sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Carne processada pode causar câncer de pâncreas

Comer carne vermelha e processada já foi ligado ao câncer de intestino.

Pesquisadores da Suécia sugerem que comer carne processada, como bacon e salsichas, pode estar relacionado com o câncer de pâncreas. Eles afirmam que comer 50g de carne processada – cerca de uma salsicha – todos os dias, pode aumentar o risco de câncer em 19%. 

Comer carne vermelha e processada já foi ligado ao câncer de intestino. Como resultado da pesquisa, o governo do Reino Unido recomendou em 2011 que as pessoas não comam mais do que 70g por dia.

Susanna Larsson, que conduziu o estudo do Instituto Karolinska, disse que a ligação da carne com outros tipos de câncer foi algo bastante controverso. “Sabemos que comer carne aumenta o risco de câncer colorretal, mas não é muito conhecida a ligação com outros tipos de câncer”, disse.

O novo estudo analisou informações de 11 outras pesquisas e 6.643 pacientes com câncer de pâncreas. Ele sugere que o risco de câncer de pâncreas aumenta 19% para cada 50g adicionados a dieta diária. Ter 100g extras aumentaria o risco em 38%.

O risco de desenvolver câncer de pâncreas em toda a vida é “relativamente pequeno”, de acordo com um instituto de estudo de câncer britânico – um em cada 77 homens e uma em cada 79 mulheres.

“Ainda não sabemos se a carne é um fator de risco definido para o câncer de pâncreas e outros grandes estudos são necessários para confirmar isso, mas essa nova análise sugere que a carne processada pode estar desempenhando um papel”, afirma Sara Hiom, diretora do instituto. No entanto, ela ressaltou que o fumo é um fator de risco muito maior.

O Fundo Mundial para a Pesquisa em Câncer alertou as pessoas para que evitem comer carne processada. 

O pesquisador Rachel Thompson disse: “Vamos re-examinar os fatores por trás do câncer pancreático no final deste ano como parte do nosso projeto de atualização contínua, que deve nos dizer mais sobre a relação entre o câncer de pâncreas e carne processada. 

Há fortes evidências de que estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de câncer de pâncreas, e este estudo pode ser uma indicação de outro fator por trás da doença.” [BBC]
Fonte:

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Após 13 anos Júri condena 5 por morte de deputada

O juiz federal André Luís Maia, presidente do Tribunal do Júri e titular da 1ª Vara Federal de Alagoas, determinou nesta quinta-feira (19) a prisão dos cinco condenados pela morte da deputada federal Ceci Cunha, do marido e de mais dois parentes dela em 1998.
O julgamento, em primeira instância, terminou com a determinação de penas que variam entre 75 e 105 anos. Na visão da promotoria, o crime que ficou conhecido como "Chacina da Gruta" foi planejado pelo então suplente da deputada, que desejava assumir o mandato. A defesa dos réus recorreu da condenação.
O júri popular começou na segunda-feira (16) e terminou pouco depois das 7h desta quinta. Os debates entre defesa e acusação duraram 23 horas e o juiz levou quase duas horas na leitura da sentença.

O juiz determinou que os réus saíssem do tribunal presos, considerando que o Supremo Tribunal Federal (STF) admite a prisão preventiva dos autores da chacina devido ao constrangimento da Justiça, após a demora de tantos anos para o júri ser realizado após várias ações de recurso da defesa tentando postergar o julgamento.
Logo após a sentença, o advogado dos réus entrou com um recurso de apelação contra a condenação e pediu que o juiz remeta os autos para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Clique aqui e veja a matéria completa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estado ganha ação para realizar jogos com público no Arena da Floresta

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre obteve nesta segunda-feira, 16, na 2ª Vara de Fazenda Pública  da Comarca de Rio Branco, setença que determina à CBF a realização de jogos com público no Estádio Arena da Floresta.

A ação proposta pela PGE contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), demonstrou a aptidão do estádio para a realização de jogos, com público, destacando os laudos técnicos que atestam a correção das anomalias estruturais do prédio, bem como os relatórios da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, que garantem a segurança dos torcedores que comparecerem aos jogos no estádio.

Em juízo, a CBF declarou que não se opôs a ação asseverando que sua atuação pautou-se exclusivamente em expediente encaminhado pelo Ministério Público do Estado do Acre, que considerava a praça de jogos inapta para receber jogos, com público, pelo Campeonato Brasileiro Série C do ano de 2011.

De acordo com o relatório da decisão, o Ministério Público Estadual, mesmo tendo se manifestado nos autos, não apontou quais as irregularidades existentes no Estádio Arena da Floresta, capazes de impedir o recebimento de público em dias de jogos, tampouco impugnou a validade dos laudos técnicos apresentados pelo Estado do Acre ou requereu perícia judicial.

Com base nos documentos apresentados pela PGE, a Juíza de Direito Regina Célia Ferrari Longuini, julgou parcialmente procedente o pedido, para determinar à CBF que se abstenha de impedir a realização de competições esportivas, com presença de público, no Estádio Arena da Floresta, desde que respeitado pelo Estado o prazo de validade dos laudos técnicos.

"Esta sentença é muito importante porque estamos às vésperas de um campeonato estadual e, considerando que alguns laudos só vencerão em julho de 2012, os jogos no Arena da Floresta estarão garantidos até lá", observou o Procurador Armando Melo, subscritor da petição inicial da ação.

"É fundamental que a sociedade tome conhecimento dessa sentença, uma vez que o estádio Arena da Floresta é a melhor praça de jogos da Série C e não poderia ser impedida de sediar jogos com público, principalmente porque todos os laudos demonstram sua aptidão para tanto", comenta o Procurador-Geral do Estado, Rodrigo Neves.

Fonte: Assessoria