sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CBF sorteia confrontos da primeira fase da Copa do Brasil: veja quais são.

Esta foi a primeira vez que o sorteio - apresentado pelo diretor de competições da CBF, Virgilio Elísio - foi transmitido e contou com a presença de poucos dirigentes. O dirigente falou sobre a utilização inédita de um sorteio para a primeira fase da Copa do Brasil e o método, que agrupou as 80 equipes em oito blocos (de A a H) de acordo com a posição no ranking da CBF. 
- Resolvemos testar o modelo, e é evidente que podemos detectar alguma imperfeição na arquitetura do processo, mas uma coisa é clara: ela se torna extremamente democrática. Primeiro, ela é do mérito. Para chegar no bloco de A a H, é pelo ranking: o bloco A tem do 1º a 10º; o B do 11º ao 20º, e assim por diante. A segunda parte é o equilíbrio. O bloco A joga com o primeiro grupo dos outros 40 (do 41º ao 50º). Se fossem os extremos, poderia haver problema sério de estádio para receber grandes equipes.
Nas duas primeiras fases, os 40 times melhores no ranking da CBF disputam o segundo jogo em casa e têm a possibilidade de se classificarem diretamente em caso de vitória por dois gols de diferença na primeira partida.
TABELA COPA DO BRASIL (Foto: Globoesporte.com)


CORREÇÃO: a primeira versão da matéria identificava o J. Malucelli como catarinense (o correto é paranaense) e o Parnahyba como sergipano (o correto é piauiense). Além disso, faltou incluir o confronto Rondonópolis-MT x CRB-AL. A matéria foi corrigida às 12h13m.
Fonte: globo.com.br

Sesp apresenta sistema de videomonitoramento para lideranças comunitárias

Reportagem: Tatiana CAmpos

Susie Lamas, coordenadora do “Crack, é Possível Vencer”, explicou todos os detalhes do programa para as lideranças comunitárias (Foto: Assessoria Sesp)
Susie Lamas, coordenadora do “Crack, é Possível Vencer”, explicou todos os detalhes do programa para as lideranças comunitárias (Foto: Assessoria Sesp)
Um grupo formado por cerca de trinta lideranças comunitárias ouviu atento cada uma das explicações. Os olhares revelavam a preocupação de cada um com um problema que atinge a todos, sem escolher posição social ou cor da pele. A luta contra as drogas terá agora o reforço do sistema de videomonitoramento, com a instalação de 19 câmeras em pontos estratégicos de diversos bairros. Para que as comunidades beneficiadas entendam o funcionamento da ação, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) promoveu uma reunião com os líderes de cada área para explicar o trabalho que será executado e tirar dúvidas.
A reunião foi realizada no início da noite da última quinta-feira no Centro Cultural Neném Sombra. As câmeras entram em funcionamento ainda este mês e serão monitoradas por uma central de comando móvel, instalada num microônibus equipado com mais cinco câmeras internas e externas. Todas as imagens poderão ser visualizadas também pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Fernando Falcão, representante do bairro Cidade Nova aprova a ação contra as drogas (Foto: Assessoria Sesp)
Fernando Falcão, representante do bairro Cidade Nova aprova a ação contra as drogas (Foto: Assessoria Sesp)
“Os policiais que vão operar os equipamentos foram capacitados e o trabalho será feito de forma integrada com profissionais da área de saúde e assistência social. O apoio e a colaboração das lideranças comunitárias são imprescindíveis”, disse o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner.
Fernando Falcão, representante do bairro Cidade Nova, aprovou a medida. “É importante tanto essa aproximação dos órgãos de segurança das comunidades quanto à iniciativa de combate à droga, e não só pela violência, mas porque esse problema tem causado a destruição de muitas famílias”.

Câmeras contra as drogas

O monitoramento de áreas estratégicas faz parte de um plano de ações que integra a estratégia do programa “Crack, é possível vencer”. A iniciativa é do governo federal e foi criada pela presidenta Dilma Rousseff, que declarou guerra contra os entorpecentes e convocou um exército de gestores, policiais, profissionais da saúde e voluntários para tentar salvar as famílias brasileiras das mazelas provocadas pelo vício.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Pelotão Ambiental faz abordagens na Transacreana

Reportagem: Rayele Barbosa
Foto: Angela Peres
Fonte: agencia.ac.gov.br
APS_6465_Fotor_Collage
O Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Acre realizou nesta quarta-feira, 8, mais uma ação de abordagem na Transacreana. Além de atuar no combate às infrações ambientais, o batalhão faz um trabalho de prevenção aos crimes comuns nas áreas rurais do Estado.
Começando pelo entorno do Riozinho do Rola, os policiais, sob a coordenação do sargento Círio, interpelaram as pessoas que passavam pelo ramal. Para os moradores, é importante a ação da polícia no local. “É muito bom o policiamento porque o acesso fácil aos ramais agora faz com que venha gente da cidade com más intenções, gente que nem conhecemos”, afirmou Francisco Pereira, morador do Ramal Caipora há 38 anos.
Sargento Círio e policiais fazem abordagens próximo ao Riozinho do Rola (Foto: Angela Peres/Secom)
Sargento Círio e policiais fazem abordagens próximo ao Riozinho do Rola (Foto: Angela Peres/Secom)
As ocorrências de crimes diminuem com a intensificação da atuação policial, segundo relatos da comunidade. “Já aconteceu de atacarem uma senhora aqui no ramal pra roubarem sua moto e a presença da polícia inibe esse tipo de crime”, conta Marcos Freitas. “Dá uma sensação maior de segurança pra gente”, confirmou Raimundo Farias.
Outro destaque feito pelos moradores foi a migração de crimes da cidade para a zona rural, uma vez que o policiamento tem se fortalecido na capital. Para o comandante do Batalhão Ambiental, major Negreiros, “o trabalho preventivo em áreas mais distantes serve como serviço de apoio às unidades operacionais de Rio Branco”.
Na estrada, a polícia confere o registro de legalidade de curiós trazidos por criador (Foto: Angela Peres/Secom)
Na estrada, a polícia confere o registro de legalidade de curiós trazidos por criador (Foto: Angela Peres/Secom)
Ao longo da estrada, os policias verificaram a mercadoria trazida nos caminhões para atestar sua legalidade. Foi o caso de uma das paradas, que averiguou a regularidade no registro de curiós, por meio das anilhas – identificações individuais colocadas nas aves – cedidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Chegando à Vila Verde, localizada no km 52 da Transacreana, a equipe finalizou a ação, conversando com moradores e comerciantes. “Nosso objetivo maior é aproximar a comunidade da polícia”, afirma Negreiros.

Governador prestigia troca de comando do 6º Batalhão da PM em Cruzeiro do Sul

Reportagem: Samuel Bryan
Foto: Sérgio Vale
Fonte: agencia.ac.gov.br

 6º Batalhão passou do comando do Coronel Aires (C) para o Tenente Coronel Alves (D) (Foto: Sérgio Vale/Secom)
6º Batalhão passou do comando do Coronel Aires (C) para o Tenente Coronel Alves (D) (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana participou na tarde desta quinta-feira, 9, da troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul. A cerimônia militar ocorreu na sede do município e passou o comando do Coronel Raimundo Aires para o Tenente Coronel José Alves.
Tião Viana, além parabenizar os militares por suas novas missões, comemorou os resultados conquistados no Juruá. “Vocês conseguiram reduzir em mais de 60% os homicídios na região. Fizeram um acompanhamento das problemáticas sociais de perto. Eu só posso render homenagens a PM do Acre. Agora será fechado o cerco da presença policial nas regionais comandadas pelo 6º Batalhão e teremos um 2014 vitorioso para nossa sociedade”, disse o governador.
Tenente Coronel Alexandre Guerra do 61º BIS foi homenageado pelo governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tenente Coronel Alexandre Guerra do 61º BIS foi homenageado pelo governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o Coronel Aires, o desafio foi grande, mas os resultados maiores ainda. “Comandar o 6º Batalhão foi uma experiência diferente de qualquer outra. Tenho também um agradecimento especial pela grande quantidade de visitas do governador e do comandante geral, que sempre perguntavam como está a segurança no Juruá e eu respondia com um sorriso no rosto: ‘Boa’”, afirmou o coronel.
A estrutura do 6º Batalhão é hoje uma das melhores e mais completas do estado, inclusive com policialmente apto e equipado na zona rural. Para o comandante geral da Polícia Milita, Coronel Anastácio, o desafio será manter os ótimos números de baixa violência em toda a região. “Essa é a região que tem apresentado os melhores números na segurança pública do estado. E o sucesso não é resultado apenas dos comandantes, mas de toda a corporação”, relatou o comandante geral.
A cerimônia também foi marcada pela homenagem do governo do Estado ao comandante do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, Tenente Coronel Alexandre Guerra, que deixa a posição após dois anos de bons serviços prestados. Guerra recebeu do governador a Medalha Plácido de Castro, honra militar máxima concedida pelo governo do Estado.

Governo do Estado realiza entrega de casas no loteamento Samambaia

Fonte: agencia.ac.gov.br


Governo entrega de 16 unidades habitacionais no loteamento samambaia (Foto: Luciano Pontes)
Governo entrega de 16 unidades habitacionais no loteamento samambaia (Foto: Luciano Pontes)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (Sehab), realizou na manhã desta quinta-feira, 09, a entrega de 16 unidades habitacionais no loteamento Samambaia, localizado atrás do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O projeto de construção das casas é fruto de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), que destina mais de R$ 37 milhões para obras de urbanização nos bairros Nova Estação e Conquista, situados ao longo do Igarapé Fundo.
Damião Braga recebeu das mãos do Secretário de Habitação a chave simbólica de seu novo lar (Foto: Luciano Pontes)
Damião Braga recebeu das mãos do Secretário de Habitação a chave simbólica de seu novo lar (Foto: Luciano Pontes)
As casas apresentam uma área de 43,20 metros quadrados, além de toda uma infraestrutura necessária para dar suporte às famílias beneficiadas. Na solenidade, o Secretário de Habitação, Rostênio Ferreira, agradeceu a equipe que se empenhou na realização do projeto e parabenizou o governador Tião Viana por toda a ação do governo do Estado em garantir moradia digna para as famílias que vivem em assentamentos precários.
“É uma conquista muito grande pro governo poder retirar essas famílias que viviam precariamente nas áreas de risco e realocá-las nestas 16 unidades habitacionais localizadas numa área nobre de Rio Branco e próximo de seus antigos endereços”, disse Ferreira. O Secretário destacou ainda, que agora as famílias poderão contar com toda a qualidade de vida inexistente anteriormente.
Secretário de Habitação parabeniza o governador Tião Viana pela ação que garante moradia digna para as famílias.
Secretário de Habitação parabeniza o governador Tião Viana pela ação que garante moradia digna para as famílias.
A família de Damião Braga também está muito esperançosa para mudar pra casa nova. Ele recebeu a chave simbólica das mãos de Rostênio e fez um breve comentário sobre suas expectativas. “Eu só tenho a agradecer ao governo por estarem entregando essas unidades pra gente. Todos nós estamos muito felizes e com a certeza de que a partir de agora a vida de todos será diferente”.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Antonio Torres, destacou que um dos objetivos primordiais do governo é entregar um lugar com todas as condições onde a pessoa possa, sentir-se valorizada socialmente. “Hoje os programas de inclusão social do governo favorecem enormes benefícios. O governo federal tem programas que dão todo o abono, ajuda e auxilio para que as pessoas possam ter acesso a essas moradias”, enfatizou.
Ricardo Araújo falou sobre a preocupação do município em trazer qualidade de vida para a população de Rio Branco (Foto: Luciano Pontes)
Ricardo Araújo falou sobre a preocupação do município em trazer qualidade de vida para a população de Rio Branco (Foto: Luciano Pontes)
Ricardo Araújo, Secretário Adjunto de Obras do Município e representante da Prefeitura Municipal de Rio Branco, falou sobre a preocupação do município em trazer, juntamente com o Estado, qualidade de vida para a população de Rio Branco. “Eu quero parabenizar o governador Tião Viana pelo trabalho que ele vem fazendo nesta cidade. Com o apoio da prefeitura de Rio Branco, iremos continuar construindo muitos sonhos, como é o caso do loteamento samambaia, da Cidade do Povo e outros que ainda vão mudar a vida de muitas famílias”, concluiu.
O Secretário de Desenvolvimento Social diz que objetivo do governo é garantir um lugar onde as pessoas sintam-se valorizadas socialmente.
O Secretário de Desenvolvimento Social diz que objetivo do governo é garantir um lugar onde as pessoas sintam-se valorizadas socialmente.
A representante da Caixa Econômica Federal, Eliene Sampaio, comentou sobre o carinho e respeito com os quais o governo realizou o projeto, enaltecendo que a política utilizada é inclusiva e apresenta total respeito e consideração para com os moradores beneficiados. “Em todos estes anos de CAIXA, eu nunca tinha visto uma política tão inclusiva como esta que estamos vivendo. O objetivo é poder, junto com o governo municipal, federal e estadual, estar trazendo e executando sua políticas em benefício de pessoas com baixa renda”, finalizou.

Tião Viana inaugura Casa de Produção de Derivados de Banana

Reportagem: Samuel Bryan
Fonte: agencia.ac.gov.br
A expressão “a preço de banana” se prepara para ganhar um novo significado no município de Rodrigues Alves. Isso porque o governador Tião Viana inaugurou na tarde desta quinta-feira, 9, a Casa de Produção de Derivados de Banana. Um empreendimento fomentado pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) que irá beneficiar 25 famílias dependentes do Bolsa Família e inseridas no CadÚnico que irão coordenar a fábrica.
Governador reuniu a comunidade de Rodrigues Alves para apresentar a nova fábrica da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador reuniu a comunidade de Rodrigues Alves para apresentar a nova fábrica da cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O investimento na fábrica que irá produzir doce de banana, farinha de banana, banana frita e tantos outros produtos foi de R$ 450 mil através de um convênio conquistado pela bancada federal do Acre, em Brasília. Os beneficiados além de presentes em programas sociais são todos moradores da Praia da Amizade, grande área produtora de banana do município.
“Nós já atendemos mais de 12 mil famílias com os Pequenos Negócios. A fábrica agora tá aqui, já tem doce, já tem trabalho. O doce de banana que vendem aqui no Juruá vem de Santa Catarina. Agora estamos mudando essa realidade. E espero que a população de Rodrigues Alves tenha orgulho por isso que estamos fazendo”, disse o governador Tião Viana.
No momento, a Casa de Derivados da Banana tem capacidade de produzir 5 toneladas por mês de produtos. Com a chegada de novos equipamentos, essa produção irá aumentar consideravelmente. Segundo o secretário de Pequenos Negócios, José Reis: “A gente tá muito feliz de ter conseguido trazer esse investimento pra Rodrigues Alves. Fizemos até curso de gestão para que administrem isso aqui corretamente. Nosso projeto é o de agregar valor, e a maneira de fazer isso é com uma fábrica”.
Casa de Derivados de Banana irá beneficiar 25 famílias pobres e produzirá 5 toneladas de produtos por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Casa de Derivados de Banana irá beneficiar 25 famílias pobres e produzirá 5 toneladas de produtos por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O presidente da Associação de Produtores da Praia da Amizade, Francisco Cavaco, só tem agradecimentos pelo investimento do governo. “A  Secretaria de Pequenos Negócios veio pra ficar porque ela realmente é pra ajudar os pobres. Muito obrigado ao governo por esse investimento, porque estamos com força pra trabalhar”.
Para o prefeito de Rodrigues Alves, Ernilson Freitas, o Burica, essa é só mais uma de grandes parcerias entre governo e prefeitura. “Rodrigues Alves tem tanta banana que tava se estragando. Então surgiu a ideia de fazermos uma fábrica e o governo aderiu ao projeto. E hoje, com essa fábrica não beneficiaremos só nosso município, mas todo o Juruá”, conta Burica.
Acompanhando a inauguração, o senador Jorge Viana fez questão de fazer um apanhado dos avanços de Rodrigues Alves: “Se tem uma coisa que decepciona o povo é a má política. O Acre foi enganado por muito tempo. E hoje estamos tentando fazer a coisa certa, olhando nos olhos das pessoas. Em 13 anos as coisas mudaram muito. Rodrigues Alves antes tinha seu povo na escuridão e hoje abrimos uma fábrica. Isso tem um significado muito grande”.

