sexta-feira, 18 de julho de 2014

Número de eleitores cresceu 5% desde a última eleição para presidente

Bruna Borges
Do UOL, em Brasília

O número de eleitores no país cresceu 5,3% desde as últimas eleições para presidente, apontam dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em 2010, o Brasil tinha 135.539.919 eleitores; nas eleições deste ano terá, pelo menos, 142.822.038, que é o número de pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral para votar. Os dados são de junho de 2014 e ainda podem ser atualizados no final do mês.
Deste total, 142.467.854 eleitores votam no Brasil e 354.184 pessoas devem votar no exterior. 
A região cujo número de eleitores mais cresceu foi a Norte, que passou a ter 10.801.176 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. Em 2010, eram 9.983.388. Isso representa um aumento de aproximadamente 8,2%.
O Nordeste é a região do país que menos apresentou crescimento no número de eleitores, com 4,4%. Neste ano, a região terá, pelo menos, 38.269.534 eleitores contra os 36.660.02 de 2010.
O número de pessoas que votam no exterior cresceu 77,3% aproximadamente. Em 2010, eram 199.795 eleitores.
Considerando apenas o período entre as eleições deste ano e as de 2012 -- que escolheu para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país --, o aumento no número de eleitores foi de 1,7% aproximadamente. Em 2012, 140.461.838 pessoas estavam cadastradas na Justiça Eleitoral.
Número de eleitores cresce em 2014
5,3%

Brasil

índice de aumento dos eleitores no país
8,2%

Região Norte

região foi a que teve maior percentual de aumento
77,3%

no exterior

fora do país, o índice de aumento foi ainda maior
Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
Se observarmos a estimativa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a população brasileira em 2010 e em 2014, nota-se que a evolução do crescimento populacional é levemente acima da estatística do TSE, cerca de 6,4% de aumento. Segundo a projeção do instituto, em 2010 éramos 142.128.385 brasileiros e em 2014, 151.345.776. O cálculo desconsidera a população até 15 anos.
Como o último censo populacional é de 2010, não é possível obter o número preciso da população brasileira, apenas utilizar a projeção deste número realizada pelo IBGE. A última atualização da projeção foi divulgada em 2013.

 

Voto facultativo

Dos eleitores que não são obrigados a votar, merece destaque o eleitorado que tem acima de 70 anos, que representa aproximadamente 7,43% do total. O Brasil tem pelo menos 10.433.380 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral nesta faixa etária.
Entre os jovens eleitores, com idade entre 16 e 17 anos, há pelo menos 2.032.397 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. Isso representa 1,44% do total do eleitorado.
Segundo a Justiça Eleitoral, pelo menos 7.715.213 eleitores são analfabetos. O número corresponde a aproximadamente 5,5% do total.
O país tem no total 142.822.038 pessoas aptas a votar, segundo o TSE. Desse total, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais detêm 41,6% do eleitorado brasileiro, com 59.388.252 votantes. 

Fonte: uol.com.br

Aluno do ensino médio na rede pública do Acre passa em 5 faculdades nos EUA

Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo

Prestes a completar sua segunda semana nos Estados Unidos, o jovem acriano André Lucas Buriti de Melo, 19, ainda não acredita que conquistou umavaga e bolsa integral para estudar naUniversidade Yale, uma das mais prestigiadas instituições norte-americanas.  O estudante também foi aprovado em mais quatro universidades dos EUA: BabsonBrownDuke eGeorgetown.
"Parece um sonho mesmo. Se me perguntassem há quatro anos eu não ia nem saber te explicar o que era Yale ou qualquer outra universidade norte-americana", diz André, que começou a tomar conhecimento do assunto quando entrou no ensino médio em 2009, aos 14 anos.
Em 2012, ele foi aprovado em direito naUFAC (Universidade Federal do Acre), mas não desistiu de estudar fora do país.

Inscrição e aprovação

Ainda no ensino médio, ele conheceu o trabalho de uma fundação que auxilia jovens brasileiros a estudar no exterior, a Fundação Estudar. Com as orientações recebidas, o jovem decidiu arriscar, mesmo já cursando ensino superior em Rio Branco. Das oito instituições que tentou, passou em cinco. Escolheu Yale, em New Haven (Connecticut), por considerar a mais adequada aos cursos que pretende: economia e relações internacionais.
"Os processos de seleção são meio parecidos. É preciso ter um bom desempenho escolar, enviar cartas de recomendações, escrever artigos falando sobre você, o que te interessa e como a educação que você vai receber pode te ajudar como pessoa. Coisas desse tipo. É preciso fazer duas provas, uma de proficiência no inglês e uma de conhecimentos gerais, o SAT [uma espécie de Enem norte-americano]", explica o estudante, que aprendeu inglês sozinho.
"O que você faz fora da sala de aula também conta muito. No fim, algumas ainda realizam entrevistas com o diretor da universidade", acrescenta. Segundo o universitário, as instituições estrangeiras não possuem um perfil padrão de alunos para aprovar. O importante é que o estudante tenha paixão pelo que faz, na opinião dele. 
"Não adianta você pensar que ganhando cinco medalhas de ouro em olimpíadas internacionais vai passar. As universidades querem pessoas com tipo diferentes de vida. Que gostem de música, ciências, humanas. O legal é que ele mostre suas intenções sobre o que quer fazer e como quer contribuir para a sociedade. Isso que conta", opina.
Veja a matéria completa no uol. 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cãozinho sem membros dianteiros busca dono

  • Mário Bittencourt/UOL
    Cão sem os membros dianteiros que procura um dono na Bahia
    Cão sem os membros dianteiros que procura um dono na Bahia
Um cãozinho vira-lata, ainda sem nome, e que nasceu em Vitória da Conquista (517 km de Salvador) busca alguém que possa adotá-lo. Ele nasceu sem os membros da frente, ao herdar anomalia genética do pai, Pimpim.
O cãozinho é filho único da cadela Branquinha e nasceu na noite de véspera de São João, dia 23 de junho. A dona dele, a doméstica Irani França Santos, 50, diz que não tem condições de criá-lo.
Irani está doando não só o cãozinho sem membros, como também Pimpim e os quatro filhotes de Amarelinha, outra cadela que deu cria no mesmo dia de Branquinha. Pimpim é pai também dos filhotes de Amarelinha. 
Mário Bittencourt/UOL
Pimplim, que nasceu já sem os membros dianteiros
Branquinha, Pimpim e Amarelinha são irmãos.
"Eu saí para trabalhar e no outro dia vi o 'presente' que São João deu para mim", diz ela, em tom de brincadeira.
Segundo Irani, o cãozinho sem membros é o primeiro filho deficiente de Pimpim.

Na espera

Apesar da deficiência, Pimpim é um cão ativo que quase todos os dias, ao final da tarde, vai para o portão da casa esperar pela chegada de sua dona. Ele se move de um canto para o outro, equilibrado sobre suas duas pernas traseiras.
"Engraçado que ele vai mais quando eu saio com a bolsa, parece que sabe que vou demorar. Quando eu saio sem a bolsa ele não vai para o portão", comentou Irani.
"Ele [Pimpim] já teve outras crias, mas não veio nenhum filhote com problema. Amarelinha teve sete filhotes, morreram três e um foi adotado por Branquinha. Espero achar logo alguém que possa cuidar dele [o cãozinho sem os membros da frente]. Teve duas pessoas que se interessaram já, mas ainda não vieram aqui", disse.
Uma campanha foi iniciada nas redes sociais para tentar achar alguém que adote o cãozinho. "Quem se interessar é só me ligar: 77 8814 4525 ou 3082 2618", informou Irani.
Fonte: uol.com.br

Obras de duplicação da estrada da Sobral seguem em ritmo acelerado

Ação do PAC Mobilidade, a duplicação da Estrada da Sobral é uma obra que segue em ritmo acelerado e vem mudando a paisagem na região da Baixada. A duplicação ocorre desde a rotatória que dá acesso à 3ª ponte sobre o rio Acre, já na Via Verde, até o trevo entre os bairros da Pista e Glória. As obras acontecem em parceria com os governos Federal e Estadual como parte do esforço institucional de melhorar a mobilidade urbana de Rio Branco.
Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 57 milhões na duplicação e alargamento de ruas e avenidas. Além da estrada da Sobral, as intervenções também acontecem na Estrada das Placas, na Estrada Apolônio Sales, na Avenida Getúlio Vargas, na rua João XXIII, na Estrada da Floresta e também nas ruas Campo Grande e São Salvador.
As obras da Estrada da Sobral são uma importante demonstração que a Prefeitura tem priorizado investimentos na mobilidade urbana em decorrência do crescimento da cidade. Em 2005 Rio Branco possuía pouco mais de 56 mil veículos e atualmentemais de 150 mil veículos circulam pelas ruas da capital, tornando as obras mais do que necessárias.São intervenções que acontecem graças também ao apoio dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, que ajudaram a Prefeitura durante o processo de avaliação e aprovação dos projetos, em Brasília. “Estamos acompanhando o trabalho de duplicação aqui da estrada da Sobral porque ela é parte dos investimentos que estão sendo realizados através do PAC Mobilidade e irá ajudar muito em nossa política de melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre durante visita de trabalho às frentes de serviço. A inspeção ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16.
O PAC da Mobilidade para Médias Cidades, origem dos recursos para as obras na Estrada da Sobral, é destinado às obras de infraestrutura viária. Entre as prioridades apresentadas pela Prefeitura de Rio Branco para esses projetos estão à construção de estações de integração de ônibus; a criação de corredores estruturantes para o transporte coletivo; o alargamento e urbanização dos corredores estruturantes, e muito mais. Atualmente, a Prefeitura mantém cerca de 120 obras de pequeno, médio e grande porte em andamento na cidade e na zona rural.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom