sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Onze policiais militares são presos por envolvimento na morte de ex-presidiário

Pelo menos onze policiais militares do Acre foram presos no início da manhã desta sexta-feira (29), acusados de participação no desaparecimento e suposta morte do ex-presidiário Gildemar da Silva Lima, o Aladin.
Gildemar da Silva Lima, de 24 anos, desapareceu no dia 9 de agosto após ser levado de sua casa no loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco, capital do Acre. A família relatou as autoridades policiais que os homens estavam armados e se identificaram como policiais.
Neste momento os militares estão sendo encaminhados a Unidade Prisional 04 (UP-04), após realizado os exames de corpo de delito.
A Polícia Civil foi a responsável pelas investigações e a Polícia Militar pela execução das prisões, para evitar uma crise institucional.

Onze policiais militares são presos por envolvimento na morte de ex-presidiário

Pelo menos onze policiais militares do Acre foram presos no início da manhã desta sexta-feira (29), acusados de participação no desaparecimento e suposta morte do ex-presidiário Gildemar da Silva Lima, o Aladin.
Gildemar da Silva Lima, de 24 anos, desapareceu no dia 9 de agosto após ser levado de sua casa no loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco, capital do Acre. A família relatou as autoridades policiais que os homens estavam armados e se identificaram como policiais.
Neste momento os militares estão sendo encaminhados a Unidade Prisional 04 (UP-04), após realizado os exames de corpo de delito.
A Polícia Civil foi a responsável pelas investigações e a Polícia Militar pela execução das prisões, para evitar uma crise institucional.
O nome dos envolvidos está sendo mantido sob sigilo, mas de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, uma coletiva está sendo preparada para acontecer às 9h no auditório da Secretaria de Estado da Polícia Civil (SEPC).
Fonte: ac24horas.com

Brasil vai se tornar um país de idosos já em 2030.

Na esteira dos países desenvolvimentos, o Brasil caminha para se tornar um País de população majoritariamente idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.
A tendência de envelhecimento da população já foi observada no Censo de 2002 e ganhou força nos últimos dez anos. Em comparação com o último Censo, verifica-se que a participação do grupo com até 24 anos de idade cai de 47,4% em 2002 para 39,6% em 2012. Essa mudança também fica clara no aumento da idade medida da população, que passou de 29,4 anos em 2002 para 33,1 anos em 2012.
Um número importante para entender o crescimento da população idosa é a razão de dependência total, que leva em conta o quociente de pessoas economicamente dependentes e o de potencialmente ativas, dividido entre dependência de jovens e dependência de idosos. Entre 2002 e 2012 aumentou de 14,9 para 19,6 a razão de pessoas de 60 anos ou mais para cada grupo em idade potencialmente ativa. A expectativa é que esse número triplique nos próximos 50 anos, chegando a 63,2 pessoas de 60 anos ou mais para cada 100 em idade potencialmente ativa em 2060.
Os idosos, segundo a pesquisa, são em sua maioria mulheres (55,7%) brancas (54,5%) e moradores de áreas urbanas (84,3%) e correspondem a 12,6% da população total do País,  considerando a participação relativa das pessoas com 60 anos ou mais.
Os números do IBGE mostram ainda que a principal fonte de rendimento dos idosos de 60 anos ou mais foi a aposentadoria ou a pensão, equivalendo a 66,2%, e chegando a 74,7% no caso do grupo de 65 anos ou mais.
Leia aqui a matéria completa.
fonte: terra.com.br

Agência de Notícias do Acre e rádio Aldeia FM firmam parceria

Desde a última quinta-feira, 28, os repórteres da Agência de Notícias do Acre fazem uma entrada ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 17h30, no programa Usina de Som, da rádio Aldeia FM – frequência 96,9 –, que é apresentado por Aarão Prado.
“Temos uma ótima equipe que integra o Sistema Público de Comunicação, e a Agência, como site institucional, também colabora com muitas informações de serviços disponibilizados aos cidadãos, a partir das ações do governo Tião Viana”, explica Andréa Zílio, secretária-adjunta de Comunicação (Secom).
Além disso, a proposta é, ainda, uma forma de integrar os profissionais e o conteúdo produzido diariamente no portal do governo. “É uma boa oportunidade para que os nossos repórteres também entrem em contato com outra área de atuação, que, no caso, é a do rádio”, comenta a editora-chefe da Agência de Notícias, Jane Vasconcelos.
fonte: agencia.ac.gov.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura de Rio Branco segue com a construção de abrigos de ônibus

A gestão de Marcus Alexandre estabeleceu uma nova dinâmica na implantação de abrigos de ônibus em Rio Branco. Os novos estão sendo construídos com colunas em concreto e telhas de plástico reciclado, e os antigos terão as colunas em parte revestidas de concreto e as telhas, que também são em madeira, serão trocadas por plástico reciclado.
 
De outro lado, a cidade de Rio Branco ganhará 17 novos abrigos de ônibus ainda este ano. A ação está sendo realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) e tem o intuito de oferecer maior comodidade ao usuário dos coletivos.  
Essa política trará resultados em conforto e durabilidade para o usuário do transporte coletivo. Não há cálculos precisos, mas é possível que os novos durem até cinquenta anos. Conforme lembra o superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, a intensa oscilação da umidade relativa do ar, o sol e o vento colaboram com a rápida degradação da madeira reduzindo para dois ou três anos sua durabilidade.
 
Somente em 2013, importantes pontos da capital e que possuem grande demanda de passageiros já foram atendidos pela autarquia. Até o momento, foram criados nove abrigos estruturados em concreto armado.
A previsão é que sessenta novos abrigos sejam construídos ao longo do próximo ano com recursos alocados junto ao Orçamento Geral da União através de emendas parlamentares propostas pelo senador Jorge Viana e pela deputada Perpétua Almeida. Para atender um número maior de usuários e de bairros beneficiados com a operação, os abrigos da Rua São Mateus (conjunto Nova Esperança), Estrada do Calafate (Condomínio Amazônia I, II e III), Avenida Brasil (conjunto Xavier Maia – em frente ao IFAC), Avenida Rio Branco (bairro Joafra), e no conjunto do Mercado Elias Mansour (próximo ao Terminal Urbano), estão em processo de finalização.
Além desses, outros três serão em breve instalados. Exemplos são os dois na rua Isaura Parente e um último na rua São Sebastião, no bairro Nova Estação. Na Isaura Parente, um será construído próximo a pizzaria Guia do Sabor e o outro ao 7º BEC. Todos os abrigos estarão prontos até o começo de dezembro.
 
Muitas comunidades já foram beneficiadas
 
A RBTRANS mantém intensas ações relacionadas aos abrigos de ônibus. Há frentes de trabalho por toda a cidade, mas principalmente nas regiões de maior carência. No bairro das Placas, dois abrigos foram concluídos, sendo um na Rua 10 de julho e outro na Rua 8 de maio. Os novos abrigos também estão sendo utilizados e bem aproveitados pela população nas seguintes vias: rua Euclides da Cunha (conjunto Nova Estação), Avenida Chico Mendes (Bairro Seis de Agosto), Rua do Divisor (Bairro Vitória), rua Independência (Bairro Novo Eldorado), Avenida Antônio da Rocha Viana (Vila Ivonete), rua Uirapuru (Conjunto Ouricuri) e Estrada São Francisco (Conjunto Oscar Passos).
 
Abrigos maiores para pontos de integração
 
A RBTRANS prepara outra novidade: nos chamados pontos de integração (ou transição) os abrigos serão maiores para que o usuário possa aguardar o ônibus com conforto e tranquilidade. Um exemplo é a confluência da Estrada do Calafate com a Via Verde, por onde passam as linhas da regional Calafate e UFAC-Rodoviária. Ali, a RBTRANS implantará abrigo com dimensão de 4mx16m.
 
Esse é um dos vinte abrigos dos pontos de integração/transição, locais em que o usuário poderá tomar ônibus em sentido contrário beneficiando-se da integração temporal.
 
O NÚMERO
 
80
Abrigos antigos terão a base das colunas concretada e a cobertura de madeira alterada para telha de plástico reciclado.
 
