quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ações de combate a dengue são intensificadas em Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco em parceria com o governo do Estado está intensificando as ações de combate a dengue com vistas à chegada do inverno e o aumento do índice de chuvas. Quatro mil tampas de caixas d’água estão sendo distribuídas na capital e a secretaria municipal de Saúde já implantou regime de plantão dos Agentes de Endemias para o trabalho aos sábados, complementar as ações realizadas durante a semana, com bloqueio químico, borrifações, aplicação de larvicida e visitas domiciliares com orientação.   
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegipty (LIRAa) de outubro deste ano, é de 4,23 por cento, número que já chegou a 6,47 em 2010 e 9,82 por cento em 2011. “Esses números tem diminuído consideravelmente nos últimos anos, resultado de ações coordenadas como o trabalho dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a Ação de Inverno que entre 2013 e 2014 recolheu mais de 80 mil toneladas de lixo e entulho de todos os bairros de Rio Branco”, esclarece Marcilene Alexandrina, secretária de Saúde de Rio Branco. Alexandrina destaca ainda que das 50 notificações semanais, apenas 7 casos são confirmados como dengue e que a redução é de 30% comparado ao mesmo período do ano passado.  
A secretária confirma que o LIRAa é uma importante ferramenta para orientar as ações de controle da dengue, possibilitando atividades de controle e combate coordenadas e com foco específico. “O LIRAa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, onde concentramos as ações de prevenção e combate a dengue”.
 
Alexandrina diz que é fundamental a colaboração da população nas ações de combate a dengue, já que o LIRAa demonstrou que as caixas d’água destampadas e outros recipientes domésticos representam mais de 50 por centro dos focos de infestação nos domicílios e que bairros são os mais preocupantes. “Vamos continuar com as ações, mas pedimos que a população faça sua parte e esteja atenta para não ter focos do mosquito em casa”.
Os bairros com maior índice de infestação são: Tancredo Alto Alegre, Jorge Lavocat, Montanhês, João Eduardo, Sobral, Palheiral, Loteamento Maria Iris, Floresta e Floresta Sul, por isso as ações de combate e controle da dengue estão voltadas para essas comunidades.
 
 
Sandra Assunção
Fotos: Assis Lima/Asscom
 

Nenhum comentário: