terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sarney diz que uso de helicóptero “não prejudicou ninguém”


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu mais uma prova de que se considera uma figura além do bem e do mal. Sarney passou o dia todo se recusando a responder perguntas sobre as denúncias feitas pela Folha de S.Paulo segundo a qual ele usou pelo menos duas vezes um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para se deslocar no Estado. Quando falou, no fim do dia, Sarney, além de confirmar o uso da aeronave, disse que não havia “prejudicado ninguém”, mesmo confrontado com a notícia de que um pedreiro ferido em um acidente teria ficado esperando enquanto as malas de Sarney eram descarregadas do helicóptero. O Globo, via Blog do Noblat, conta:
“O que tinha que dizer, já disse. Estou como chefe do Poder Legislativo,
tenho direito a transporte e segurança em todo o país, de representação
e não somente a serviço. É chefe de Poder, porque o presidente não é chefe
 de um Poder? Onde ele vai ele não tem direito a transporte e segurança?
Não prejudicou ninguém” disse Sarney, afirmando que a imprensa deveria
estar “satisfeita” com a explicação.
É difícil descrever a atuação de uma figura como José Sarney em termos brandos. Prepotente 
diante do papel de fiador da governabilidade que adquiriu no governo Lula e que manteve com 
Dilma, Sarney é uma espécie de intocável da política brasileira. O senador Pedro Simon (PMDB-RS),
 precisou da ironia para descrever Sarney, como conta o Estadão.
“O Sarney é uma figura institucional, ele é que nem o Papa, se usou, usou bem.
Não sei nem de quem foi, nem por que foi, usou e pronto. Não precisa explicar
nada pra ninguém”, criticou o gaúcho.
Foto: Luiz Alves / Agência Senado
José Antonio Lima

Calendário de Pagamento Agosto de 2011


25/08/2011 (Quinta-feira)
• Pensionistas do MORHAN.
• ACREPREVIDÊNCIA;
• Inativos e Pensionistas.

26/08/2011 (Sexta-feira)
• Gabinete Militar;
• Secretaria de Estado de Infra-estrutura e Obras Públicas;
• Secretaria de Estado Extraordinária de Habitação de Interesse Social;
• Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos;
• Secretaria de Estado de Segurança Pública;
• Secretaria de Estado da Policia Civil;
• Secretaria de Estado de Extensão Agro-florestal e Produção Familiar;
• Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer;
• Secretaria de Estado de Comunicação;
• Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social;
• Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Sócio-Educativas;
• Instituto Sócio-Educativo/ISE;
• Secretaria de Estado de Pequenos Negócios;
• Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres;
• Secretaria de Estado de Articulação Institucional;
• Polícia Militar;
• Corpo de Bombeiros;
• Agência Estadual Reguladora dos Serviços Públicos;
• DERACRE;
• Instituto de Administração Penitenciária;
• Cageacre;
• Emater;
• Fundação Cultural – FDRHCD
• Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour;
• FUNBESA.
• DETRAN

29/08/2011 (Segunda-feira)
• Secretaria de Estado de Educação.

30/08/2011 (Terça-feira)
• Secretaria de Estado de Saúde;
• Hospital das Clínicas do Acre.

31/08/2011 (Quarta-feira)

• Casa Civil;
• Gabinete do Vice-Governador;
• Controladoria Geral do Estado;
• Procuradoria Geral do Estado;
• Defensoria Pública Geral do Estado;
• Secretaria de Estado da Gestão Administrativa;
• Secretaria de Estado de Planejamento;
• Secretaria de Estado de Fazenda;
• Secretaria de Estado de Agropecuária;
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente;
• Secretaria de Estado de Floresta;
• Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia;
• Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre
• Acredata;
• COHAB;
• Codisacre;
• Cila;
• Colonacre;
• Fades;
• DEPASA;
• Sanacre;
• Escritório de Apoio em Brasília;
• FUNTAC;
• Fundação Escola do Servidor Público;
• IMAC;
• Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal;
• Instituto Dom Moacyr Grechi;
• Instituto de Terras do Acre.
• Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais - IMC.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo lança edital para certificação de candidatos a diretores de escolas

Mais de 140 mil alunos de 272 instituições de ensino em todo o Estado vão eleger os novos dirigentes

armando.jpg
Governo do Estado lança edital para docentes que pretender concorrer aos cargos de diretor de Escolas da Rede Pública (Foto: Assessoria SEE)
O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esporte lança na próxima semana o edital do Processo de Certificação de Professores, para docentes que pretendem concorrer ao cargo de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, no quadriênio 2012/2016. A iniciativa contribui para que o processo eletivo se aperfeiçoe e consolide ainda mais a gestão democrática dentro das unidades de ensino do Estado, que desde 2000 realiza eleições nas escolas da rede pública. As inscrições serão realizadas pelo site www.see.ac.gov.br, no período de 23 a 26 de agosto.

Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

A ex-gestora da Escola Alcimar Nunes Leitão e atual diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rita Paro, diz que a qualificação do profissional que irá dirigir centenas de alunos é fundamental para o sucesso da escola. “A escola hoje busca sua autonomia, então o diretor terá que estar preparado para conduzir a instituição de ensino”.

A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação.

Matéria completa aqui.