sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Saúde: mais de 2 milhões de atendimentos de urgência e emergência


grafico-um-materia-sesacre-16-01-2014-thennyson-passos-materiaO governo do Estado realizou diversos empreendimentos na saúde pública estadual, visando à ampliação nos acessos aos serviços de urgência e emergência. No período de 2011 a outubro de 2013, 2,3 milhões de atendimentos foram feitos pelos hospitais e unidades de urgência e emergência do estado.
Para alcançar essa oferta de atendimentos médicos, especializada em situações de emergência, diversos fatores contribuíram como explica a secretária de Saúde, Suely Melo.
O governo do Estado adquiriu 19 novas ambulâncias e conta com um helicóptero no auxílio das emergências (Foto: Assessoria Sesacre)
O governo do Estado adquiriu 19 novas ambulâncias e conta com um helicóptero no auxílio das emergências (Foto: Assessoria Sesacre)
“Uma das prioridades do governador Tião Viana é a saúde pública. Nesse período, desenvolveu vários investimentos, bem como habilitação dos serviços ‘Melhor em Casa’ que, atualmente, acompanham 49 pacientes – portadores de doenças crônicas com dificuldades de locomoção. O programa é composto por uma equipe multiprofissional onde temos médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem, além da aquisição de 19 ambulâncias, somando um total de 38 veículos, e um helicóptero, para transportar pacientes em estado crítico”, exemplificou a secretária.
O governo do Acre oferta mais 25 leitos hospitalares de forma terceirizada, ou seja, leitos pagos aos hospitais da rede privada a pacientes que são usuários do SUS e necessitam de internação.
graficos-sesacre-thennyson-14-01-2014-3-materia

Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – Huerb

Conhecido como Pronto-Socorro, atende não só a população do Acre, como também pacientes de outros estados brasileiros e países vizinhos. Fundado na década de 50, o Huerb passa por muitas mudanças, tanto na estrutura, quanto na oferta de especialidades clínicas.
De acordo gerente-geral da unidade, Helyadia Prudêncio, o Hospital conta com atendimentos especializados em emergências clínicas, traumáticas e ambulatoriais, salas e leitos de observações, internações e terapia intensiva. A unidade também oferece serviço de desintoxicação – para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas –, unidade de dor torácica – onde são tratados pacientes com problemas cardíacos –, centro cirúrgico e laboratório para exames, além de vigilância epidemiológica, serviço social e emergência pediátrica. Por mês são realizados 10 mil atendimentos, 60 mil exames laboratoriais e de imagem, 300 cirurgias de emergência, e ainda 500 internações.

Unidade de Pronto Atendimento – UPA

grafico-um-materia-sesacre-16-01-2014-thennyson-passos-21-materiaO estado conta com duas UPAs, que funcionam como unidades intermediárias entre as unidades básicas de saúde e de média e alta complexidade, ampliando e melhorando o acesso aos serviços de urgência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que os pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo investe em Parques Industriais

Reportagem: Miriane Teles / Foto: Luciano Pontes / Fonte: agencia.ac.gov.br




O governo do Acre investe mais de R$ 50 milhões na compra de terreno e construção de galpões em 10 municípios. São estruturas que compõem os Parques Industriais e abrigarão empreendimentos locais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de móveis.
Em Epitaciolândia, o processo está na fase inicial, por isso os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens) estão visitando marcenarias, mobilizando e dialogando, para a organização em cooperativas e apresentando as novas perspectivas econômicas para as empresas que se adequarem.
“A indústria marceneira e moveleira acreana é a mais tradicional, porque entrega itens essenciais a todas as casas. Estamos ouvindo os atores daqui de Epitaciolândia, de forma muito democrática. Em breve os marceneiros poderão se transferir para o Parque Industrial”, afirma o assessor especial da Sedens, Jair Santos.
O marceneiro Francisco Nogueira trabalha na marcenaria “Arte e Porta” em Epitaciolândia,   e teve a oportunidade de participar da capacitação em Milão: “Lá foi só aprendizado, uma pequena empresa europeia é muito avançada. Desde a forma de tratar os detritos ao uso da economia solar, vimos um exemplo de atividade sem impacto algum”, conta.
Em Epitaciolândia, estão sendo construídos 10 galpões e em Brasileia mais 12. Em Xapuri, o Parque Industrial tem sete galpões, que já abrigam os empreendimentos. No entanto, seguem as obras, pois estão sendo reconstruídos mais dois galpões, a sede administrativa e a estufa. “A estufa vai secar até mil metros cúbicos de madeira e muitos de nós não tinha acesso a esse equipamento. A madeira mais seca, fica mais resistente e não racha, o que dá mais qualidade ao produto”, explica o marceneiro Renato Cabral.
“As obras no Parque Industrial são fundamentais, porque estamos agregando valor, gerando emprego e fazendo inclusão social, uma vez que marceneiros era uma atividade marginalizada e desenvolvida nos fundos de casa e agora estão reunidos em um ambiente saudável e com estrutura para produzir um móvel de melhor qualidade”, destaca o representante Sedens em Xapuri, Renato Farias
Construção de galpões em Brasileia (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Construção de galpões em Brasileia (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Francisco Patrício é proprietário da “Móveis e Esquadrias J.S”.  Como resultado desse processo inclusivo, está há três meses instalado no Parque Industrial de Xapuri. Sua cooperativa tem 17 cooperados e gera ainda muitos empregos indiretos. ”Antes nós não tínhamos um lugar adequado para trabalhar e agora a gente pode trabalhar mais tranquilo, com condições de crescer e esperar um futuro melhor para nosso negócio”.
O incentivo à organização em cooperativa é um dos critérios de seleção da instituição, o que permite futuramente outros apoios, como a negociação para o aquisição de madeira legalizada a um preço mais acessível, a participação de licitações. “Foi sancionado pelo poder executivo do estado do Acre,  que a compra de mobiliário institucional deve advir dos moveleiros do acre. O que é uma oportunidade para as empresas se amadurecerem, aquecendo essa atividade econômica”, completa Jair Santos.

Bebê morre ao ser arremessado de caminhonete em acidente

Fonte: g1.com
A menina Analy Pires de Elias, de 1 ano e 9 meses, morreu em um acidente na GO-080, entre Nerópolis e Goiânia, na quinta-feira (16). Com o impacto, a criança foi arremessada para fora do veículo. Segundo a PM, a vítima viajava com os pais, Wederson Elias da Silva, de 27 anos, e Jéssica Pires Elias, de 21, que foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
A Polícia Militar suspeita que a menina viajasse na cadeirinha, mas sem cinto de segurança. O casal seguia no sentido Goiânia em uma caminhonete quando o motorista perdeu o controle do veículo, capotou e só parou no canteiro central da rodovia.
Chovia no momento do acidente. Para a polícia, o mais provável é que a caminhonete tenha sofrido uma aquaplanagem, quando os pneus perdem contato com o asfalto devido ao acúmulo de água na pista.
Com ferimentos graves, a mulher foi socorrida pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Segundo o Hugo, a mãe da criança está internada na enfermaria da unidade de saúde, em estado regular. Ela sofreu uma fratura na coluna, mas não precisa de cirurgia até o momento.
O pai, que de acordo com a polícia, usava cinto de segurança, teve apenas ferimentos leves e não precisou ser internado. 
No veículo, foi encontrada uma cadeirinha, mas o cinto de proteção estava intacto. "Elas [a mãe a criança] foram arremessadas para fora do veículo. Provavelmente pode ter ocorrido delas não estar usando cinto de segurança", afirma o major da PM, Marcelo Granja.
Parentes viajaram até o local do acidente, a cerca de 18 quilômetros da capital, para buscar os pertences das vítimas. Prima de Jéssica, Tatiana Silva estava inconformada com a perda. “Menina assim muito alegre, a família muita alegre, filha única. Então não tem como, é inexplicável uma coisa dessas. Não tenho nem palavras”, lamentou.
Analy Pires de Elias, de 1 ano e 9 meses morre em acidente na GO-080, entre Goiânia e Nerópolis, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Analy Pires de Elias, de 1 ano e 9 meses, morreu em acidente na GO-080(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

SGA convoca aprovados no concurso público do Detran

O governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 17, convocação para aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As convocações contemplam aprovados na cidade de Rio Branco para o cargo de técnico administrativo.
Os candidatos aprovados deverão providenciar os exames exigidos conforme subitem 2.1 do edital e apresenta-los à Junta Médica Oficial do Estado, na sede do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), no dia 11 de fevereiro de 2014, das 8 às 11h, para emissão do Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental.
Os aprovados devem apresentar os documentos exigidos, conforme subitem 6.2 do edital, no dia 13 de fevereiro no gabinete da diretoria geral do Detran, das 8h30 às 12h e das 14 às 17h. A posse dos novos servidores acontece no dia 14 de fevereiro, no gabinete da diretora geral da autarquia, a partir das 9 horas.
Os interessados em obter outras informações, podem entrar em contato pelo telefone (68) 3215-4031, das 8h às 12h e das 14h às 18h ou pelo e-mail concursos.sga@ac.gov.br.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo forma 224 novos policiais militares para todo o Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br

“Servir e proteger”, este é o lema que vai nortear a vida dos 224 novos policiais militares formados na manhã desta quinta-feira, 16. A cerimônia foi realizada em frente ao Quartel do Comando Geral, com a presença do governador em exercício César Messias, do comandante-geral da corporação, coronel José Anastácio, e de demais autoridades e familiares dos formandos.
Os policiais serão designados para os batalhões de todo o estado. Para a capital foram designados 60 profissionais. E entre os 224 novos membros da corporação, 33 são mulheres. César Messias lembrou como o Estado tem investido em equipamentos, veículos e contratações mesmo num período de crise econômica.
“E ainda assim, mesmo com todas as dificuldades, nosso governo tem dado toda a atenção possível ao sistema de segurança pública. E se vocês novos policiais estão aqui hoje é porque também tiveram educação desde o berço familiar e sei que nos honrarão com o serviço à sociedade”, disse Messias.
O governador em exercício César Messias lembrou que mesmo com a crise econômica, os investimentos em segurança pública não pararam (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador em exercício César Messias lembrou que mesmo com a crise econômica, os investimentos em segurança pública não pararam (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os novos soldados foram submetidos a um curso de formação em tempo integral e dedicação exclusiva com duração de sete meses no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça (Cieps). Além da qualificação militar, foram repassadas instruções teóricas e práticas de direitos humanos, técnicas policiais e de salvamento, disciplinas jurídicas sociológicas, meio ambiente e outras.
Para o coronel Anastácio esse momento só fortalece a instituição e seu compromisso com a sociedade, lembrando que a Polícia Militar do Acre é considerada a mais honesta do Brasil, segundo o Instituto Datafolha. “Esses homens e mulheres estão preparados para ir até mesmo além das atribuições da PM. Nosso lema é ‘servir e proteger’ e essa é a obrigação número um não só dos nossos novos soldados, mas de todos os policiais que compõem a nossa corporação”.
O concurso realizado em 2013 para a seleção dos novos policiais militares também foi inédito por abrir 12 vagas exclusivas para músicos, que compõem hoje a banda da PM, a Furiosa. Sammuel Pinheiro, além de um dos novos soldados é o primeiro lugar no curso de formação. Emocionado com a formatura, ele afirma que acima de tudo, essa é uma profissão de compromisso: “A partir de agora eu espero contribuir de verdade pela consolidação da nossa corporação e conseguir transferir o sentimento de segurança pra sociedade”.
São 224 novos policias militares que serão distribuídos nos batalhões de todo o estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)
São 224 novos policias militares que serão distribuídos nos batalhões de todo o estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)


Ministro da Saúde elogia Acre por superar demanda de cirurgia


Tião Viana com ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Erasmo Salomão/Ascom/MS
Tião Viana com ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Divulgação)
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou nesta quinta-feira, 16, o Acre por ter sido o primeiro estado brasileiro a conseguir superar a demanda reprimida por cirurgias. “O ministro mostrou-se admirado com a superação da nossa demanda reprimida de cirurgias. É a primeira vez que um estado brasileiro consegue isso”, comemorou o governador Tião Viana.
Em mais uma rodada de audiências que manteve em Brasília, com ministros e dirigentes de outros órgãos federais, o governador também tratou com Padilha sobre a aquisição de instrumentos cirúrgicos e custeio para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), em construção na capital do estado; a cooperação do Hospital Alberto Einstein via Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) e sobre os transplantes no Acre. A secretária de Saúde, Suely Melo, também participou da audiência.
Governador Tião Viana durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)
Governador Tião Viana durante reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)
Com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Tião Viana acertou a realização, no próximo dia 21, de uma reunião interministerial, para que seja encontrada uma solução definitiva para resolver a situação dos imigrantes haitianos que continuam chegando ao país pela cidade de Assis Brasil.
Acompanhado do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, Tião Viana também manteve audiência com o ministro interino do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Muller, com quem tratou da execução de serviços de manutenção de ramais rurais, que são considerados essenciais para o escoamento da produção agrícola, em plena expansão na atual gestão pública do estado.
O governador Tião Viana também se encontrou com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, para falar sobre as ações do projeto habitacional da Cidade do Povo, em construção na capital acreana, e dos planos municipais de saneamento.
Tião Viana e Márcio Veríssimo com o ministro interino do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller (Foto: Divulgação)
Tião Viana e Márcio Veríssimo com o ministro interino do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller (Foto: Divulgação)
Tião Viana manteve encontro com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rafael Pereira Tourinho, para tratar de questões relacionadas ao transporte escolar e as escolas da segunda fase do projeto Cidade do Povo. Por último, ele encontrou-se com o diretor do Banco Mundial, Boris Utria, para conversar sobre saneamento básico nos municípios isolados do Acre.
Nesta sexta-feira, 17, o governador permanece na capital federal para realizar novas audiências em outros ministérios e outros órgãos federais relacionadas a projetos e ações em execução pelo seu governo em favor da população acreana, tanto da capital quanto do interior do estado.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Indígenas apresentam demandas a secretários de Estado


Necessidades foram apresentadas à primeira-dama e representantes de diversas secretaria de Estado (Foto: Val Fernandes/Secom)
Necessidades foram apresentadas à primeira-dama e representantes de diversas secretaria de Estado (Foto: Val Fernandes/Secom)
Durante uma semana, indígenas estiveram reunidos, em Rio Branco, com representantes de diversas secretarias de Estado e a primeira-dama, Marlúcia Cândida. O grupo representa as aldeias Matrinchan, Mutum, Nova Esperança, Sete Estrelas e Escondido, no Alto Rio Gregório, em Tarauacá.
Entre as lideranças estavam a cacique Mariazinha Yawanawa, Joaquim Tashka e Julia Maria Yawanawa, que apresentaram as principais demandas das comunidades. Entre elas, assuntos relacionados à educação, habitação, turismo, pequenos negócios, energia elétrica, desenvolvimento social, saúde e produção.
As necessidades foram encaminhadas e devem ser executadas de acordo com as orientações de cada secretaria. Nesta quinta-feira, o grupo deve retornar à terra indígena.  “Foram reuniões muito positivas. E a gente pode dizer que está voltando muito feliz”, diz Maria Julia Yawanawa, presidente da Cooperativa de Produção de Mulheres Yawanawá e representante das cinco aldeias que compõem a Terra Indígena Alto Rio Gregório.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo transforma a vida de quem trabalha às margens do rio


Joaquim Pereira é o mais antigo construtor naval de Tarauacá (Foto: Jaqueline Teles/Sedens)
Joaquim Pereira é o mais antigo construtor naval de Tarauacá (Foto: Jaqueline Teles/Sedens)
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), entregou, em junho de 2013, quase R$ 800 mil em maquinários para os construtores de barcos e móveis do munícipio de Tarauacá.
Os equipamentos foram distribuídos para profissionais das mais diversas localidades, inclusive em seringais bem distantes. Uma equipe da Sedens visitou, após sete meses, alguns desses especialistas e constatou que ouve aumento na margem de lucro, na produção e na contratação de mais mão de obra.
De acordo com Jorge Pereira, presidente da Cooperativa dos Construtores Navais Arte Moderna, antes quase todo o trabalho era artesanal e muitas coisas eram terceirizadas, com isso aumentava o tempo para fabricar e diminuía o lucro. “Com as máquinas ganhamos mais agilidade e aumentamos a produção”, explica.
Joaquim Pereira, 63, o mais antigo construtor naval de Tarauacá, faz barco há 40 anos. Do governo ganhou máquinas desempenadeira, tupia, torno e vários outros equipamentos. “Nunca pensei ter máquinas tão modernas, dá mais prazer em trabalhar”, conta sorrindo, o homem que garante ter feito mais de mil barcos.
O mecânico João Lourenço, o “Juca”, é um dos mais procurados da região, e também foi contemplado com máquinas. “Antes passava umas duas horas para fazer um reparo, agora esse tempo diminuiu pela metade. Posso dizer que, agora, tenho uma oficina moderna”, garante.
A produção de barcos nesta região é tão grande que tem extrapolado as fronteiras do Acre. “Nós atendemos pedidos de pessoas do Amazonas e de Rondônia”, garante Jorge Pereira.
Para o secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães, a entrega dos equipamentos foi a forma encontrada pelo governador Tião Viana de profissionalizar e aumentar a produtividade artesanal.
“Simplesmente olhamos para o talento que já existe na microeconomia rural e equipamos os profissionais. Demos condições de desenvolverem, ainda mais, suas técnicas”, disse Edvaldo.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Polícia Civil de Cruzeiro do Sul recebe viaturas e motos


O governo do Estado garantiu os recursos para equipar a polícia por meio de convênio com o Ministério da Justiça (Foto: Onofre Brito/Secom)
O governo do Estado garantiu os recursos para equipar a polícia por meio de convênio com o Ministério da Justiça (Foto: Onofre Brito/Secom)
A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul está mais equipada com o recebimento de duas viaturas e duas motos. Um dos carros dará suporte ao trabalho da Polícia Técnica. O delegado-geral de Polícia da cidade, Elton Futigame, recebeu as chaves dos veículos das mãos do secretário adjunto de Segurança Pública, Gilvandro Assis.
Os recursos para aquisição dos veículos são provenientes de convênio entre o governo do Estado e o Ministério da Justiça, por meio do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen) e da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e incluem também a compra de equipamentos para fortalecer a
perícia criminal, com investimentos de mais de R$ 3 milhões.
Pelo convênio já foram entregues 70 veículos aos órgãos policiais, nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Assis Brasil, Capixaba e Feijó.
Para o secretário Gilvandro essas entregas significam mais uma ferramenta que irá fortalecer o combate à violência, principalmente, na região de fronteira.
“É uma grande ajuda para as necessidades da polícia na região. O governo do Estado é incansável na busca de novos recursos e novas ferramentas, com certeza novos equipamentos e viaturas estarão chegando, para ajudar no combate à violência e a criminalidade no estado do Acre”.
Segundo Gilvandro, Cruzeiro do Sul é modelo no combate ao crime, contribuindo na redução do índice de homicídios no estado. “Essa é uma vitória histórica. Enquanto na maioria dos estados cresce o número de homicídios, no Acre, em 2013, nós conseguimos diminuir. E, Cruzeiro do Sul contribuiu com essa redução tão importante”.
Com uma polícia bem equipada, melhores resultados serão alcançados, conforme salientou o delegado Futigame. “Essas viaturas irão auxiliar o trabalho da Polícia Civil, resultando numa melhor eficiência ao trabalho desempenhado perante a sociedade”.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo autoriza pagamento de prêmio aos servidores da segurança pública


Secretário destaca o aumento na sensação de segurança e a diminuição da criminalidade (Foto: Arquivo/Secom)
Secretário destaca o aumento na sensação de segurança e a diminuição da criminalidade (Foto: Arquivo/Secom)
O governo do Acre acaba de autorizar o pagamento referente à segunda parcela do prêmio de valorização das atividades militar e policial, que corresponde a um extra de R$ 900, cada – ação que é executada desde 2010. Ao todo, o Estado deve contemplar 4.214 mil policiais civis e militares e, ainda, oficiais do Corpo de Bombeiros.
De acordo com Reni Graebner, titular da pasta de segurança pública, houve “aumento na sensação de segurança e diminuição da criminalidade”. Como metas atingidas, o secretário ressalta a redução da taxa de homicídios, a elucidação de crimes contra a vida, a desarticulação de grupos criminosos e a apreensão de armas e droga.
“Em relação aos crimes contra a vida, tivemos elucidação de 83,7%, quando a previsão era de 70%. Dos 20 grupos criminosos que esperávamos apreender, acabamos novamente superando a expectativa e fechamos o ano com 39 quadrilhas fora de circulação”, revela Graebner.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Secretário de Direitos Humanos diz que situação em Brasileia é preocupante


Na última semana, o abrigo recebeu mais 1,2 mil haitianos (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Na última semana, o abrigo recebeu mais 1,2 mil haitianos (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Desde o início de 2010, aproximadamente 15 mil imigrantes – a maioria procedente do Haiti –, entraram no país pela cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru. Na última semana, a coordenação estadual do abrigo montado em Brasileia, que tem capacidade para atender cerca de 300 pessoas, registrou a entrada de mais 1,2 mil haitianos.
Nos últimos dias, houve um aumento considerável no fluxo de chegada, que nos anos anteriores era de 500 a 800 estrangeiros. Um dos fatores preocupantes é que os representantes de empresas pararam de ir a Brasileia, porque já não contratam mais nesse período – a previsão é que voltem em fevereiro. E como não há oferta de emprego em outros estados, o abrigo têm recebido mais do que pode comportar.
Como medida paliativa, o secretário Nilson Mourão, titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), sugeriu o fechamento temporário da fronteira, até que o número de entrada diminua. “Essa é única saída digna que nós, enquanto poder público, temos para garantir o direito dessas pessoas, que já sofreram tanto. Ao entrar no Brasil, elas estão sob nossa responsabilidade. Porém, a situação do lugar onde elas são acolhidas é precária e não oferece as condições ideais”, disse.
Parceria – Desde setembro do ano passado, os ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Justiça (MJ) e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) assumiram a responsabilidade pela alimentação fornecida aos residentes do abrigo.
No Acre, a Sejudh e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) já mobilizaram equipes para realizar os primeiros atendimentos e fornecer apoio à estrutura logística montada em Brasileia. O governador do Acre viaja na noite desta quarta-feira, 15, a fim de cumprir uma agenda em Brasília. E baseado nas informações do secretário Nilson Mourão, Tião Viana revelou que irá buscar apoio junto ao MJ.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Divulgado calendário de renovação do certificado de verificação de taxímetro


Segundo o taxista José Andrade, a avaliação serve para padronizar o valor cobrado por viagem (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o taxista José Andrade, a avaliação serve para padronizar o valor cobrado por viagem (Foto: Val Fernandes/Secom)
O governo do Estado divulgou o calendário anual de renovação do certificado de verificação de taxímetro, na edição do Diário Oficial da última terça-feira, 14. Até o dia 28 de fevereiro, os motoristas cujos últimos números da permissão se encerram em 1 e 2 devem procurar o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para apurar a qualidade de serviços no Acre – localizado no Distrito Industrial, Zona A, Setor 3, Lote 1A.
Lá, é realizada uma análise de segurança dos pneus, além da avaliação dos equipamentos de medição de distância utilizados pelos 610 taxistas que atuam em Rio Branco – o custo da taxa é de R$ 37,50. “A corrida do centro da cidade ao Aeroporto de Rio Branco, por exemplo, custa R$ 75. Essa avaliação serve para padronizar o valor cobrado em cada viagem”, explica o taxista José Andrade, que está há cinco anos na profissão.
tabela-taximetro-thennyson-15-01-2014-png8
Segundo o diretor-presidente do Ipem, Miguel Felix de Andrade, não há registro alarmante de alteração ou qualquer outro tipo de irregularidade por parte dos condutores. “Eles são altamente responsáveis e profissionais”, comenta. Depois, o passo seguinte é se dirigir até a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) – responsável pela regulamentação –, onde os veículos passam por vistoria e, ao fim do processo, o motorista recebe o documento que atesta a certificação.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo aplicará R$ 700 milhões na área de Saúde em 2014

Reportagem: Nayanne Santana
Fotos: Diego Gurgel
Fonte: agencia.ac.gov.br

A secretária de Saúde, Suely Melo apresentou ao governador Tião Viana, na manhã desta quarta-feira, 15, o cronograma e ações que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deve executar este ano. Pelo planejamento, a previsão é de que R$ 700 milhões serão aplicados no setor ao longo de 2014, sem incluir gastos com contratação de pessoal.
Atenção básica, obras de infraestrutura e qualificação profissional são prioridades informa Suely Melo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Atenção básica, obras de infraestrutura e qualificação profissional são prioridades informa Suely Melo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Ao longo dos últimos três anos, construímos uma base estrutural para qualificação, melhoria da qualidade de assistência em saúde e implantação de novos serviços como o programa de saúde auditiva, de saúde bucal, saúde do homem. Este será um ano muito promissor nessa área”, observa a secretária.
Obras estruturantes fundamentais para o fortalecimento do atendimento de saúde também fazem parte das atividades deste ano, como as das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região da Baixada, da Cidade do Povo e Epitaciolândia; Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into); o Hospital Regional de Brasileia; reforma e ampliação de hospitais do interior do estado.
Suely Melo reforça que a Sesacre também permanece com os investimentos na atenção básica com o apoio do programa Mais Médico, do governo federal. “É necessário uma atenção básica fortalecida para termos, como consequência, uma população mais saudável. Porém, o cidadão que precisou dos serviços de média e alta complexidade pode perceber que, em 2013, conseguimos habilitar a maioria dos serviços dessas áreas. Os habitantes do Acre estão com alta resolutividade no Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou.
Outro setor fortalecido, e que deve continuar recebendo suporte do governo por meio da Sesacre, foi o de qualificação e formação do quadro de servidores. Nos últimos três anos foram ofertados mestrados, doutorados, residência médica, entre outros, e a proposta é que os projetos de capacitação sejam ampliados.

Governo e Prefeitura de Rio Branco reafirmam parcerias em 2014

O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 15, para discutiras ações conjuntas entre os governos do Estado e município.
“Temos muitas atividades conjuntas nas áreas de saúde, infraestrutura e outras. Nossa conversa foi para afinar essa parceria. Este ano mesmo já iniciamos com a Ação de Inverno que promove a limpeza de córregos, igarapés e bairros”, disse Marcus Alexandre.
Tião Viana e Marcus Alexandre discutiram ações integradas de governos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Tião Viana e Marcus Alexandre discutiram ações integradas de governos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
As ações integradas também incluem atividades significativas na saúde pública para melhorar o atendimento nas unidades básicas de Rio Branco.
“Governo e prefeitura trabalham em total sintonia. Estamos alinhados na política que desenvolvemos”, ressaltou o prefeito.
Tião Viana frisou que a união entre Estado e município é importante para o melhor desenvolvimento da capital, que requer grandes investimentos em todos os setores, mas principalmente, na oferta de serviços básicos como saúde, educação, mobilidade e infraestrutura.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governador Tião Viana lança programa de saúde auditiva

Reportagem: Nayanne Santana
Fotos: Diego Gurgel
Fonte: agencia.ac.gov.br 

Para atender pacientes que sofrem com problemas de audição, o governador Tião Viana e a secretária de Saúde, Suely Melo, lançaram nesta quarta-feira, 15, o programa de saúde auditiva, durante reunião no gabinete da Casa Civil. Acompanharam o anúncio os deputados Élson Santiago e Astério Moreira e os médicos Arthur Castilho e Júnior Santiago.
Governador afirma que 70 mil pessoas têm problemas auditivos no estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Governador afirma que 70 mil pessoas têm problemas auditivos no estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Esse é um abraço solidário a cerca de 70 mil pessoas que têm problema de surdez em alguma intensidade. Agora, com o apoio do Ministério da Saúde, nós estamos assegurando a assistência de especialistas que vão atender essa parcela da população. Garantindo a compra de próteses que custam entre R$ 500 a R$ 1.100, mas que serão oferecidas gratuitamente para essas pessoas”, detalhou o governador.
Tião Viana explicou que, além disso, o implante conclear que depende de uma cirurgia de alta complexidade e com custo médio de R$ 43 mil, será realizado no estado pela equipe dos médicos Arthur Castilho e Júnior Santiago. “O centro de saúde auditiva do Acre está implantado de maneira definitiva no Hospital das Clínicas para atender 200 pessoas por mês”, completou.
Como acessar o serviço – A secretária de Saúde frisa que a população interessada em acessar esse programa deve procurar uma unidade básica de saúde (postos de saúde). “Se o médico entender que o paciente precisa de qualquer tipo de tratamento para surdez será feito o encaminhamento para o Hospital das Clínicas e lá será feito todo o acompanhamento”, disse.
Suely Melo observa que a implantação de um centro auditivo na rede pública de saúde do Estado faz com seja fechado um ciclo de atenção que inclui todos os níveis de tratamento da perda de audição, desde a triagem de recém-nascidos, com o teste da orelhinha, até a oferta da prótese auditiva para adultos.
Prioridades – A secretária pede que os idosos e as crianças sejam priorizados nesta primeira etapa de atendimentos. Mas, garante que haverá atendimentos para todos os pacientes. “É interessante que se estabeleçam critérios para receber os pacientes. O serviço será perene, por isso, a população pode ficar tranquila e deve ir buscá-lo de forma prioritária”, afirmou.
O médico Arthur Castilho diz que a reabilitação da perda de audição tem, a partir desta semana, uma rede de assistência completa no Sistema Público de Saúde do Estado. “É possível resolver 100% da demanda de pacientes com problemas auditivos. Nem todos esses 70 mil pacientes são candidatos a utilizar aparelho de audição”, avalia o médico.

Reclamações contra bancos crescem 9% em dezembro, segundo BC

O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido.
Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. Com isso, chega-se a um índice.

HSBC lidera em queixas, seguido por Santander, BB, Banrisul e Caixa

O HSBC teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.
O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes.
O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.

O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29.
Encerrando o "top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.
A reportagem do UOL entrou em contato com as instituições citadas e aguarda posicionamento.

Reclamação mais comum é sobre débito não autorizado

No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444 ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).
O segundo maior número de reclamações esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander.
Já a prestação irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander.
A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.

13 queixas contra administradoras de consórcio

Entre as administradoras de consórcio, o Banco Central somou 13 reclamações no mês passado, mesmo número observado em novembro. As principais reclamações envolvem liberação de créditos e esclarecimentos incompletos.
Fonte: uol.com.br

Governo define metas e ações para a segurança pública em 2014.

O governador Tião Viana recebeu na tarde de terça-feira, 14, os chefes de pasta da Secretaria de Segurança Pública, Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para definir e estabelecer as metas para o ano de 2014. A reunião foi decisiva para esclarecer ações e reforçar a integração de todos os órgãos de segurança como um único sistema.
O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, começou apresentando os investimentos para este ano. Entre os principais se destacam R$ 14 milhões para reforço da rede de comunicação entre 10 municípios de fronteira e a capital. Além disso, R$ 7 milhões serão destinados aos sistemas de videomonitoramento em sete cidades, além de mais 30 câmeras instaladas na capital. E o reforço do serviço de inteligência terá um investimento de R$ 2 milhões.
O programa federal Crack, É Possível Vencer irá investir R$ 2 milhões no Acre. Serão comprados novos veículos, motocicletas, uma base móvel e 20 câmeras. Os atendimentos e monitoramentos começarão ainda neste primeiro trimestre pelo bairro Cidade Nova, em Rio Branco.
“Além disso, em fevereiro teremos o Fórum Estadual de Segurança Pública, que irá reunir 160 representantes da sociedade e aproximar as comunidades do sistema público de segurança para entenderem como tudo funciona e levar essa informação a população”, explica o secretário Reni.
A diretora do Detran, Sawana Carvalho, informou que este ano será marcado pela educação no trânsito. As campanhas em escolas e comunidade terão mais de R$ 2 milhões para as suas execuções. A autarquia também pretende investir mais R$ 2 milhões na sinalização de vias de acesso. E o programa Agente Mirim também entra na agenda, pretendendo formar 100 crianças de escolas da rede pública em Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul.
Já a Polícia Militar se prepara para receber cerca de 240 novos policiais, que serão distribuídos para todo o estado. O novo canil do Bope também deve ser entregue em breve, além da revitalização da academia da instituição.
E o Corpo de Bombeiros recebe em 2014 nove novos caminhões de combate a incêndio. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flores, com a recém entrada de mais 250 homens na corporação, também surgem novas capacitações como os cursos de mergulho e primeiro socorros. Também foi adquirido um caminhão específico para o transporte de combustível do helicóptero João Donato, pertencente ao governo do Estado.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Lei de Incentivo ao Esporte encerra inscrições com 587 projetos apresentados

Terminou na última segunda-feira, 14, as inscrições para a Lei de Incentivo ao Esporte 2014 do governo do Estado. Ao todo foram 587 projetos apresentados por desportistas dos 22 municípios acreanos. Um total de 93 projetos a mais que os apresentados em 2013.
Os projetos inscritos foram divididos da seguinte maneira: 23 modalidades esportivas, 39 de alto rendimento, 352 de participação e lazer, 39 de esporte- educação e 156 de escolinhas.
De acordo com o gestor da Lei de Incentivo, Luiz dos Prazeres, na próxima segunda-feira, 20, começa a avaliação objetiva dos projetos de acordo com as normas estabelecidas pelo edital 2014.
“Vale salientar que nós visitamos as cinco regionais do estado tirando dúvidas dos proponentes e explicando como elaborar um projeto de acordo com o edital”, disse Prazeres.
Limite financeiro dos projetos estabelecidos no edital 2014:
  • Total em recursos: R$ 1,3 milhão;
  • Pessoa Física: escolinhas até R$ 5,5 mil;
  • Pessoa Jurídica até R$ 8 mil;
  • Entidades representativas da categoria esportiva: até R$ 10 mil.

  • Fonte: agencia.ac.gov.br

Brasil tem hoje deficit de 200 mil vagas no sistema prisional.

Info deficit em presídios (Foto: Arte/G1)
O Brasil tem hoje um deficit de 200 mil vagas no sistema penitenciário. Um levantamento feito peloG1 com os governos dos 26 estados e do Distrito Federal mostra que a população carcerária atual é de 563.723 presos. Só há, no entanto, 363.520 mil vagas nas unidades prisionais do país.
O número de presos é mais de quatro vezes o registrado há 20 anos. Atualmente, há 280 detentos por 100 mil habitantes. Em 1993, a proporção era de 85 para cada 100 mil.
Os dados obtidos pela reportagem são os mais atualizados disponíveis, referentes ao fim de 2013 e ao início de 2014. O Ministério da Justiça, por exemplo, só tem os relativos a 2012. Na comparação, é possível constatar, em um ano, o aumento de quase 14 mil presos.
A superpopulação carcerária é um dos motivos apontados para o caos no sistema prisional doMaranhão. O estado, que tem um deficit de 1,2 mil vagas, vive uma onda de ataques a ônibus e delegacias após ordens que partiram de dentro do Complexo de Pedrinhas, em São Luís, onde brigas de facções já provocaram mais de 60 mortes desde o ano passado.
Nesta semana, a Justiça determinou que o governo do Maranhão construa, no prazo de 60 dias, novos estabelecimentos prisionais em conformidade com os padrões previstos nas normas jurídicas, sobretudo nas cidades do interior do estado. A governadora Roseana Sarney prometeu criar 2,8 mil vagas no sistema carcerário do Maranhão e disse não ver necessidade de uma intervenção federal.
São Paulo e o maior deficit do país
O estado de São Paulo é o que possui o maior deficit carcerário do país. Com 206,9 mil presos e 123,4 mil vagas, há uma sobrecarga de 83,5 mil detentos. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do estado, o aumento da população nas prisões é resultado do combate ao crime feito pela "polícia que mais prende no Brasil".
Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão falam com uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos nesta segunda-feira (13). (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas;
assim como em todo o país, Maranhão também tem
deficit de vagas (Foto: Márcio Fernandes/Estadão
Conteúdo)
A SAP diz, ainda, que possui um plano de expansão dos presídios paulistas, mas que muitos municípios têm dificultado a implantação das unidades. Leia mais.
Por causa de São Paulo, o Sudeste concentra 55% do deficit prisional do país – faltam 110,1 mil vagas na região. O Nordeste vem em segundo lugar, com 38,8 mil vagas a menos que o necessário, seguida pelo Centro-Oeste (19,6 mil), pelo Norte (16,2 mil) e pelo Sul (15,3 mil).
Para tentar lidar com o "boom" de presidiários, quase todos os estados brasileiros têm criado mais vagas nas penitenciárias. Em um ano, foram implantadas 42,2 mil novos lugares, de acordo com o levantamento feito pelo G1. Em apenas dois estados, o número permaneceu o mesmo (Piauí e Roraima) e só em três houve diminuição (Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco).
Matéria completa no g1.com 
Fonte: g1.com.br