sexta-feira, 8 de novembro de 2013

VÍDEO DO 12º FESTIVAL YAWA 2013

Governador Tião Viana, senador Jorge Viana, turistas de outros Estados e até de outros Países participaram do 12º Festival Yawanawa, realizado entre os dias 25 a 29 deste mês na aldeia Nova Esperança.

Bancos no Acre não terão horários de atendimento alterados

Com a diferença de três horas a partir do próxim domingo, 10, em relação ao horário de Brasília (DF), o horário de expediente bancário no Estado do Acre não sofrerá alterações. De acordo com o Gerente de Relações Institucionais do Banco do Brasil, Marcolino Rodighero, o atendimento nas agências bancárias continuará inalterado, ou seja, o funcionamento será das 8h da manhã até às 13h.
“Nós vamos continuar fazendo o atendimento normal, das 8h às 13, mesmo com a diferença de três horas em relação Brasilia. Com a mudança , o horário bancário vai reduzir para gente, que trabalha em banco, em uma hora, , mas as agências irão manter o mesmo atendimento aos clientes. Vai ter uma congestionada no final, nos procedimentos do Banco, mas nós vamos manter o atendimento inalterado”,disse.
O gerente destacou que essa medida foi repassada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) a todos a todas as agências bancárias no Estado.
No dia 31 de outubro a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.876/2013, que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para uma hora pela Lei 11.662/2008, de autoria do então senador e hoje governador do Acre Sebastião Viana.
Com a sanção da lei, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), voltam a ter duas horas a menos que Brasília, mas como atualmente o Brasil está no período do horário de verão, essa diferença sobe para três horas.
FONTE: ac24horas.com

Jogos Escolares da Juventude 2013

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 7, no Ginásio do Campos III da Universidade Estadual do Pará, em Belém, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude de jovens de 15 a 17 anos. Os jogos acontecem até o domingo, 16, com a participação de quase quatro mil alunos-atletas de 1.251 escolas de todo o Brasil, um recorde em relação às competições anteriores.
Um dos momentos mais esperados da noite foi o acendimento da pira, que simboliza a abertura dos Jogos Escolares (Foto: Cedida)
Um dos momentos mais esperados da noite foi o acendimento da pira, que simboliza a abertura dos Jogos Escolares (Foto: Cedida)
O Acre se faz presente nos Jogos Escolares com uma delegação de 106 pessoas, sendo que desse total, 85 são alunos-atletas de escolas das redes públicas e particulares de ensino. Eles receberam o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que bancou as passagens aéreas.
O momento mais esperado da noite, o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude, fechou a cerimônia de abertura do evento. Após a solenidade, os alunos-atletas se dirigiram para o Centro de Convivência dos Jogos, onde assistiram ao show com músicas locais.
Nesta sexta-feira, 8, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A competição de ginástica rítmica tem início às 15h.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.
Fonte: agencia.ac.gov.br
Reportagem: Senildo Melo

Acre será pioneiro na América Latina em análise conjunta do clima, meio ambiente e saúde

Apesar de parecerem independentes, fatores como o clima, meio ambiente e saúde pública estão intimamente relacionados. Tanto é assim que uma ferramenta capaz de gerar análises integradas entre os mesmos proporcionaria maior entendimento e previsibilidade no que se refere às mudanças climáticas em andamento, alteração de ecossistemas e incidência de doenças tropicais.
Tal ferramenta existe e chama-se PULSE -Plataform for Understanding Long-Term Sustainability of Ecosystems and Health. Projeto de cooperação entre o Reino Unido e o Brasil elaborado pela Universidade de Exeter, Instituto de Pesquisas Espaciais-Inpe, Fundação Oswaldo cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac)/Ucegeo e Secretaria de Saúde (Sesacre), o PULSE é uma plataforma online que permite visualização integrada de dados de clima, meio ambiente e saúde humana. Disponibilizado de forma gratuita, o sistema fará parte de um projeto que executará análises acuradas nos próximos três anos, sendo adaptado às contingências do território acreano, primeiro estado brasileiro a usar uma plataforma.
A assinatura do convênio entre as instituições encarregadas do projeto (Universidade de Exeter/UK, Sema, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Fiocruz) ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 6, no auditório da Secretaria da Fazenda, (Sefaz) contando com a presença de diversas autoridades ligadas ao meio ambiente, saúde e defesa civil.
O secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre Edegard de Deus assinando o convênio para a implementação do PULSE no Estado (Foto: Assessoria Sema)
O secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, assinando o convênio para a implementação do PULSE no Estado (Foto: Assessoria Sema)
Para Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente do Acre, o PULSE vai proporcionar uma visão mais clara das interações climáticas com o meio ambiente, além de facilitar a gestão adequada destes eventos, minimizando os impactos à população. “Somos gratos a todos os parceiros envolvidos na concepção, elaboração e andamento deste projeto, porque ele facilitará muito a previsibilidade necessária para que tomemos as medidas cabíveis para as mudanças que estão ocorrendo rapidamente, tanto pela ação humana, quanto pela incidência de eventos extremos como secas e queimadas”.
Segundo Duarte Costa, gerente do Projeto PULSE pela Universidade de Exter, a plataforma trabalha cruzando dados oriundos de diferentes áreas científicas – agora agregados num mesmo sistema –, originado análises integradas e multidisciplinares capazes de orientar os tomadores de decisão em caso de eventos climáticos extremos, contribuindo, ainda, para um maior entendimento de problemas ambientais e sociais decorrentes. “Em resumo, o PULSE permitirá a análise e projeção futura de como as mudanças climáticas em andamento estão influenciando eventos sazonais como enchentes e queimadas e, consequentemente, as enfermidades sensíveis à variabilidade climática: malária, dengue, leptospirose, malária, doenças respiratórias, entre outras”, conclui.
Matéria completa em agencia.ac.gov.br

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nota de Esclarecimento sobre alteração no fuso horário do Acre

Sobre a recente alteração no fuso horário do Estado do Acre, que entrará em vigor a partir do dia 10/11/2013, em decorrência da aprovação e sanção da Lei nº 12.876/2013, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vem a público informar que:
  1. Da mesma forma ocorrida quando da alteração do fuso horário no ano de 2008 (Lei nº 11.662/2008), a adaptação no horário escolar (entrada na escola/início das aulas e saída da escola/término das aulas) foi precedida de análise de impacto quanto à rotina diária de alunos e servidores (professores e servidores não docentes), avaliação realizada no decorrer das semanas que se seguiram a aprovação da Lei, tanto pela equipe da SEE quanto pela direção das escolas públicas.
  2. Na ocasião, no ano de 2008, primeiro decidiu-se pela alteração do horário de início das aulas/entrada nas escolas em meia hora (trinta minutos). Nesses termos, o horário de entrada e saída, que era de 7 às 11h15 no turno da manhã, passou a ser de 7h30 às 11h45; e, no turno da tarde, de 13 às 17h15 para 13h30 às 17h45.
  3. No ano de 2011, após nova avaliação e pactuação com os diretores escolares, alterou-se novamente o horário de entrada (início das aulas) e saída (término das aulas) das escolas, passando para 8 às 12:15, no turno da manhã, e 14 às 18h15, no turno da tarde. Naquela ocasião, o horário de início e término da jornada diária de trabalho (horário de expediente) do serviço público estadual também foi alterado, de forma a gerar maior comodidade familiar aos pais de alunos que também são servidores públicos do Estado.
  4. Da mesma forma quando da alteração anterior, qualquer alteração no horário escolar em virtude do retorno ao fuso horário vigente de 1913 a 2008 (Decreto nº 2.784/1913), a partir do dia 10/11/2013, deverá ser precedida de nova análise de impacto quanto à rotina diária de alunos, servidores e pais. Lembremos que é de bom alvitre que qualquer alteração no horário escolar seja acompanhada da alteração no horário de expediente dos demais serviços públicos direta ou indiretamente relacionados à Educação e ao dia a dia das escolas públicas, o que demanda tratativas e demais acertos com outros sujeitos e atores não diretamente relacionados ao processo educacional.
  5. Além disso, com o andamento do ano letivo no estágio em que se encontra (quarto e último bimestre letivo), a avaliação preliminar que se tem é a de que alterar a rotina de forma abrupta pode gerar maiores transtornos do que finalizar o ano letivo com o horário de entrada e saída da forma em que se encontra, até que possamos promover os ajustes necessários a partir da observação da rotina diária da comunidade escolar.
  6. Ante o exposto, a SEE informa que, por enquanto, o horário de início e término das aulas permanecerá inalterado. Toda e qualquer alteração será oportunamente informada aos órgãos de imprensa e à comunidade escolar.
Secretaria de Estado de Educação e Esporte
Rio Branco-AC, 6 de novembro de 2013

Projeto de assentamento contemplará 200 famílias

O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, afirmou que o objetivo desse encontro ultrapassa a intenção de mostrar como serão divididos os lotes. “Este assentamento será uma referência e demonstra a intenção do governador Tião Viana de desenvolver produtivamente a região de Manoel Urbano, com a implantação de um polo aqui na região do Itaúba, sendo um dos mais importantes da região”, declarou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Blog reativado com força total

Boa tarde amigos, a partir de amanhã novas postagens e vídeos.
 Postagens diárias.
aguardem.