quinta-feira, 6 de março de 2014

Produtores de Tarauacá trazem farinha para a capital


José de Amorim Lima Neto, vice-presidente da Associação de Produtores Rurais Paz e União (Foto: Assessoria Seaprof)
José Lima Neto acompanhou o transporte até a Ceasa (Foto: Assessoria Seaprof)
Produtores do Projeto de Assentamento (PA) Novo Destino, às margens do Rio Tarauacá, no município de mesmo nome, estão em Rio Branco para comercializar quatro toneladas de farinha de mandioca. O produto é resultado de investimentos na recuperação de áreas degradadas para plantio anual de culturas, realizado pelo governo do Estado na região.
Os produtores estão associados à Associação de Produtores Rurais Paz e União, cujo vice-presidente é José de Amorim Lima Neto, que acompanhou o transporte da farinha até a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), para comercialização. “Em Tarauacá a farinha tem pouco valor. Esperamos conseguir um preço melhor aqui”, disse.
Foram mecanizados 120 hectares no PA Novo Destino. Além dessa ação, também foram entregues duas mil mudas de açaí, dez kits para construção de casas de vegetação, cinco mil mudas cítricas (laranja, tangerina e limão), 1,2 mil quilos de sementes de milho híbrido, 60 kits para construção de galinheiros, seis mil pintos de um dia, 4,8 mil quilos de ração inicial para criação de aves e ainda mais de R$ 2 milhões acessados por meio do Pronaf. O transporte da farinha de mandioca até Rio Branco também recebeu apoio do governo do Estado por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
PA Novo Destino
O Projeto de Assentamento Novo Destino foi criado em 1995 e tem aproximadamente 300 famílias assentadas em seus 27.749 hectares.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Tião Viana consegue apoio ministerial para o Acre


Governador se encontrou com Aluísio Mercadante e José Eduardo Cardozo (Foto: cedida)
Governador se encontrou com Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo (Foto: cedida)
Em agenda em Brasília nesta quinta-feira, 6, o governador Tião Viana se encontrou com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que garantiu total apoio do governo federal à situação emergencial que o Acre se encontra nos últimos dias, tendo em vista o isolamento do estado devido à cheia do Rio Madeira. As águas do rio cobriram a BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho, único acesso terrestre do Acre ao restante do Brasil.
O ministro garantiu a continuidade do apoio incondicional da Defesa Civil Nacional, principalmente por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), que tem disponibilizado aeronaves para o transporte de alimentos. Além disso, a Casa Civil da Presidência estará em parceria com o Ministério da Agricultura para agilizar o processo de importação de hortifrutigranjeiro e trigo do Peru. O governo federal irá aumentar o efetivo na aduaneira da fronteira e estuda a possibilidade de diminuir o processo burocrático por 30 dias, por meio de decreto.
Na ocasião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também esteve presente ao encontro, prometeu ações com relação à situação dos haitianos que entram no Acre pela fronteira com o Peru e ocupam a cidade de Brasileia.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Gás de cozinha começa a chegar por balsa ao Acre


Via fluvial será a maneira pela qual 550 toneladas de gás chegarão a Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Via fluvial será a maneira pela qual 550 toneladas de gás chegarão a Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 6, no Corpo de Bombeiros, o vice-governador César Messias informou que o gás de cozinha começará a chegar ao Acre por balsas vindas de Manaus (AM). O gás é uma das maiores demandas atuais do estado perante o isolamento imposto pela cheia do Rio Madeira, que transbordou sobre a BR-364, única ligação terrestre do Acre com o restante do país.
Duas balsas devem chegar de Manaus neste fim de semana, numa viagem que dura cerca de 12 dias até Rio Branco. Uma delas está trazendo 450 toneladas de gás, enquanto a outra carrega 100 toneladas para abastecer a região do Juruá. Como o gás está chegando para abastecimento, com as botijas sendo preparadas nas distribuidoras da capital, será montada toda uma operação de segurança do descarregamento e transporte, seguindo os padrões da Petrobras.
“Todos os esforços estão sendo feitos para que o abastecimento ocorra tranquilamente. Já tivemos 1.311 toneladas de produtos vindos de carreta de Porto Velho. As três aeronaves da Força Aérea Brasileira que temos disponíveis já fizeram 17 voos. E existem caminhões do Exército fazendo a travessia pela rodovia”, reforça o vice-governador César Messias. Além disso, com o sistema de abastecimento de gás comprometido em Porto Velho, estão sendo estudadas maneiras de abastecer a capital rondoniense com o produto vindo do Acre.
O governador Tião Viana está em Brasília participando de uma série de reuniões para tratar da problemática das cheias, passando pelo Gabinete Civil da Presidência da República, Ministério da Agricultura e Pecuária, e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para já se adiantarem estrategicamente perante possíveis reparos de que a BR-364 precisará depois da enchente do Rio Madeira.
Na manhã desta quinta-feira, o Rio Madeira registra 18,87 metros de profundidade. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia, o rio só deve apresentar vazante na segunda quinzena de março.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Receita começa a receber as declarações do IR 2014 nesta quinta

A Receita Federal começou a receber nesta quinta-feira (6) a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. O programa está disponível para "download".
clique aqui para baixar o download .
Fonte: g1.com

Detran comemora resultado positivo do Carnaval 2014


Equipes estiveram presentes nos bairros atuando de forma preventiva e repressiva (Foto: Assessoria Detran)
Equipes estiveram presentes nos bairros atuando de forma preventiva e repressiva (Foto: Assessoria Detran)
As festividades do Carnaval 2014 se encerram de forma positiva com relação ao trânsito. Não foi registrado óbito em acidentes nas vias públicas de circunscrição estadual. A informação é do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O resultado é comemorado pelas autoridades de trânsito.
O órgão apresentou também os dados relativos às operações de Álcool Zero, realizadas durante o período. Foram abordados 873 condutores; 776 testes de bafômetros realizados; preenchidos 94 autos de infrações por embriaguez e cinco flagrantes de embriaguez ao volante.
Equipes de educação e fiscalização do Detran atuaram de forma preventiva e ostensiva visando o combate à mistura de álcool e direção, nos 14 bairros onde foram realizadas as festas.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o trabalho da equipe de educação em parceria com a fiscalização é essencial para que se mantenha a segurança no trânsito. “Contamos com 20 agentes de trânsito, em regime de escala, estando 14 deles diariamente nas vias públicas. Também estivemos com a equipe de educação, que realizou trabalho preventivo”, completa.
Sawana destaca que o Detran contou com o auxílio de entidades como a Superintendência de Municipal de Trânsito (RBTrans) e a Companhia de Trânsito (Ciatran). “Tudo ocorreu da melhor maneira possível. Percebemos nitidamente que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos perigos de beber e dirigir”, avalia.
Fonte: agencia.ac.gov.br