sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Supremo manda prender o deputado federal

O deputado do PP pode ser preso a qualquer momento. Segundo a assessoria do parlamentar, ele está em Brasília e deve se entregar à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.
Tolentino, antigo advogado do operador do mensalão Marcos Valério, se entregou à polícia, em Minas, nesta quinta, logo após o STF expedir mandado de prisão contra ele.
Até agora, são 15 os presos entre os 25 condenados no processo do mensalão, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Um está foragido, o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Outros três começarão a cumprir penas alternativas neste mês.
Pedro Henry, condenado pelo Supremo no processo do mensalão a 7 anos e 2 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entrou com embargos infringentes (recursos que levam a novo julgamento) nos dois crimes.
O presidente do STF e relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, rejeitou o recurso por entender que os embargos infringentes não obedeciam ao requisito mínimo necessário e, com isso, determinou o trânsito em julgado, ou seja, estabeleceu que não cabe mais nenhum tipo de recurso.
Fonte: g1.com.br

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Tião Viana trata em Brasília de ramais, energia, rodovias, educação e Cidade do Povo

O governador Tião Viana teve ontem mais uma agenda movimentada em Brasília tratando de ações dos vários setores da sua administração no Estado do Acre. Ao longo do dia, o governador conversou com ministros, secretários-executivos e dirigentes de outros órgãos federais.
Governador com o ministro Pepe Vargas (à esq.) junto com  Francisco Nascimento, diretor do Incra (Foto: Romerito Aquino)
Governador com o ministro Pepe Vargas (à esq.) junto com Francisco Nascimento, diretor do Incra (Foto: Romerito Aquino)
Sempre acompanhado do secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, o governador conversou com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, sobre as perspectivas de seu ministério ampliar a ajuda ao estado na construção e recuperação dos ramais para o tráfego de pessoas e para o escoamento da produção do Acre, que tem crescido muito nos últimos três anos.
"Foi uma boa conversa com o ministro Pepe Vargas de agradecimento e de novas parcerias em favor da ampliação da infraestrutura rural do nosso Estado do Acre no próximo ano", assinalou o governador, após o encontro com Vargas na Esplanada dos Ministérios.
Com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, o governador acreano tratou da questão relacionada à exploração de gás natural convencional e petróleo no Vale do Juruá, que será feita inicialmente pela Petrobras, empresa estatal que arrematou um bloco exploratório no leilão realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) no dia 28 de novembro passado, na cidade do Rio de Janeiro.
Governador e assessores com secretário de Aeroportos da Aviação Civil, Nelson Negreiros, e assessores (Foto: Elio Sales)
Governador e assessores com secretário de Aeroportos da Aviação Civil, Nelson Negreiros, e assessores (Foto: Elio Sales)
O governador Tião Viana e o secretário Márcio Veríssimo também estiveram com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Antonio Vieira Fernandes, falando sobre o andamento das obras do projeto da Cidade do Povo, que está sendo erguida no
Segundo Distrito para dar moradia a 10,5 mil famílias da capital sem casa própria.
Tião Viana também esteve com o secretário de Aeroportos da Aviação Civil, Nelson Negreiros, tratando da recuperação de algumas pistas de pouso dos municípios do interior do estado, tais como as dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Jordão.
Governador e o secretário Márcio Veríssimo com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Fernandes (Foto: Romerito Aquino)
Governador e o secretário Márcio Veríssimo com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Fernandes (Foto: Romerito Aquino)
O governador Tião Viana também conversou com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o andamento das obras de recuperação da BR-364, que ele visitou pela 19ª vez esta semana; e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), tratando de questões relacionadas a mais avanços do setor educacional do estado.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PISCICULTURA NO JURUÁ

Em Cruzeiro do Sul, numa propriedade entre Mâncio Lima e Guajará (AM), está sendo erguido o Núcleo de Industrial de Piscicultura do Juruá. Um conjunto de equipamentos construídos pelo Governo do Estado, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens), com recursos do BNDS e gerido pela sociedade pública/privada Juruá Peixes S/A, modelo de gestão em que a Central de Cooperativas de Piscicultores do Vale do Juruá é sócia majoritária.


Reportagem: Arison Jardim
Imagens: Pedro Devani
Edição: Flávio Santos
Fonte: agencia.ac.gov.br 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governador Tião Viana entrega caminhão-frigorífico em Mâncio Lima - Acre

Concretizando mais um passo no fortalecimento da aquicultura no Juruá, o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal Edvaldo Magalhães entregaram, na manhã desta segunda-feira, 9, um caminhão-frigorífico à Colônia de Pescadores de Mâncio Lima. O caminhão chega no momento em que a piscicultura está se organizando no Juruá, com a entrega, em breve, do Núcleo de Alevinagem e do Frigorífico de Peixes em Cruzeiro do Sul.
"Nós estamos falando de uma atividade que pode movimentar mais de 120 milhões de reais ao ano", ressalta Tião, garantindo que o veículo faz parte do desenvolvimento econômico projetado para a região: "É mais uma etapa integrada de uma grande força que está surgindo e se consolidando na vida do povo do Juruá, é renda e emprego. É garantia de transporte, para os produtores e para as cooperativas, com conservação e qualidade para o mercado", afirma. Veja abaixo no vídeo:

Etapa que Francisco Dias, presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima, agradece: "Esse caminhão vem em boa hora, porque estávamos conduzindo o peixe em condições não propícias, podendo contaminar", diz. Lembra ainda é um sonho realizado para os produtores: "Tudo que os produtores sonhavam agora poderemos ter. Existe a fábrica de gelo aqui em Mâncio Lima e não podíamos transportar o gelo para os pescadores, agora, com o caminhão, poderemos". Veja o vídeo abaixo:

O caminhão, que possui uma câmara fria, servirá para entrelaçar o trabalho dos pescadores artesanais com o programa da piscicultura que o Estado está organizando. "É um instrumento que vai viabilizar o comércio na época da piracema, e também o transporte dos peixes para o frigorífico que estamos construindo", destaca Edvaldo Magalhães. Veja abaixo o vídeo:
Reportagem: Arison Jardim
Imagens: Pedro Devani
Edição: Flávio Santos
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governador entrega caminhão-frigorífico em Mâncio Lima

Concretizando mais um passo no fortalecimento da aquicultura no Juruá, o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal Edvaldo Magalhães entregaram, na manhã desta segunda-feira, 9, um caminhão-frigorífico à Colônia de Pescadores de Mâncio Lima. O caminhão chega no momento em que a piscicultura está se organizando no Juruá, com a entrega, em breve, do Núcleo de Alevinagem e do Frigorífico de Peixes em Cruzeiro do Sul.
O caminhão, que possui uma câmara fria, servirá para entrelaçar o trabalho dos pescadores artesanais com o programa da piscicultura que o Estado está organizando. "É um instrumento que vai viabilizar o comércio na época da piracema, e também o transporte dos peixes para o frigorífico que estamos construindo", destaca Edvaldo Magalhães.
No Brasil, a aquicultura já responde por 40% de toda a produção de 1,3 milhão de toneladas de pescado por ano. No Acre, o governador Tião Viana acredita que só o frigorífico pronto poderá negociar 20 milhões de reais ao ano, tendo em conta que a capacidade produtiva é de duas mil toneladas.
"Nós estamos falando de uma atividade que pode movimentar mais de 120 milhões de reais ao ano", ressalta Tião, garantindo que o veículo faz parte do desenvolvimento econômico projetado para a região: "É mais uma etapa integrada de uma grande força que está surgindo e se consolidando na vida do povo do Juruá, é renda e emprego. É garantia de transporte, para os produtores e para as cooperativas, com conservação e qualidade para o mercado", afirma.
Eu quero, em nome de vocês pescadores, com a humildade que nós temos, agradecer a entrega desse caminhão
Francisco Dias
Presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima
Etapa que Francisco Dias, presidente da Colônia de Pescadores de Mâncio Lima, agradece: "Esse caminhão vem em boa hora, porque estávamos conduzindo o peixe em condições não propícias, podendo contaminar", diz. Lembra ainda é um sonho realizado para os produtores: "Tudo que os produtores sonhavam agora poderemos ter. Existe a fábrica de gelo aqui em Mâncio Lima e não podíamos transportar o gelo para os pescadores, agora, com o caminhão, poderemos", finaliza.
Durante o ato foram lembrados os avanços pelo quais o Município de Mâncio Lima tem passado, com abastecimento das casas e pavimentação das ruas, com o Ruas do Povo, o programa de feitura de açudes pela Seaprof e a entrega do Abatedouro de Suínos. O prefeito Cleidson Rocha salientou o volume de trabalhos do governo para as comunidades do estado: "Agradecemos a sequência de ações que vêm se dando em nossa cidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população".
Fonte: agencia.ac.gov.br