e reuniões em escolas, capacitação de professores e coordenadores de ensino e demais parceiros, oficinas e rodada de conversa com alunos. Só neste ano de 2014, foram atendidos em Rio Branco cerca de 2.800 jovens e adolescentes por meio das Rodas de Diálogo e peças teatrais.
 
Atualmente esse projeto realiza atendimentos nas escolas da rede pública de ensino, através das Rodas de Diálogos, onde são abordadas temáticas relacionadas com a Sexualidade, DST’s, Métodos Contraceptivos e principalmente a Gravidez não Planejada na Adolescência, que ainda é fator de grande preocupação na sociedade brasileira. Complementando as Rodas de Diálogos, também é feita a apresentação da peça de teatro “Julieta sem Romeu”, que faz a mesma abordagem de forma mais lúdica e atrativa, mas também informativa.
 
Este Projeto é parceiro do “Projeto Vida”, da Secretaria Estadual de Educação e vem tendo grande receptividade pelas escolas e surtido resultados positivos no que se relaciona a prevenção das DST’s, como também da gravidez não planejada na adolescência. O teatro e o documentário vêm contribuir com as Rodas de Diálogos, levando as mesmas temáticas com outra linguagem. “É um momento de celebrar o sucesso do trabalho e destacar os importantes apoios nas esferas municipal, estadual e federal que têm dado a sustentação necessária para que o mesmo chegue a todas as escolas de forma mais efetiva”, disse Graça Lopes, secretária-adjunta da Mulher.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeito avalia reforço de drenagem e limpeza de tubulação em ruas dos bairros Plácido de Castro e João Paulo

Atendendo pedido dos moradores, o prefeito Marcus Alexandre realizou uma caminhada nesta sexta-feira, 17, pelos bairros João Paulo e Plácido de Castro, na Baixada da Sobral,  visitando ruas que ainda sofrem com os efeitos das fortes chuvas que caem sobre Rio Branco neste começo de inverno. Várias intervenções vem sendo feitas há  quase dois anos na Baixada mas em alguns pontos os problemas seguem causando transtornos aos moradores ainda que em menor grau que no último inverno, antes das principais ações, como o   aprofundamento do leito do Igarapé da ETA. Esse córrego corta a Estrada da Sobral e já foi limpo três vezes pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).
 
Os problemas apontados pela comunidade estão sendo em parte resolvidos com reforço da rede de drenagem e jacteamento da tubulação. A meta do prefeito Marcus Alexandre é acabar com os transtornos. O aprofundamento   vem sendo feito pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) e integra o complexo de intervenções para melhorar a drenagem e o escoamento das águas na Baixada.
 
O presidente e o diretor Técnico da EMURB, respectivamente Jackson Marinheiro e José Carlos Fernandes, técnicos e líderes comunitários, como o Capitã Lunier, também conhecido como Adalto, acompanharam o prefeito nas visitas aos bairros. Todos os trabalhos na Baixada da Sobral são realizados em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) coordena várias das ações.
 
A EMURB lembra que a Baixada da Sobral recebe atualmente uma das maiores experiências de drenagem já executadas pela política de desenvolvimento urbano em Rio Branco. A implantação de enormes tubos PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento é o emblema dessa ação, o novo sistema de drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista. Levando-se em conta todas as operações, apenas a SEMSUR  promoveu uma dezena de desobstruções nos igarapés da Baixada: a limpeza foi feita em diferentes canais dos conjuntos Cabreúva, Carandá, Bahia Nova, Bahia Velha e Boa União, todos da bacia hidrográfica do Igarapé da ETA.
 
A limpeza da rede de drenagem, no entanto, conta ainda com outras intervenções na Baixada. Este ano a SEMSUR já realizou mais de 100 operações de limpeza e desobstrução de caixas de drenagem e rede de esgoto. Não há mais dúvidas que a maioria dos problemas de infiltração e alagamentos na Sobral estão relacionados à drenagem.
 
Além de todas as atividades no interior dos bairros, a duplicação da Estrada da Sobral traz em seu conjunto equipamentos e obras de arte rodoviária que influenciarão positivamente para a melhor drenagem da Baixada, o que significará o fim dos problemas de modo definitivo. Outra galeria já foi também instalada na rua Bandeirante, no Bahia Velha – mas é necessário mais uma nesse mesmo canal para ampliar o fluxo da água evitando que ela retorne pelas bueiras e volte a causar alagamentos em ruas e moradias. “O prefeito veio e conferiu de perto os problemas. A comunidade deve fazer sua parte e ajudar para que esses problemas possam ser resolvidos”, disse Capitão Lunier.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Prefeitura implanta Academia da Comunidade e revitaliza praça no bairro Triângulo

A praça  do bairro Triângulo Velho foi tomada por dezenas de moradores no começo da noite desta quarta-feira, 15, para a inauguração da Academia da Comunidade ao Ar Livre implantada pela Prefeitura de Rio Branco a partir de recursos de emenda parlamentar proposta junto ao Orçamento Municipal pelo vereador Juracy Nogueira. Jovens, pessoas da melhor idade e crianças lotaram todos os espaços da praça – a Academia da Comunidade, o parquinho e a quadra de esportes –para comemorar a chegada de mais um equipamento de uso comunitário que contribui sensivelmente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Com esta, a 22ª inaugurada pela Prefeitura, Rio Branco se consolida como cidade onde a prática de exercícios físicos é política de governo. Tanto que a gestão das academias é compartilhada entre as Secretarias de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Saúde (SEMSA).
 
A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora. As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento, mantido pela SEMSA. Seus principais usuários são pessoas da melhor idade, como dona Luzia Duque Santana, de 67 anos, ex-seringueira que ficou muito satisfeita com a chegada da Academia da Comunidade no Triângulo: “eu morava no seringal e lá fazia muita atividade, ajudava meu marido no serviço. Aqui, fazia pouca coisa, mas agora tenho onde vir e me movimentar”, disse Luzia, que mora próximo da praça.
 
O cearense Francisco Ricastro Alencar, de 91 anos, está de passagem por Rio Branco e enquanto não retornar à Fortaleza estará sempre que possível usando a academia. “É bom para nossa saúde", sintetizou Alencar.
 
Alunos e professores da Escola Anita Garibaldi, localizada em frente à praça, foram conferir de perto a novidade tão logo soou o sinal de encerramento do expediente. “Essa praça ficou muito bonita nos últimos dias”, disse o garoto  Rafael, de nove anos, estudante da Anita Garibaldi. Bem lembrado: junto com a implantação da academia, a Prefeitura promoveu uma revitalização da praça e da quadra, conferindo-lhe um aspecto totalmente novo.
 
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o fomento à atividade física através das Academias da Comunidade, a qual contempla um conjunto de ações  que contam com acompanhamento de profissionais da educação física e, se constatada a necessidade, o participante é dirigido a um médico para questões como obesidade, hipertensão, diabetes e outros.
 
O presidente da Associação de Moradores do Triângulo Velho, Jorge Wenderson, o popular Nêgo, lembrou sua incessante luta para levar o equipamento ao bairro. “Agora é só alegria. Quero agradecer muito à Prefeitura, lembrar o esforço do Juracy e o apoio da comunidade”, disse Nêgo.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom