sábado, 13 de agosto de 2011

Vai contratar empréstimo? Confira quanto você pagaria em cada banco

As taxas de juros do cheque especial e do empréstimo pessoal apresentaram elevação neste mês de agosto. De acordo com pesquisa feita pela Fundação Procon de São Paulo e divulgada nesta quinta-feira (11), no primeiro caso, houve leve aumento dos juros, para 9,56% ao mês, e no segundo caso, houve alta mais intensa, com a taxa ficando em 5,87% ao mês.
Antes de contratar um empréstimo pessoal, o consumidor deve ficar atento e avaliar a real necessidade, os custos envolvidos e a capacidade de pagamento. A mesma atenção deve ser dada para o uso do limite do cheque especial, que deve ser destinado para situações emergenciais e de curto prazo.
Se contratar o crédito for realmente inevitável, o consumidor deve fazer uma pesquisa entre as instituições bancárias, pois as taxas variam de banco para banco. Em agosto, o avanço das taxas médias do empréstimo pessoal foi pressionado pelo aumento das taxas do HSBC, Safra, Bradesco e Itaú. Já o acréscimo da taxa média do cheque especial ocorreu por conta das altas do Bradesco e do Itaú.
O levantamento do Procon-SP foi realizado no dia 2 deste mês e envolveu Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Comportamento por banco
Independente da alta na média mensal, é importante saber que as taxas variam de banco para banco, o que faz com que o gasto com juros seja muito diferente, de acordo com a instituição onde o consumidor contrata o crédito.
Para se ter uma ideia da diferença, a menor taxa cobrada para a modalidade cheque especial é de 8,27% ao mês – percentual cobrado pela Caixa Econômica Federal. Para a mesma modalidade, a taxa chega a 12,3% - taxa cobrada pelo Safra e a maior verificada pelo Procon neste mês.
Clique aqui e veja a tabela e matéria completa.
fonte: msn.com.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A menina que calou o mundo por 5 minutos

Sem palavras, apenas assista:




Servir de todo o coração

Governo apresenta no Vale do Juruá plano de humanização da gestão pública para melhorar atendimento à população
A secretária adjunta de Humanização da Gestão Pública, Francis Mary Alves de Lima, reuniu-se com gestores e servidores do governo do Estado em Cruzeiro do Sul no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ocasião em que apresentou o trabalho da secretaria e a responsabilidade de todos no sentido de implementar a humanização nos setores de trabalho. Com slides, a secretária mostrou algumas iniciativas que já vem sendo executadas, como momentos de ginástica laboral, ioga e sessões de cinema. Tudo visando a que o servidor se sinta bem em seu local de trabalho.

Segundo Francis Mary, a secretaria criou a Rede Estadual de Humanização da Gestão, que é integrada por representantes de todas as secretarias, onde acontecem trocas de experiências, de pessoas e de órgãos que já tenham iniciativas desta natureza. Ela lembra que nos governos de Jorge Viana e Binho Marques já havia iniciativas no sentido da humanização, mas o governador Tião Viana resolveu fortalecer este foco, encarando-o como uma política estadual de humanização da gestão.

Como explicou a secretária, durante a campanha foi realizada uma escuta à sociedade que resultou no plano de governo da atual gestão.  Neste plano foram detectados macros problemas que precisavam ser encarados e assumidos. Dentre os problemas havia reclamação da sociedade em relação à gestão, identificada como autoritária e centralizada, com falta de integração entre gestores e servidores e também entre os órgãos do sistema público, o que resultava num atendimento ruim ao cidadão.

Francis Mary foi diretora do Procon na gestão passada, onde implantou iniciativas de humanização; um trabalho que deu certo, tendo sido o Procon considerado um dos órgãos de melhor atendimento. Conhecedor do trabalho realizado, o governador Tião Viana a convidou para encarar o desafio de levar a humanização para todo o governo, visando como consequência melhorar o atendimento nos serviços públicos ao cidadão.

“Se o servidor não é bem atendido é claro que ele não vai atender bem. O objetivo da secretaria é trabalhar as relações interpessoais; a qualidade de vida e saúde do trabalhador e estimular também a construção coletiva, do trabalho em equipe saindo um pouco daquela visão antiga, em que as pessoas trabalhavam de forma isolada”, disse.

Leia matéria completa na agência.ac.gov.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uma relíquia

Uma das poucas casas que ainda estão no modelo original, localiza na Avenida Brasil.



Vc sabe o que é permacultura?

Como uma maneira para salvar o mundo, cavar um fosso ao lado de um monte de estrume de ovelhas parece ser um começo modesto. Reconheço: o fosso não era apenas um fosso. A intenção era construir uma 'vala gramada’, uma terraplenagem para diminuir o fluxo de água de uma encosta, em uma fazenda recreativa, no oeste de Wisconsin.
E os cavadores, longe de trabalharem com isso em seu dia a dia, haviam pago US$ 1.300 a US$ 1.500 pelo privilégio de usarem suas pás, sob o céu cinzento de uma manhã de terça-feira, no final de junho.
14 de nós havíamos nos juntado para aprender sobre a permacultura, sistema simples para elaborar assentamentos humanos sustentáveis, restaurar o solo, plantar campos de rotatividade de alimentos no solo, conservar água, redirecionar o fluxo de refugos, formar comunidades mais sociáveis e, se tudo corresse de acordo com os planos, transformar a iminente crise dos recursos da terra em uma nova era de felicidade.
Leia aqui  a matéria completa.

Três adolescentes armados sequestram casal

Três adolescentes armados roubaram um carro e sequestraram um casal durante a madrugada desta quinta-feira (11) no Paranoá, região administrativa a 25 quilômetros da área central de Brasília. As duas vítimas foram surpreendidas no setor de oficinas da cidade por volta de 01h30.

De acordo com a polícia, os três menores, que tinham entre 13 e 17 anos, estavam armados. Eles teriam tentado atirar no casal, mas o revólver calibre 38 não disparou por estar estragado. A polícia informou que os três rapazes ficaram irritados e agrediram o motorista com várias coronhadas.

Os adolescentes abandonaram o casal em Sobradinho. Segundo a polícia, eles levaram dinheiro, celulares e até as roupas do dono do carro.

Depois de abandonar o casal, os bandidos ainda teriam passeado com o carro pelo Itapoã. Em seguida, eles voltaram para o Paranoá onde abasteceram o carro e, segundo a polícia, tentaram roubar um posto de combustível que fica ao lado da delegacia.
A polícia informou que alguns policiais que passavam pelo posto suspeitaram do veículo parado no local. “Copiamos pelo rádio a divulgação do roubo do carro. E identificamos que a primeira letra da placa do carro batia com a informação passada, por isso resolvemos fazer a abordagem”, afirmou o sargento Gessé Lima, da Polícia Militar.
De acordo com o delegado Brunno Ornelas, o adolescente mais novo, de 13 anos, já tinha passagem por roubo e tentativa de sequestro. “Foi um roubo, que terá a pena aumentada por ter uso de arma e restrição das vítimas”, explicou Ornelas.
Os menores podem ter que cumprir até três anos de medidas socioeducativas.
Fonte: g1.com.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A revolta de Moisés Diniz

O líder do governo, deputado Moisés Diniz (PC do B), não defendeu o Governo do Acre das críticas da oposição na manhã desta quarta-feira, 10, e usou o espaço regimental de seu partido para fazer um protesto contra o Tribunal Regional Federal (TRF), que de acordo com o parlamentar, permitiu a derrubada e queimada em cinco município do Vale do Juruá, e autorizou a derrubada, mas não a queima nos outros 17 municípios do Acre.
“Se não houver uma solução, estarei nos movimentos de agricultores, que se decidirem fechar estradas e invadir órgãos públicos estarei no meio”, finaliza Diniz.

Matéria completa no ac24horas.com.br.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Incêndio no Centro de Rio Branco

As causas reais do incêndio até o momento são desconhecida.
                                   Bombeiros chegaram rápido evitando uma tragédia ainda maior


                                                Funcionava também como Mini mercado


                                                            Curiosos não faltou


                                                          Fumaça, muita fumaça





Assista ao vídeo abaixo:

Foto e imagens: Flávio Santos