sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

'O Estado é mais cego do que eu', diz fotógrafo.

O fotógrafo Sérgio Silva, 32, perdeu o olho esquerdo ao ser alvejado por um policial militar enquanto cobria os protestos contra o aumento da tarifa em São Paulo, quase seis meses atrás, no dia 13 de junho. Sem conseguir trabalhar, contou com a ajuda de familiares e amigos para pagar as contas –-só o atendimento no hospital custou R$ 3.200. Questionado sobre uma possível ajuda do governo, Silva é categórico: "Nenhuma".

REENCONTRO COM A POLÍCIA

Junior Lago/UOL
"No dia 20 de novembro, participei da marcha do Dia da Consciência Negra. Foi parte do meu processo de recuperação psicológica, fui lá com a câmera mas sem pauta, apenas para tentar recuperar minha autoestima na rua, em situações de aglomeração de pessoas.
Na avenida Paulista tinha um grafite com a frase 'Por que o senhor atirou em mim' [dita pelo jovem Douglas Rodrigues, morto por um PM em outubro]. Fiquei olhando a pintura e pensando nas palavras. Enquanto isso um carro da PM veio pela avenida Paulista.
Os policiais estavam com a cabeça e o cotovelo para fora do carro. Eu estava sozinho nesse momento, tive medo. Queria fotografar, mas me senti constrangido, hesitei, com receio de me envolver em alguma situação parecida com a que vivi. Mas no final eu tive coragem de fazer a foto"
"Desde o 13 de junho o Estado se manteve mudo. Talvez até cego, mais do que eu, por não ter me enxergado. Durante os dois dias que passei internado eles não ligaram nem para a assessoria do hospital para saber do meu estado de saúde", afirmou.
Segundo ele, "se depender do governo e dessa politicagem que há na polícia, não vão entregar nem um lenço pra minha mãe chorar, para enxugar as lágrimas. E isso é algo que ela tem feito bastante desde que fui baleado".
Procurados, o Governo do Estado e a Polícia Militar não quiseram comentar as afirmações. 

Impacto psicológico

Além da perda do olho, o incidente deixou cicatrizes psicológicas.  "Até hoje eu ainda me sinto uma pessoa insegura para andar sozinho na rua. Quando ouço algum barulho, algo que lembre explosão, eu fico completamente abalado", afirmou.
Silva não foi o único atingido pelo incidente. Sua filha mais nova, de sete anos, passa por tratamento psicológico para superar o trauma. "Assim que tive alta do hospital e fui para casa, eu me assustava sem motivo. Estava sentado no sofá e fazia um gesto brusco, um espasmo acompanhado de uma espécie de grito. Minha filha começou a ter o mesmo tipo de sintoma", diz.
Segundo ele, a psicóloga trabalha com a hipótese de que a menina esteja sofrendo com sequelas pelo trauma sofrido pelo pai.  "Mesmo não falando que está com medo, ela tem esse comportamento igual ao meu", disse o fotógrafo.
Fonte: uol.com.br

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Equipes da Sehab visitam famílias que vão morar na Cidade do Povo

Orgulho de fazer parte da história da habitação do Acre
Para as assistentes sociais que enfrentam sol e chuva, as dificuldades são superadas a cada dia de trabalho. O sentimento é de orgulho de poder fazer parte da construção da história da habitação do Estado do Acre e ajudar as famílias que mais precisam a sair de áreas de risco e situação de vulnerabilidade social. 

Matéria completa na agencia

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Reajustes dos combustíveis não serão automáticos

Os reajustes dos preços de combustíveis não serão automáticos, informou a Petrobras em comunicado ao mercado nesta quarta-feira (4), em resposta a um questionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O cálculo para determinar os preços dos combustíveis leva em conta o preço de referência dos derivados no mercado internacional, a taxa de câmbio do momento e a origem do produto vendido --se importado ou refinado no Brasil--, segundo a empresa.
A estatal, no entanto, não revelou a "fórmula" que será adotada para calcular os próximos reajustes da gasolina e do diesel.

Petrobras aumenta preços, mas não divulga fórmula; analistas criticam

Na sexta-feira (30), a Petrobras anunciou um aumento do preço da gasolina em 4% e do diesel em 8%. No entanto, a estatal decidiu não divulgar como será a política de reajustes, que causou atritos entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da companhia, Graça Foster.
O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia", segundo nota distribuída pela empresa na semana passada.
Analistas criticaram essa decisão, alegando que a falta de clareza sobre os critérios mantém incertezas para o mercado. Na segunda-feira (2), as ações da estatal desabaram na Bolsa de Valores. 
Fonte: uol.com.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Recuperação e pavimentação da BR-364 não vai parar durante o inverno

“Estamos vencendo mais uma etapa e as pessoas que trafegam aqui têm me dito que a estrada nunca esteve tão boa. Agora estamos recuperando os últimos 18 quilômetros e, mesmo com as chuvas, as frentes de trabalho não vão parar. A próxima etapa é a capa asfáltica, que vai ser colocada tão logo termine a recuperação deste trecho”, disse o governador Tião Viana.

O diretor do Deracre, Ocírodo Oliveira, explicou que esta etapa compreende a reciclagem do asfalto, capa de brita e tratamento. Quatro frentes de trabalho dividem as tarefas ao longo da estrada.
Marcelo Araújo, militar, faz a viagem entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul pelo menos duas vezes por mês. “Venho sempre a trabalho ou a passeio e, há um tempo, não seria possível fazer esse trajeto num carro baixo como o meu. A cada semana a gente percebe a melhoria da estrada”, comentou.
Matéria completa na agencia.ac.gov.br

Prefeitura e Governo garantem asfalto e levam benefícios para Vila Liberdade

O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta sexta-feira, 29, as obras de pavimentação da Rua São João Batista, na Vila Liberdade, localizada a 17 quilômetros do Centro de Rio Branco pela BR 364 (sentido Porto Velho). Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura da capital, através da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) está concluindo a pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD) em mais de 600 metros daquela via, a principal do bairro.
 
Assim, o Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) e a EMURB, por meio do programa Ruas do Povo, estão melhorando a vida no antigo bairro Dom Moacyr. Nesta sexta-feira o prefeito Marcus Alexandre, esteve no local acompanhando os detalhes finais dos serviços. Como sempre faz, o prefeito agradeceu ao governador Tião Viana reafirmando sua grande preocupação com as comunidades. Por conta desse compromisso, Tião Viana contratou a EMURB para asfaltar ruas em várias localidades de Rio Branco, como na Vila Liberdade, onde o prefeito caminhou por várias ruas.
 
 
Acompanhado do presidente da Associação de Moradores da Vila Liberdade, Adauto Francisco, e o diretor Técnico da EMURB, José Carlos Fernandes, além de lideranças do Segundo Distrito e muitos moradores, o prefeito caminhou por várias ruas. Marcus Alexandre esteve no Beco São João Batista, onde a moradora Angelita Correa pediu atenção à melhoria da via, que quando chove prejudica seriamente o tráfego de crianças que precisam chegar à escola, e à melhoria da rede elétrica, que não suporta vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. O Prefeito anunciou que até final de janeiro a EMURB inicia o piçarramento de ruas naquele bairro e que estará se reunindo com a direção da Eletrobrás Distribuição Acre para lutar por melhorias no sistema elétrico daquela região.
 
Além do programa Ruas do Povo, executado naquela comunidade em parceria com o governo do Estado, a EMURB aproveita sistematicamente o período ensolarado e amplia sua presença nos bairros por meio das ações específicas da Prefeitura de Rio Branco.
 
Asfalto TSD melhora acesso, valoriza imóveis e traz qualidade de vida a baixo custo
 
O asfaltamento em TSD, além de garantir a acessibilidade dos moradores, valoriza os imóveis nos bairros. No caso da Vila Liberdade ocorre a valorização urbana e rural, uma vez que a região é uma zona de transição entre o meio urbano e rural. O TSD, costuma explicar Marcus Alexandre à comunitários e trabalhadores, é um tipo de revestimento asfáltico econômico, de baixo consumo de material primário e energia e de execução rápida, prestando-se a amplas condições de uso, desde o tráfego leve em rodovias secundárias até o trânsito pesado e de alta velocidade. É um revestimento flexível de pequena espessura, executado por espalhamento sucessivo de ligante betuminoso e agregado. Este tipo de capa, além de impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento, proporciona um revestimento antiderrapante.
 
 
Fortalecida desde Angelim, EMURB amplia presença nas comunidades mais distantes com Marcus Alexandre
 
A EMURB tem sua história vinculada ao desenvolvimento das comunidades de Rio Branco. Fundada em 1981, a empresa viveu tempos difíceis e chegou a ser ameaçada de extinção pelas gestões que antecederam Raimundo Angelim, que quando assumiu a prefeitura encontrou uma empresa endividada e desestruturada. Havia dívidas de cerca de R$ 20 milhões e, em 2005, Angelim deu início a um processo de revitalização com investimentos em modernização, aquisição de máquinas e equipamentos, além da implantação da Unidade de Produção, no Distrito Industrial. Hoje, com Marcus Alexandre, a empresa segue as conquistas do antecessor e leva benefícios jamais vistos em comunidades até mesmo pouco conhecidas da população central.
 
Moradores recebem com carinho o prefeito que ouve comunidade e leva benefícios
 
Marcus Alexandre atendeu aos moradores com a atenção que lhe é característica. No Beco das Laranjeiras acompanhou a moradora Girlane até sua casa, onde tomou conhecimento de algumas necessidades, como a limpeza da via. A ela, o prefeito anunciou que irá estudar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) a possibilidade de implantar uma unidade de saúde na Vila Liberdade ou promover a extensão do núcleo do Programa de Saúde da Família existente na Vila Albert Sampaio.
 
A presença do prefeito animou a comunidade, que o trataram com respeito e carinho. O presidente da associação de moradores elogiou a postura de Marcus Alexandre, que ainda seguiu avaliar a condição da ponte sobre o Igarapé das Piabas. “Nós vivíamos em dificuldade, mas estamos sendo bastante lembrados pelo prefeito”, disse Adalto Francisco.
 
 
 
 
 
O NÚMERO
 
400
 
Famílias moram na Vila Liberdade, um núcleo urbano formado a partir da repartição imobiliária do antigo Seringal Liberdade. Até pouco tempo, a vila chamava-se Dom Moacyr em homenagem ao arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi.
 
 
Da Assessoria
Fotos: Adonay Melo/Asscom

Governador cumprimenta trabalhadores que constroem a Cidade do Povo

Willian de Souza Nascimento, é natural da cidade acreana de Tarauacá, está em Rio Branco há um mês e é um dos trabalhadores responsáveis pela construção das primeiras casas e toda a infraestrutura necessária para os novos moradores. “Eu me sinto feliz por eles”, comenta, ao saber que está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 10 mil famílias na capital acreana.
Neste sábado, 30, o governador Tião Viana visitou esses trabalhadores contratados para as obras da cidade do Povo, que participavam de uma confraternização organizada pelos empresários. Um deles emprega 209 funcionários. “Isso é garantia de emprego para mais dois anos, no mínimo. Nós estamos começando as primeiras 257 casas, fora outras empresas, dessa etapa com 3.500 unidades habitacionais” diz Orleilson Cameli.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, também acompanha o andamento da obra e as primeiras casas que foram concluídas.  “Como engenheiro, pude ver o desafio diário que é o avanço das obras para construir 10.518 residências, num único local com toda a infraestrutura e equipamentos públicos e nós somos parceiros com escolas infantis e creches”, fala.
O projeto Cidade do Povo prevê a construção de 10.518 unidades habitacionais e os equipamentos públicos necessários como escolas, creches, unidades de saúde, delegacias, praças e mercados.
A obra está orçada em R$ 1,1 bilhão e deve gerar vinte mil postos de trabalho, segundo a estimativa feita pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
O que disseram:
“Isso aqui é vida melhor para Rio Branco, habitação decente, para nosso povo.” Perpétua Almeida, deputada federal.
“Valeu a pena a luta de todos que apoiaram essa ideia, que enfrentaram os obstáculos, os desafios e hoje podemos ver uma casa dessa construída”. Geraldo Pereira, deputado estadual.
“Esse projeto lindo vai contemplar muitas famílias que precisam dessa casa, para cuidar, viver e se contemplar como sonho realizado”. Denilson Segóvia, deputado estadual.
“Nós estamos com casas muito bonitas, com qualidade de primeira linha. Estão de parabéns os trabalhadores, as empresas, o governador e, principalmente, as famílias que serão contempladas”. Jamyl Asfury, deputado.
fonte: agencia.ac.gov.br