sexta-feira, 7 de outubro de 2011

7 maneiras como a nossa mente e corpo mudam com a idade


A ideia de que à medida que ficamos mais velhos, ficamos mais “quadrados” foi desmentida por uma pesquisa americana
Quem assistiu o “O curioso caso de Benjamim Button” lembra como o filme mostra as dificuldades da velhice. Primeiro, o personagem principal que nasce velhinho, quase cego e cheio de reumatismo. Em seus primeiros anos de vida, só consegue andar com muletas ou bengalas. Quando, no entanto, ele está no auge de sua juventude, quem começa a envelhecer é a sua paixão de infância. A seguir, sete mudanças (umas boas e outras nem tanto) que acontecem no nosso corpo e nossa mente quando envelhecemos.

1 – FICAMOS MAIS LIBERAIS

A ideia de que à medida que ficamos mais velhos, ficamos mais “quadrados” foi desmentida por uma pesquisa americana que questionou mais de 46 mil americanos entre 1972 e 2004. Ao longo destes anos, as atitudes foram ficando mais liberais em relação a política, economia, raça, gênero, religião e questões sexuais. A pesquisa não acompanhou os mesmos indivíduos durante todo o tempo, mas mostrou que os “velhos” das novas gerações estão mais “desencanados”. Quando você estiver com mais de sessenta anos, provavelmente vai ser ainda mais liberal do que seus avós.

2 – SUAS CÉLULAS-TRONCO ENVELHECEM TAMBÉM

Quando você envelhece, as células do seu corpo envelhecem. As células-tronco, aquelas que podem se transformar em qualquer outro tipo de célula, ajudam a substituir as células velhas ou prejudicadas. O problema é que elas envelhecem também, e sua capacidade regenerativa diminui com o tempo.

Em 2007, uma pesquisa colheu células-tronco de ratos novos e velhos, que davam origem ao tutano do osso. Elas foram misturadas e implantadas em um rato que tinha deficiência na produção de tutano.

No começo, tanto as células novas quanto as velhas produziram na mesma medida. Contudo, o rendimento das células mais velhas não demorou a desacelerar. Os cientistas desconfiam que a causa pode ser genética.

3 – PRECISAMOS DE MENOS HORAS DE SONO

Os mais velhos dormem menos. Pesquisas mostraram que os adultos dormem menos que os jovens e os idosos menos que os adultos. Em um estudo com 110 adultos saudáveis que dormiam oito horas por dia, ficou comprovado que o grupo mais velho, com idade entre 66 e 83 anos, cochilava até 20 minutos a menos que os indivíduos de meia idade (idade entre 40 e 55 anos). Os jovens com idades entre 20 e 30 anos levaram a melhor, pois dormem até 23 minutos a mais que o grupo de meia idade. A explicação? Quanto mais velho, menos horas de sono precisamos.

4 – FICAMOS MAIS DISTRAÍDOS

A medida em que envelhecemos, perdemos a habilidade de ignorar distrações, ou seja, temos menos foco, ficamos mais distraídos. Quem chegou a esta conclusão foi um grupo de estudantes de psicologia da Universidade de Toronto, liderado pela doutoranda Karen Campbell. Mas, segundo a pesquisadora, existe um lado bom: as pessoas de mais idade têm a habilidade única de ligar uma informação irrelevante a outra informação que aparece na mesma hora, ajudando a preservar e impulsionar a memória.

5 – FICAMOS CAÍDOS

A nossa pele sofre com o envelhecimento. A epiderme, a parte mais externa da pele, fica mais fina; a pele perde a elasticidade; a gordura do rosto que fica nas camadas profundas da pele começa a minguar. O resultado é aquela pele enrugada, murcha, cheia de marcas de expressão e rachaduras.

Para os mais vaidosos, existem saídas como as plásticas e o Botox, por exemplo, mas isso tudo talvez não seja suficiente. Isto porque os ossos do maxilar, bochechas e das cavidades dos olhos também começam a gastar, de acordo com a pesquisa de Robert Shaw, da Universidade de Rochester. A falta de sustentação deixa a pálpebra e as bochechas caídas e ficamos com aquela “papada”.  O pesquisador sugere implante de osso, mas além dos riscos, isso parece lutar demais contra o tempo, não é?

6 – AINDA GOSTAMOS DE UMA BOA GARGALHADA

Rir ainda é o melhor remédio. “A idade não influencia as nossas respostas emocionais ao humor, ainda gostamos de uma boa piada, quando a entendemos”, disse a psicóloga Prathiba Shammi, do Centro Baycrest de Cuidados Geriátricos. “Esta resposta é importante porque faz parte da interação social e sempre foi dito que o humor melhora a qualidade de vida, ajuda a diminuir o estresse e nos ajuda a lidar com os problemas da velhice”.

Por outro lado, um estudo canadense publicado em 2003 mostrou que os adultos mais velhos têm mais problemas em entender as piadas. Eles não entendem as frases de efeito das piadas e não conseguiram distinguir as tirinhas de humor das regulares.

7 – MANTEMOS UMA ATITUDE POSITIVA

Mesmo com tantas desvantagens, aqueles que acreditam que esta é a “melhor idade” simplesmente passam por cima destas pesquisas e encaram esta como qualquer outra fase da vida, como a infância ou a adolescência.

Um estudo publicado em 2008, no departamento de sociologia da Universidade de Chicago, sugere que o aumento da longevidade ocorrido desde os anos 1970 está ligado ao aumento da felicidade, apesar da saúde e do dinheiro diminuírem com a idade. Tudo isto depende da atitude que você escolhe ter diante de sua vida. Olhar para o passado e ter apenas boas lembranças, manter uma atitude positiva faz com que muitos idosos sejam mais otimistas que os jovens.[LiveScience]
Fonte:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

'É um herói de 7 vidas', diz dona de vira-lata que salvou sua filha de pitbull


Segundo a matéria do g1.com,  estudante Kenya Suelen, 16 anos, se recupera do susto e dos momentos de pânico que teve nesta quarta-feira (5), quando um cão da raça pit bull invadiu a casa dela e quase atacou sua filha de 3 anos, no Jardim Carioca, em Campo Grande.
A criança só não foi ferida por causa da intervenção do cão de estimação, o vira-lata Fofinho. O mascote foi ferido pelo outro cachorro e a dona espera buscá-lo no veterinário ainda nesta quinta-feira (6).
“Ele é um herói. Sem ele teria acontecido o pior”, disse a estudante ao G1. Segundo ela, o pit bull mordeu o cãozinho, o levou por diversas quadras e somente o soltou após ser atropelado por um carro em uma avenida.

Sem saber estar grávida, mulher dá à luz na rua


Da BBC
Uma mulher britânica de 44 anos que acreditava estar na menopausa se surpreendeu ao dar à luz no meio da rua após se sentir mal, sem saber que estava grávida.
Jane Eadie afirmou ter ficado abismada ao dar à luz ao seu terceiro filho - um menino batizado de James - em uma rua da cidade de Belper, no centro da Grã-Bretanha, no dia 24 de setembro.
Ela diz que acreditava estar ganhando peso por ter parado de tomar um medicamento e que não considerava a possibilidade de estar grávida por acreditar que estava na menopausa.
Eadie estava andando na rua fazendo compras quando se sentiu mal e se sentou em um banco.
Ela disse ter pensado que fora algo que havia comido no dia anterior e que lhe fez mal, mas na realidade ela estava nos últimos estágios do trabalho de parto.
Sua filha Elizabeth Anderson, de 23 anos, estava com ela quando ela deu à luz em frente às lojas.
'Eu simplesmente não podia acreditar. Pensei que era um sonho até ver o bebê. Ele é maravilhoso', disse Elizabeth.
'Todo mundo na rua ficava vindo até a gente e dando os parabéns', conta.
Leia matéria completa no g1.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PREFEITA ANUNCIA FILIAÇÃO -PSD É O NOVO PARTIDO DE MARILETE VITORINO


Segundo o blog do kbym a prefeita de Tarauacá Marilete-PSD Vitorino reuniu cerca de cinquenta pessoas no Teatro José Potyguara para anunciar formalmente a sua filiação ao PSD (Partido Social Democrata) e os novos rumos que integrará a nova candidatura a prefeitura de Tarauacá. O maior líder articulador da ida da prefeita para o PSD foi Petecão. Em poucas palavras a prefeita falou que se reuniu diversas vezes com os partidos que integra a Frente Popular e nunca "bateu o martelo", fechando o acordo único da sua candidatura. "Fizemos tudo com ética e respeito que temos com o governador do Acre Tião Viana e as principais lideranças da Frente Popular ficaram sabendo de nossa decisão. 

O governador agradeceu e desejou felicidades para todos". Foram convidados apenas os pré candidatos a vereadores que integraram o noivo partido. Cada falou o que pensavam a respeito das novas alianças formadas na política local. No entanto, foi consenso na fala de todos os presentes que a filiação da Prefeita Marilete Vitorino Para o PC do B (Partido Comunista do Brasil) e a Frente Popular, nunca foi aceita, nem lá, nem cá.
Petecão é um dos precursores do PSD. Logo após assumir o mandato de senador pelo Acre, Petecão fora convidado a participar do casamento de um amigo em Ilhabela, no interior de São Paulo. Ali, Petecão foi chamado para as primeiras conversas com Kassab, de quem se tornou amigo. Em pouco tempo, a amizade com o prefeito de São Paulo fortaleceu-se. E Kassab retribuiu a Petecão o gesto dele em abraçar a causa de criação do PSD. Fez uma visita ao Acre no mês de abril, o que serviu para motivar políticos insatisfeitos com as atuais lideranças políticas do Estado a encamparem as idéias do novo partido.

Moisés Diniz pode deixar a liderança do governo na Assembleia Legislativa


Luciano Tavares, para Agência ContilNet
Moisés Diniz
Moisés Diniz
O deputado Moisés Diniz (PC do B) pode deixar a liderança do governo na Assembleia Legislativa.

A possível desistência do comunista foi o comentário desta terça-feira nos corredores da Casa. Um parlamentar da base governista confirmou a intenção de Diniz.

Há dias, o líder do governo tem revelado a pessoas próximas a ele insatisfação com alguns petistas, principalmente nas articulações políticas da Frente Popular em Tarauacá, onde PT e PC do B vivem em constante discórdia, o que não é segredo para ninguém.

Mas desistência da prefeita Marilete Vitorino em aderir ao PC do B, devido à intransigência de grupos políticos da FPA e a não intervenção direta do governador Tião Viana no processo teria “magoado” mais ainda Moisés Diniz.

No domingo de manhã, o líder do governo, disse que o que fizeram com Marilete foi “uma sacanagem” e admitiu que a culpa da desistência da prefeita foi  mesmo de alguns governistas de seu município.

Somado ao contexto político de Tarauacá, está a pré-candidatura de sua correligionária, deputada federal Perpétua Almeida, à Prefeitura de Rio Branco. Ouve-se  nos quatro cantos da cidade que ela não abre mão da disputa.

Com a pré-candidatura de Perpétua consolidada, Moisés Diniz não ficaria à vontade para defender o governo do PT, partido que também vai lançar pré-candidato a prefeito.

Moisés Diniz não compareceu à sessão desta terça-feira. Ele está no interior do Estado acompanhando agenda de governo.

Com a possível desistência do comunista, o governo terá dificuldade para escolher um líder. É que Diniz é conhecido por agregar forças. Além disso, tem discurso e consegue o mais difícil, a simpatia dos deputados de oposição.
Fonte: contilnet.com

Dono de boate é condenado a 11 anos de prisão

A 5ª Vara Criminal de São Paulo condenou Oscar Maroni Filho, dono da boate Bahamas e de um hotel na região de Moema, Zona Sul da capital paulista, a 11 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos. A setença foi dada na sexta-feira (30) e divulgada nesta segunda (3) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Maroni poderá recorrer da decisão em liberdade.
Segundo o TJ, consta dos autos que no Bahamas aconteciam encontros libidinosos, onde trabalhavam de forma habitual garotas de programa. “Os encontros eram realizados nas suítes disponibilizadas no estabelecimento, que fazia desses encontros sua principal e ‘bastante lucrativa’ atividade econômica”, diz o texto.
De acordo com a denúncia, as mulheres eram atraídas com a promessa de lucro e recebiam R$ 300 pelo programa, sendo fiscalizadas para que ficassem o menor tempo possível com os clientes. A jornada diária era de oito horas.
‘Miss garota de programa’
Ainda de acordo com a denúncia, Maroni também é acusado de promover o concurso “Miss garota de programa”, cuja vencedora ganhava uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos.
Além do empresário, outras cinco pessoas foram denunciadas por formação de quadrilha, tráfico interno de pessoas, manutenção de local destinado a encontros libidinosos e favorecimento à prostituição.
Em sua decisão, a juíza Cristina Ribeiro Leite julgou a ação parcialmente procedente para condenar Oscar Maroni Filho a pena de 11 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos.
Sentença
De acordo com a sentença, “durante décadas Oscar Maroni Filho fez da exploração da prostituição alheia a fonte de sua fortuna, transformando-a em negócio que gerava R$ 1 milhão por mês. Iniciando com uma casa de massagens, logo teve várias delas, e dali para o Bahamas, prosseguiu empregando toda sua energia no aprimoramento, divulgação, seleção e ampliação de seu ‘prostíbulo-balneário’, passando, por fim, ao incentivo do meretrício ‘virtual’ com o ‘Cyber Bahamas’, tornando-se proprietário de quase uma quadra das regiões nobres da capital, onde erigiu um prédio de 11 andares com ligação subterrânea para as instalações de seu prostíbulo. E tudo isso foi por ele feito com enorme desfaçatez, comparável talvez apenas a sua vaidade. Tornou seu lupanar uma casa de fama nacional, divulgando-a até mesmo em programas televisivos e reportagens na mídia falada e impressa”, diz o texto.
Fonte: g1.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Discussão por diferença de R$ 0,15 na conta acaba em tiroteio com morte


Um homem morreu em troca de tiros ocorrida em conveniência do bairro Caiobá, em Campo Grande. Segundo a Polícia Civil, a confusão começou depois de discussão iniciada entre quatro clientes e os proprietários do estabelecimento, por causa de diferença de R$ 0,15 na conta.
De acordo com registro da ocorrência, os quatro homens estavam bebendo na conveniência por volta da 0h30 (horário de MS). Quando foram embora, pagaram a conta. O proprietário disse que ainda faltavam R$ 0,15 para fechar a dívida. Um dos homens entregou uma nota de R$ 50 e queria que o comerciante devolvesse R$ 49,85.
O comerciante e os quatro homens começaram a discutir e chegaram a agressões físicas. Os clientes foram embora e, segundo registro policial, disseram que voltariam para “quebrar tudo”. Pouco tempo depois, os quatro voltaram. O pai e o irmão do dono da conveniência, que estavam no local, disseram à polícia que eles chegaram atirando em direção ao estabelecimento.
O pai e o irmão do dono conveniência, que estavam armados, disseram à polícia que revidaram os tiros e acertaram três dos quatro suspeitos. Um dos clientes morreu no local com tiro na cabeça. Outros dois ficaram feridos e foram levados para Santa Casa de Campo Grande. O quarto homem fugiu e não foi identificado pela polícia.
O pai e o irmão do proprietário do estabelecimento foram detidos em flagrante por homicídio doloso e tentativa de homicídio e estão sendo interrogados. A polícia recolheu as armas deles, duas armas calibres 32 e 22. Não foi encontrada nenhuma arma com os clientes envolvidos na confusão. O caso foi registrado pela Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário.
Fonte: g1.com