sexta-feira, 21 de março de 2014

VÍDEO da BR-364 com trechos interditados

Como medida de segurança, o Dnit anunciou a suspensão temporária do tráfego pela BR-364, nos trechos entre os quilômetros 868 e 862 da rodovia, localizados em Rondônia. Nos referidos trechos a lâmina d’água que cobre a pista está com 1,40 metros de profundidade



Imagens de Pedro Devani

quinta-feira, 20 de março de 2014

Governo amplia prazo do ICMS


 Governador Tião Viana e secretário adjunto de Fazenda estudam novos prazos para o pagamento do ICMS (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana e secretário adjunto de Fazenda estudam novos prazos para o pagamento do ICMS (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana, sensibilizado pela situação dos empresários acreanos que estão com suas vendas prejudicadas por conta da cheia do Rio Madeira, vai ampliar o prazo de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Até a manhã de sexta-feira, 21, a Secretaria de Fazenda deve divulgar os prazos e informar todos os detalhes para que os comerciantes possam acessar o benefício. “O governo está buscando alternativas para amenizar a situação decorrente da cheia do Madeira, que tem afetado a situação econômica dos empresários acreanos”, comentou o secretário Adjunto da Administração Financeira, Joaquim Manoel Mansour Macedo.
O presidente da Federação do Comércio, Leandro Domingos, aprova a iniciativa. “As vendas diminuíram muito em fevereiro e a previsão para março é ainda pior. A situação não é boa para nenhum setor e uma medida como a ampliação do prazo do imposto é muito bem vinda”, disse.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo realiza seleção para curso técnico de Enfermagem em Tarauacá

No próximo domingo, 23, o governo do Estado realizará processo seletivo em Tarauacá para a comunidade concorrer às vagas para o curso técnico em Enfermagem pactuadas com a prefeitura local. Para a seleção, foram inscritas 430 pessoas da comunidade dentre as quais, três indígenas.
Parceria entre governo do Estado, prefeitura de Tarauacá para ofertas de cursos realizados pelo IDM (Foto:Assessoria IDM)
Parceria entre governo do Estado, prefeitura de Tarauacá para ofertas de cursos realizados pelo IDM (Foto:Assessoria IDM)
A formação ocorrerá por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM).  Serão ofertadas 25 vagas, com percentuais destinados aos profissionais em serviço de saúde municipal e à comunidade indígena. O curso técnico em Enfermagem terá a carga horária de 1800 horas.
No final de 2013, o governador Tião Viana realizou a implantação do Núcleo Profissional para o município de Tarauacá, que está com a oferta do curso técnico em Agropecuária. Em abril iniciará, com 320 vagas, cursos na área de serviços abrangendo os municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.
O governo do Acre tem feito um trabalho incansável para expandir os cursos em saúde para melhorar o atendimento e qualificar pessoas por meio da formação em todo o Estado. “São oportunidades que muitos estão aproveitando por meio da qualificação para buscar melhoria de vida para a sua comunidade,” declarou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Tião Viana acompanha soluções de logística empregadas na BR-364

O governador Tião Viana e o governador de Rondônia, Confúcio Moura estão verificando as áreas alagadas da BR-364 e acompanhando as soluções de logística que já foram empregadas pelo governo do Estado até o momento.

“O trabalho é para evitar que o tráfego seja interrompido e prejudique ainda mais o abastecimento do Acre”

Tião Viana

Antes de visitar as áreas alagadas os dois governadores reuniram-se no Palácio do Governo com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O nível do Rio Madeira continua aumentando, na medição realizada às 6 h desta quinta-feira, 20, apresentava 19,31m. A previsão é de que a tendência de elevação dos índices siga até a segunda quinzena de abril.
Temos que trabalhar com a perspectiva de que teremos este cenário por mais 40 dias. A estrada está com sua estrutura abalada e a situação é muito delicada. A cada vez que o nível sobe, aumenta também a nossa dificuldade logística”, disse o governador Tião Viana. 
Fonte: agencia.ac.gov.br

Escola acreana ganha prêmio nacional por promover igualdade de gêneros


A Escola Georgete Eluan Kalume realiza diversas atividades com seus estudantes (Foto: Assessoria SEE)
A Escola Georgete Eluan Kalume realiza diversas atividades com seus estudantes (Foto: Assessoria SEE)
Criado com o objetivo de estimular e fortalecer a reflexão crítica, a organização nacional do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero divulgou, esta semana, os vencedores da sua 9ª edição. Entre as instituições de ensino selecionadas no concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, está a Escola Estadual Georgete Eluan Kalume, de Rio Branco.
O prêmio é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC), e da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
As instituições foram selecionadas por sua contribuição com projetos que debatem as desigualdades existentes entre homens e mulheres no país, contemplando abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. O prêmio é de R$ 46 mil em dinheiro para estudantes e graduados, R$ 10 mil para cada escola promotora da igualdade de gênero, laptops, computadores e nove bolsas de estudo do CNPq, além da assinatura anual da Revista Estudos Feministas e Cadernos Pagu para os professores orientadores.
O projeto da Escola Georgete Eluan Kalume é intitulado “Vivia, mas não via, agora vejo” e teve como principal meta oferecer às mães dos alunos a oportunidade de conquistarem seu espaço na sociedade e, principalmente, promover a igualdade de gênero dentro e fora do ambiente escolar. Entre as atividades realizadas, está a alfabetização para mães, palestras sobre violência doméstica, uso de drogas e abuso sexual, além de oficinas de culinária, pintura e artesanato.
A escola também já foi a ganhadora do Prêmio Gestão Escolar, na edição de 2012, pela ação “Pais e Filhos Alfabetizados”. Para a gestora da escola, Nilva de Oliveira Souza, “quase tudo é possível quando se tem dedicação, habilidade e fé. Grandes trabalhos são realizados não pela força, mas pela perseverança”.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Demissão irregulares: PGE diz que é possível reverter decisão do STF

Yuri Marcel - do G1 AC

Mesmo com o Supremo Tribunal Federal (STF) tendo determinado o prazo de 12 meses para que o governo do estado do Acre demita e substitua cerca de 11 mil servidores irregulares, contratados sem concurso público, no período após a Constituição de 1988 até 1994, o procurador-geral do estado, Rodrigo Fernandes das Neves, acredita que o cenário é otimista e não descarta a possibilidade de reverter a decisão. Segundo a PGE, dos 11 mil, cerca de 3 mil servidores estariam sujeitos à demissão, a maior parte deles ligados à área da Saúde.

Nesta sexta-feira (21), o procurador geral do estado Rodrigo Fernandes das Neves, participará ao vivo no G1, após o telejornal Bom Dia Amazônia - edição das 7h30. No programa, serão abordados assuntos relacionados à questão dos servidores irregulares, as consequências da decisão do STF e o que a Procuradoria tem feito para solucionar o impasse. Os internautas podem enviar os questionamentos por meio de comentários nesta matéria ou pelo e-mail: g1.ac@redeamazonica.com.br.

Apesar do prazo para demissão dos servidores já estar correndo desde fevereiro, a PGE ainda espera que seja publicada a decisão do acórdão, ou seja a decisão colegiada da Corte,  para entrar com recursos, o que pode levar até dois meses. "O prazo para recurso da decisão do STF se iniciará quando a decisão colegiada for publicada, o que não aconteceu ainda. Então, a gente só vai interpor recurso quando iniciar", diz.
Casos diversos
De acordo com o procurador, ainda precisam ser discutidas as diferentes situações que  existem no universo de 11 mil servidores que não foram levadas em consideração pelos ministros.

"Temos casos muito diferenciados, como por exemplo servidores que entraram antes de 1988 e mudaram de cargo depois. Pessoas que fizeram concurso antes de 88 e mudaram de cargo sem concurso depois de 1988. A própria diferença entre servidores antes de 88 e depois de 88, tudo isso pode modificar as consequências jurídicas da decisão do STF", enfatiza.

Além disso, segundo ele, servidores irregulares que já tenham se aposentado e pensionistas estariam isentos da decisão. Por causa desses casos, o procurador explica que embora 11 mil sejam os servidores afetados pela decisão, nem todos correm o risco de demissão. "Uma coisa é o grupo de 11 mil que será afetado pela decisão e outra é o grupo de pessoas que está mais sujeito à demissão, que são principalmente servidores contratados sem concurso público depois de 88", diz.
Demissões
Neves diz que sujeitos a demissões estariam pouco mais de 3 mil servidores, porém, ele diz está confiante.

"Enquanto não transitar em julgado, ou seja, enquanto ainda houver espaço para recursos, tecnicamente há essa possibilidade. Claro que cada vez que o STF toma uma decisão e esclarece o conteúdo dessa decisão vai se tornando mais difícil, mas sim, tecnicamente é possível que haja uma reversão", comenta.

Para Neves, os servidores devem permanecer nos cargos. "Grande parte deles permanecerão no serviço público mesmo que seja mantida a decisão dada até agora", enfatiza.

No caso do grupo sujeito a demissão, ele diz que ainda que existem recursos e pareceres a serem apresentados. E caso não seja possível evitar a saída dos servidores, o tempo de serviço deles será contabilizado.

"A gente conseguiu no STF, por meio das teses apresentadas, garantir que eles sejam considerados servidores públicos por todo esse período, inclusive para contagem de tempo de serviço e aposentadoria. Ele pode, eventualmente, mesmo no setor privado ou em um novo cargo no setor público, completar o tempo e ter a aposentadoria normalmente", esclarece.

Setores
O procurador diz ainda que caso os servidores sejam realmente demitidos, o setor mais afetado seria a Saúde, algo que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem utilizado como argumento para a manutenção deles no cargo.

"Não são pessoas que estão em casa, são pessoas que estão trabalhando. Então, o impacto não é só para eles, o que já seria suficiente para a gente fazer essa defesa, mas também para o estado e para o cidadão que pode ter os serviços impactados. Então, são alguns princípios que a gente apresenta para o STF mostrando que existem ainda muitas nuances em torno das consequências jurídicas dessa decisão", comenta.

Panorama
Ele conta que há mais de 10 anos a PGE atua no caso e que o cenário atual é positivo. "A gente tem um cenário otimista dentro de uma circunstância que não é tão boa para os servidores, mas dentro de um contexto que a gente tinha acho que os servidores tem que estar bastante otimistas", diz.

Entenda o caso
Entre 1983 e 1994 o estado do Acre contratou pouco mais de 11 mil servidores públicos sem a realização de concurso público. Com o entendimento posterior por parte dos ministérios públicos, de que esses servidores seriam irregulares, uma emenda à Constitução Estadual foi aprovada em 2005 dando estabilidade a esses servidores.

Após a aprovação da emenda, a Procuradoria da República ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF para retirá-la de vigor. Por fim, em 2013, a corte declarou a inconstitucionalidade da emenda.
Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/




Novo avião será acionado para transporte de perecíveis


O nível do Rio Madeira se elevou para 19,25m, sendo que a previsão é de que as águas continuem subindo até a segunda semana de abril (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O nível do Rio Madeira se elevou para 19,25 metros, sendo que a previsão é de que as águas continuem subindo até a segunda semana de abril (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Neste período de cheia do Rio Madeira, os governos federal e estadual, com o apoio do empresariado acreano, permanecem em contato para manter o abastecimento. No fim da tarde desta quarta-feira, 19, mais uma reunião foi realizada, na Casa Civil, para avaliar a situação e buscar alternativas.
Um novo avião – com capacidade de transporte de vinte toneladas – será acionado para o transporte de itens perecíveis. Dessa forma, a aeronave fará pelo menos três voos diários, além de contar com o reforço da Força Aérea Brasileira (FAB).
Para auxiliar no trabalho de assistência aos atingidos, a Defesa Civil do Estado encaminhou mais oito oficiais para Rondônia. Na tarde de quarta-feira, o nível do Rio Madeira se elevou para 19,25m, sendo que a previsão é de que as águas continuem subindo até a segunda semana de abril.
Pela BR-364 – estrada que liga o Acre ao restante do Brasil –, mais de 50 caminhões conseguiram fazer a passagem pelo trecho alagado, transportando combustíveis e alimentos, amparados por uma empresa de logística que fornece “caminhões prancha”.
Quanto aos valores dos alimentos, a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, esclareceu que o governo tem procurado monitorar os preços dos produtos transportados pela FAB, mas lembrou que isso depende, principalmente, da compreensão dos empresários.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Amigos e familiares raspam cabeça em apoio a jovem com câncer no AC

Fonte: g1.globo.com/ac/acre/
Ao descobrir que Kleber de Matos Holsbach Júnior, de apenas 21 anos, estava com uma leucemia crônica, tipo M3, um grupo formado por amigos e familiares do jovem resolveu raspar a cabeça em solidariedade ao amigo. Kleber luta contra o câncer desde março, quando descobriu a doença após levar uma pancada na cabeça durante uma partida de futebol. Pelas redes sociais, os amigos pedem doação de sangue para o tratamento dele. No último domingo (16) o atacante do Andirá Jonathan Oliveira homenageou o irmão após um gol durante jogo do Campeonato Acreano.
Nascido em Vila Nova Califórnia, no estado de Rondônia, o estudante mora em Rio Branco há 3 anos e antes de descobrir a doença cursava o segundo ano de física na Universidade Federal do Acre (Ufac). Hoje, Kleber se encontra internado na UTI  do Hospital das Clínicas de Rio Branco.
O tio do estudante, Kleisson de Matos Holsbach, conta como foi a descoberta da doença.
"Ele estava jogando bola, recebeu uma pancada e começou a sangrar pelo nariz. Quando forçava a garganta também sangrava. Ele  procurou atendimento no Pronto Socorro e depois foi encaminhado para a Fundação Hospitalar onde foi diagnosticado o câncer", lembra.
Júnior luta contra o câncer e recebe apoio dos amigos  (Foto: Kleber de Matos Holsbach Júnior/ Arquivo pessoal )Júnior foi diagnosticado com uma leucemia
(Foto: Kleber Holsbach Júnior/ Arquivo pessoal )
Kleisson diz que o grupo de amigos e familiares formou uma corrente para apoiar Júnior neste momento. "Cada dia é uma vitória. Ele está recebendo uma quantidade muito grande de plaquetas e de sangue, já que o tipo sanguíneo dele é O negativo, muito raro. Estamos em uma corrente muito forte de oração, envolvendo todas as igrejas", diz.
Sobre a campanha e a mobilização da família juntamente com os amigos, o tio do jovem acredita que o movimento é crucial para que todos consigam se manter fortalecidos. "Esta é a parte fundamental. O Júnior demonstra para a gente a vontade de viver. Quando fazemos a visita, ele mexe os olhos e tenta se comunicar com a gente, principalmente quando falamos da galera dos carecas. E agora todo mundo aqui é corintiano, porque é o time dele", conta emocionado.
Júnior fez a quarta sessão de quimioterapia na segunda-feira (17). Ele está na unidade de tratamento intensivo e está sedado, mesmo assim a família visita o jovem todos os dias. Nos corredores do hospital, é possível ver também os amigos, todos carecas.
Ailton Rizzi cuida do estudante desde os primeiros seis meses de vida. O pai biológico de Júnior morreu quando ele ainda estava na barriga da mãe. Rizzi diz que o filho pediu que ele e o irmão raspassem a cabeça para dar uma força durante o tratamento. "Quando ele ainda estava consciente ele pediu que a gente raspasse a cabeça, caso ele perdesse os cabelos na quimioterapia. E iniciamos uma campanha para doações de sangue, até que o ato foi ganhando força nas redes sociais. Crianças, idosos começaram a raspar a cabeça", diz.
Amigos campanha em Rio Branco  (Foto: Tácita Muniz)Amigos e familiares se reúnem todos os dias  (Foto: Tácita Muniz)
Os amigos aos poucos se reuniram e, em grupos, faziam o ato solidário em apoio ao amigo. O estudante Wussander Camello é amigo de infância de Júnior. Cresceram juntos em Vila Califórnia e vieram para Rio Branco iniciar os estudos na universidade. Ele conta que a ideia não surgiu de uma pessoa, mas foi ganhando espaço entre as amizades de Júnior. Matéria no g1 acre.

Comitiva Alemã visita Acre para acompanhar investimentos


Comitiva cumpre agenda no Acre, que inclui visita a investimentos e reuniões com equipes de governo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Comitiva cumpre agenda no Acre, que inclui visita a investimentos e reuniões com equipes de governo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Uma comitiva com representantes alemães, formada por integrantes da Embaixada da Alemanha, Ministério de Cooperação, KFW Bankengruppe, GIZ (Deutsche Gesllschaft fur Internationale Zusammenarbeit) está no Acre para acompanhar os projetos e ações que incentivam no estado.
Entre os representantes que foram recebidos pelo governador Tião Viana na manhã desta quarta-feira, 19, está Paul Garaycichea que trabalha como chefe da Divisão América do Sul no Ministério Federal alemão, e Lena Siciliano, especialista em América Latina e Primeira Secretária em Assuntos de Cooperação para o Desenvolvimento na Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília.
“O Fundo Amazônia tem nos ajudado de maneira definitiva na consolidação de um modelo de economia responsável socioambientalmente, com tecnologia e com a retirada da pressão sobre o desmatamento. O trabalho desenvolvido traz resultados para cooperativas de produtores tradicionais”, disse o governador.
Tião Viana propôs nova aplicação para o Fundo Amazônia: “Agora precisamos de R$ 100 milhões para investir nos oito estados de fronteira, dando uma alternativa de renda”.
O objetivo da visita é trocar ideias e informações para manter relações na cooperação entre Brasil e Alemanha. “Há mais de 15 anos a cooperação alemã, por meio do GIZ e do KFW, tem apoiado projetos no Acre. Eles possibilitaram, por exemplo, a construção do Zoneamento Ecológico Econômico, Plano de Recursos Hídricos e o Sistema de Serviços Ambientais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus.

KFW

O KFW é um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo e está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental. A cooperação entre o Brasil e a Alemanha tem um histórico de quase 50 anos e a GIZ mantém uma agência em Brasília há 30 anos.
“O Acre é um estado modelo, entusiasmado e com um espírito inovador. Temos muita honra em termos esta aliança com vocês”, comentou Paul Garaycichea.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Feira do Peixe já tem data definida


A organização da feira espera movimentar mais de R$1,5 milhão (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A organização da feira espera movimentar mais de R$1,5 milhão (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado já definiram a data para a realização da quinta edição da Feira do Peixe, que já é tradição no estado, ao vender o pescado no período da Semana Santa por preços bem mais acessíveis que no mercado convencional.
O evento será realizado entre os dias 12 e 18 de abril e este ano trará novidades. O núcleo da feira será na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), mas haverá feirinhas nas comunidades piscicultoras do Quixadá, Panorama, Mercado Elias Mansour, peixeiros da Avenida Amadeo Barbosa e mercado da Seis de Agosto.
Pelo menos cem agricultores familiares, 40 piscicultores, dez empreendedores de economia solidária e 40 tratadores participarão da feira.
“Além da venda do pescado por preços mais acessíveis, a Feira do Peixe na Ceasa irá oferecer, também, atendimento de saúde, como aferimento de pressão, testes de HIV e hepatite, além de vacinações. O recadastramento do Bolsa Família também será realizado durante os sete dias de feira” explicou o diretor da Central, Paulo Sérgio Braña.
As edições da feira vêm sendo um grande sucesso de vendas e de público. Para efeito de comparação, em 2011 o evento faturou R$790 mil. O valor saltou para mais de um milhão de reais em 2012, e para mais de R$1,5 milhão em 2013 com a comercialização de pescado e produtos hortifrutigranjeiros. “Para 2014 a meta é vender 620 toneladas de alimentos, alcançar um público de 110 mil pessoas e movimentar mais de R$1,5 milhão, superando a marca de 2013”, completou Braña.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Acre reduz 60% dos casos de dengue no primeiro bimestre


Ministério da Saúde alerta para continuidade das ações preventivas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ministério da Saúde alerta para continuidade das ações preventivas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os dados divulgados nesta terça-feira,18, pelo Ministério da Saúde sobre a ocorrência da dengue em todo o país indicam uma queda de 60% no número de casos no Acre no primeiro bimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013. Em janeiro e fevereiro deste ano, o número de casos da doença no estado foi de 636, contra 1.573 ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado.
Ainda no primeiro bimestre deste ano, dos municípios pesquisados no Estado do Acre, Acrelândia, Brasileia, Capixaba e Sena Madureira apresentaram índices de manifestação da doença considerados de risco. Já os municípios de Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Xapuri e Porto Acre apresentaram situação de alerta, ficando os municípios de Bujari, Feijó e Tarauacá em situação considerada satistafatória.
Pelo levantamento do Ministério da Saúde, em nível nacional os meses de janeiro e fevereiro deste ano apresentaram queda de 80%, com o número de casos por dengue da ordem de 87 mil notificações, contra as 427 mil notificações registradas nos meses de janeiro de fevereiro do ano passado. A queda também foi observada em 84% em relação às ocorrências graves e 95% no que diz respeito aos óbitos.
Apesar da redução expressiva a nível nacional, o Ministério da Saúde ressaltou a importância de manter-se em alerta e a necessidade de dar continuidade às ações preventivas. O Ministério da Saúde divulgou também o novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) – Mapa da Dengue, realizado em 1.459 municípios – 48% a mais de municípios do que a edição de 2013.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que apesar da redução nos números da dengue – resultado do esforço conjunto da população e dos governos municipais, estaduais e do Ministério da Saúde – é preciso manter as ações de prevenção. “Nós não podemos baixar a guarda”, assinalou o ministro, recomendando atenção com a doença.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Acre investe mais em saúde que São Paulo e Rio de Janeiro


Foram investidos mais de R$ 3 milhões na saúde pública em todo estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Foram investidos mais de R$ 3 milhões na saúde pública em todo estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, publicada neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Acre investiu mais na área da saúde, durante o ano de 2013, que São Paulo (10,1%) e Rio de Janeiro (7,2%). O Estado investiu 11,7% – R$ 598,03 milhões do orçamento total destinado à saúde.
A pesquisa não demonstra, no entanto, o percentual utilizado de recursos próprios destinados à saúde estadual. A emenda constitucional nº 29/2000 prevê que, cada estado, deve utilizar, no mínimo, 12% do valor dos recursos próprios em ações e serviços públicos de saúde.
O orçamento inicial, oriundo de recursos próprios do tesouro estadual – provenientes da arrecadação de impostos –, destinado à saúde, previsto para o ano de 2013, era de R$ 395,09 milhões, valor que representa 16,64% utilizados para a melhoria da saúde, segundo o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).
“O governo do Estado investe mais que os 16% do orçamento próprio em serviços de saúde estabelecidos por lei. Isso demonstra seu compromisso em priorizar a saúde da população acreana”, afirma a secretária de Saúde, Suely Melo.

Saúde em primeiro lugar

A oferta de serviços de qualidade para toda a população do Acre é prioridade do governo do Acre. Exemplos disso são as diversas reformas e ampliações que vêm passando as unidades de saúde, além da construção de novas unidades, como o Hospital Regional de Brasileia, o Instituto de Traumatologia do Acre (Into), a Maternidade de Feijó e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Rio Branco – Sobral e Cidade do Povo – e Cruzeiro do Sul.
Foram utilizados, somente em 2013, mais de R$ 3 milhões na compra de equipamentos e material permanente para as unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, além de investimentos realizados na Unidade de Fisioterapia do Hospital das Clínicas do Acre (HC) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governador anuncia reforma de Unidade Mista de Saúde de Acrelândia


Melhoria na unidade visa prestar melhor atendimento à comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Melhoria na unidade visa prestar melhor atendimento à comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Em sua décima segunda passagem pela cidade de Acrelândia cumprindo agenda como governador do Acre, Tião Viana, após visitar a Unidade Mista de Saúde do município, fez um anúncio que alegrou os servidores que atuam na área de saúde, na manhã de terça-feira, 18.
“A presidenta Dilma já nos ajudou a aprovar o projeto de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Mista. O governo do Estado está fazendo seu trabalho de contratação dos engenheiros para elaboração do projeto, que está em curso, e nós vamos antecipar esse projeto”, anunciou.
Tião Viana revelou que a proposta é de que em maio deste ano o processo já esteja licitado, para que as obras se iniciem ainda este ano. “Enquanto isso, tomarei medidas especiais para que, na próxima semana, inicie a recuperação daquilo que é essencial para a Unidade, como um sistema de refrigeração, de suporte e de acolhimento dos pacientes”, adiantou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Estudantes do projeto “Brasil Além” produzem reportagens sobre o Acre


Alunos do Brasil e da Inglaterra compõem o projeto “Além Brasil” (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Alunos do Brasil e da Inglaterra compõem o projeto “Além Brasil” (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Visitaram a sede da Secretaria de Comunicação (Secom) na manhã desta quarta, 18, três estudantes de jornalismo participantes do projeto “Brasil Além”, para falar sobre detalhes da composição de reportagens. Trata-se de um programa de formação jornalística, e o Acre é um dos sete estados escolhidos para a produção dessas reportagens.
O grupo, composto por uma acreana, um carioca e um inglês, receberam a missão de retratar o estado nos momentos de pós-carnaval, Copa do Mundo e eleições.
A organização Lokaalmondiaal, da Holanda, e o Canal Futura reúnem estudantes de jornalismo do Brasil e da Europa nesse projeto. Em cooperação, a emissora da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) será utilizada como núcleo das produções no Acre.
“Esse projeto é muito interessante e fazemos questão de participar e apoiar. Acreditamos que são iniciativas como essa que permitem que jovens de outras realidades aprendam um pouco sobre a nossa cultura e modo de vida. E os alunos do estado que participam também poderão ensinar e aprender”, afirmou Andréa Zílio, diretora-presidente da Fundac.
Processo de produção
De acordo com Marcia Moreira, que cursa o terceiro período de Comunicação Social na Universidade Federal do Acre (Ufac), para dar conta do trabalho intenso e dos limites pela distância, as alternativas encontradas foram reuniões virtuais, e-mails e grupos de conversa por celular.
Alec Herron, natural de Manchester, na Inglaterra, pesquisa Redes Nacionais e Jornalismo on-line. O estudante lista, entre as sugestões de pauta, a imigração de haitianos e a cultura religiosa do chá da Ayahuasca. “Cada trio busca retratar o que há de mais evidente, que caracteriza o estado onde as reportagens serão feitas”, explica.
Fonte: agencia.ac.gov.br

terça-feira, 18 de março de 2014

Governo alerta para os cuidados com saúde na volta para casa

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), orienta as famílias afetadas pela alagação e que estão retornando para suas casas, sobre alguns cuidados em relação à higienização das residências, armazenamento de alimentos e a quantidade correta de solução de hipoclorito de sódio por litro de água para limpeza.
A gerente da Divisão de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesacre, Disneide Lopes, destaca algumas orientações. “É importante que as famílias adotem certos cuidados para evitar a contaminação com doenças oriundas de águas sujas e animais, como ratos e insetos, que transmitem leptospirose, dengue e hepatites, por exemplo”.
Cuidados com água para o consumo
Não usar a água contaminada pelas enchentes para beber, lavar pratos, escovar os dentes, lavar ou preparar alimentos. Utilizar somente água potável ou fervida, para preparação de alimentos, especialmente para crianças menores de um ano.
Armazenamento de alimentos e outros
Não consumir alimentos que tenham sido contaminados pela água da enchente. Jogar fora medicamentos e alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leite e derivados, enlatados que entraram em contato com a água da enchente, mesmo que estiverem embalados com plástico, pois ainda assim podem estar contaminados.
Contato direto com a água de enchente
Evitar andar com os pés descalços nas águas de enchente, se for inevitável, utilizar luvas e botas de borracha. Não deixe que as crianças brinquem com água parada ou durante as enxurradas.
Higienização das casas
Para remover a lama e a água contaminada de sua casa, sempre proteger os pés e as mãos com botas e luvas ou sacos plásticos. Limpar os pisos e as paredes com uma solução de água sanitária: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café (50 ml) ou um copo de 200 mililitros de água sanitária. Lavar bem a caixa d’água, esfregando as paredes e o fundo com uma escova, para somente depois encher com água limpa.
Volume de Água
Quantidade hipoclorito de sódio 2.5%
Medida Prática
Tempo de Espera
1.000
100 ml
2 copinhos descartáveis de café
30 minutos
200
20 ml
1 colher de sopa ou 2 de sobremesa
30 minutos
20
2 ml
1 colher de chá
30 minutos
1
0,045 ml
2 gotas
30 minutos

Fonte: agencia.ac.gov.br

segunda-feira, 17 de março de 2014

Presidente Dilma visita abrigo do Parque de Exposições

A presidente Dilma Rousseff visitou o Acre no último sábado, 15, para verificar a situação das famílias afetadas pela cheia do Rio Acre abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A presença da presidente deu-se no momento em que o governo do Estado e o governo federal somam esforços para apoiar os desabrigados.
Em sua passagem pelo Acre a presidente Dilma Rousseff, acompanhada pelo governador Tião Viana e pelo prefeito Marcus Alexandre, visitou o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco – o maior dos abrigos que alojam as famílias vítimas da enchente do Rio Acre, que, de acordo com medição feita pela Defesa Civil, está com 14,78m.



As imagens são de Evandro Albuquerque e Pedro Devani.
Informações: agencia.ac.gov.br

Segunda remessa de gás de cozinha chega ao Estado


Mais 450 toneladas de gás de cozinha são desembarcadas em Rio Branco (Foto: Luciano Pontes)
Mais 450 toneladas de gás de cozinha são desembarcadas em Rio Branco (Foto: Luciano Pontes)
Medidas para o abastecimento da população quanto ao gás de cozinha estão sendo tomadas desde a enchente do Rio Madeira, que compromete o tráfego pela BR-364 há mais de um mês. Na manhã desta segunda-feira, 17, mais uma balsa com  gás atracou no Porto do Bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.
A balsa saiu da base de Manaus há 14 dias e transportou 450 toneladas do gás em estado líquido (GLP) para o envasamento na capital. Segundo o gerente-geral da distribuidora Fogás Reginaldo Tavares, essa quantidade deve suprir a procura de gás em todo o estado nos próximos 15 dias.
Uma terceira balsa já está a caminho com mais de 700 toneladas para reforçar o provimento da população. A chegada do novo carregamento está prevista para o próximo dia 27.
A empresa conta com o apoio do governo para o transporte de gás em larga escala pelo Rio Acre. No início do mês de março, chegaram 450 toneladas de GLP pela primeira vez no Estado. Antes o estado recebia apenas as botijas, vindas da distribuidora de Porto Velho.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Dilma reforça apoio ao Acre em rede social

A presidente Dilma Rousseff visitou o Acre no último sábado, 15, para verificar a situação das famílias afetadas pela cheia do Rio Acre abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A presença da presidente deu-se no momento em que o governo do Estado e o governo federal somam esforços para apoiar os desabrigados.
Twitter_Dilma2Dilma utilizou sua página pessoal no microblog Twitter para reforçar o apoio incondicional ao governo do Acre para as obras de reconstrução das áreas atingidas, e para o desenvolvimento de  ações estruturantes que irão melhorar o processo de convivência das cidades com os fenômenos naturais. “Vamos apoiar as iniciativas para que, no futuro, chuvas como essas não isolem o Acre e parte de Rondônia do resto do país”, afirmou.
Durante a visita a presidente esteve reunida com o governador Tião Viana e equipe de governo para conhecer alguns projetos executados no Acre com o apoio do governo federal, como o projeto Cidade do Povo. Em seu discurso Dilma garantiu a construção da ponte sobre o Rio Madeira, obra fundamental que deve ligar de forma definitiva os dois estados.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Prefeito define com líderes comunitários ação de limpeza nos bairros alagados

O prefeito Marcus Alexandre reuniu-se neste sábado, 15, com os presidentes das associações de moradores dos 18 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre para planejarem conjuntamente a operação de limpeza e remoção de entulhos e resíduos que será deflagrada às 6h30 desta segunda-feira, 17, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, de onde homens e máquinas sairão para os bairros para o início dos trabalhos. A limpeza oferecerá melhores condições de retorno das famílias às suas casas ante a vazante apresentada pelo Rio Acre nos últimos dias.
O governador Tião Viana, parceiro da ação, deve se fazer presente. “A prioridade neste momento é a assistência às famílias e eu tenho certeza que a população está compreendendo o esforço que está sendo feito”, disse o prefeito.
Inicialmente a operação se dará no Taquari, Seis de Agosto, Triângulo Novo, Comara, Cidade Nova, Alzira Cruz, Beco da Cigana, Cadeia Velha, Adalberto Aragão, Baixada da Habitasa, Base, Airton Sena, Aeroporto Velho, Palheiral. Na reunião com as lideranças comunitárias estiveram acompanhando os debates o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB), Gilson Albuquerque, e outras lideranças comunitárias. “Quero agradecer o apoio de todos nesta que é a quarta maior enchente da história de Rio Branco”, disse o prefeito. As medições do nível do Rio Acre começaram em 1970.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) estará atuando com oito equipes, sendo que cada um está composta de 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 3 caçambas,  1 caminhão ´carga-seca´, 1 caminhão-pipa, 7 operadores e motoristas, 10 garis (80 no total) e 8 encarregados. São 56 equipamentos com um total de 144 trabalhadores diretamente envolvidos na ação. A expectativa é de que o trabalho de limpeza e retirada de lixo nos bairros atingidos pela enchente é de uma semana. “Agradeço o apoio dos secretários do prefeito Marcus Alexandre. Vejo o esforço deles e sei que estão trabalhando muito para ajudar as famílias”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Alzira Cruz, Ailton Castro.
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

Governo investe na geração de patentes de produtos naturais


A matéria-prima deriva de uma das 10 espécies da região explorada pela Funtac (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A matéria-prima deriva de uma das 10 espécies da região explorada pela Funtac (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O governo do Estado possui investimentos em estudos científicos e na concepção de produtos tecnológicos – abrangendo áreas como manejo de recursos naturais, construção civil e florestal –, com a possibilidade de geração de patentes.
É o caso do preservativo com lubrificante à base de óleo vegetal, cuja matéria-prima deriva de uma das dez espécies da região explorada pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Financiada pelo Ministério da Saúde (MS), a pesquisa é executada em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alinhada à política de sustentabilidade do Acre.
A proposta é utilizar elementos da flora Amazônica para a elaboração de itens adaptados a necessidade e ao consumo da comunidade, produzindo renda econômica e transformações sociais para os povos da floresta – é o conceito de “floresta habitada”.

Com patente

De acordo com o Índice Mundial Derwent de Patentes (DWPI), da Thomson Reuters – multinacional provedora de informações no setor de negócios –, o número de registros no Brasil cresceu 64% entre 2001 e 2010, o que representa 130 mil pedidos.
Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas para a área (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas para a área (Foto: Luciano Pontes/Secom)
No mesmo período, a Europa e o Japão registraram redução de 30% e 25%, respectivamente. A publicação também revela que o país acelerou no campo da inovação entre 2007 e 2010, quando atingiu o número de 5,5 mil “invenções únicas”.
“O preservativo com lubrificante à base de óleo vegetal possui características que podem enquadrá-lo como produto natural. E o natural está em destaque no mercado europeu. A certificação não representa apenas a possibilidade de venda no exterior, mas, sim, uma aposta na inovação”, explica Sílvia Basso, doutora em Biologia.
Para o diretor-presidente da Funtac, Luiz Augusto de Mesquita, é fundamental priorizar políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação para o progresso de um país, junto à oferta de educação de qualidade.
“A nossa missão é garantir a produção científica, o desenvolvimento de novos produtos, a transferência de tecnologias e a captação de recursos para investimento em pesquisas”, ressalta.

Investimentos

Em fevereiro, o governo do Estado desenvolveu a primeira edição dos cursos “Propriedade Intelectual – Transferência de Tecnologia” e “Busca e Redação de Patentes”, ministrados na Fundação Escola do Servidor Público do Acre (Fespac).
A demanda integra o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos – implantado na gestão Tião Viana –, que compreende o aperfeiçoamento de competências essenciais à obtenção de melhores resultados na prestação de serviços aos cidadãos.
“É uma ação de governo que motiva e valoriza o conhecimento”, destaca Heloísa Pantoja, presidente da Fespac. A meta é fornecer embasamento técnico e conceitual para a capacitação de servidores, pesquisadores e gestores responsáveis pela execução de políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e propriedade intelectual.
Fonte: agencia.ac.gov.br