sexta-feira, 13 de abril de 2012

Justiça eleitoral cassa tempo de tv e rádio do PT e PCdoB por propaganda fora de época

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com
A propaganda eleitoral fora de época do pré-candidato Marcus Alexandre (PT) e da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), custaram caro para os companheiros petistas e camaradas comunistas, que tiveram o tempo de propaganda partidária cassada nesta quinta-feira, 12, pela Justiça Eleitoral do Acre. A decisão foi unânime pela Corte Eleitoral.
As duas representações foram ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Os petistas e comunistas usaram o horário de propaganda gratuita no rádio e na televisão que seria para divulga o programa dos partidos, como determina o artigo 45 da lei nº  9.096/95, para fazer promoção pessoal de Marcus Alexandre e Perpétua Almeida.
Os juízes verificaram promoção nas peças publicitárias do “escolhido” de Sebastião Viana (PT). Marcos Alexandre estaria transmitindo uma ideia de que o pré-candidato será aquele que impulsionará o futuro, com base no projeto Ruas do Povo. A peça publicitária do PT foi declarada propaganda eleitoral antecipada, no entendimento do TSE.
O tempo cassado é o de 5 vezes o da inserção considerada irregular. O Partido dos Trabalhadores vai perder no primeiro semestre deste ano, sete minutos e 30 segundos. Para o cumprimento da decisão deverá ser considerado o primeiro dia em que o PT teria direito à transmissão de inserções da propaganda partidária, este ano.
A deputada federal Perpétua Almeida, também teve mensagens eleitorais detectadas pela Justiça Eleitoral. No entender da Corte, a comunista desvirtuou a finalidade da propaganda partidária. O PCdoB teve cassado cinco vezes o tempo da inserção considerada irregular. Os comunistas perderão cinco minutos de propaganda partidária.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Álcool pode deixar cérebro mais 'ligado' para lidar com testes

Uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que beber álcool em quantidades moderadas pode deixar o cérebro mais "afiado" para lidar com atividades que requerem criatividade.
O estudo foi feito com 40 homens de idades entre 21 e 30 anos recrutados de forma voluntária através do site Craigslist. Metade deles foram alcoolizados até atingir concentração de álcool no sangue de 0,075, que é acima do permitido para motoristas na maioria dos Estados americanos. Os demais continuaram sóbrios durante o estudo.
Em seguida, todos os 40 participantes foram submetidos a testes de Associações Remotas de Mednick (RAT, na sigla em inglês), que é uma forma simples e rápida usada por psicólogos para avaliar a solução de problemas criativos.
Os cientistas apresentam três palavras ao entrevistado - por exemplo, "mate", "cadeira" e "bule". O objetivo é encontrar uma palavra comum que possa ser associada a cada um destes termos, como a palavra "chá" (formando a palavra composta "chá-mate" e as expressões "chá de cadeira" e "bule de chá").
Leia a matéria completa no g1.com

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Juíza Joelma Nogueira assume Prefeitura de Tarauacá

A juíza Joelma Ribeiro assumiu nessa terça-feira (10) a Prefeitura Municipal de Tarauacá. Ela foi empossada no cargo e já comunicou à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Acre sobre o afastamento provisório de suas funções jurisdicionais.
A magistrada assume o Executivo da cidade em virtude da ausência da prefeita Marilete Vitorino, que viajou para tratar de assuntos da administração. Nesses casos, a Lei Orgânica do Município prevê que o cargo seja ocupado pelos membros que compõem a Mesa Diretora da Câmara Municipal.


  
Ocorre que o presidente da Casa Legislativa, Roberto Freire, e os dois membros da Mesa Diretora não poderiam assumir o posto de prefeito, já que são candidatos à reeleição neste ano. Se assumissem o cargo, ficariam inelegíveis.
Joelma Ribeiro deverá permanecer no cargo de prefeita até o próximo sábado (14), quando Marilete Vitorino retornará de viagem.

AGÊNCIA TJAC
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

Criança recebe ácido em vez de sedativo

Está internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, uma criança que foi medicada com ácido no Hospital São Camilo, também na capital. A direção do São Camilo informou nesta terça-feira (10) que reconhece e lamenta o erro ocorrido. O hospital também disse que a técnica de enfermagem responsável pela troca de medicação foi afastada temporariamente.

De acordo com o diretor do São Camilo, o médico José Guerra, a criança deu entrada na unidade na noite de domingo (8) porque teria batido a cabeça em casa. A equipe que atendeu o garoto indicou que fosse feita uma tomografia. Segundo Guerra, para que o exame seja realizado é necessário que o paciente tome um sedativo. Entretanto, no lugar deste medicamento, a técnica de enfermagem teria dado um ácido para a criança.

O diretor do Hospital São Camilo também informou que a criança sofreu queimadura na boca, o que provoca dificuldades na alimentação. Segundo o médico, ela foi transferida para que recebesse um tratamento mais especializado. Até as 21h30, o Hospital Felício Rocho não havia informado o estado de saúde.

A Polícia Civil vai investigar o caso.
Fonte: g1.com