O quadro mostra os abrigos construídos ou em fase de construção neste semestre:
 
 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Adonay Melo/Asscom
 

Consultor nega pagamento de propina a políticos

O engenheiro Arthur Gomes Teixeira, sócio da Procint Projetos e Consultoria, afirmou ontem que jamais pagou propina para políticos tucanos, nem de outros partidos. Ele desmentiu o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer, personagem emblemático do caso - em relatório encartado nos autos do inquérito da Polícia Federal sobre o cartel de trens que teria operado em governos do PSDB de São Paulo, entre 1998 e 2008, Rheinheimer diz ter ouvido de Teixeira que os deputados Arnaldo Jardim (PPS/SP ) e Edson Aparecido, secretário chefe da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin, teriam sido destinatários de "parte da comissão" paga por 8 empresas à Procint.
"Isso é uma mentira, algo sem qualquer fundamento", reage Teixeira, a quem o Ministério Público atribui o papel de lobista do cartel. "Eu jamais poderia ter comentado com ele (Rheinheimer) uma coisa que não fiz. Conheci o sr. Edson Aparecido e o deputado Jardim em eventos do setor metroferroviário, inaugurações. Nos meus negócios nem o Jardim e nem o sr. Edson tiveram qualquer tipo de influência. É evidente que não paguei nada. O Edson é uma pessoa muito simpática, a gente se viu umas poucas vezes, em eventos ligados à Secretaria dos Transportes ou em seminários. Eu tenho uma boa impressão dele, mas nunca tive nenhuma relação profissional com ele."
Informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

10 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO PEDALAR

Aqui você encontrar 10 razões para não pedalar.


Todos sabemos que está na moda pedalar, para o trabalho, por desporto, para estar com os amigos e até para competir. Mas há também razoes fortes para não o fazer e vou deixar aqui algumas das mais pertinentes.
1. Pedalar torna as pessoas mais atraentes. Sabemos bem que a determinada altura se torna aborrecido ser o centro das atenções, especialmente numa coisa que é difícil de reverter depois de conseguido.
2.Pedalar torna as pessoas mais saudáveis. É feio andar a vender saúde hoje em dia, com todos os colegas do escritório a queixarem-se da obesidade, das varizes, da falta de ar e outras que tal, é quase ofensivo sermos o único com saúde no meio deles, arranje um problema de saúde e conviva mais com os seus colegas.
3.Pedalar faz as pessoas inevitavelmente mais felizes e com auto-estima elevada. Num pais onde a venda de anti-depressivos aumentou consideravelmente nos últimos anos, chegar ao trabalho a sorrir é quase como por um alvo nas costas, pior é que o sorriso tem tendência a ser constante durante o dia, não ofenda os seus colegas com alegria desnecessária.
4.Pedalar não gera impostos. A bicicleta não usa gasolina, diesel, ou GPL, não tem seguros obrigatórios, nem inspeções obrigatórias, a manutenção é ridiculamente baixa e não paga taxas de estacionamento. Num momento difícil em que o pais atravessa é egoísmo não contribuir com as carradas de impostos como as que os automóveis pagam. Contribua com muitos impostos, vá de carro, o pais agradece.
5.Pedalar irá prolongar a sua vida na velhice e com mais qualidade de saúde. O problema do pais é a sustentabilidade da Segurança Social por ter de pagar reformas até muito tarde, alem do mais ao envelhecer com mais saúde não irá deixar a reforma na farmácia todos os meses.
6.Pedalar dá má fama na vizinhança. Por mais que aumente a sua qualidade de vida financeira depois de abdicar do automóvel, os vizinhos nunca saberão, pensarão que é pobre. Esqueça essa ideia de viver bem e até poupar dinheiro para as alturas difíceis, compre um bom carro de alta cilindrada, mesmo que não tenha dinheiro para dar de comer aos seus filhos, os seus vizinhos pensarão sempre o melhor de si, o que se passa dentro de portas ninguém sabe.
7.Pedalar para o trabalho é entediante. Chegar sempre a horas, demorar sempre o mesmo tempo no trajeto casa-trabalho-casa é entediante. Todos sabemos como sabe bem passar 30, ou 45 minutos fechados no carro a ouvir comerciais no meio de um engarrafamento, nunca saber a que horas chegaremos ao trabalho, ficar bloqueados por acidentes, trânsito inconstante e ainda ter de procurar o tão difícil local para estacionar.
8.Pedalar tonifica o corpo. Rapidamente as suas amigas vão espalhar o boato de que esse corpinho tonificado, o desaparecimento da celulite e o sorriso constante no rosto se deve a um colossal investimento numa cirurgia estética e de que a bicicleta é apenas a tentativa de encapotar isso.
9.Pedalar favorece o comercio local. As visitas aos estabelecimentos locais tornar-se-ão mais frequentes, as pessoas que pedalam deslocam-se mais vezes aos estabelecimentos perto de casa, os cuscos das redondezas podem começar a falar da sua vida.
10.Pedalar para o trabalho contagia os amigos e colegas. Tenha cuidado para que não lhe sigam o exemplo, é que as pessoas que pedalam tem uma auto-estima mais elevada e têm tendência a não se deixarem acomodar, em breve a vida ai no escritório pode começar a ficar agitada. 


