sexta-feira, 25 de maio de 2012

Edital do Enem 2012 é divulgado; inscrições começam na segunda


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25)  do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.
Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Início das inscrições28/05 (10h)
Término das inscrições15/06 (23h59)
Pagamento das incriçõesAté 20/06
Taxa de inscriçãoR$ 35
Data das provas03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito07/11
Resultado individual28/12
Fonte: Inep
Inscrição
As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 20 de junho. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação. Leia aqui a matéria completa.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fundação Elias Mansour promove oficinas para a elaboração do Plano Estadual de Cultura


O Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), coordenam o processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura do Acre, que contempla ainda a realização de oficinas para a capacitação dos envolvidos  nas etapas seguintes, como a instalação do Fórum Estadual e do “Seminário Cultura e Desenvolvimento”, que vai acontecer na próxima segunda-feira, 28.
No fim de semana passado, 18 e 19, os gestores dos departamentos da FEM, FGB e MinC e o grupo técnico de facilitadores participaram de mais um encontro para a formação de uma proposta metodológica para o PEC/AC. Entre as muitas pautas, foram discutidos o plano de comunicação e a criação de um banco de dados, que será utilizado como referência para direcionar o cumprimento das ações.
Educação, juventude, meio ambiente, esporte, economia solidária, indígena e políticas de promoção da igualdade racial são apenas alguns dos eixos que agora fazem parte desse mecanismo. Essas e outras áreas servirão de base para o mapeamento das manifestações culturais em meio às distâncias geográficas, às camadas sociais e à diversidade artístico-cultural da produção local.
A construção do PEC deve apontar os rumos da cultura acreana para os próximos 10 anos e ainda permitir uma participação ampla de artistas, fruidores, gestores, consumidores e produtores de todo o Estado.
“Vamos abordar a institucionalização do planejamento da cultura, os desafios e conquistas na construção dos planos de cultura, envolvendo as diversidades culturais, o estágio atual do Sistema Nacional de Cultura e também dos Planos de Cultura”, explica Assis Pereira, técnico do Núcleo Executivo do Projeto de Apoio à Elaboração dos Planos de Cultura do Acre.
agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governador garante incentivo ao Taekwondo em encontro com presidente da Confederação Brasileira da modalidade


O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 22, Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, acompanhado pelo presidente da Federação Acreana de Taekwondo, Itaci Camargo, e pelo secretário de Esportes, Mauro de Deus.
O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 22, Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, acompanhado pelo presidente da federação acreana de Taekwondo, Itaci Camargo e pelo secretário de Esportes, Mauro de Deus (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 22, Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, acompanhado pelo presidente da Federação Acreana de Taekwondo, Itaci Camargo, e pelo secretário de Esportes, Mauro de Deus (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Durante o encontro, o governador assegurou aos presidentes Carlos Fernandes e Itaci Camargo que vai fomentar cada vez mais o crescimento do Taekwondo no Estado. “Será um prazer estar junto dessa equipe”, afirmou Tião Viana.
Carlos Fernandes comentou que fica satisfeito em ver que o governador do Estado está de braços abertos para incentivar práticas esportivas. “A minha vinda foi justamente para isso: fortalecer, unificar e alavancar o Taekwondo aqui no Acre. Nós já estamos formalizando a federação, e não tenho dúvidas de que daqui para frente este Estado será uma potência no circuito de Taekwondo nacional”, disse.
O presidente da Federação Acreana de Taekwondo, Itaci Camargo, observou que o que faltava para o crescimento da pratica desse esporte no Estado eram a união com a Confederação Brasileira e o apoio do governo. “Nós fechamos essa parceria com a confederação e sempre tivemos o apoio do governador Tião Viana. A vinda do mestre foi justamente para homologar nossa federação. O que podemos dizer é que nasce um novo tempo para o Taekwondo no Estado, e acreditamos que vamos crescer com esse esporte. Temos um futuro brilhante pela frente”, declarou.
Mauro de Deus frisa que todas as federações esportivas têm recebido a colaboração do governo do Estado. “O governo vai mais apoio para captar atletas, treinar e ranqueá-los. Isso num futuro próximo pode nos possibilitar até preparar um atleta em nível nacional para participar de competições no país e, quem sabe, das Olímpiadas de 2016 ou 2020.”
Fonte: agencia.ac.gov.br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Escola da Floresta terá gestão compartilhada com cooperativa de produtores


“Cada palmo de chão vai ser muito valorizado”. A frase, do presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Manejadores Florestais Extrativistas do Acre (Transfica), Francisco Melo, foi dita em comemoração a mais uma conquista dos produtores familiares, durante a assinatura do termo de gestão compartilhada da Escola da Floresta.

Governador Tião Viana e diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, durante a assinatura do termo de gestão compartilhada da Escola da Floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana e diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, durante a assinatura do termo de gestão compartilhada da Escola da Floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Compartilhar a gestão da Escola da Floresta significa que vinte famílias de produtores, através da cooperativa, serão responsáveis, junto com o corpo técnico e os alunos da escola, por tocar a produção na área da fazenda que faz parte do campo de ensino. Ovelhas, peixes, frango e gado leiteiro são algumas das atividades que serão desenvolvidas na área.
Leia a matéria completa aqui.