sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Residencial Abunã será entregue nesta sexta-feira

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Rayele Oliveira


As casas serão entregues às dez horas da manhã pelo governador (Foto: Luciano Pontes/Secom)
As casas serão entregues às 10 horas pelo governador (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Mais famílias de Rio Branco realizam o sonho da casa própria na sexta-feira, 21. O Residencial Abunã, localizado no Loteamento Santa Cruz, em Rio Branco, será entregue pelo governador Tião Viana, com um total de 136 residências. O evento está marcado para as 10 horas. Além dessas unidades habitacionais, o governo deve entregar, no início de dezembro, mais mil novas casas.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Habitação e Interesse Social (Sehab), mais de R$ 8 milhões foram investidos no empreendimento. Os recursos são provenientes do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, com a contrapartida do governo do Estado.
O titular da Sehab, Rostênio Souza, explica como se deu a seleção das famílias que serão contempladas. “Esse é o último dos empreendimentos que deve beneficiar as famílias que realizaram as inscrições no programa ainda em 2009. A seleção foi feita em 2011, e agora, depois de terem aguardado, vão realizar o sonho de ter a casa própria”, disse.
As moradias são em moldes geminados, distribuídos em 42 metros quadrados cada. Com telhas de cerâmica, esquadrias de vidro, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, o residencial dispõe de toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade.

Tião Viana reúne médicos e discute necessidade de mudanças na saúde

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan


O encontro foi essencial para pontuar necessidades no atendimento a população (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O encontro foi essencial para pontuar necessidades no atendimento à população (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana reuniu na noite desta quinta-feira, 20, alguns dos principais médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do Acre para uma importante conversa sobre o funcionamento deste setor no estado. Por algumas horas, os médicos puderam falar sobre problemas, conquistas, o que está no caminho certo e as necessidades de mudanças urgentes.
“Vamos abrir mais 250 leitos em todo o estado com ampliações e novas unidades. As condições de saúde ainda têm muitos desafios, mas avançamos muito. E eu preciso de uma parceria maior com vocês em tudo isso”, disse Tião Viana aos colegas de profissão. O governador ainda lembrou que o Acre é um dos estados mais bem avaliados na saúde pública pelo Ministério da Saúde.
Os médicos convidados para a reunião estão à frente de atendimentos de centros de saúde importantes como o Hospital das Clínicas, Hospital de Urgência e Emergência, Hospital do Câncer e Hospital Infantil. Com proposições positivas, Tião Viana definiu que reuniões como essa devem acontecer a cada 100 dias, para manter um relacionamento mais próximo com os médicos.
Para o médico infectologista Thor Dantas é uma ação correta do governo se manter próximo de quem está na ponta dos atendimentos. “Nós queremos nos aproximar e ajudar o governo a resolver as grandes questões da saúde. Os avanços no Acre são enormes e só quem viveu essa mudança nota, mas ainda temos um longo caminho pela frente, principalmente em pequenas atitudes que podem mudar tudo”, conta o infectologista.

Angelim declara que seu mandato será afinado com gestão de Tião Viana

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan 


“O meu mandato tem uma parceria forte com o governo da presidenta Dilma e do governador Tião Viana”, conta Angelim (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O meu mandato tem uma parceria forte com o governo da presidenta Dilma e do governador Tião Viana”, conta Angelim (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com 60% de aprovação de sua gestão em setembro de 2012, Raimundo Angelim foi considerado o prefeito mais bem avaliado do país entre as capitais pouco antes de encerrar seu mandato de oito anos a frente da prefeitura de Rio Branco. A aprovação de seu trabalho não é à toa, com 39.844 votos, Angelim foi eleito o deputado federal mais votado do Acre em 2014 e revela preparar uma candidatura “em sintonia com as necessidades, as inspirações e as expectativas da população do meu estado”.
Não ficar longe do povo é o maior compromisso que Angelim assume. Em conversa com o governador Tião Viana nesta quinta-feira, 20, ele explica que: “É claro que um deputado federal tem que estar preocupado com o Brasil como um todo, mas sempre focado e com uma preocupação especial com o seu povo, com sua sociedade, e daí eu não vou me distanciar disso”.
Como plataforma de luta, Angelim promete levantar a bandeira pela educação infantil. Com a atenção voltada para as crianças de 0 a 6 anos, o deputado recém-eleito explica que quando se foca nessa faixa etária, se envolve todo o entorno de preocupações que são pertinentes ao estado e ao município. “Quando você foca na criança, você exige que toda a cidade e todo estado se movimentem para esse entorno”, conta Angelim, que também planeja focar seu mandato no trabalho de resíduos sólidos e mobilidade urbana em todo o país.
Vindo de uma longa amizade com o governador Tião Viana, Angelim é categórico em seu apoio: “O meu mandato tem uma parceria forte com o governo da presidenta Dilma e do governador Tião Viana, e estarei em tempo integral disponível e atento a contribuir com o este segundo mandato”. Angelim reforça sempre a aproximação entre governo estadual, federal e população por acreditar que ao se afastar, todo esse “time” perde e discursos de todo um mandato vão junto, coisa que ele assume nunca deixar acontecer.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Grupo AutoSueco inaugura concessionária no Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan 



Tião Viana parabenizou a iniciativa do grupo e lembrou que o desenvolvimento do estado favorece o setor de veículos de carga (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana parabenizou a iniciativa do grupo e lembrou que o desenvolvimento do estado favorece o setor de veículos de carga (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O grupo AutoSueco, multimarca portuguesa, prepara-se para inaugurar no próximo dia 26 a primeira concessionária Volvo do Acre. A loja ficará em Rio Branco, no bairro Santo Afonso, e comercializará caminhões e ônibus. O diretor executivo do grupo, Carlos Meinec, visitou o governador Tião Viana na manhã desta quinta-feira, 20, e apresentou o projeto e o objetivo da empresa ao se instalar no Acre.
“Nós entendemos que é um estado em desenvolvimento. Fizemos os estudos e descobrimos que faz todo o sentido instalar uma de nossas concessionárias de veículos pesados em Rio Branco”, conta Meinec. Na conversa com o governador, ele ficou a par dos investimentos do governo do estado na área produtiva, que com certeza irão abrir portas para a venda de veículos pesados, principalmente caminhões.
Volvo - No fim dos anos 70, foi constituída a Volvo do Brasil. Desde então, a marca passou a ser uma das principais montadoras do continente, introduzindo veículos e serviços que sempre trouxeram novos conceitos ao mercado de transporte e, com isso, ajudaram a desenvolvê-lo. A Volvo é uma das marcas que mais inovações apresentou aos transportadores do Brasil.

Governo e Politécnico de Milão planejam Escola de Design para 2015

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan


Após o sucesso da primeira parceria com o Politécnico de Milão, governo planeja Escola de Design (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Após o sucesso da primeira parceria com o Politécnico de Milão, governo planeja Escola de Design (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, na Casa Civil, o diretor da escola de design Politécnico de Milão, Arturo Bellautis, e a consultora técnica Eugenia Chiara, que vieram da Itália para apresentar o projeto pedagógico da Escola de Design do Acre.
A ideia da escola é uma parceria do Politécnico com o governo do Estado, por intermédio da primeira-dama Marlúcia Cândida, e deve iniciar as primeiras turmas já no começo do ano que vem.
A Escola de Designer do Acre terá a missão de assegurar um espaço de criação e inovação em design para a formação de cidadãos capazes de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável visando à transformação social, econômica, cultural e ambiental da sociedade. Enquanto não houver estrutura própria, a escola funcionará junto ao Instituto Dom Moacyr (IDM), abrangendo 180 alunos em suas primeiras turmas, em cursos de mil horas.
Serão cursos técnicos de nível médio em Design de Móveis, Comunicação Visual e Produção de Moda. “Queremos nesses cursos dar valor ao Acre, sua cultura, favorecendo o empreendimento, mas sem esquecer a sustentabilidade”, conta Bellautis. O diretor do Politécnico ainda lembra que a ideia nasceu junto com a primeira-dama do Estado, após o sucesso do curso de design em móveis feito em parceria com o Estado e que agora já planeja capitalizar seus resultados.
Para o governador Tião Viana, o resultado visto com a primeira parceria já é o suficiente para se investir na ideia da Escola de Design, para que no futuro ela tenha sua própria estrutura e equipamentos. “Isso vai ter uma repercussão de se ramificar por todos os outros setores da educação do Acre, além de fortalecer esses setores da economia, justamente por meio da profissionalização. Faz parte do que queremos como um novo Acre”, explica o governador.

