sexta-feira, 14 de novembro de 2014

“Bom é saber que vou passar o Natal na casa nova”, diz beneficiado do Carandá

Nas paredes da casa de Alcilete dos Santos, ainda se avistam as marcas do nível a que as águas chegaram durante a alagação. E ao mostrar seus pertences encaixotados, ela ainda se emociona ao contar sobre as dificuldades que viveu. Neste ano, quando ficou desalojada, abrigou-se com sua filha  na casa do irmão e agora vivem juntas a contagem regressiva pela mudança.
“Eu tentei salvar minhas coisas, o pouco que ficou perdeu”, ela exemplifica lamentando pelo sofá. Alcilete trabalha como salgadeira durante a semana e cozinheira no fim de semana, mas o sentimento não é de tristeza, pois ela já contabiliza a casa como uma herança que vai deixar para sua filha, que é seu orgulho por ser esforçada e universitária no curso de Redes de Computadores.

Obra da ponte sobre o Rio Madeira já iniciou e ficará pronta em 2017

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Nayanne Santana

Assista ao vídeo abaixo:



O governador Tião Viana liderou nesta quinta-feira, 13, uma comitiva de parlamentares e empresários em visita técnica ao canteiro de obras da ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364, em Abunã (RO). Acompanharam também a visita o vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz, e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre e Rondônia, Fabiano Martins Cunha, seguido por sua equipe. Martins anunciou que a obra deverá ser concluída em dois anos.

“Essa obra traz alegria, esperança. É bom o parlamento do Acre vir verificar isso de perto, testemunhar um tempo de união e integração.”

Tião Viana
Cunha afirmou que, desde julho, a empresa vem operando no local onde está sendo construída a ponte. “As obras estão transcorrendo dentro do cronograma previsto. O trabalho da parte das fundações dos pilares, do lado que dá acesso ao Acre, já começou. No lado oposto do rio, estamos mobilizando equipamentos para iniciar as fundações no fim da próxima semana”, explicou o superintendente.
Ele frisou que, paralelamente, em Brasília, os trabalhos de aprovação dos projetos executivos e a liberação de recursos seguem dentro do cronograma, sem riscos de paralisação das atividades no canteiro do Abunã.
A última divisa da integração
Durante a visita técnica, Tião Viana lembrou que em 1999, quando era senador pelo Acre, liberou emendas para a construção da ponte sobre o Madeira, contudo, não houve empenho por parte do governo de Rondônia na época, de modo que o recurso emperrou. Ao ver os pilares de sustentação da ponte sendo erguidos, o governador do Acre declarou que se inicia a integração definitiva do Acre com o restante do Brasil.
Obra consolidará integração do Acre com Brasil e fortalecerá rota comercial com Pacífico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Obra consolidará integração do Acre com o Brasil e fortalecerá a rota comercial com o Pacífico (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Esse é o sentido da integração. Estamos vencendo o último desafio. O vice-governador de Rondônia veio ao nosso encontro para dizer que o governo de Rondônia é solidário. A presidente Dilma já tomou a decisão de integrar o Acre. Em 30 meses veremos esta ponte concluída. Uma obra com custo inicial de R$ 128 milhões. Isso é integração do Brasil com Rondônia, e com as rotas comerciais. Isso se torna uma realidade”, declarou.
Airton Gurgacz afirmou que a construção da ponte também vai pôr fim ao sofrimento de milhares de motoristas que trafegam pela BR-364. “Os motoristas, às vezes, ficam numa espera de até 12 horas para atravessar o rio, e na época da seca essa travessia demora muito mais. Isso é importante para Rondônia, para o Acre e para o Brasil, que terá essa interligação internacional com o Pacífico. Concluindo: essa ponte é só alegria”, declarou o vice-governador.
Parlamentares celebram integração
No grupo de parlamentares que foram à visita técnica estavam deputados estaduais da atual legislatura e também os eleitos em outubro.
O presidente da Assembleia Legislativa, Élson Santiago, observou que, embora no período eleitoral muitos opositores declarassem que iam ajudar a construir a ponte e buscar recursos para a obra, o que foi visto na visita é outra realidade.
“A obra já está aqui. Está sendo feita, e qualquer um pode ver. Acho que agora vai parar de querer aparecer pai para essa ponte. A presidente Dilma e o Tião estão de parabéns, por lutar e conseguir isso, e graças a Deus essa obra vira realidade”, declarou Santiago.
Recém-eleito, o deputado estadual Jenilson Leite lembrou que está sendo vencido um obstáculo que dará segurança à rota comercial do Acre. “Para nós, que fomos eleitos em outubro, é um privilégio poder presenciar o início desta obra, que a presidente Dilma está trazendo para melhorar ainda mais a vida da nossa população”, destacou Leite.

IDM inicia qualificação de jovens para atuar no call center este mês

Fonte: agencia.ac.gov.br


Governador e Rita Paro afirmam que 2.500 estudantes participarão do curso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador e Rita Paro afirmam que 2.500 estudantes participarão do curso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A qualificação dos 2.500 jovens que devem atuar no call center que está se instalando em Rio Branco se inicia ainda este mês. O anúncio foi feito pela diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Rita Paro, ao governador Tião Viana, durante reunião realizada na noite desta quinta-feira, 13.
De acordo com Rita Paro, as inscrições para o curso de formação serão na Escola de Formação Campos Pereira e devem ser abertas na segunda quinzena deste mês. “O curso deverá ter duração de 160 horas – cerca de 40 dias. Ao participar dessa formação, o jovem sai apto a atuar no call center. Entre as atividades do curso estão aulas de informática, redação e outras”, explica a diretora-presidente.
As atividades do call center, que está se instalando na Via Verde, na região entre os bairros Floresta Sul e Calafate, devem começar até dezembro. O governador Tião Viana frisa que, além do call center, na região também serão feitas intervenções por parte da prefeitura de Rio Branco visando a melhor trafegabilidade dos pedestres. “Uma passarela será construída naquela área para que as pessoas possam caminhar em segurança”, lembrou.

SEE terá missão de zerar o analfabetismo nos próximos quatro anos

Fonte: agaencia.ac.gov.br - Por Nayanne Santana


Governador e secretário de Educação trataram sobre a estratégia para atingir a meta (Foto: Arquivo Secom)
Governador e secretário de Educação trataram sobre a estratégia para atingir a meta (Foto: Arquivo Secom)
O governador Tião Viana reafirmou na noite desta quinta-feira, 13, durante reunião com o secretário Marco Brandão, que a principal meta da Secretaria de Estado de Educação (SEE), nos próximos quatro anos, será zerar o analfabetismo no estado. O anúncio havia sido feito com exclusividade durante a entrevista ao Sistema Público de Comunicação e à Agência de Notícias do Acre, na quarta-feira, 12.
Durante a entrevista concedida na quarta-feira, o governador declarou que não assumiu esse compromisso em sua campanha, mas estava disposto a combater o analfabetismo. “Eu estou assumindo esse compromisso agora com força no meu coração, o desafio de zerar o analfabetismo no Acre nos próximos quatro anos. Estou dizendo que vou lutar com todas as forças para fazer isso. Se nós conseguirmos, vamos ser o primeiro estado do Norte/Nordeste a zerar o analfabetismo entre os maiores de 15 anos.”
Segundo Marco Brandão, dados da SEE apontam que no estado 13% da população é analfabeta. “Desses 13%, cerca de 15% são de pessoas na faixa etária de 15 a 45 anos de idade. Nós temos nesse quadro pessoas de comunidades urbanas e rurais. Então, teremos estratégias que possibilitem o combate ao analfabetismo, mas também a elevação da escolaridade. Porque não queremos apenas que as pessoas sejam alfabetizadas, mas que elas aprendam a ler, escrever e fazer contas matemáticas, mas que também prossigam nos estudos, se qualifiquem”, declarou o secretário.
No período de transição de governo, a Secretaria de Estado de Educação fará todos os levantamentos necessários para traçar as metas. O secretário avisa: “Serão todas de acordo com a região. Vamos mapear o analfabetismo em todo o Acre e, a partir disso, traçar metas específicas para cada localidade, respeitando todo o modo de vida e a tradição dos lugares”.
Marco Brandão diz que a determinação do governador Tião Viana de zerar o analfabetismo mostra sua preocupação em elevar a educação no estado, levando-a todos. “É um projeto audacioso, mas não impossível. Isso é algo que tem de ser perseguido e conquistado. Se não tivermos ideais e utopias, não se move o mundo, e o mundo é feito de utopias”, disse  secretário.

Governo aposta em material renovável no Parque Tucumã

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Karen Aiache


Construção do quiosque utilizou material abundante na região, como o bambu (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Construção do quiosque utilizou material abundante na região, como o bambu (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Uma das inovações da obra de ampliação do Parque Tucumã, que será inaugurado na próxima segunda-feira, 17, é o quiosque, que irá abrigar duas lanchonetes e uma loja de artesanato. O projeto, idealizado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, surgiu da demanda de transformar o local em um ponto turístico e oferecer espaço aos vendedores, que já trabalhavam ali.
“Era necessário criar um espaço diferenciado, com a utilização de materiais regionais em sua estrutura. O bambu, por exemplo, é um material que se renova muito fácil, em três anos cresce e tem a durabilidade da madeira comum”, comenta a coautora do projeto arquitetônico, Carolina Sgorla.
O desenvolvimento da obra contou a parceria da Funtac e Embrapa. Recebeu, ainda, a colaboração do engenheiro colombiano Danilo Candia, que tem quase 20 anos de experiência no uso do material, para ministrar um curso.
O governo do Estado apoia iniciativas que valorizem a cultura local: “Essa é uma maneira de aproveitar o que temos em abundância na região, manter nossa identidade e incentivar a aceitação dos recursos renováveis”, explica Carolina.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Seleção Acreana de Taekwondo conquista ouro e bronze na Copa do Brasil

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan


Medalhistas Lirieu Odara e Nonato Gabriel fizeram questão de mostrar seus resultados para Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Medalhistas Lirieu Odara e Nonato Gabriel fizeram questão de mostrar seus resultados para Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana recebeu nesta quarta-feira, 12, na Casa Civil, os atletas da seleção acreana de Taekwondo que foram medalhistas na Copa do Brasil. O campeonato ocorreu de 7 a 9 de novembro, em Natal (RN). Lirieu Odara foi medalha de ouro na categoria cadete até 44 quilos e Nonato Gabriel, medalha de bronze na categoria 33 quilos. Ambos possuem apenas 12 anos.
No geral, a seleção acreana foi composta por sete atletas, além dos técnicos Walison da Silva e Ledinho Silva. Mas apenas Lirieu e Nonato foram medalhistas. “Foi uma experiência incrível. Eu nem imaginava que ia conseguir a medalha de ouro”, diz uma modesta Lirieu, que participa pela segunda vez de uma competição nacional. Já Nonato foi mais confiante para a competição: “Eu sabia que iria conseguir uma medalha. Agora quero seguir com esse sonho, ser graduado como a minha mãe e conseguir mais medalhas”.
O governo do Estado ajudou os jovens por intermédio da Bolsa Atleta, da Secretaria de Educação e Esporte. E a vitória dos atletas só irá gerar mais oportunidades. O técnico da seleção brasileira, Mestre Rodney Saraiva, está bastante interessado nos atletas acreanos e mandou uma mensagem exclusiva para o secretário de Esportes, Petronilo Lopes, o “Pelezinho”, parabenizando o apoio do governo ao esporte, os jovens e apostando em seus futuros.
Agora, Lirieu e Nonato se preparam para a seletiva, que lhes dará a oportunidade de entrar para a seleção brasileira de Taekwondo.

Aluna acreana participa do projeto Jovem Senador na próxima semana

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Astorige Carneiro

Nesta segunda-feira, 17, Brasília receberá os 27 alunos escolhidos para representar seus estados no projeto Jovem Senador, iniciativa anual que proporciona aos estudantes de ensino médio a experiência de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A professora Cláudia Wolstein e a jovem senadora Carolina Wiciuk ( Foto: Assessoria SEE)
Professora Cláudia Wolstein e a jovem senadora Carolina Wiciuk (Foto: Assessoria SEE)
Do Acre, a selecionada foi Maria Carolina Wiciuk, 15, do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean). Para participar, ela escreveu, sob a orientação de sua professora de língua portuguesa, a redação proposta pelo projeto, com o tema “Se eu fosse senador…”.
“No meu texto, utilizei não apenas o conhecimento de língua portuguesa, mas informações de história e sociologia. Busquei fazer uma análise histórica e destaquei elementos negativos que ainda impedem o progresso do nosso país, como o racismo e a discriminação de gênero”, explicou a estudante.
Além da jovem acreana, os autores das outras 26 melhores redações – uma por unidade da federação mais o Distrito Federal – irão vivenciar, na capital da República, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República, acompanhados dos respectivos professores.
Cláudia de Albuquerque Wolstein, professora de língua portuguesa que acompanhará Maria Carolina, acredita no potencial de sua aluna. “Ela se interessa muito por leitura e pelo aprendizado, e isso se reflete no seu desempenho. Com certeza, seu futuro será brilhante”, enfatizou.

Tião Viana garante a terceirizados e cooperados repasses em dia

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Nayanne Santana 

Grupo de empresários e cooperados celebrou acordo firmado com o governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Grupo de empresários e cooperados celebrou acordo firmado com o governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Representantes de empresas terceirizadas e de cooperativas participaram de um encontro com o governador Tião Viana e com a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, para refirmar compromissos como a valorização dos trabalhadores desses setores e assegurar uma nova política para que os repasses sejam feitos em dia.
“Vocês demonstraram confiança no nosso trabalho à frente do governo. Reconheço que, anteriormente, houve algumas falhas nessa relação. Mas, felizmente, temos tempo para recuperar isso. A partir de janeiro estaremos preparados para honrar esse acordo. Quero que os terceirizados que atuam no governo tenham o mesmo tratamento que damos aos servidores públicos, que recebam em dia”, declarou Tião.
Um novo tempo na relação estado, cooperados e terceirizados
O presidente do Sindicato das Empresas Terceirizadas do Estado do Acre (Seac), Rubemar Martins, disse que há muito a celebrar diante da reafirmação de compromisso por parte do governador. “É um novo tempo. Isso nunca aconteceu anteriormente. É um momento de união e fortalecimento da nossa classe terceirizada, mas também das cooperativas”, declarou Martins.
De acordo com o sindicato dos terceirizados, no Acre atualmente existem em operação mais de 100 empresas terceirizadas no mercado, sendo que mais de 70 possuem contratos com o governo.  O representante da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais (Coopeserg), José Roberto, informou que há cerca de 2,4 mil cooperados em todo o Acre.
“Essa reunião foi muito positiva. Isso marca um momento de união entre o governo, as cooperativas e as terceirizadas que prestam serviço para o estado. Quem ganha com isso são as pessoas que moram nas comunidades, pois terão oportunidade de se desenvolverem ainda mais”, completou José Roberto.

Nova empresa de ônibus se prepara para operar entre Rio Branco e Peru

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan

Governador conheceu um pouco da atuação da empresa Ormeño, que volta a integrar turismo binacional (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador conheceu um pouco da atuação da empresa Ormeño, que volta a integrar turismo binacional (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Uma nova empresa de ônibus se prepara para operar a linha entre Rio Branco e Lima, no Peru. A secretária de Turismo, Rachel Moreira, informou ao governador Tião Viana que a Expresso Internacional Ormeño começa a operar dia 22 de dezembro, passando por Rio Branco duas vezes por semana, com ônibus saindo direto de São Paulo.
A Ormeño terá um leque de opções de viagem maior do que a antiga linha de ônibus com destino ao Peru e que fechou suas atividades no começo de novembro. Agora, os acreanos poderão ir direto para Porto Maldonado, Cusco ou Lima, além de seis países, a partir das linhas da empresa. A rodoviária internacional de Rio Branco, a propósito, já possui um representante da companhia para venda de passagens.

“Antes essa empresa saía de São Paulo e ia direto para Lima, passando pelo Acre, mas sem parar. Agora o ônibus vai parar em Rio Branco e embarcar e desembarcar novos passageiros tanto na ida quanto na volta”, explica a secretária Rachel Moreira. O representante comercial da Ormeño, Oscar Vásquez, conta que a novidade também representa novos investimentos da empresa. “Nós temos apenas um ônibus por semana saindo de São Paulo para Lima, e geralmente ele está saindo lotado. Com a inclusão do Acre na rota de passageiros, iremos colocar dois carros na linha para atender a demanda”, conta Oscar.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ações de combate a dengue são intensificadas em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado está intensificando as ações de combate a dengue com vistas à chegada do inverno e o aumento do índice de chuvas. Quatro mil tampas de caixas d’água estão sendo distribuídas na capital e a secretaria municipal de Saúde já implantou regime de plantão dos Agentes de Endemias para o trabalho aos sábados, complementar as ações realizadas durante a semana, com bloqueio químico, borrifações, aplicação de larvicida e visitas domiciliares com orientação.   
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegipty (LIRAa) de outubro deste ano, é de 4,23 por cento, número que já chegou a 6,47 em 2010 e 9,82 por cento em 2011. “Esses números tem diminuído consideravelmente nos últimos anos, resultado de ações coordenadas como o trabalho dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a Ação de Inverno que entre 2013 e 2014 recolheu mais de 80 mil toneladas de lixo e entulho de todos os bairros de Rio Branco”, esclarece Marcilene Alexandrina, secretária de Saúde de Rio Branco. Alexandrina destaca ainda que das 50 notificações semanais, apenas 7 casos são confirmados como dengue e que a redução é de 30% comparado ao mesmo período do ano passado.  
A secretária confirma que o LIRAa é uma importante ferramenta para orientar as ações de controle da dengue, possibilitando atividades de controle e combate coordenadas e com foco específico. “O LIRAa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, onde concentramos as ações de prevenção e combate a dengue”.
 
Alexandrina diz que é fundamental a colaboração da população nas ações de combate a dengue, já que o LIRAa demonstrou que as caixas d’água destampadas e outros recipientes domésticos representam mais de 50 por centro dos focos de infestação nos domicílios e que bairros são os mais preocupantes. “Vamos continuar com as ações, mas pedimos que a população faça sua parte e esteja atenta para não ter focos do mosquito em casa”.
Os bairros com maior índice de infestação são: Tancredo Alto Alegre, Jorge Lavocat, Montanhês, João Eduardo, Sobral, Palheiral, Loteamento Maria Iris, Floresta e Floresta Sul, por isso as ações de combate e controle da dengue estão voltadas para essas comunidades.
 
 
Sandra Assunção
Fotos: Assis Lima/Asscom
 

Governo incentiva ações de prevenção ao câncer de próstata

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Karen Aiache 

150A1763_Fotor_CollageNovembro é o mês escolhido para intensificar as ações de prevenção ao câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A ideia do Novembro Azul é conscientizar a população masculina sobre a doença, visando diminuir a taxa de mortalidade, que ainda soma 40% no país, além de dar visibilidade a outras doenças que acometem o sexo masculino.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Urologia e do Instituto Lado a Lado pela Vida e já faz parte do calendário de campanhas de prevenção do estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco, que oferecem palestras educativas e exames preventivos.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem,  Mauro Trindade, o projeto do governo do Estado é intensificar ações preventivas e dar mais visibilidade a esse grupo. “Precisamos dar mais evidência a esses homens, para que eles procurem cada vez mais os serviços, sabendo que ali há espaço para cada um.”
Francisco Pereira Fernandes, 71, é um caso de vitória entre as estatísticas do câncer de próstata. Após cinco anos sem procurar serviço médico, foi diagnosticado com a doença e fez todo o tratamento aqui no estado, no Hospital do Câncer do Acre (Unacon).
“Eu sou um dos que não têm preconceito. Se tiver que fazer, faça. O recado que eu passo é que os que tiverem vontade de viver procurem fazer a prevenção. Os médicos entendem muito mais que a gente”, revela.
Para a médica oncologista e gerente de Assistência do Unacon Nara Andrade, descobrir a doença no início é fundamental: “Quanto mais rápido você detectar o câncer, maior a possibilidade de cura. Neste mês estamos falando de câncer de próstata, de pênis e de testículo, objetivando descobrir a doença na fase inicial, para que o paciente possa viver mais”.

Acre é o estado que mais investiu em Segurança Pública

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Tatiana Campos

Ao assumir o governo, Tião Viana declarou que teria um compromisso especial com a segurança pública e que seus olhos estariam sempre voltados para reforçar os investimentos do setor. Faltando poucos meses para fechar o primeiro mandato, o Acre é o estado que mais investiu no setor, computando pelo menos R$ 50 milhões investidos em viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e tecnologias voltadas para a área.
O Acre investiu no setor R$ 486 por habitante, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, enquanto estados como São Paulo gastaram apenas R$ 212 per capita. Além de recursos próprios, boa parte dos investimentos veio da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), criada pelo governo federal para fortalecer as cidades fronteiriças brasileiras. E o Acre foi um dos grandes beneficiados, já que todo o estado é considerado zona de fronteira.
Viaturas modernas e climatizadas foram entregues aos órgãos de segurança pública (Foto: Onofre Brito)
Viaturas modernas e climatizadas foram entregues aos órgãos de segurança pública (Foto: Onofre Brito)
“Condições de trabalho para a PM melhoraram”, afirma coronel
Aumento no salário inicial, equiparação do risco de vida, melhoria no banco de horas, além de viaturas novas, algumas com xadrez para o transporte de presos - o que permite maior segurança para os profissionais -, e garantia de progressão na carreira. As mudanças para o policial militar foram muitas nos últimos anos, como explica o coronel José Anastácio, comandante da PM.
“Melhoraram não apenas as condições de trabalho, mas as condições de vida para o policial militar e seus familiares. Um grande ganho foi a equiparação do risco de vida, pelo qual hoje um soldado, incluindo os alunos soldados, ganham o mesmo valor que um coronel. Isso significou um aumento de cerca de R$ 700 no salário”, destaca.
Outra vantagem apontada pelo comandante foi o acréscimo do banco de horas, o que proporcionou  a muitos militares abandonar os “bicos”. “Ao fazer um ‘bico’, prestar um serviço por fora e por conta próprio, o policial assume todos os riscos e trabalha sozinho. No banco de horas ele atua em dupla e está garantido pela cobertura do Estado”, esclareceu.
Governos federal e estadual investem nas condições de trabalho para as polícias (Foto: arquivo Secom)
Governos federal e estadual investem nas condições de trabalho para as polícias (Foto: arquivo Secom)
Redução dos índices
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, os investimentos são para que as polícias tenham mais condições de trabalho e possam exercer suas atividades com maior segurança e eficiência.
“Hoje podemos dizer que todas as unidades de segurança pública que temos no estado estão em boas condições de exercer suas funções, fazendo o combate a todos os tipos de crimes, inclusive os transfronteiriços. Todos esses investimentos refletem na redução dos homicídios na área de fronteira, por exemplo, que nos últimos meses foi de 27,5%”, disse o secretário Reni Graebner.
Investimentos
- Barcos
- Motores de popa
- Motocicletas
- Quadriciclos
- Armas
- Coletes balísticos
- Computadores
- Câmera digital
- Capacitações
- Radiocomunicações

terça-feira, 11 de novembro de 2014

“Meu sonho está perto de ser realizado”, diz futura moradora do Carandá

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Miriane Teles 


Tamires é uma das 74 beneficiadas que receberá casa no Carandá (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Tamires é uma das 74 beneficiadas que receberá casa no Carandá (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Antônia Tamires Noronha nasceu no Seringal Silêncio, no Purus. Aos 14 anos, foi morar com as freiras em Sena Madureira. Algum tempo depois, a mãe teve condições de comprar uma casa no município e elas moraram juntas. Por uma tentativa de vida melhor, vieram para Rio Branco, trabalhar.
Na capital, residiam no bairro Cadeia Velha, e hoje Tamires está desempregada. “Eu vou me livrar de uma opressão na minha vida. Só quem sabe o que é acordar com a água já beirando a cama de um filho pequeno sabe o susto e o medo que vivi. E cada ano eu vivia o desespero de ver meu trabalho se perdendo, porque a água estragava tudo o que eu tinha na minha casa”, desabafa Tamires.
O bairro é em uma área de risco, por isso foi removida de sua casa e passou a ser atendida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A antiga casa foi demolida, e por meio do benefício do aluguel social mora atualmente no Jardim São Francisco, aguardando o dia em que receberá a casa própria.
O departamento social da Secretaria de Estado de Habitação, por meio de sua equipe de assistentes sociais, realiza o acompanhamento de todas essas famílias em vulnerabilidades, principalmente no caso de catástrofes naturais. E Tamires já sabe que vai receber uma das 74 casas do loteamento Vale do Carandá. “Meu sonho está muito perto de se realizar. Quase toda semana eu pego minha bicicleta e vou lá ver como está a obra. Todos esses dias eu fico imaginando como vai ser minha casa, como eu vou organizar, a hortinha que quero ter e a felicidade que vai ser esse momento na minha vida”, conta.
As casas do Carandá estão localizadas no bairro João Eduardo II. Elas são tipo sobrado, geminadas duas a duas, e devem ser entregues na próxima semana.

Trabalho da EMURB garante boas condições de trafegabilidade na cidade mesmo durante o inverno

O mês de novembro chegou e com ele as chuvas do inverno amazônico. Mesmo assim, a prefeitura de Rio Branco, através da EMURB prossegue a com a manutenção viária em diversas ruas e bairros da cidade.
 
Nesta segunda-feira, 10, o trabalho de manutenção viária aconteceu na avenida Ceará, na altura do bairro Estação Experimental, na avenida Getúlio Vargas, no Bosque, na avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Vila Ivonete e também na rua Valdomiro Lopes, no bairro da Paz.
 
O diretor-técnico da EMURB, engenheiro José Carlos Fernandes, acompanhou o trabalho de manutenção viária e destacou que a prefeitura de Rio Branco aproveita os dias de estiagem para avançar com os trabalhos e garantir boas condições de trafegabilidade nas vias estruturantes e corredores de ônibus.
 
Além da manutenção viária, a EMURB mantêm equipes de drenagem e terraplanagem em diversos bairros, como na rua Rádio Farol, no bairro Aeroporto Velho, na rua Botafogo, no bairro da Paz, e também na rua dos Engenheiros, no Conjunto Paulo César.
 
Com o trabalho da EMURB acontecendo mesmo durante o inverno, a prefeitura de Rio Branco o garante a manutenção viária das principais ruas e avenidas durante o ano inteiro, possibilitando boas condições de trafego para motoristas e também para pedestres.
 
Por isso, equipes de meio-fio e sarjeta da EMURB também realizam importantes serviços na rua Laranja, no bairro Mocinha Magalhães, na rua Rui Barbosa, no centro da cidade e também na rua Dois de Abril, no bairro Tancredo Neves.
 
Manutenção de Ramais
 
E não é apenas na cidade que a EMURB avança com a manutenção de vias. O Departamento de Ramais realiza importantes intervenções garantindo o escoamento da produção para a cidade e também o tráfego de veículos. Nesta segunda-feira, a manutenção foi realizada nos ramais Pedro Cearense e Pirangi, na estrada de Porto Acre e também na Vila Adauto Frota.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Em nome do amor

Jovem rouba para voltar ao presídio e reencontrar 'grande amor'Foto cedida: Sidney Bronka/94 FM
O jovem Danilo Maurício Souza Ferreira, de 19 anos, conhecido como Danilinho, cometeu um furto em Dourados, no Mato Grosso do Sul, para voltar ao presídio e reencontrar o ‘grande amor’. Ele cumpriu um ano de pena e há seis dias estava em liberdade.
Ele já foi preso roubando seis barras de chocolate de um supermercado e depois uma bicicleta. Na delegacia, ele chorou e disse que espera voltar ao presídio e encontrar o companheiro ainda solteiro. Ele conta que não tinha intenção de roubar, mas que estava com saudade de ver o namorado. 
Ele roubou R$ 6 em moedas de um carro que estava com o vidro aberto e esperou até a dona chamar a polícia. O rapaz é usuário de drogas e ficará alguns dias detido em uma delegacia até voltar ao mesmo presídio em que cumpriu pena. 
Fonte: r7.com

Depasa fará manutenção preventiva nas Estações de Tratamento de Água

Brasão
O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) informa que fará na próxima quinta-feira, 13, manutenção preventiva de limpeza das duas Estações de Tratamento de Água e também do Centro de Reservação Palheiral. A operação causará uma paralisação em todo o sistema de distribuição de água de Rio Branco. O Depasa destaca que as ações de limpeza de filtros, abertura de bombas e limpeza dos reservatórios estão programadas para o período das  7 às 18 horas, mas toda a rotina de abastecimento da capital pode levar até 72 horas para ser normalizada. Esperamos contar com a compreensão dos consumidores.