segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prefeitura e Governo garantem asfalto e levam benefícios para Vila Liberdade

O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta sexta-feira, 29, as obras de pavimentação da Rua São João Batista, na Vila Liberdade, localizada a 17 quilômetros do Centro de Rio Branco pela BR 364 (sentido Porto Velho). Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura da capital, através da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) está concluindo a pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD) em mais de 600 metros daquela via, a principal do bairro.
 
Assim, o Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) e a EMURB, por meio do programa Ruas do Povo, estão melhorando a vida no antigo bairro Dom Moacyr. Nesta sexta-feira o prefeito Marcus Alexandre, esteve no local acompanhando os detalhes finais dos serviços. Como sempre faz, o prefeito agradeceu ao governador Tião Viana reafirmando sua grande preocupação com as comunidades. Por conta desse compromisso, Tião Viana contratou a EMURB para asfaltar ruas em várias localidades de Rio Branco, como na Vila Liberdade, onde o prefeito caminhou por várias ruas.
 
 
Acompanhado do presidente da Associação de Moradores da Vila Liberdade, Adauto Francisco, e o diretor Técnico da EMURB, José Carlos Fernandes, além de lideranças do Segundo Distrito e muitos moradores, o prefeito caminhou por várias ruas. Marcus Alexandre esteve no Beco São João Batista, onde a moradora Angelita Correa pediu atenção à melhoria da via, que quando chove prejudica seriamente o tráfego de crianças que precisam chegar à escola, e à melhoria da rede elétrica, que não suporta vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. O Prefeito anunciou que até final de janeiro a EMURB inicia o piçarramento de ruas naquele bairro e que estará se reunindo com a direção da Eletrobrás Distribuição Acre para lutar por melhorias no sistema elétrico daquela região.
 
Além do programa Ruas do Povo, executado naquela comunidade em parceria com o governo do Estado, a EMURB aproveita sistematicamente o período ensolarado e amplia sua presença nos bairros por meio das ações específicas da Prefeitura de Rio Branco.
 
Asfalto TSD melhora acesso, valoriza imóveis e traz qualidade de vida a baixo custo
 
O asfaltamento em TSD, além de garantir a acessibilidade dos moradores, valoriza os imóveis nos bairros. No caso da Vila Liberdade ocorre a valorização urbana e rural, uma vez que a região é uma zona de transição entre o meio urbano e rural. O TSD, costuma explicar Marcus Alexandre à comunitários e trabalhadores, é um tipo de revestimento asfáltico econômico, de baixo consumo de material primário e energia e de execução rápida, prestando-se a amplas condições de uso, desde o tráfego leve em rodovias secundárias até o trânsito pesado e de alta velocidade. É um revestimento flexível de pequena espessura, executado por espalhamento sucessivo de ligante betuminoso e agregado. Este tipo de capa, além de impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento, proporciona um revestimento antiderrapante.
 
 
Fortalecida desde Angelim, EMURB amplia presença nas comunidades mais distantes com Marcus Alexandre
 
A EMURB tem sua história vinculada ao desenvolvimento das comunidades de Rio Branco. Fundada em 1981, a empresa viveu tempos difíceis e chegou a ser ameaçada de extinção pelas gestões que antecederam Raimundo Angelim, que quando assumiu a prefeitura encontrou uma empresa endividada e desestruturada. Havia dívidas de cerca de R$ 20 milhões e, em 2005, Angelim deu início a um processo de revitalização com investimentos em modernização, aquisição de máquinas e equipamentos, além da implantação da Unidade de Produção, no Distrito Industrial. Hoje, com Marcus Alexandre, a empresa segue as conquistas do antecessor e leva benefícios jamais vistos em comunidades até mesmo pouco conhecidas da população central.
 
Moradores recebem com carinho o prefeito que ouve comunidade e leva benefícios
 
Marcus Alexandre atendeu aos moradores com a atenção que lhe é característica. No Beco das Laranjeiras acompanhou a moradora Girlane até sua casa, onde tomou conhecimento de algumas necessidades, como a limpeza da via. A ela, o prefeito anunciou que irá estudar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) a possibilidade de implantar uma unidade de saúde na Vila Liberdade ou promover a extensão do núcleo do Programa de Saúde da Família existente na Vila Albert Sampaio.
 
A presença do prefeito animou a comunidade, que o trataram com respeito e carinho. O presidente da associação de moradores elogiou a postura de Marcus Alexandre, que ainda seguiu avaliar a condição da ponte sobre o Igarapé das Piabas. “Nós vivíamos em dificuldade, mas estamos sendo bastante lembrados pelo prefeito”, disse Adalto Francisco.
 
 
 
 
 
O NÚMERO
 
400
 
Famílias moram na Vila Liberdade, um núcleo urbano formado a partir da repartição imobiliária do antigo Seringal Liberdade. Até pouco tempo, a vila chamava-se Dom Moacyr em homenagem ao arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi.
 
 
Da Assessoria
Fotos: Adonay Melo/Asscom

Nenhum comentário: