sexta-feira, 20 de junho de 2014

August, o jovem haitiano embarca hoje rumo à França

Há mais de um ano no Acre, Jalens Volf August aguardava ansioso pelo momento de reencontrar a família, na França. Por ser menor de idade, conseguir a autorização do passaporte e visto foi uma tarefa árdua. Graças ao apoio recebido no Estado, o adolescente embarca nesta sexta-feira, 20, com destino à ilha francesa de Martinica.
Foi com o empenho dedicado ao caso de August, que o senador Jorge Viana conseguiu junto ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, a concessão dos documentos que mudam a partir de agora os rumos da vida do haitiano, ansioso pela hora do reencontro.
De malas prontas e sorriso no rosto, August agradece a hospitalidade dos acreanos e reconhece a ajuda que teve. “A França não queria liberar meu passaporte por eu ser menor e pela forma como entrei no Brasil, mas com a intervenção do governo eu consegui e hoje viajo. Coração está ansioso”, diz.
Quando indagado se pretende voltar ao Acre algum dia, a resposta foi imediata. “Ano que vem mesmo, provavelmente, eu retorne junto com minha irmã para visitá-los, lá no abrigo em Epitaciolândia eu recebi amor e carinho, vou lembrar sempre disso”, completou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Paciente de segundo transplante de fígado no Acre recebe alta médica


Francisco Alexandre se prepara para uma nova vida depois do transplante (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Francisco Alexandre se prepara para uma nova vida depois do transplante (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“Inexplicável”. Foi assim que Francisco Alexandre Queiroz descreveu seu sentimento na tarde desta quinta-feira, 19, quando teve alta médica no Hospital das Clínicas de Rio Branco. No dia oito deste mês, ele entrava no centro cirúrgico para submeter-se ao transplante de fígado que poderia mudar a sua vida e, hoje, o paciente retorna para o seio da família, que o aguardava ansiosamente.
“A sensação que eu sinto hoje é algo que nem consigo explicar, saber que a vida me dá uma nova chance de ser uma pessoa sadia é uma felicidade muito grande”, frisou Francisco, o segundo paciente que teve o fígado transplantado no Acre.
Quem não continha a alegria era Cleuziane da Silva, esposa do paciente. De acordo com ela, a filha do casal estava lá fora esperando pelo pai. “Ele já aguardava há mais de três anos por esse transplante e provavelmente se tivesse demorado mais na fila de doação nem chegaria a ver a nossa filha crescendo. Hoje é um dia muito feliz, por vermos que deu tudo certo”, comemora.
A família do paciente aguardava com muita alegria a alta médica de Francisco (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A família do paciente aguardava com muita alegria a alta médica de Francisco (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Francisco, de 31 anos, sofria de cirrose hepática e esteve na fila de espera de transplantes em outros Estados por mais de três anos. A enfermeira Valéria Monteiro explica qual a importância da doação de órgãos em casos como esse, em que as pessoas têm além de um novo fígado, uma vida nova.
“Existe uma série de critérios para que o paciente entre na fila de transplante no próprio Estado e, depois de analisarmos o caso do Francisco, vimos que era possível ser solucionado aqui mesmo. Foi uma cirurgia tecnicamente difícil, mas a equipe é capacitada para qualquer tipo de intercorrência e graças a Deus ocorreu tudo bem”, afirmou.
Sobre a doação, continuou. “É algo que a gente não prevê, qualquer hora podemos receber uma ligação de algum lugar onde alguém tem um órgão compatível ao de um dos nossos pacientes, por isso, é tão fundamental a doação, é uma oportunidade que se tem de dar às pessoas, a chance de uma nova vida”.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Governo prepara entrega de mais 500 casas da Cidade do Povo para junho

O governo federal e o governo do Acre se preparam para a segunda entrega de casas da Cidade do Povo ainda em junho pelo programa Minha Casa Minha Vida. Desta vez estão previstas 500 novas unidades habitacionais, que representa mais um passo nesse que é o maior projeto habitacional da história do Acre, que vai entregar ao todo 10.518 casas, beneficiando mais de 60 mil pessoas com a casa própria.
Até o fim de junho serão entregues cerca de 500 casas da Cidade do Povo (Foto: Arquivo/Secom)
Até o fim de junho serão entregues cerca de 500 casas da Cidade do Povo (Foto: Arquivo/Secom)
O ritmo das obras está intenso. Ao todo, 24 empresas trabalham atualmente na Cidade do Povo, nove apenas na construção das obras e edificações, com quatro mil funcionários. Junto com as 500 unidades habitacionais, estão previstas para serem entregues também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Praça da Juventude.
A primeira entrega da Cidade do Povo foi de 392 unidades habitacionais em maio. Agora, com mais 500 casas para este mês, o governo fica mais perto de completar ainda este ano a primeira etapa, que engloba 3.348 unidades a custo zero para famílias carentes e de áreas de risco em Rio Branco.
Todos os serviços de água, esgotamento sanitário e energia elétrica já estão garantidos para as casas da próxima entrega. Os serviços de segurança, saúde e transporte público também serão reforçados. Além disso, o Detran atualmente possui quatro agentes em tempo integral na Cidade do Povo, cuidando principalmente para que os veículos de grande porte das obras não circulem pelas ruas das casas entregues e muito menos usem as vias já asfaltadas, mas sim vias por terra.
O secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder, ressaltou que a prefeitura de Rio Branco também tem sido uma grande parceira na concretização da Cidade do Povo. “Eles estão com a administração da Galeria do Povo e realizando várias atividades junto à comunidade como sessões de cinema lá. Com a nova etapa também está prevista a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, conta Leonardo.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governador é homenageado pela Associação Comercial do Acre


Tião Viana recebeu homenagem da Acisa na manhã desta terça-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana recebeu homenagem da Acisa na manhã desta terça-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) existe há mais de 100 anos. Mas mesmo com tamanho tempo de existência, a instituição nunca passou por uma crise tão grande como a cheia do Rio Madeira, que isolou o Acre e criou um cenário único no estado por quase 80 dias. E exatamente pela força e trabalho do governador Tião Viana apresentados perante esse momento, que a Acisa resolveu homenageá-lo na manhã desta terça-feira, 17, em sua sede, com um café da manhã especial marcado pela presença dos principais comerciantes do Acre.
“A gente fala e a maioria das pessoas não tem a realidade do que foi esse momento de crise para o Acre, onde produtos essenciais ficaram a beira de faltar e o estado quase mergulhou num caos. E o governador Tião Viana teve um papel único na gestão em algo que poucos seriam capazes de fazer”, disse o presidente da Acisa, Jurilande Aragão. Ele entregou uma placa de agradecimento ao governador.
Durante todo o período de isolamento, o governador fez questão de ter os principais empresários do Acre ao seu lado para discutir diretamente os planos para evitar o desabastecimento do Acre. “Essa homenagem é um daqueles momentos que eu vou levar no canto das boas memórias. Não tenho dúvidas que se não tivéssemos nos unidos, teríamos passado por uma situação caótica no estado”, disse Tião.
O governador ainda assumiu o compromisso junto à deputada federal Perpétua Almeida de atender a uma das maiores reinvindicações atuais da Acisa: lutar para definir de forma definitiva o setor comercial entre Acre e Peru por intermédio da Rodovia Interoceânica. Tião também relatou com orgulho os avanços na ZPE, que deve instalar sua primeira indústria em breve, a criação do Porto Seco em Epitaciolândia e a conclusão do Polo Logístico, tudo isso gerando uma nova economia para o Acre.
Fonte: agencia.ac.gov.br

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Orquestra da PM faz concerto em homenagem aos 52 anos do Acre Estado



“O melhor do Acre é maneira simples de ser do seu povo, a maneira fraterna, uma visão de que somos todos iguais, que convivemos com o desenvolvimento respeitando o meio ambiente", disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“O melhor do Acre é maneira simples de ser do seu povo, a maneira fraterna, uma visão de que somos todos iguais, que convivemos com o desenvolvimento respeitando o meio ambiente”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A esplanada do Palácio Rio Branco foi o palco escolhido pela orquestra da Polícia Militar do Acre (PMAC), na noite de domingo, 15, para a apresentação de uma homenagem aos 52 anos de elevação do Acre a Estado. O evento foi em reconhecimento a todos os que deram sua contribuição à luta pela autonomia do Acre.
O governador Tião Viana, acompanhado pela primeira-dama Marlúcia Cândida e pelos filhos, prestigiou a apresentação. Secretários e gestores do Estado também estiveram presentes.
“Nós estamos na caminhada da quinta, sexta geração de acreanos e hoje nós completamos 52 anos do movimento autonomista que nos reconheceu como unidade da federação, como Estado que segue o seu destino dentro de uma república federativa. Isso nos dá uma enorme responsabilidade”, disse o governador.
No repertório de músicas apresentadas à população que compareceu em frente ao Palácio estavam canções que fazem parte da história do país desde a década de 1960, período que marca o início da luta do Movimento Autonomista para elevar o Acre a Estado. A seleção agradou ao público que aplaudia a orquestra a cada canção.
Fonte: agencia.ac.gov.br