sexta-feira, 8 de novembro de 2013
VÍDEO DO 12º FESTIVAL YAWA 2013
Governador Tião Viana, senador Jorge Viana, turistas de outros Estados e até de outros Países participaram do 12º Festival Yawanawa, realizado entre os dias 25 a 29 deste mês na aldeia Nova Esperança.
Bancos no Acre não terão horários de atendimento alterados
Com a diferença de três horas a partir do próxim domingo, 10, em relação ao horário de Brasília (DF), o horário de expediente bancário no Estado do Acre não sofrerá alterações. De acordo com o Gerente de Relações Institucionais do Banco do Brasil, Marcolino Rodighero, o atendimento nas agências bancárias continuará inalterado, ou seja, o funcionamento será das 8h da manhã até às 13h.
“Nós vamos continuar fazendo o atendimento normal, das 8h às 13, mesmo com a diferença de três horas em relação Brasilia. Com a mudança , o horário bancário vai reduzir para gente, que trabalha em banco, em uma hora, , mas as agências irão manter o mesmo atendimento aos clientes. Vai ter uma congestionada no final, nos procedimentos do Banco, mas nós vamos manter o atendimento inalterado”,disse.
O gerente destacou que essa medida foi repassada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) a todos a todas as agências bancárias no Estado.
No dia 31 de outubro a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.876/2013, que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para uma hora pela Lei 11.662/2008, de autoria do então senador e hoje governador do Acre Sebastião Viana.
Com a sanção da lei, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), voltam a ter duas horas a menos que Brasília, mas como atualmente o Brasil está no período do horário de verão, essa diferença sobe para três horas.
FONTE: ac24horas.com
Jogos Escolares da Juventude 2013
Foi realizada na noite desta quinta-feira, 7, no Ginásio do Campos III da Universidade Estadual do Pará, em Belém, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude de jovens de 15 a 17 anos. Os jogos acontecem até o domingo, 16, com a participação de quase quatro mil alunos-atletas de 1.251 escolas de todo o Brasil, um recorde em relação às competições anteriores.

Um dos momentos mais esperados da noite foi o acendimento da pira, que simboliza a abertura dos Jogos Escolares (Foto: Cedida)
O Acre se faz presente nos Jogos Escolares com uma delegação de 106 pessoas, sendo que desse total, 85 são alunos-atletas de escolas das redes públicas e particulares de ensino. Eles receberam o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que bancou as passagens aéreas.
O momento mais esperado da noite, o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude, fechou a cerimônia de abertura do evento. Após a solenidade, os alunos-atletas se dirigiram para o Centro de Convivência dos Jogos, onde assistiram ao show com músicas locais.
Nesta sexta-feira, 8, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A competição de ginástica rítmica tem início às 15h.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.
Fonte: agencia.ac.gov.br
Reportagem: Senildo Melo
Acre será pioneiro na América Latina em análise conjunta do clima, meio ambiente e saúde
Apesar de parecerem independentes, fatores como o clima, meio ambiente e saúde pública estão intimamente relacionados. Tanto é assim que uma ferramenta capaz de gerar análises integradas entre os mesmos proporcionaria maior entendimento e previsibilidade no que se refere às mudanças climáticas em andamento, alteração de ecossistemas e incidência de doenças tropicais.
Tal ferramenta existe e chama-se PULSE -Plataform for Understanding Long-Term Sustainability of Ecosystems and Health. Projeto de cooperação entre o Reino Unido e o Brasil elaborado pela Universidade de Exeter, Instituto de Pesquisas Espaciais-Inpe, Fundação Oswaldo cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac)/Ucegeo e Secretaria de Saúde (Sesacre), o PULSE é uma plataforma online que permite visualização integrada de dados de clima, meio ambiente e saúde humana. Disponibilizado de forma gratuita, o sistema fará parte de um projeto que executará análises acuradas nos próximos três anos, sendo adaptado às contingências do território acreano, primeiro estado brasileiro a usar uma plataforma.
A assinatura do convênio entre as instituições encarregadas do projeto (Universidade de Exeter/UK, Sema, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Fiocruz) ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 6, no auditório da Secretaria da Fazenda, (Sefaz) contando com a presença de diversas autoridades ligadas ao meio ambiente, saúde e defesa civil.

O secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, assinando o convênio para a implementação do PULSE no Estado (Foto: Assessoria Sema)
Para Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre, o PULSE vai proporcionar uma visão mais clara das interações climáticas com o meio ambiente, além de facilitar a gestão adequada destes eventos, minimizando os impactos à população. “Somos gratos a todos os parceiros envolvidos na concepção, elaboração e andamento deste projeto, porque ele facilitará muito a previsibilidade necessária para que tomemos as medidas cabíveis para as mudanças que estão ocorrendo rapidamente, tanto pela ação humana, quanto pela incidência de eventos extremos como secas e queimadas”.
Segundo Duarte Costa, gerente do Projeto PULSE pela Universidade de Exter, a plataforma trabalha cruzando dados oriundos de diferentes áreas científicas – agora agregados num mesmo sistema –, originado análises integradas e multidisciplinares capazes de orientar os tomadores de decisão em caso de eventos climáticos extremos, contribuindo, ainda, para um maior entendimento de problemas ambientais e sociais decorrentes. “Em resumo, o PULSE permitirá a análise e projeção futura de como as mudanças climáticas em andamento estão influenciando eventos sazonais como enchentes e queimadas e, consequentemente, as enfermidades sensíveis à variabilidade climática: malária, dengue, leptospirose, malária, doenças respiratórias, entre outras”, conclui.
Matéria completa em agencia.ac.gov.br
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Nota de Esclarecimento sobre alteração no fuso horário do Acre
Sobre a recente alteração no fuso horário do Estado do Acre, que entrará em vigor a partir do dia 10/11/2013, em decorrência da aprovação e sanção da Lei nº 12.876/2013, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vem a público informar que:
- Da mesma forma ocorrida quando da alteração do fuso horário no ano de 2008 (Lei nº 11.662/2008), a adaptação no horário escolar (entrada na escola/início das aulas e saída da escola/término das aulas) foi precedida de análise de impacto quanto à rotina diária de alunos e servidores (professores e servidores não docentes), avaliação realizada no decorrer das semanas que se seguiram a aprovação da Lei, tanto pela equipe da SEE quanto pela direção das escolas públicas.
- Na ocasião, no ano de 2008, primeiro decidiu-se pela alteração do horário de início das aulas/entrada nas escolas em meia hora (trinta minutos). Nesses termos, o horário de entrada e saída, que era de 7 às 11h15 no turno da manhã, passou a ser de 7h30 às 11h45; e, no turno da tarde, de 13 às 17h15 para 13h30 às 17h45.
- No ano de 2011, após nova avaliação e pactuação com os diretores escolares, alterou-se novamente o horário de entrada (início das aulas) e saída (término das aulas) das escolas, passando para 8 às 12:15, no turno da manhã, e 14 às 18h15, no turno da tarde. Naquela ocasião, o horário de início e término da jornada diária de trabalho (horário de expediente) do serviço público estadual também foi alterado, de forma a gerar maior comodidade familiar aos pais de alunos que também são servidores públicos do Estado.
- Da mesma forma quando da alteração anterior, qualquer alteração no horário escolar em virtude do retorno ao fuso horário vigente de 1913 a 2008 (Decreto nº 2.784/1913), a partir do dia 10/11/2013, deverá ser precedida de nova análise de impacto quanto à rotina diária de alunos, servidores e pais. Lembremos que é de bom alvitre que qualquer alteração no horário escolar seja acompanhada da alteração no horário de expediente dos demais serviços públicos direta ou indiretamente relacionados à Educação e ao dia a dia das escolas públicas, o que demanda tratativas e demais acertos com outros sujeitos e atores não diretamente relacionados ao processo educacional.
- Além disso, com o andamento do ano letivo no estágio em que se encontra (quarto e último bimestre letivo), a avaliação preliminar que se tem é a de que alterar a rotina de forma abrupta pode gerar maiores transtornos do que finalizar o ano letivo com o horário de entrada e saída da forma em que se encontra, até que possamos promover os ajustes necessários a partir da observação da rotina diária da comunidade escolar.
- Ante o exposto, a SEE informa que, por enquanto, o horário de início e término das aulas permanecerá inalterado. Toda e qualquer alteração será oportunamente informada aos órgãos de imprensa e à comunidade escolar.
Secretaria de Estado de Educação e Esporte
Rio Branco-AC, 6 de novembro de 2013
Projeto de assentamento contemplará 200 famílias
O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, afirmou que o objetivo desse encontro ultrapassa a intenção de mostrar como serão divididos os lotes. “Este assentamento será uma referência e demonstra a intenção do governador Tião Viana de desenvolver produtivamente a região de Manoel Urbano, com a implantação de um polo aqui na região do Itaúba, sendo um dos mais importantes da região”, declarou.
Fonte: agencia.ac.gov.br
Fonte: agencia.ac.gov.br
Blog reativado com força total
Boa tarde amigos, a partir de amanhã novas postagens e vídeos.
Postagens diárias.
aguardem.
Postagens diárias.
aguardem.
Assinar:
Postagens (Atom)