sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Coveiro é afastado após foto ao lado de cadáver

Um coveiro do cemitério de Guardamar del Segura, em Alicante, na Espanha, foi afastado depois que posou para foto ao lado de um cadáver mumificado e um parente do morto. A imagem gerou polêmica ao ser publicada nas redes sociais.
Coveiro posou para foto ao lado de cadáver mumificado e parente do morto (Foto: Reprodução/Twitter/Jordi Andreu)Coveiro posou para foto ao lado de cadáver mumificado e parente do morto (Foto: Reprodução/Twitter/Jordi Andreu)
A cena surreal aconteceu depois que familiares decidiram abrir a sepultura do morto para que sua mulher pudesse ser enterrada no mesmo local, e decidiram tirar uma foto com o corpo mumificado. Segundo a agência Efe, o episódio bizarro ocorreu no fim de agosto.
A foto polêmica foi compartilhada por vários usuários no Twitter e Facebook.
Fonte: g1.com

Prefeito Marcus Alexandre vistoria obra de construção da ponte sobre o Igarapé Judia

O prefeito Marcus Alexandre foi cedo da manhã desta quinta-feira, 11, até o ramal da Judia para vistoriar os trabalhos de construção e implantação de uma ponte de madeira sobre o igarapé Judia, no bairro Seis de Agosto, que dá acesso aos moradores do bairro Belo Jardim II.
 
Marcus Alexandre estava acompanhado do diretor-técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), José Carlos Fernandes e também pelo responsável da empresa contratada para realizar a obra. A meta da prefeitura é entregar a ponte antes do início das chuvas de inverno.
 
A nova ponte sobre o igarapé Judia fica mais de dois metros acima do local onde existia a antiga, que foi demolida, evitando assim que a passagem de pessoas e veículos no local seja interrompida em decorrência das chuvas, já que o igarapé é um dos afluentes do rio Acre.
 
Para realizar a obra da nova ponte, a prefeitura de Rio Branco teve que construir uma passarela provisória, agora no verão, garantindo a passagem dos moradores até o bairro Seis de Agosto e também ao próprio centro da cidade. Adequações também no traçado do ramal estão sendo realizadas, a fim de se adequar à nova ponte.
 
Os moradores estão satisfeitos com o trabalho realizado pela prefeitura. Entre eles seu Cláudio Nascimento, que mora há três anos no local e tem uma expectativa muito positiva em relação à obra. “Com essa nova ponte, dificilmente os moradores ficarão isolados”, acredita.
 
“Essa nova ponte aqui no igarapé Judia é extremamente importante para os moradores porque a partir de agora não vai mais causar transtornos com as primeiras alagações do rio Acre”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom
 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeitura de Rio Branco finaliza obra de contenção da estrada do São Francisco

A prefeitura de Rio Branco, através da EMURB, finaliza esta semana as obras de contenção que estão sendo realizadas em um trecho da estrada do São Francisco, cujo asfalto cedeu em decorrência da instabilidade do solo na região.
 
Os serviços que estão sendo realizados na estrada do São Francisco são os mesmos realizados, no mês passado, pela prefeitura, na rua Floriano Peixoto, nas proximidades do Instituto São José, com a colocação de uma manta geogrelha e de um colchão drenante para evitar a erosão do local.
O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da intervenção no local para evitar que o tráfego fosse interrompido, fato que causaria diversos transtornos aos motoristas e moradores da região. No decorrer dos trabalhos, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) auxiliaram a circulação de veículos no local.
 
As fortes chuvas e as oscilações nos níveis dos rios que cortam a capital influenciam nos deslizamentos de terra em fundos de vale, como vem ocorrendo no São Francisco, nas Placas e também no Preventório.  A prefeitura garante a segurança do trânsito sinalizando os acessos.
Na primeira semana de março, o  aterramento do asfalto cedeu na estrada do São Francisco,  comprometendo parcialmente o  trânsito e a segurança de pedestres e ciclistas.  Assim, veículos transportando carga pesada ficaram impedidos de trafegar por aquele trecho até que seja finalizado em definitivo os serviços de recuperação para garantir a segurança de motoristas e pedestres. 
 
Marcus Alexandre voltou a  lembrar  que se trata do  mesmo fenômeno que ocorre nas ruas Joaquim Macedo, nas Placas,  e na  Quintino Bocaiúva  em frente ao Instituto São José. Nessas regiões o  solo rasteja por influência da calha do Igarapé São Francisco e do Rio Acre. A restrição naquele trecho conta  com    sinalização especial feita  pela RBTRANS.
A EMURB está usando a mesma tecnologia aplicada na Floriano Peixoto, uma manta conhecida como grelha geotêxtil. A manta soma-se a outra tecnologia de drenagem e sustentação de solo, como a manta bidim, e a aplicação da pedra rachão, para garantir a qualidade do serviço.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

terça-feira, 9 de setembro de 2014

IDEB confirma Rio Branco como a 5ª melhor capital em educação no País

A Prefeitura de Rio Branco não tem dúvida quanto aos fatores que fazem a diferença e promovem a robustez do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da capital. As parcerias com os governos Estadual e Federal, além do compromisso da equipe gestora e a formação continuada, são fatores que proporcionaram um novo panorama educacional – e é exatamente isso que está comprovado no IDEB divulgado sexta-feira, 5, pelo ministro da Educação, Henrique Paim: Rio Branco passou a ocupar  a 5ª posição no ranking das capitais quando o assunto é desenvolvimento da educação básica.
 
Já há três anos, 100% dos professores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SEME), inclusive os da zona rural, possuem escolaridade em nível superior. Com o esforço comum – gestores, professores, pais e alunos - Rio Branco saiu da 27ª colocação no ano de 2000 para a 8ª posição no ranking de 2011 e para o 5º lugar no último IDEB. “É um desempenho fantástico, exemplo para todo o País”, exaltou o prefeito Marcus Alexandre. No ranking municipal, a Escola Luiz de Carvalho Fontenele obteve o 1º lugar, com 6,8 pontos. A escola Chico Mendes é também um case de sucesso. Entre as três principais, inclui-se ainda a Escola Mariana Silva de Oliveira, visitada nesta segunda-feira, 8, pelo prefeito Marcus Alexandre e o secretário de Educação, Márcio Batista.
 
O IDEB foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do MEC a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho em avaliações como o SAEB, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.
 
A Escola Mariana de Oliveira, cujos integrantes receberam com muita alegria o prefeito e o secretário, tem 18 professores todos com especialização pedagógica, e mais de 580 alunos. A educação inclusiva conta com profissionais específicos para atendimento aos alunos com algum tipo de deficiência e não por menos a escola alcançou 6,1 pontos no levantamento divulgado recentemente pelo Ministério da Educação. A marca, lembrou o secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, está na média dos países desenvolvidos. “Estou muito feliz com estes resultados”, disse Márcio Batista. Na última Prova Brasil 39% de seus alunos até o 5° ano demonstraram que aprenderam o adequado na competência de leitura e na interpretação de textos. No Acre, a média foi de 37% dos alunos.
 
Apoio pedagógico, tecnologia e inteligência emocional impulsionam avanços em uma das três melhores escolas da rede municipal
 
Com seus 587 alunos, a escola Mariana Silva de Oliveira pôs em execução vários programas e ações, além do planejamento e a prática pedagógica, valorizando a leitura e a literatura para alcançar os melhores indicadores -mas principalmente fortaleceu  o acompanhamento pedagógico individualizado: “no começo do ano a escola faz um diagnóstico para identificar se o aluno precisa ou não de acompanhamento e em qual nível”, explicou o diretor da escola, Erivan Dias. Quando o diagnóstico indica a necessidade do apoio, o aluno passa a receber 25% a mais de aulas como reforço, participando inclusive de outros turnos.
 
Além disso, a escola foi a experiência-piloto da política de inteligência emocional em Rio Branco, algo que deu muito certo e que de acordo com os gestores educacionais também contribuiu com a elevação do IDEB. Pelo segundo ano consecutivo, a metodologia Liga Pela Paz faz parte da realidade escolar da Mariana de Oliveira. Trata-se de uma iniciativa liderada pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco que prepara os professores e alunos para reconhecer suas emoções e regulá-las, o que melhora a convivência, aumenta a aprendizagem e reduz a violência do município. É isso que vem acontecendo na Mariana de Oliveira.
 
Um computador para cada aluno
 
O quadro no hall de entrada da escola Mariana Oliveira mostra a importância da informática e da cultura da paz na família, na própria escola e na sociedade. A escola é uma das três bases acreanas do programa Um Computador Por Aluno (UCA) que tem como objetivo a inclusão digital distribuindo laptops para alunos e professores, além de oferecer infraestrutura para o acesso à Internet e capacitar gestores e professores no uso da tecnologia. No Acre, apenas três municípios fazem parte do UCA, mas o Governo do Estado trabalha para ampliar esse benefício.
 
O programa é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias da Educação dos Estados brasileiros e Distrito Federal.
 
O estudante João Matheus, de 7 anos, disse gostar muito de ´brincar´com o computador e que o equipamento vem contribuindo para sua aprendizagem. “Eu gosto dos jogos, das brincadeiras que tem no computador”, disse o pequeno João. O professor Amarílio Ribeiro, coordenador do UCA na escola, avalia que o programa tem sim importante participação no resultado do IDEB.
 
O que é o IDEB?
 
 
IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
 
O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
 
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
 
Veja como ficaram as escolas da rede municipal de Rio Branco no IDEB 2014:
 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Conjunto de intervenções garante uma nova e eficiente drenagem na Baixada da Sobral

A Baixada da Sobral recebe atualmente uma das maiores experiências de drenagem já executadas pela política de desenvolvimento urbano em Rio Branco. A  implantação de enormes tubos PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento é o emblema dessa ação, o novo sistema de drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista. O serviço avança depois de ter vencidos os percalços típicos de uma experiência nova: é a primeira vez que o material é usado em Rio Branco.
 
Essa tubulação especial, aliada à rede convencional em tubos de concreto, acabará definitivamente com os alagamentos em vários bairros, todos localizados na Baixada da Sobral. Os tubos canalizam água das chuvas nos canais da região, lançando-a no Rio Acre. Esse equipamento, aliado a outras ações, reduz significativamente o impacto das cheias ao longo de 3 quilômetros do córrego em sete bairros: Cabreúva, Carandá, São Sebastião, Boa União, Bahia Nova, Bahia Velha e Glória.
 
Os tubos chegaram a Rio Branco no dia 28 de julho. Nada menos que catorze carretas que transportaram os tubos desde a fábrica, em Resende, no Rio de Janeiro. Os tubos são fabricados a partir da tecnologia sueca Weholite, com paredes estruturadas de PEAD pela empresa brasileira Armco Staco. “O serviço que está sendo feito é uma obra grande, de interceptação de águas da chuva para acabar com os alagamentos nesta região”, disse o prefeito Marcus Alexandre, durante visita realizada à Baixada da Sobral nesta quinta-feira, 4, para avaliar o andamento das obras de drenagem. A maioria dos problemas de infiltração e alagamentos estão relacionados à drenagem. “A comunidade ansiava por uma obra como esta, estamos esperançosos de que vai dar certo”, disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro Sobral, Tião Costa.
 
Esses tubos são amplamente utilizados em todo o mundo para condições de serviço de baixa pressão/gravidade na condução de água potável, águas pluviais, esgotos e diversos outros líquidos. Com diâmetros extremamente grandes, os tubos são utilizados também para canalização de líquidos a consideráveis distâncias, segundo o fabricante.
 
Este ano, o bairro João Paulo e adjacências sofreram duramente com as fortes chuvas. As águas invadiram residências e comércios, mas a Prefeitura e o Governo do Estado envidaram todos os esforços para reduzir ao máximo os impactos desses transtornos. Os tubos em PEAD são uma solução definitiva para o problema.
 
Moradores agradecem galerias no Bahia Velha
 
A instalação desses tubos é uma grande intervenção que a Prefeitura de Rio Branco realiza na Baixada do Sol para acabar com os alagamentos que tantos transtornos causam aos moradores daquela região –mas não é só isso: na Rua Bandeirantes, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) já implantou uma galeria com  tubos Armco  na rua Tiradentes para ampliar o potencial de escoamento de água do igarapé que corta o Bahia Velha. Os moradores aprovaram: “ficou muito bom e agora temos certeza que não vai mais alagar aqui”, disse a comerciante Maria José  da Costa Façanha, dona da Comercial Façanha.
 
A EMURB não para visando aproveitar cada minuto de sol deste verão. No período das chuvas, no entanto, o trabalho é igualmente incessante para que os serviços de drenagem das águas pluviais ganhem a eficiência almejada. No inverno passado, a Baixada sofreu com as chuvas, mas a situação poderia ter sido muito pior não fosse a Ação de Inverno da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e EMURB.
 
Além disso, a duplicação da Estrada da Sobral traz em seu conjunto equipamentos e obras de arte rodoviária que influenciarão positivamente para a melhor drenagem da Baixada, o que significará o fim dos problemas de modo definitivo. Outra galeria com dois tubos Armco está pronta e recebe serviço de terraplanagem na rua Bandeirante, ainda esta semana o trânsito estará completamente liberado aos veículos no local. As duas galerias substituem antiga tubulação de menor porte, a qual não dava vazão necessária à agua do canal quando chovia forte.
 
Mais de 100 operações de limpeza da drenagem e oito desobstruções de igarapés em 2014
 
Várias ações foram ou estão sendo realizadas em parceria com o Governo do Estado para reduzir os impactos das fortes chuvas comuns ao inverno amazônico. Acatando determinação do prefeito Marcus Alexandre, a EMURB aproveita cada minuto deste verão para avançar com esse tipo de obra. A preocupação da gestão com essa questão não é de agora. No começo do ano, o prefeito Marcus Alexandre determinou à EMURB a completa desobstrução do Igarapé da ETA, que transbordou no inverno gerando muitos problemas para moradores de vários  bairros.
 
O Igarapé da ETA corta a Estrada da Sobral e já foi limpo três vezes pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). Levando-se em conta todas as operações, promoveu oito desobstruções nos igarapés da Baixada: a limpeza foi feita em diferentes canais dos conjuntos Cabreúva, Carandá, Bahia Nova, Bahia Velha e Boa União, todos da bacia hidrográfica do Igarapé da ETA.
 
A limpeza da rede de drenagem, no entanto, conta ainda com outras intervenções na Baixada. “Este ano a SEMSUR já realizou mais de 100 operações de limpeza e desobstrução de caixas de drenagem e rede de esgoto”, informou Kellyton Carvalho, secretário da SEMSUR.
 
Histórico de alagamentos por drenagem falha chegou ao fim
 
No dia 12 de maio passado, o  prefeito Marcus Alexandre e o presidente do Departamento de Saneamento e Pavimentação do Acre (DEPASA), Felismar Mesquita, se encontraram para definir os detalhes para implantação da ampliação da rede de drenagem dos bairros Boa Vista, são Sebastião e João Paulo 2. Essas localidades foram duramente prejudicadas pela chuva que caiu entre os dias 1 e 2 de maio de 2014 com o transbordamento do Igarapé da ETA. Esse serviço, somado ao aprofundamento dos leitos dos canais (serviço executado pela SEMSUR) evitará que a rede de drenagem dos bairros João Paulo 2  e São Sebastião fique sobrecarregada em dias de fortes chuvas. Sem sobrecarga na drenagem não haverá mais alagações naqueles bairros. A tubulação especial é a certeza de que problemas como esse não vão mais acontecer nos próximos invernos.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Com união e trabalho Governo e Prefeitura vão vencendo o desafio de garantir acesso de qualidade nas zonas produtoras de alimentos de Rio Branco

“O desafio de fazer ramais só é um vencido com a atuação conjunta entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal”. A declaração do prefeito Marcus Alexandre, dimensiona a dificuldade de se cuidar das estradas vicinais no Cinturão Verde de Rio Branco e mostra que somente a união será capaz de sobrepor barreiras humanas e naturais para o desenvolvimento rural. Somente no Cinturão Verde, com a parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado e Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, estão sendo melhorados, piçarrados e pavimentados 1.200 quilômetros de ramais (350 km sob responsabilidade da prefeitura e 850 km por conta do governo estadual e do INCRA).
 
O diagnóstico da secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (SAFRA) é de que o ramal é o maior incentivador do produtor rural e que agora ganha novas funções: o início das aulas nas escolas rurais, por exemplo, é regido pela condição do ramal, bem como abastecimento regular da merenda, das diligências relacionadas à segurança pública, implantação e manutenção da rede elétrica e serviços de saúde.
 
“Ao garantir um ramal com acesso de inverno a inverno estamos assegurando também uma série de serviços às comunidades rurais. Isso é cidadania e qualidade de vida”, sintetiza Marcus Alexandre, um dos responsáveis pela grande transformação vivida pelo meio rural nos últimos anos, desde quando era diretor do DERACRE.
 
Compromisso cumprido: ramais dão acesso o ano inteiro nas comunidades rurais de Rio Branco
 
O prefeito Marcus Alexandre cumpre um grande compromisso com as comunidades rurais ao tratar como política prioritária a questão dos ramais no chamado Cinturão Verde de Rio Branco. Mesmo com as dificuldades impostas pelas cheias do Rio Acre, em Rio Branco, e do Rio Madeira, em Rondônia, já foi feito muito mais do que os valores pactuados com as lideranças do campo: de junho até o começo deste mês de setembro foram feitos 175 quilômetros de abertura e melhoramento e 56,7 quilômetros de piçarramento garantindo o acesso de moradores e o escoamento das zonas que mais produzem alimentos para a capital e parte do Estado.
 
Os exemplos estão por toda parte. No Polo Geraldo Fleming a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) entra agora numa segunda fase, o de asfaltamento de um quilômetro do ramal principal e do ramal que dá acesso à sede da associação de moradores e produtores do assentamento. Nesta semana, a EMURB concluiu o serviço de melhoria e piçarramento da via principal cumprindo a grande parte do compromisso firmado entre o prefeito Marcus Alexandre e a comunidade. “Isso aqui estava uma situação difícil, cheio de buraco, mas agora está bom”, disse Carlos Alberto da Silva Filho, liderança social no polo e esposo da presidenta da Associação de Moradores e Produtores, dona Elza. O vizinho de Carlos, Valdeni Batista da Silva, é horticultor e entrega alimentos na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) todas as semanas. Ele vende principalmente alface, banana, ovos caipira e outras verduras que produz sozinho em uma pequena horta no Ramal Beija-Flor. A produção é transportada em carro de passeio. “Com o ramal bem-feito do jeito que está fica mais fácil para produtores como eu que usa carro pequeno para trabalhar”, disse Valdeni.
 
Quando lançado em 17 de maio passado, o Programa de Melhoramento de Ramais tinha como meta para este ano 101,68 quilômetros de piçarramento, 38,32 de pavimentação, 74 de abertura, 1,5 mil metros de pontes, 8 mil de bueiros e 4,2 mil quilômetros de melhoramento – regulagem do leito do ramal – mas a estimativa é que muito mais já foi feito. O Governo do Estado recebe apoio do Governo Federal através do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da bancada parlamentar da base governamental em Brasília.
 
Comunidades beneficiadas estão muito satisfeitas
 
A satisfação dos produtores entra em um outro contexto da política de abastecimento alimentar da capital: a proposta é aumentar a oferta de alimentos nos mercados e feiras da capital, de modo que a população possa adquirir produtos saudáveis e a preços acessíveis nas quase trinta feiras de bairros de Rio Branco. “Estou aqui há um ano, e ainda não tinha visto os ramais daqui tão bonitos”, disse o agricultor Felício Correia Ferreira, do Ramal do Beija-Flor no Polo Geraldo Fleming. Felício foi morar no polo como meio de ajudar familiares.
 
Ramais de qualidade cumprem compromisso do Plano de Governo de Marcus Alexandre e estão no âmbito da criação do Departamento de Infraestrutura Rural da EMURB para a recuperação de ramais, além da ampliação das feirinhas, passando de dezoito para trinta ao longo dos quatro anos, e a ampliação da oferta de caminhões para o escoamento da produção, serviço que já é oferecido pela Secretaria de Agricultura e Floresta (SAFRA).
 
“Minha certeza é que neste inverno não sofreremos tanto quando nos anos passados”, observou Antônio Alves, que intercala atividades de vendedor ambulante e agricultor no Ramal do Pasto, na região do Benfica, na AC-40, onde a EMURB realiza uma grande operação para garantir o que não se via há muito tempo naquela região: o acesso de automóveis de verão a verão. No Ramal do Pastor estão sendo melhorados mais de 2 quilômetros da via.
 
O NÚMERO
 
232
 
Quilômetros de ramais já foram melhorados, piçarrados e asfaltados de junho passado até esta 1ª semana de setembro, um recorde na história do desenvolvimento rural no município de Rio Branco. O número significa 65% da meta estabelecida para a Prefeitura de Rio Branco em 2014, de 350 km. O Governo do Estado e o INCRA são responsáveis por outros 850 km, trabalho que também segue em ritmo intenso.
 
“Com diálogo e parcerias fizemos muito mais que o planejado”, diz coordenador de ramais
 
Todos os ramais que estão sendo beneficiados são escolhidos a partir dos critérios adotados pelos próprios moradores e com muito diálogo com as comunidades. Na primeira semana de setembro, por exemplo, o prefeito Marcus Alexandre comandou um encontro que reuniu produtores de diferentes comunidades, gestores municipais e representantes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE). Em três encontros diferentes, uma só pauta. O debate foi com moradores dos ramais Piçarreira e do Rodo, os quais dão acesso ao Polo Benfica e são importantes corredores de escoamento da produção agrária naquela região. Debateu-se também a situação de ramais da Estrada Transacreana Circular, Mariana, Tonhão, Raimundo Otávio e Remansinho.
 
 
Em visita aos ramais do Loteamento Adauto Frota, o gerente dessa pasta na EMURB,  Ozias Bezerra, disse que o diálogo propiciou muito mais que o planejado. “fizemos bem mais do que havia sido pactuado com as comunidades”, afirmou Bezerra, lembrando que no caso do Adauto Frota são 16 quilômetros de abertura e melhoramento.
 
Ramal de qualidade é produção escoada, eletricidade, acesso e transporte escolar seguro
 
Além do escoamento da produção, ramais de boa qualidade facilitam a implantação da rede de eletricidade do Programa Luz Para Todos e permite um tráfego seguro para o transporte escolar. O motorista Cleudo Falcão dirige há quatro anos a camioneta que transporta 120 crianças dos polos Geraldo Fleming e Hélio Pimenta, na Estrada de Porto Acre, e 17 adultos moradores desses assentamentos e de colônias da região que fazem os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Crianças e adultos estudam na escola Heloísa de Lima Cadaxo, no Hélio Pimenta. “Em 2011, quando comecei a trabalhar para a Secretaria Municipal de Educação, os ramais daqui eram horríveis e as crianças sofriam muito. Hoje, a situação é diferente e com a elevação do leito do ramal a segurança é bem maior”, diagnosticou Falcão.
 
Ramais em Rio Branco estão sendo abertos ou melhorados através da parceria entre o Governo do Estado, Governo Federal e a Prefeitura, que criou no comecinho de 2013 um departamento na estrutura da EMURB, exclusivamente para tratar do tema. A estratégia deu certo e o trabalho continua avançando. As equipes aproveitam finais de semana e feriados para garantir ao máximo a melhoria de vicinais antes da chegada do período de chuvas.
 
O NÚMERO
 
80
 
Por cento é o nível de trafegabilidade nos ramais do Cinturão Verde de Rio Branco para o inverno de 2014. A estimativa é do Departamento de Infraestrutura Rural da EMURB, que atuará no período de chuvas com a Ação de Inverno para remover pontos críticos e garantir acesso dos produtores e o escoamento de alimentos.
 
Garantia de acesso eleva produção e gera corrida por programas de incentivo ao abastecimento
 
A previsão da SAFRA é que a produção de alimentos cresça ao menos 25% este ano no município de Rio Branco. A intervenção nos ramais é condição essencial para essa meta – e por isso as frentes de serviço tem aproveitado cada minuto de sol. Não há desperdício de tempo e as comunidades tem percebido isso: “nossa meta é para atender 100 famílias com o programa de horticultura, mas 500 se inscreveram porque viram que o acesso está sendo garantido”, relatou Mário Jorge Fadell, secretário Municipal de Agricultura.
 
O ramal é o maior incentivador do produtor rural, mas tornou-se mais que um simples acesso e ganhou novas funções: o início das aulas nas escolas rurais, por exemplo, é regido pela condição do ramal, bem como abastecimento regular da merenda, das diligências relacionadas à segurança pública, implantação e manutenção da rede elétrica e serviços de saúde.
 
O NÚMERO
 
3
 
Pontes (Ramal do Benfica, Ramal da Toca do Coelho, na AC-90, Ramal da Cinco Mil) e 15 linhas de bueiros (mais de 300 metros) foram ou estão sendo implantadas pelo Programa de Ramais de Rio Branco.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom