sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Prefeito Marcus Alexandre atende moradores e anuncia melhorias no Jardim Brasil

Atendendo a convite dos moradores, o prefeito Marcus Alexandre vistoriou na manhã desta sexta-feira, 1,  o Jardim Brasil, na região do Tucumã. Reunidos na Rua L, os moradores e o prefeito debateram as melhorias que em breve começam a ser implantadas  no bairro. São as obras de infraestrutura que serão  realizadas pelo Governo do Estado através do programa Ruas do Povo em diversas ruas daquela comunidade.
Marcus Alexandre estava acompanhado do presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), Jackson Marinheiro e de diretores do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (DEPASA) e do Programa Ruas do Povo.  “Foi uma reunião bastante satisfatória porque o prefeito veio e mostrou o que vai ser feito. Temos confiança que tudo vai acontecer mesmo”, disse Edilberto Lima, representante dos moradores.
O Jardim Brasil sofre com o rigor das chuvas por conta principalmente da ausência de uma rede de drenagem adequada. Os trabalhos devem se  concentrar na instalação da rede de drenagem, de água e de esgoto e também na pavimentação de várias  ruas do bairro.
Apesar dos problemas, os moradores receberam Marcus Alexandre e sua equipe com bastante atenção. O prefeito aproveitou o encontro para abrir um debate sobre como melhorar o Mercado do Rui Lino, que mesmo com a reforma  e modernização mostra sérias dificuldades para ampliar o movimento de pessoas no local. O prefeito se disse agradecido pelo convite dos moradores. A visita, segundo ele, serviu para avaliar de perto os problemas que afetam a comunidade.
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Asfalto chega à Rua Juricaba, que liga a Baixada da Sobral à Via Verde

A vida agora na Rua Juricaba, que liga a Estrada da Sobral ao Conjunto Cabreúva passando pelo bairro João Paulo e dali para a Via Verde,  é completamente diferente  daquela de alguns meses, quando os transtornos se multiplicavam por conta das redes de drenagem inadequadas. A via está sendo completamente urbanizada graças a uma parceria que envolve o Governo do Estado e  a Prefeitura de Rio Branco.
 
O prefeito Marcus Alexandre mobilizou a equipe da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) para aproveitar cada minuto de sol deste verão e avançar o quanto mais possível nos projetos de melhoria da infraestrutura viária da Baixada da Sobral. “E é exatamente isso que estamos vendo. Várias ruas estão cada vez em melhores condições”, disse o presidente da EMURB, Jackson Marinheiro.
 
A Rua  Juricaba era uma via de difícil acesso e cheia de problemas. Mas agora, depois de intervenções agudas na região, como a  construção da rede de dragagem do canal que corta os bairros  Carandá, Cabreúva, Bahia, Bahia Nova e Boa União até chegar à Estrada da Sobral e daí ao rio Acre, a  rua  está  totalmente asfaltada em seus 780 metros de extensão. Apenas na dragagem do canal  são 2,8 quilômetros de limpeza das margens e aprofundamento do leito para evitar que a elevação do nível da água pelas chuvas inunde os bairros da região.
 
Durante o inverno deste ano, um dos mais rigorosos dos últimos tempos, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado realizaram várias outros serviços que deixaram  não somente a Juricaba como várias outras ruas da Baixada da Sobral preparadas para a intervenção da EMURB agora no verão. O trabalho é desenvolvido pela EMURB através  do programa Ruas do Povo.
 
 
A dragagem e os serviços complementares, como o aprofundamento do Igarapé da ETA, levam tranquilidade a moradores antigos da Rua Juricaba. A avaliação é do presidente interino da Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, Antônio Monteiro da Silva, que é vendedor ambulante e percorre diariamente toda a região. “O sentimento que temos é de gratidão por temos sido atendidos”, disse Monteiro.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

terça-feira, 29 de julho de 2014

'Queria matar alguém para ver' como era, confessa jovem assassina

"Queria matar alguém para ver" como era, declarou uma jovem japonesa que assassinou e decapitou uma companheira de classe no fim de semana passado, segundo meios de comunicação que citam fontes policiais.
Segundo a imprensa, a jovem de 16 anos fez esta incrível confissão aos investigadores sem mostrar nenhum remorso.
Os incidentes ocorreram na cidade de Sasebo, em Nagasaki (oeste do Japão), na noite de sábado (26).
Os pais da vítima, Aiwa Matsuo, alertaram a polícia, inquietos ao ver que sua filha não voltava para casa.
Na manhã de domingo, a polícia encontrou o corpo da jovem, de 15 anos, na casa da criminosa, que vivia sozinha, apesar de ser muito jovem, afirmam jornais e televisões.
Pouco depois de sua prisão, a menina de 16 anos, cuja identidade não foi revelada por ser menor de idade, reconheceu o crime. Após estrangular sua colega, no sábado, a espancou, decapitou e cortou a mão esquerda "com ferramentas e uma espécie de corda".
A homicida também abriu o abdome da vítima, segundo a imprensa.
Segundo o jornal "Yoiuri", a polícia encontrou várias ferramentas na casa da jovem, como martelos e uma serra, o que reforça a tese de premeditação.
"Eu mesma comprei tudo isso, queria matar alguém", declarou a adolescente, segundo o jornal.
A polícia também descobriu quatro mensagens em um fórum de internet com a imagem de uma mão ensanguentada.
A assassina será submetida a exames psiquiátricos. A jovem já teria tido um comportamento preocupante anos atrás, segundo os meios de comunicação locais.
Com alto rendimento na escola e nos esportes, colocou água sanitária na comida de suas colegas quando ainda estava no ensino primário.
"Estava chateada com elas porque me desprezavam, riam de mim na classe", havia dito a sua professora, relata Yomiuri Shimbun.
Também teria dissecado um ou vários animais, segundo outros meios de comunicação.
Antes do assassinato, as duas jovens haviam passado várias horas juntas.
Segundo testemunhos, a mãe da homicida morreu no ano passado e seu pai voltou a se casar, e por isso ela vivia sozinha.
Na noite de segunda-feira foi realizada uma cerimônia em memória da vítima, na qual estudantes muito abalados participaram.
Fonte: uol.com.br

Prefeitura de Rio Branco e Tribunal de Justiça ampliam parceria para ações do programa Justiça Comunitária

O prefeito Marcus Alexandre participou na manhã desta segunda-feira, no Palácio da Justiça, da abertura do curso de capacitação da Justiça Comunitária, cujo objetivo é formar cidadãos para intermediar e contribuir na solução de conflitos nos próprios bairros.
 
Da solenidade participaram o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Roberto Barros, a coordenadora do programa Justiça Comunitária, desembargadora Eva Evangelista e o procurador geral do Ministério Público Estadual (MPE), Osvaldo Albuquerque.
 
O programa Justiça Comunitária existe desde 2002 e, desde 2006 foi firmado convênio entre a prefeitura de Rio Branco e o Tribunal de Justiça para a realização do projeto. Na gestão do prefeito Marcus Alexandre, a parceria foi fortalecida e ampliada para que as ações possam chegar a um maior número de pessoas. Até agora, mais de 48 mil pessoas já foram capacitadas.
 
Este ano, o programa Justiça Comunitária atenderá prioritariamente sete bairros de Rio Branco, mas de acordo com o prefeito Marcus Alexandre, o alcance social será para toda a cidade. Entre os bairros contemplados estão Tancredo Neves, Calafate, Jardim Eldorado, Sobral e Estação Experimental.
 
O objetivo do programa é proporcionar às pessoas a educação para o direito, mediação comunitária de conflitos e o fortalecimento das redes sociais nas comunidades carentes em que o programa atua.
 
O presidente do TJ, desembargador Roberto Barros, destacou a importância da parceria com a prefeitura de Rio Branco para que o programa possa chegar aos bairros da cidade e difundir noções de uma cultura de paz entre as pessoas. “Só temos a agradecer o prefeito Marcus Alexandre por ter ampliado a participação da prefeitura no programa”, destacou.
 
O prefeito Marcus Alexandre fez questão de destacar que o objetivo do programa Justiça Comunitária tem praticamente o mesmo princípio da gestão municipal, que é se aproximar das pessoas. “Só temos que apoiar esta iniciativa de colocar a Justiça a serviço das pessoas, mediando conflitos na própria comunidade”, afirmou.
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Circuito Barretos de Rodeio marca a abertura da Expoacre 2014

A Expoacre 2014 começou oficialmente no sábado, 26. Com arquibancadas lotadas, uma das atrações que são chamariz de público, o Circuito Barretos de Rodeio, teve seu início com etapa Rio Branco, com vinte e quatro competidores do Acre disputando a melhor.
Há quatro anos consecutivos, a Expoacre sedia o circuito de provas de montaria em touros do maior Rodeio do Brasil, Barretos. As disputas eletrizantes acontecem em duas fases - Rio Branco e Barretos.
 
Participaram da abertura do Rodeio o coordenador da Expoacre e secretário de Produção e Agricultura Familiar (Seaprof), Mamed Dankar, o coordenador de Rodeio da Expoacre, Marcos Pereira, o Diretor e Presidente da Liga Nacional de Rodeio, Marcos Abud. Na comissão julgadora Horácio Alves, Anderson Solto e Paulo Krimber, ex-competidor que já ganhou vários títulos e dez vezes finalista do campeonato mundial nos Estados Unidos.
Empolgados com a animação de Adriano do Vale, Barretos-SP, o locutor mais popular do mundo do Rodeio, a plateia vibrava e torcia a cada apresentação dos peões na Arena.
 
Quem obteve as melhores notas da noite de sábado (26) foi o peão Cleudimar Gaspar de Cruzeiro do Sul, com 87,75 segundos, Fábio Neto de Rio Branco com 77’ e José Taison com 76,75’.
Com boa classificação, onze peões acrianos que obtiverem as melhores notas nas primeiras provas vão disputar com os peões dos Estados do Sul, o prêmio e título de campeão da etapa do Circuito Barretos na Expoacre.  Entre os competidores de Rio Branco classificados, já está garantido na final, Ramon Rodrigues, o vencedor do Circuito Barretos de Rodeio Etapa Rio Branco da Expoacre 2013, que atualmente está atuando profissionalmente em Circuitos Nacionais.
 
Além do título, o vencedor representará o Acre na Festa de Peão de Boiadeiros de Barretos, que tem data marcada para acontecer de 21 a 31 de agosto de 2014.
 
O Rodeio da Expoacre Etapa Barretos encerra na terça-feira (29), a partir das 21h, com final do Circuito e premiação dos campeões.
 
 
 
 
Roberta Marisa (Assessoria Expoacre)
Fotos: Luciano Pontes

Saiba como planejar o futuro das finanças de acordo com a sua idade4

É possível fazer um planejamento financeiro adequado para cada idade? Sim. Segundo Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) e da DSOP Educação Financeira, os objetivos financeiros vão se definindo de acordo com a idade e a realidade em que a pessoa vive.
"Esses objetivos são mutáveis. O que vai definir o sucesso ou o insucesso de uma pessoa será a maneira como ela elabora seu projeto de vida: seus sonhos e desejos, tanto pessoais quanto profissionais. Nesse projeto, o dinheiro pode ser um aliado ou um inimigo, depende de como a pessoa lida com ele."

Faça uma reserva de emergência

Para o planejador financeiro Valter Police, do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), independentemente da idade, há duas providências recomendáveis a seguir.
A primeira é manter uma reserva de emergência, cujo montante vai variar de acordo com a estabilidade da renda. Um profissional com renda mais assegurada, como um funcionário público, pode guardar três vezes o valor de suas despesas.
Já um profissional que não sabe quanto irá receber a cada mês, como um autônomo, deve juntar 12 vezes o valor de suas despesas mensais.

Planeje sua aposentadoria

A outra providência é se preocupar, desde muito jovem, com a hora de se aposentar. A ideia é alongar o esforço de poupança no tempo para que ele seja menor.
Alguém que comece a poupar desde os 20 anos para a aposentadoria pode dedicar 10% da sua renda para este fim. Já uma pessoa que só pense na aposentadoria aos 50 anos, terá de fazer um esforço enorme de poupança, guardando mais de 30% da renda, além de diminuir os gastos e se conformar em adotar um padrão menor do que o que tem ao se aposentar.
Fonte: uol.com.br