quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Marina Silva volta a escrever no Terra Magazine

É com alegria que reestreio minha participação em Terra Magazine, após quase um ano e meio de ausência. Agradeço pela oportunidade de dar continuidade ao trabalho iniciado em junho de 2008 e assim poder contribuir com este espaço tão plural.
Este recomeço não poderia ser mais oportuno. Temos pela frente o desafio de aprofundar o debate de temas importantes para a sociedade, que cada vez mais demanda abordagens que deem conta da diversidade de visões existentes em seu seio e da imensa gama de assuntos que afetam seus interesses.
Um exemplo disso é a discussão em torno do Código Florestal. Apesar de todos os argumentos em contrário - de dados científicos e econômicos a pesquisas de opinião - a Câmara dos Deputados aprovou em maio um projeto de lei que induz ao desmatamento e anistia os desmatadores, não estimula a recuperação das áreas já degradadas e pode levar ao fim das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), entre outros graves prejuízos para o país.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: terra.com.br

Roberta Miranda

Pra relembrar o passado, ouvindo roberta Miranda

Agora é Oficial

Agora é oficial, Mariama Morena deixa a SECOM  e em seu lugar assume Leonildo Rosas, veja abaixo na publicação do diário oficial na edição de hoje.

ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 2.356 DE 3 DE AGOSTO DE 2011
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe
confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,
RESOLVE:
Art. 1º Exonerar, a pedido, MARIAMA MORENA ALVES AVALLONE, do
cargo de Secretária de Estado de Comunicação, nomeada através do
Decreto nº 023 de 1º de janeiro de 2011.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio Branco-Acre, 3 de agosto de 2011, 123° da República, 109º do
Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre
_________________________________________________________
ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 2.357 DE 3 DE AGOSTO DE 2011
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe
confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,
RESOLVE:
Art. 1º Nomear LEONILDO ROSAS RODRIGUES, para exercer o cargo
de Secretário de Estado de Comunicação.
Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio Branco-Acre, 3 de agosto de 2011, 123° da República, 109º do
Tratado de Petrópolis e 50º do Estado do Acre.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre

 Boa sorte aos dois.

Noite violenta com 2 mortos e 1 ferido a tiros

Num intervalo de apenas uma hora, na noite de quarta-feira, 3, dois homicídios foram registrados na cidade de Diadema, no Grande ABC. Até as 2 horas desta madrugada, 4, nenhum suspeito havia sido localizado pela polícia, que acredita em execução, motivada por vingança ou desentendimento pessoal entre as partes.
Eram 20 horas quando o comerciante Sebastião Félix dos Santos, de 49 anos, foi surpreendido por um homem, armado com uma pistola, dentro de seu estabelecimento, uma quitanda, na Rua Tomé de Souza, no Jardim Casa Grande. 'Populares contaram que um homem se aproximou e, sem dizer nada, disparou uma vez contra o peito do comerciante, que morreu no local. O pistoleiro fugiu a pé', contou o soldado Rafael Padovan, da 2ª Companhia do 24º Batalhão da Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência.
A polícia irá requisitar imagens do crime gravadas pelo circuito interno de câmeras instalado na quitanda. O assassinato foi registrado no 3º Distrito Policial, do Jardim Santa Rita.
Bar. Uma hora depois, outro crime do mesmo tipo foi registrado em um bar próximo à quitanda, na Rua Strauss, na Vila Nogueira. Dois homens em uma moto, o garupa encapuzado, pararam em frente ao estabelecimento e, aparentemente convictos de quem seriam as vítimas, gastaram poucos segundos para matar um dos clientes e deixar um ferido.
Os tiros foram disparados pelo garupa, que desceu da moto e mirou em José Aparecido Beserra, de 36 anos, e Caio Henrique dos Santos, 24. Ferido com quatro tiros, um deles na cabeça, Aparecido morreu a caminho do pronto-socorro municipal do Quarteirão da Saúde. Já Caio Henrique, baleado na barriga, continua internado na mesma unidade, mas seu quadro clínico é estável.
O homicídio e a tentativa também foram registrados na delegacia do Jardim Santa Rita.
Fonte: estadao.com.br

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Magrela amarrada com barbante

De acordo com a Polícia Civil, trinta bicicletas são roubadas todos os dias em Rio Branco. Trata-se de prejuízo financeiro e também emocional, já que em vários casos o ciclista tem grande apreço pela ´magrela´,  a qual acabou se tornando mais que um simples veículo mas uma companheira. 
Para evitar perder a magrela, alguns cuidados são necessários. O mais importante deles é NÃO fazer como o dono da bicicleta que está nessa foto. 