Governo e Ufac programam mestrado e doutorado em medicina

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan 


Reforçar a quantidade de mestres e doutores é essencial para abrir o curso de medicina em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Reforçar a quantidade de mestres e doutores é essencial para abrir o curso de medicina em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) firmaram nesta quarta-feira, 19, mais um passo para a abertura de 40 vagas de mestrado e doutorado na área médica em Cruzeiro do Sul. O objetivo da parceria é formar profissionais aptos a dar aulas no curso de medicina que será implantando no campus Ufac de Cruzeiro do Sul até 2016.
Serão 30 vagas para mestrado e 10 para doutorado. As inscrições devem começar dia 3 de fevereiro. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e o governador Tião Viana têm dado atenção especial para o projeto. A UFABC ministrará as aulas. Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, a implantação do curso de medicina em Cruzeiro do Sul está passando por uma fase decisiva, e o apoio do governo é fundamental, principalmente na formação de professores.
“Também estamos pedindo para que o governador interceda a fim de que possamos acelerar o levantamento da infraestrutura necessária para o curso de medicina em Cruzeiro. Serão 40 novas vagas, que irão fortalecer o número de médicos no Acre”, conta Minoru. O objetivo da Ufac é que o primeiro processo seletivo ocorra no fim de 2015, com a primeira turma iniciando as aulas em 2016.
A responsável – A Faculdade de Medicina do ABC, com sede na cidade de Santo André (SP), foi autorizada a funcionar pelo decreto federal nº 64.062, de 5 de fevereiro de 1969. A partir de sua criação, a faculdade vem se adequando no sentido da formação de um corpo docente qualificado, como também investindo em infraestrutura e recursos técnicos e laboratoriais para o exercício da docência e para a produção de pesquisas.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pontos turísticos de Rio Branco recebem as primeiras luzes natalinas

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Karen Aiache

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) iniciou o processo de decoração natalina da capital acreana, que será lançada no dia 1 de dezembro. Neste ano, o conceito da iluminação é de confraternização e ação de graças.
Decoração natalina se espalha por Rio Branco (Foto: Arquivo/Secom)
Decoração natalina se espalha por Rio Branco (Foto: Arquivo/Secom)
Como tradição, os locais decorados serão os principais pontos turísticos de Rio Branco: Gameleira, Ponte JK, Palácio do governo, Praça Povos da Floresta, Praça do Seringueiro, Biblioteca Pública, parques da Maternidade e Tucumã.
“Estamos com 50% das atividades concluídas. Vamos fazer o contorno dos prédios da Gameleira, refletores nas árvores, árvore no mastro da bandeira, iluminação dos pórticos dos parques. O diferencial está na ponte metálica e no palácio”, destaca Mara Portela, responsável pela iluminação.
O projeto iluminotécnico e o design são assinados pela equipe do gabinete da primeira-dama do Estado do Acre, Marlúcia Cândida. Os materiais fornecidos são novos e estão de acordo com as especificações das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). São parte da decoração de natal, cordas LED, tecnologia de fibra óptica, refletores e lâmpadas.
No processo de licitação participaram duas firmas, a encarregada de executar os serviços é a Etenge Engenharia. O governo do Estado garante ainda, o serviço de vigilância no período de 16 horas por dia nos locais de instalação da iluminação decorativa.

RBTRANS interdita Rua 7 de Setembro, no Nova Esperança, por 20 dias para obras de drenagem

O trecho entre as Ruas Alria Teixeira e João da Silva pela Rua 7 de Setembro, no Bairro Nova Esperança, ficará interditado por vinte dias para instalação de uma galeria de águas das chuvas. O fechamento daquele trecho será feito nas primeiras horas desta quarta-feira, 19 de novembro. “Como alternativa para acessar a 7 de Setembro, os condutores podem utilizar as  duas ruas citadas, Alria Teixeira e João da Silva. A partir delas, o condutor pode entrar e sair daquele trecho”, explicou Nélio Anastácio, diretor de Trânsito da RBTRANS.
 
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) lembra que todas as providências estão sendo tomadas para que não ocorram maiores transtornos à população. A medida cumpre disposição legal estabelecida no parágrafo 2º do artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro. Esse dispositivo permite a RBTRANS autorizar o fechamento de vias para obras de engenharia e outras intervenções de interesse coletivo. Para efeito de melhor compreensão, a Rua 7 de Setembro tem um dos acessos  nas imediações da Igreja Presbiteriana, no acesso da Rua Rio de Janeiro ao bairro  Nova Esperança.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Tião Viana trata em Brasília de Tarauacá, do Linhão e da Escola de Gastronomia

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Romerito Aquino
O governador Tião Viana recebeu nesta terça-feira, 18, do ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, total solidariedade à população de Tarauacá pelos transtornos que ela vem vivendo nos últimos dias devido à maior enchente da história do rio que banha a cidade.
Segundo o governador, deve sair nesta quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), o reconhecimento da situação de calamidade pública que vêm vivendo os tarauacaenses, o que facilita a concessão de ajuda federal para o município acreano. Pelas redes sociais, Tião Viana agradeceu ao gesto da presidente Dilma Rousseff.
Tião Viana tratou com o ministro das Minas e Energia do Linhão Energético de Rio Branco a Cruzeiro do Sul (Foto: Ascom-MME)
Tião Viana tratou com o ministro das Minas e Energia do Linhão Energético entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Foto: Ascom-MME)
Em sua passagem por Brasília, o governador Tião Viana também manteve audiências com mais dois ministros de Estado para tratar de outros dois assuntos de interesse de seu governo e da população acreana.
A primeira audiência foi com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, com quem o governador tratou do andamento do Linhão energético que está sendo construído no estado para levar energia elétrica segura e de qualidade de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, passando por Sena Madureira, Manuel Urbano, Feijó e Tarauacá.
O governador também solicitou ao ministro Edison Lobão a conclusão da rede de energia elétrica que irá dar suporte às atividades industriais da empresa Peixes da Amazônia, que forma o Complexo de Piscicultura que irá transformar o Acre no endereço do peixe na Amazônia brasileira.
Como velhos amigos e ex-colegas do Senado Federal, Tião Viana e Edison Lobão também conversaram sobre o momento atual da política brasileira, que foi fortalecido com a reeleição da presidente Dilma Rousseff para mais quatro anos à frente do comando administrativo do país.
Audiência com o ministro da Educação foi sobre a Escola de Gastronomia (Foto: Romerito Aquino)
Audiência com o ministro da Educação foi sobre a Escola de Gastronomia (Foto: Romerito Aquino)
Do Ministério das Minas e Energia, o governador foi se encontrar com o ministro da Educação, Henrique Paim, para conversar sobre a conclusão da Escola de Hospitalidade e Gastronomia do Acre, que estão sendo construída atualmente na Cidade do Povo.
Com projeto técnico sendo concebido desde 2011 pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM), a Escola de Gastronomia representa investimento de R$ 6,4 milhões e terá capacidade para atender diariamente 1.200 alunos em três turnos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Marcus Alexandre vistoria obras de unidades de saúde no Belo Jardim 1 e 2

Desde o início da gestão, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, tem tido uma preocupação especial com o atendimento básico de saúde à população. Por isso, tem buscado garantir os investimentos necessários para ampliar e melhorar o sistema municipal em diversos bairros da cidade.
 
Neste sábado, 15, feriado da proclamação da República, Marcus Alexandre aproveitou a manhã de trabalho para realizar uma vistoria às obras de construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Belo Jardim I e Belo Jardim II. Ele estava acompanhado da secretária de Saúde, Marcilene Alexandrina e da secretária municipal de Obras, Ana Cláudia Cunha.
 
Os investimentos que estão sendo realizados pela prefeitura de Rio Branco na construção de novas unidades de saúde vai garantir a economia de recursos com o pagamento de aluguéis, além de ampliar os próprios espaços de atendimento à comunidade.
 
As novas unidades de saúde, além de sede própria, terão ambientes ampliados e adequados, onde serão oferecidos serviços antes não ofertados em função da limitação do espaço, como os consultórios odontológicos.
 
Ao todo, são quarenta e oito unidades de saúde que estão construídas e/ou reformadas pela prefeitura de Rio Branco através da Secretaria de Saúde, das quais seis já foram entregues à população. As parcerias com o Governo Federal e com o Governo do Estado tem sido fundamental para garantir os investimentos.
 
A maior parte das unidades de saúde que estão sendo construídas fica localizada em bairros distantes do centro, como o Taquari, o residencial Cabreúva e que atende várias comunidades da Baixada e a unidade de saúde do Laélia Alcântara, que atende moradores da região do Calafate.
 
A vistoria aos trabalhos realizada na manhã deste sábado pelo prefeito Marcus Alexandre foi acompanhada também pelo presidente do bairro Belo Jardim I, Antônio Carlos Rodrigo e do Aclemar, mais conhecido como “Bribote”, importante liderança comunitária daquela região da cidade.
 
Saindo do aluguel
 
As unidades de saúde do Belo Jardim I e do Belo Jardim II devem ser entregues à comunidade no início do ano que vem, melhorando e ampliando o atendimento aos moradores, já que serão dotadas de toda a infraestrutura. “Vamos otimizar a utilização desses espaços”, garantiu a secretária Marcilene Alexandrina.
 
As novas unidades serão dotadas de consultório odontológico, o que não havia nos antigos imóveis que eram alugados, consultórios de enfermagem, de médicos, sala de vacina, farmácia e também sala de curativos, possibilitando uma série de atendimentos em um mesmo lugar.
 
O presidente da Associação de Moradores do bairro Belo Jardim I, Antônio Carlos Rodrigo, fez questão de destacar a importância dos investimentos que estão sendo realizados pela prefeitura de Rio Branco para melhorar o sistema de saúde. “Não restam dúvidas que essas novas unidades contemplarão a nossa comunidade”, disse.
 
Além do Belo Jardim, a prefeitura ainda realiza investimentos em novas unidades de saúde no residencial Santo Afonso, na Cidade do Povo (com duas unidades de saúde), no Conquista e também no Jequitibá.
 
A secretária de Saúde, Marcilene Alexandrina lembra a prefeitura de Rio Branco deixará de pagar aluguel em nada menos do que vinte imóveis que antes serviam como referência no atendimento. Entre as novas unidades já entregues à comunidade está o Seis de Agosto, Laélia Alcântara, Taquari e Tancredo Neves.
 
“Viemos aqui até o Belo Jardim I e II vistoriar o andamento das obras dessas duas unidades de saúde. Nosso esforço é que elas sejam entregues no menor tempo possível para que possamos garantir um melhor atendimento à comunidade”, destacou o prefeito Marcus Alexandre.
 
Centro de Saúde Souza Araújo
 
Depois de vistoriar as obras das unidades de saúde do Belo Jardim I e II, o prefeito Marcus Alexandre foi até o centro de saúde Souza Araújo, que fica localizado no km 8 da BR 364, sentido Porto Velho e que fica próximo ao Hospital Souza Araújo.
 
O centro de saúde atende moradores dos bairros Liberdade, Santa Cecília e Albert Sampaio, funcionando de segunda à sexta-feira das 7h até às 17h. O centro é dotado de toda a infraestrutura pela prefeitura de Rio Branco, como consultório odontológico, enfermarias, sala de vacina, sala de curativo e escovódromo.
 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Detran encerra semana em homenagem às vítimas de trânsito

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Janice Dantas 


Na mini-pista criança além de se divertir aprende regras de circulação nas ruas (Foto: Assessoria Detran)
Na mini-pista criança além de se divertir aprende regras de circulação nas ruas (Foto: Assessoria Detran)
A Semana em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito foi encerrada no domingo. Para finalizar as atividades, o Detran realizou na Praça da Revolução ação voltada ao público infantil. Com mini-pista e a gincana de trânsito, o órgão objetiva fazer com que as crianças aprendam brincando as normas de segurança no trânsito.
Também foram distribuídos balões, jogos e bloquinhos mini-multas para os participantes das brincadeiras e também para quem estava passeando pela praça.
Para a diretora-geral do órgão, Sawana Carvalho, a autarquia cumpriu bem seu papel educativo durante toda essa semana. Foram realizados cursos de direção defensiva para motoristas profissionais dos órgãos públicos, palestras em escolas e empresas, trabalho lúdico nas faixas de travessia, encerramento de cursos teórico-técnico para primeira habilitação de alunos do ensino médio, dentre outras atividades. “Fizemos também uma belíssima campanha nas redes sociais  e finalizamos com essa atividade voltada às crianças, nossos futuros condutores”, relatou.
A vendedora Maria Aparecida França levou a filha para brincar. “Minha filha adorou e eu também, pois ela brincou, se entrosou com outras crianças e ainda aprendeu sobre trânsito”, disse.

Governo entrega obra de ampliação do Parque Tucumã

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Samuel Bryan


Com o feriado do Tratado de Petrópolis, o Parque do Tucumã estava movimentado durante solenidade de inauguração (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Com o feriado do Tratado de Petrópolis, o Parque do Tucumã estava movimentado durante solenidade de inauguração (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Parque Tucumã nasceu da proposta de dar uma cara nova para entrada da capital, associada a um espaço de lazer repleto de qualidade de vida. E nesta segunda-feira, 17, o governo do Estado entregou sua obra de ampliação, consistindo em duas novas pistas, uma para ciclistas e outra para pedestres, cada uma com 1.830 metros, além da grande novidade: um espaço de três quiosques feito totalmente em bambu.

“Venham para cá os atletas, os namorados, venham ouvir música, venham curtir, esse é um espaço de dedicação, de amor pela nossa cidade.”

Tião Viana
A obra custou cerca de R$ 2,6 milhões e também possui calçamento urbano com acessibilidade, 60 vagas de estacionamento, bicicletário, mobiliário urbano, iluminação pública com postes estilo jangada e um paisagismo ecológico que integra o parque ao ambiente arborizado ao seu redor. Além disso, a parceria com a prefeitura de Rio Branco garantiu a instalação de 10 equipamentos de academia de saúde , distribuídos em duas áreas de acesso.
Um dos quiosques foi destinado ao negócio de água de coco já existente no Parque do Tucumã, mas que antes ficava num carrinho no estacionamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Um dos quiosques foi destinado ao negócio de água de coco já existente no Parque Tucumã, mas que antes ficava num carrinho no estacionamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para a primeira-dama Marlúcia Cândida, a implantação do quiosque é uma realização pessoal, já que ela esteve diretamente ligada ao projeto. “Esse aqui será nosso novo ponto turístico. Tanto por usar pela primeira vez o conceito do bambu em construção civil, quanto por ser uma praça voltada para a vida saudável”, conta Marlúcia.
Um dos quiosques foi destinado ao negócio de água de coco já existente no Parque Tucumã, mas que antes ficava num carrinho no estacionamento. O segundo venderá lanches saudáveis, voltados à prática física, e o terceiro artesanato e biojoias.
“Estamos hoje com a expectativa de ver a cidade mais saudável. Venham para cá os atletas, os namorados, venham ouvir música, venham curtir, esse é um espaço de dedicação, de amor pela nossa cidade”, ponderou governador Tião Viana.
O bambu – O Acre possui uma das maiores florestas de bambu do mundo, com 600 mil hectares de plantações, e só agora começa a explorar esse potencial. Marlúcia Cândida lembrou que o espaço do quiosque é a primeira e única construção civil no Acre a usar o material, o que levou até um tempo maior para conceber o projeto. O analista em bambu Bruno Imbrois, completa dizendo que o bambu é tão proveitoso que, com um hectare da planta, é possível erguer sete casas populares.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Governo e prefeitura removem famílias alagadas em Tarauacá

Fonte: agencia.ac.gov.br - Miriane Teles


Voluntários e parceiros seguem para atendimento de famílias alagadas (Foto: Cedida)
Voluntários e parceiros seguem para atendimento de famílias alagadas (Foto: Cedida)
Tarauacá vive a maior alagação da história do município devido ao número de cidadãos atingidos e a catástrofe natural ocorre em um período atípico. Na manhã desta segunda-feira, 17, foi realizada reunião entre prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e estaduais para afinamento do trabalho de atendimento às famílias atingidas. Em seguida, todas equipes seguiram para  o trabalho em campo de atendimento da população.
O Rio Tarauacá transborda quando atinge 9,50 metros, de acordo com os dados da Estação da Agência Nacional de Águas (ANA) o rio está com 11,30 metros. As famílias atingidas estão sendo removidas para a creche da cidade e o Corpo de Bombeiros informou que até o momento estão no abrigo 22 famílias, totalizando 166 pessoas. Outras pessoas são encaminhadas para casas de parentes. Mais de quatro mil famílias foram atingidas pela enchente.
Além dos seis bairros do município, a enchente atingiu também a aldeia Nova Esperança, localizada na Terra Indígena do Rio Gregório, onde ocorre o tradicional Festival Yawa. “Um rio afluente do Tarauacá transbordou, temos uma equipe a caminho para verificar a situação da localidade e de outras aldeias próximas”, afirma Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá.
O governador Tião Viana está a caminho do município com agenda confirmada às 11 horas, para o fortalecimento da integração da gestão estadual na mobilização pelo apoio aos atingidos pelas águas.
Está sendo realizada a remoção de famílias, atendimento da Secretaria Municipal de Ação Social para os desabrigados com alimentação e água, e também reforçados os atendimento da Secretaria Municipal de Saúde com consultas médicas, entrega de medicamentos e distribuição de hipoclorito. “Queremos reforçar que as famílias podem pedir ajuda pelo número 190″, enfatiza Damasceno.

Empresários fazem visita técnica a agroindústrias do Alto Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Nayanne Santana


Governador acompanhou grupo em visita a criação de suínos, aves e plantio de grãos (Gleilson Miranda/Secom)
Governador acompanhou grupo em visita a criação de suínos, aves e plantio de grãos (Gleilson Miranda/Secom)
Uma comitiva de empresários liderados por José Carlos de Souza, o Zé Garrote, da Super Frango, veio ao estado, a convite do governador Tião Viana, para conhecer as experiências de agronegócio que estão se consolidando no Alto Acre.
O grupo fez visitas técnicas neste sábado, 15, as indústrias Dom Porquito, do ramo de suinocultura e na Acre Aves. Também visitou uma área rural onde o produtor rural Mauro Maffi possui um galpão de criação de suínos, cultiva milho e feijão com apoio do governo do Estado.
“A Super Frango é um grupo sólido de Goiás que trabalha há décadas e exporta para mais de 50 países. Eles vieram aqui para ver essa nova frente agroindustrial na região de Brasileia. Nós estamos vendo todo o ambiente ser preparado para, muito em breve, a Dom Porquito aumentar a capacidade de abate para 1.900 leitões ao dia. Isso significa emprego, salário, renda e desenvolvimento para o Alto Acre”, frisou Tião Viana.