quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SEÇÃO ELEITORAL 2014

Não sabe onde fica sua seção eleitoral ou onde vota em trânsito ? ? ?

então acesse: o link  e descubra ou tre_acre

SEMSA comemora o Dia do Idoso com atividades de lazer para a terceira idade

Para comemorar o Dia do Idoso, a secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (SEMSA) realiza neste primeiro de outubro, programação especial para o público da terceira idade. Cerca de 60 idosos vão ter um dia de lazer promovido pela URAP Rosângela Pimentel, em um clube na Estrada da Floresta e a SEMSA também vai oferecer serviços de saúde para os idosos no Horto Florestal, a partir das 8 horas da manhã, numa parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
 
Nos dois locais haverá atividades físicas para os idosos, sendo que no Horto Florestal há duas academias ao ar livre. E a coordenadora da Área Técnica do Idoso da SEMSA, Valgerlângela Sousa, destaca que haverá ainda orientações para os idosos sobre saúde e qualidade de vida, além de avaliações da memória e qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
 
20 mil idosos são atendidos nas unidades de saúde de Rio Branco
 
A secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 20 mil idosos em todas as unidades de saúde da capital com acompanhamento de pressão arterial e glicemia. E em 30 unidades de Rio Branco, existem Grupos de Idosos, que juntos, somam mais de 600 idosos. Valgerlângela relata que os grupos têm à sua disposição, além de médicos e enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e desenvolvem atividades sociais, físicas, arte terapia, fazem passeios, vão ao cinema e “têm uma vida social bem ativa, o que os ajuda no dia a dia”.
 
Na maioria das unidades onde existem Grupos de Idosos, há nas proximidades, academias ao ar livre, instaladas pela prefeitura, onde os idosos fazem atividades físicas com acompanhamento de educadores físicos e profissionais da saúde.
 
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, cita que a SEMSA se empenha ao máximo em prestar um bom atendimento às pessoas da terceira idade, garantindo acompanhamento diário nas unidades de saúde, ou se houver necessidade, com visitas domiciliares dos médicos nas residências dos idosos.
           
Programação prossegue até o dia 10 de outubro
 
No dia 3, sexta-feira, o Dia do Idoso, será comemorado pela SEMSA na Unidade de Saúde da Vila da Amizade. No dia 7, na Unidade do Cabreúva e no dia 10 na Unidade do Benfica.
 
 
 
 
     
 
Sandra Assunção
Fotos/Arquivo: Tattiana Jiménez
Assessoria/SEMSA

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura na Comunidade leva serviços e atendimentos aos moradores da Transacreana

O programa Prefeitura na Comunidade leva os mais diversos serviços e atendimentos oferecidos pela gestão municipal aos moradores mais distantes da cidade, como atendimentos em saúde com médicos, dentistas e enfermeiros, exames e testes rápidos, vacinação, atendimento do Bolsa Família, entre outros.
 
O programa tem se tornado um sucesso a cada edição. Neste final de semana o Prefeitura na Comunidade foi realizado no km 80 da estrada Transacreana (rodovia AC 090), mais precisamente na escola rural Major João Câncio. É a segunda vez que esse tipo de atendimento chega àquela localidade.
No ano passado, o Prefeitura na Comunidade realizou mais de nove mil atendimentos. Todas as secretarias da Prefeitura de Rio Branco estão envolvidas na realização do programa, mas a Secretaria Municipal de Saúde, de modo especial, é que realiza o maior número deles.
 
Entre as comunidades atendidas pelo programa neste final de semana estão Antimary, Capela, Escondido, Olho d’Água, Jarinal, Espalha, Oriente, Iaco e Itamaraty I e II, num universo de mais de vinte mil pessoas que não podem ter acesso, de modo freqüente, aos serviços oferecidos pela prefeitura.
Este ano, além da escola João Câncio, outras edições do Prefeitura na Comunidade já foram realizados no Barro Alto, no Cajazeiras, no Macauba, localizado na boca do igarapé Espalha, no Figueira e também no Boa Água, na estrada do Quixadá.
 
A proposta do programa é aproximar os serviços oferecidos pelas secretarias e órgãos do município das pessoas, sobretudo aqueles que moram nas localidades mais distantes da cidade e que tem maior dificuldade de acesso a esses serviços.
Entre os serviços oferecidos aos moradores da zona rural está o acompanhamento do Bolsa Família, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e os mais diversos atendimentos da Secretaria de Saúde.
 
A secretária Municipal de Saúde, Marcilene Alexandrina, faz questão de destacar que os serviços e atendimentos que são oferecidos às pessoas na cidade também são oferecidos aos moradores da zona rural, entre os quais atendimento do programa de saúde bucal, preventivo, vacinas, pré-natal, medicamentos, além dos mais diversos atendimentos médicos.
Em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), a prefeitura de Rio Branco oferece também a Justiça Comunitária. A Secretaria Adjunta da Mulher (SEMAM), além do projeto Mulher Cidadã, oferece ainda corte de cabelo e a Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES) participa do Prefeitura na Comunidade incentivando as atividades comerciais, gerando renda às famílias.
Para a diretora da escola Major João Câncio, professora Adriana Welck, a prefeitura de Rio Branco dá um passo importante na aproximação com os moradores na medida em que possibilita atendimentos e serviços que, de outra forma, eles não teriam acesso com a mesma facilidade.
 
O presidente da Associação dos Moradores e Produtores do Itamaraty, Valter da Silva, também destaca a política da prefeitura de Rio Branco. “Se não fosse essa iniciativa da prefeitura de Rio Branco, as pessoas que moram tão distantes não teriam todos esses benefícios”, destaca.
 
Para o prefeito Marcus Alexandre, o programa facilita a vida dos moradores da zona rural. “A prefeitura de Rio Branco trabalha para que todos os moradores da nossa cidade, inclusive da zona rural, possam ter acesso a todos os serviços, universalizando o atendimento de nossas equipes”, afirmou.
 
Oito médicos e três dentistas fizeram atendimentos nessa edição do Prefeitura na Comunidade
 
A secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) levou 8 médicos e 3 dentistas para o atendimento no programa Prefeitura na Comunidade, no Km 80 da Estrada Transacreana. A SEMSA ofereceu ainda vacinação (inclusive a de HPV para as alunas da escola Major João Câncio), aferições, testes rápidos, exames e medicamentos. A vacinação antirrábica, para cães e gatos, também estava entre os serviços ofertados.
O atendimento odontológico é um dos mais procurados pela comunidade rural. Agora, além da extração dos dentes, os moradores têm a possibilidade de fazer limpeza e restauração. Oportunidade que a agricultora Maria Vaneide não teve quando era mais jovem: teve que arrancar boa parte dos dentes e usar dentadura. Agora ela e as filhas estão restaurando os dentes. “Esses mutirões agora são constantes aqui. E eu não vou deixar acontecer com minhas filhas, o que aconteceu comigo, que nova tive que arrancar vários dentes porque era só isso que os dentistas faziam pela gente aqui nas colônias”.
Outra agricultora da Transacreana, Verônica Silva, levou o filho, Mateus, de 12 anos, para fazer restaurações. Ela faz questão de manter a dentição do filho sem nenhuma perda, como as que teve na mesma idade dela. “Quando eu tinha essa idade, a gente só arrancava os dentes, mas meu filho, não vai ter que extrair nenhum dele”.
 
“Só passei a fazer o exame de câncer depois do Bolsa Família”.
 
Uma das condicionalidades do programa Bolsa Família, é de que as crianças estejam na escola e vacinadas e as mães, façam anualmente o exame do PCCU, que detecta o câncer de colo de útero. E foi desde que começou a receber os recursos do Bolsa, que a agricultora Graciele Serafim, passou a fazer esse exame anualmente. “Foi uma coisa boa, porque eu nem sabia da importância desse exame que pode me salvar de um câncer no útero. Agora faço todo ano e estou mais tranquila com minha saúde em dia”. Nesta sexta-feira, ela aproveitou para fazer mais um PCCU.
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, diz que a cada edição do programa que leva atendimentos para a zona rural, como o Prefeitura na Comunidade e o Saúde na Comunidade, a SEMSA melhora e amplia os serviços e atendimentos, com mais médicos, dentistas e outros profissionais. “Desta vez trouxemos 8 médicos, a vacina de HPV e a antirrábica. Sempre ampliamos nosso leque de serviços para melhor atender à comunidade rural”.          
 
 
Texto: Stalin Melo e Sandra Assunção
Fotos: Assis Lima e Tattiana Jiménez