MARCUS ALEXANDRE: PARCERIA COM TIÃO VIANA FAZ DOBRAR AÇÕES DO RAMAL BOM JESUS

A Prefeitura de Rio Branco potencializou a parceria com o Governo do Estado e conseguiu dobrar a expectativa de pavimentação do Ramal Bom Jesus, na Poligonal Vila Acre, passando de 1.000 metros para 2.000 metros a extensão asfaltada, além do piçarramento de 3.000 metros de ruas no bairro. “O acordo com os moradores era de fazer 1,4 quilômetro de ramal e 450 metros da rua que dá acesso ao centro de saúde no bairro, mas conseguimos fazer mais”,  disse José Carlos Fernandes, diretor Técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), responsável pelo serviço. “Mesmo se chover vamos conseguir asfaltar tudo até sexta-feira”, completou ele. O 7º Batalhão de Engenharia de Construção cedeu equipamentos para o trabalho.
A obra foi vistoriada nesta terça-feira, 26, pelo prefeito Marcus Alexandre e o presidente da EMURB, Jackson Marinheiro. A inspeção foi acompanhada pelo presidente da Associação de Produtores Rurais e Moradores do Ramal Bom Jesus e Ramal do Mineiro, Ângelo Crisóstemo. “O prefeito nos atendeu e por isso estamos muito gratos”, disse Ângelo, que estima que ao menos 500 famílias estão sendo beneficiadas com a pavimentação do Bom Jesus, uma área de transição entre as zonas  urbana e rural.
Sobretudo, Marcus Alexandre tem compromisso com a comunidade do Ramal Bom Jesus e promove importante melhoria nas ruas principais daquela comunidade, que é uma das mais populosas do Poligonal Vila Acre. O compromisso de piçarrar 1,5 mil metros de ruas foi dobrado. Ruas como Renascimento e Adão Galo, no Residencial Luis Ângelo, um dos núcleos do Bom Jesus, são destacados pelos moradores por serem as primeiras a ficar prontas.
 
Acordo com a comunidade é cumprido e ampliado
 
Foi a própria comunidade que definiu quais ruas seriam beneficiadas, mas o esforço do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana permitiu ampliar em muito o projeto inicial. Lideranças comunitárias e coordenadores das regionais ligados à Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (SEMACS) acompanharam todo o processo.
A região do Bom Jesus sofreu muito com a má qualidade dos serviços executados pela empresa JM, cujo contrato foi anulado pelo prefeito. Agora, no entanto, a Prefeitura aproveita ao máximo os dias de sol para avançar nas obras.
 
FRASE
 
“Com muito esforço e apoio do governador Tião Viana nós conseguimos fazer este asfalto. Este ano, graças a essa parceria, trabalhamos bastante no Bom Jesus”.
Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco
 
Prefeito garante remoção e piçarramento de ponto crítico na rua Fernando Sabino
 
Em outra região do Bom Jesus, a Prefeitura realiza melhoria do ramal em parceria com o Governo do Estado através do programa Ruas do Povo. Junto com esse programa, a Prefeitura asfalta e melhora vias em mais de 40 bairros aproveitando, como costuma dizer o prefeito, cada minuto de sol, pois com o período de chuvas fica muito complicado para se trabalhar com movimentação de terra.
Marcus Alexandre esteve também na rua Fernando Sabino, que dá acesso ao Ramal Bom Jesus, onde assegurou continuidade do serviço que vinha sendo executado pelos moradores. Garantiu a remoção e piçarramento de um trecho crítico e as horas de patrol necessárias para a melhor qualidade do serviço.
 
Moradores festejam benefícios
 
Os moradores festejaram o asfalto e o anúncio de mais melhorias para a comunidade. Vários deles, como Ezequiel Rodrigues de Oliveira, gerente de uma das maiores cooperativas laticínias do Acre, a Coopel, apresentaram ao prefeito relatos dos tempos de sofrimento: “aqui era muito difícil de andar, não tinha nada”, disse Ezequiel. Veja outros depoimentos de moradores do Ramal Bom Jesus:
 
“É uma benção para nós”
Maria Raimunda da Silva Almeida, há 8 meses na comunidade.
 
“Graças a Deus fomos lembrados. Temos visto quanto trabalha esse prefeito”.
Odenir Paiva, morador há 14 anos
 
“É um sonho para nós”
Rui Lima, um dos pioneiros no Bom Jesus: morador há 19 anos
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Homem mais rico do país diz que contrata quem 'cria problemas'

Atualmente o homem mais rico do país, Jorge Paulo Lemann, com patrimônio estimado pela Bloomberg em US$ 21,5 bilhões, diz que busca contratar gente "que cria problemas", e não um "soldado" que obedece o que o superior comanda.
"A gente gosta de pessoas que têm iniciativas próprias, atingem resultados. Tem gente que fala muito, mas não faz, não acontece", diz Lemann, que é um dos sócios do 3G Capital, que controla a Ambev, o Burger King, as Lojas Americanas e outras grandes empresas.
Ele participou nesta terça-feira (26) de um bate-papo realizado pelo site Na Prática, da Fundação Estudar (que ele também mantém).
Ele afirmou ainda que, hoje, os candidatos a uma vaga já chegam sabendo o que dizer. "Todo mundo que vem para a entrevista é escolado, sabe as respostas, vem preparado. O melhor mesmo é dar uma chance para botar para trabalhar, fazer algo, porque daí rapidamente se descobre quem é bom e quem não é."
De acordo com o empresário, a cultura organizacional das empresas dele são "cópias" e uma "mistura" de coisas que ele e os sócios foram "vendo de vários lugares e misturando".
As práticas de meritocracia, a cultura de dar uma parcela da empresa aos funcionários que se destacam para que as pessoas tenham a senso de serem donas, as avaliações constantes e operações com custos muito controlados foram classificados como não muito sofisticadas por Lemann. "São coisas simples", ele afirmou.
Leia aqui a matéria completa.
Fonte:uol.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

TRIO É ACUSADO DE CANIBALISMO

O trio acusado de canibalismo em Pernambuco, Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 51, Isabel Cristina Pires da Silveira, 52, e Bruna Cristina de Oliveira da Silva, 26, não tem problemas mentais. É o que atesta o laudo da equipe do HCTP (Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico), localizado em Itamaracá (região metropolitana do Recife).
O caso de canibalismo foi descoberto pela polícia de Garanhuns, que investigava o uso de documentos e cartão de crédito no nome de Jéssica Camila da Silva Pereira, 17, que desapareceu em 2008, em Olinda (PE). Bruna Cristina estava usando o nome de Jéssica em compras em Garanhuns.
Na casa que os três acusados de canibalismo moravam, em Garanhuns, foram encontrados restos mortais e eles confessaram que faziam rituais com os corpos das vítimas.
Matéria completa aqui.
Fonte: uol.com.br

Enem por escola 2012: particulares de MG são maioria em ranking nacional

A rede particular do Estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional elaborado seguindo as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 com seis instituições entre as 20 com as maiores médias no país. O UOL calculou a média das quatro provas objetivas do exame (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza) para obter esse ordenamento.
Os dados das escolas foram disponibilizados na manhã desta terça (26) pelo MEC (Ministério da Educação). Foram divulgados apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio.
O Estado de Minas Gerais tem seis escolas entre as 20 melhor avaliadas. Na sequência, chegam os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, cada um com cinco escolas entre as mais bem avaliadas. 
Veja no uol.com.br a lista completa das escolas.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cidade do Povo: Governador apresenta primeira casa finalizada

“É uma satisfação muito grande ver concluída a primeira moradia que vai mudar a história habitacional do Estado do Acre”, afirmou o Governador Tião Viana durante a visita de acompanhamento da conclusão do primeiro protótipo no empreendimento Cidade do Povo, neste sábado, 23. A realização das obras no local avança em ritmo intenso e centenas de casas erguidas desenham o cenário das obras públicas que vão dar nova direção e melhorias, para as milhares de famílias acreanas que sofrem todos os anos com os danos causados pelas cheias do rio.
A primeira casa do empreendimento foi edificada mediante a utilização do sistema construtivo de fôrmas plásticas, que permite a construção em série proporcionando excelência e celeridade na realização dos serviços. A moradia faz referência à tipologia prevista para as mais de 10 mil unidades habitacionais a serem construídas no local. Elas são geminadas e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e, inclusive, aquecedor solar – um equipamento previsto pela normativa de construção das unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida", o qual trará conforto aos moradores sem que haja alto custo no consumo de energia.
matéria completa na agencia.ac.gov.br