Ele usou apenas um barbante plástico para amarrar a bike a um poste, algo impensável numa cidade onde os gatunos adoram levar o que não é deles.  


A foto foi feita no Calçadão da Benjamim Constant, talvez o lugar mais movimentado de Rio Branco.
A "magrela" acima é de um adepto da bike, nada mais nada menos que Edmilson Ferreira, o popular "papai".

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo federal entra na parceria do plano Acre sem Miséria

Plano apresentado pelo governador e secretários empolga Secretaria Extraordinária do Brasil sem Miséria

tio_viana_com_a_secretria_ana_fonseca_e_equipes_de_governos.jpg
tio_viana_e_a_secretria_ana_fonseca.jpg
Secretária-extraordinária do programa Brasil sem Miséria, Ana Fonseca e o governador Tião Viana (Foto: Assessoria MDS)
“O Acre pode contar não só com a parceria do MDS, mas também com a parceria de todos os ministérios envolvidos no Plano Brasil sem Miséria”. Foi o que disse nesta segunda-feira, 01, a secretária-extraordinária do programa Brasil sem Miséria, Ana Fonseca, após ouvir a explanação, feita pelo governador Tião Viana e quatro de seus secretários, do plano Acre sem Miséria.

Com esse plano, para o qual o governador vai firmar parceria com o plano Brasil sem Miséria, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, o governo Tião Viana pretende tirar da pobreza extrema cerca de 133.410 acreanos, segundo dados levantados no Censo Demográfico de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa população pobre corresponde a 18% da população atual do estado, que foi contabilizada pelo IBGE, também no ano passado, em 733.559 pessoas.

Ao ouvir as explicações do governador e dos secretários José Fernandes do Rego (Articulação Institucional), Márcio Veríssimo (Planejamento), Lourival Marques Filho (Seaprof) e Antônio Torres (Desenvolvimento Social), durante apresentação do power-point contendo o Acre sem Miséria, a secretária Ana Fonseca fez questão de elogiar a qualidade do plano acreano.

“O governador Tião Viana trouxe aqui a sua equipe, que é competente e que não apresentou apenas algumas idéias, mas um plano completo como o Acre imagina e concebe o enfrentamento e a superação da extrema pobreza no estado”, disse Ana Fonseca, acompanhada de todos os secretários que fazem parte do programa federal Brasil sem Miséria.

Segundo Ana Fonseca, a reunião com o governador e sua equipe “foi uma das reuniões mais produtivas e muito bem preparadas”. “Foi um gosto ouvir o governador e seus secretários e isso nos encheu de muita esperança de como será o Brasil sem miséria no Estado do Acre”, finalizou Anda Fonseca.

Para Tião Viana, o desafio de combater a pobreza no Acre “é do tamanho da nossa história, do nosso destino”. “Nós queremos acabar com a miséria no Estado do Acre. Nós queremos ajudar todas as pessoas mais humildes e mais necessitadas para que elas tenham sua independência e sua emancipação”, assinalou Viana.

Leia a matéria completa de Romerito Aquino clicando aqui.

Governo demite mais sete no Ministério dos Transportes

A faxina determinada pela presidente Dilma Rousseff continua no Ministério dos Transportes. O Diário Oficial da União traz nesta terça-feira (2) cinco exonerações e oficializa duas demissões "a pedido" do diretor-executivo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), José Henrique Coelho Sadok de Sá, e do diretor de Infraestrutura Ferroviária do órgão, Geraldo Lourenço de Souza Neto.
Também deixam a pasta Hebert Drummond, diretor de Infraestrutura Aquaviária, e Amaury Ferreira Pires Neto, diretor do Departamento do Fundo da Marinha Mercante da Secretaria de Fomento para Ações do ministério.
As outras exonerações do Dnit são as seguintes: Nadja Tereza Monteiro de Oliveira, da coordenação-geral de cadastro e licitações; Jeanine Santana Ferrari, do cargo de Coordenador de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia e Nei Japur, da Coordenação de Administração Patrimonial.
As demissões começaram a acontecer há um mês por determinação da presidente após as denúncias de superfaturamento de obras e cobrança de propina no ministério que é comandado pelo PR. As denúncias afastaram o então ministro Alfredo Nascimento (PR-AM), que hoje retorna ao Senado, onde deve fazer um pronunciamento para responder as acusações.
A expectativa é que Nascimento, que é presidente do PR, faça um discurso com tom conciliador com o governo. No entanto, ele deve defender a legenda e se alinhar ao líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), que pede coerência à presidente Dilma Rousseff na hora de afastar servidores de outras legendas que estejam envolvidos em denúncias de corrupção.

Leia matéria completa globo.com.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PR/AC lança edital para seleção de estagiários de Direito

A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva
A Procuradoria da República no Acre (PR/AC) lançou edital para formação de cadastro reserva de estagiários de nível superior da área de Direito. Segundo o edital, poderão participar do processo seletivo os estudantes de instituições de ensino públicas ou privadas conveniadas com a Procuradoria da República no Acre, que tenham concluído pelo menos 40% da grade curricular e que não estejam cursando o último semestre do curso de Direito.

As inscrições podem ser realizadas de 8 a 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, no período das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Anexo Administrativo da PR/AC, à Rua Valério Magalhães, nº 118, Bosque, próximo à Cohab/Ac. Não será cobrada taxa de inscrição, mas, opcionalmente, solicita-se que o candidato doe no ato da inscrição um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma ou mais instituições beneficentes de Rio Branco.

As vagas serão preenchidas ao longo da validade da seleção, que é de um ano, mediante convocação dos candidatos aprovados de acordo com a classificação e a necessidade da Procuradoria da República no Acre. A bolsa de estágio na PR/AC é de R$ 800,00 acrescida de vale transporte. O edital está disponível no site www.prac.mpf.gov.br/concursos. Maiores informações podem ser obtidas junto ao setor de Recursos Humanos, no telefone (3223-3388)

Microcrédito do Banco do Brasil beneficia camelôs

Uma solenidade realizada na noite deste sábado, 30, no parque de exposições Marechal Castelo Branco, local onde se realiza a Feira de Negócios e Entretenimentos do Acre (Expoacre) marcou um fato inédito na política de liberação de financiamentos para pequenos empreendedores. Fato inédito para o Acre e porque não dizer, também, para o país. O Banco do Brasil deve liberar créditos de até R$ 5 mil para camelôs e feirantes, com prazo de pagamento em até 60 meses, carência de três meses e juros de apenas 0,95%.

A liberação do crédito se deu graças a um trabalho de parceria que foi realizado pelo governo do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prefeitura de Rio Branco, Sindicato dos Camelôs e Feirantes de Rio Branco (Sincafe) e governo do Estado, através da Secretaria de Pequenos Negócios.

O microcrédito, denominado Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento das regiões onde o Banco do Brasil está  presente por meio da mobilização dos agentes sociais e políticos, apoiando as atividades produtivas economicamente viáveis, ambientalmente corretas, socialmente justas e sempre observando e preservando a diversidade cultural de cada região. O DRS também busca impulsionar o desenvolvimento do país através de parcerias, estruturar cadeias produtivas com a visão de cadeia de valor, promover a inserção social por meio da geração de trabalho, melhorar renda e inserção de pessoas no mercado de trabalho, democratizar o acesso ao crédito, fortalecer as atividades produtivas no meio rural e urbano.

No Acre, cerca de 1 mil pequenos empreendedores estão habilitados a terem acesso aos recursos do DRS, entre eles, os mais de 600 camelôs beneficiados. O governador Tião Viana disse que aquela solenidade significa um momento em que se escreve uma nova página na história do Acre, história essa que está sendo construída com os pequenos trabalhadores da economia do Estado. “45% da riqueza brasileira do campo e gerada pelos pequenos. Nas cidades, a riqueza gerada pelos pequenos é inacreditável, pois nela está a força de trabalho daqueles que acordam antes do amanhecer do dia e só para quando anoitece”, afirmou. “Esse momento representa a chegada do Estado perto dos pequenos”, completou.

O superintendente do Banco do Brasil no Acre, José Ricardo Salerno, disse que o microcrédito é encaminhado a partir do sindicato dos camelôs e deve ser usado para capital de giro e renovação de estoque dos camelôs e feirantes. Para ter acesso é preciso atender a alguns requisitos mínimos, entre eles o de ter uma conta no Banco do Brasil. “Aqueles que não têm conta no banco, podem abrir uma de forma rápida e sem muita burocracia”, afirmou o superintendente.

Tenho a honrra de fazer parte dessa classe (clique aqui e veja a matéria), são pessoas trabalhadoras, honestas e dão um duro "danado" para conseguir o sustento da família.
Fonte: agencia.ac.gov.br