O que eles disseram

Perpétua Almeida, deputada federal
“Eu nunca ouvi falar numa Secretaria de Pequenos Negócios. Só no governo do Tião Viana que eu vi isso. E eu disse ao Reis que essa é a secretaria que chega mais perto dos pobres, dos mais humildes. Realmente é um projeto que está dando certo pro Acre” Perpétua Almeida, deputada federal

Moisés Diniz, deputado estadual
“Um projeto que dá a fábrica, que dá o apoio, gera emprego, gera renda, gera uma vida nova. Muito obrigado ao Tião Viana por isso” Moisés Diniz, deputado estadual
Jonas Lima, deputado estadual
“Eu acredito nessa liderança do governador Tião Viana em conduzir esse mudança no Acre. Esse é o governo presente com o povo, em diálogo aberto com a comunidade”, Jonas Lima, deputado estadual
Raimundo Angelim, assessor especial do governo
“Ninguém quer o peixe. A gente quer aprender a pescar. E é isso que esse governo tem feito, a valorização de quem trabalha, aquele pequeno produtor que por tanto tempo ficou esquecido”

Governo distribui cartões de estacionamento para idosos e deficientes em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado do Acre começou na tarde desta quinta-feira, 9, a distribuição de cartões de estacionamento para e idosos e deficientes em Cruzeiro do Sul. A cerimônia que celebrou os direitos adquiridos dessa população especial foi realizada com a presença do governador Tião Viana na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), com a distribuição simbólica de vários cartões.
Governo começou a disponibilizar cartões e vagas de estacionamento específicas para idosos e deficientes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governo começou a disponibilizar cartões e vagas de estacionamento específicas para idosos e deficientes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O direito do idoso a vagas especiais de estacionamento está assegurado no artigo 41 do Estatuto do Idoso, enquanto os deficientes possuem uma lei específica que os beneficia. “Vale lembrar que 43 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro. Quantos idosos já viram amigos ou entes queridos morrerem no trânsito? Cruzeiro do Sul tem uma frota de 25 mil veículos. Ou nós nos ajudamos a disciplinar o trânsito ou nós não avançamos. Vamos respeitar as vagas especiais. O Acre é um dos estados onde as pessoas são mais amigas uma das outras e devemos manter isso”, disse o governador Tião Viana.
A diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho, aproveitou para lembrar que o trânsito de Cruzeiro do Sul ainda não foi municipalizado, sendo de total responsabilidade do Estado, por meio do Ciretran. “Já revitalizamos seis mil metros quadrados de pinturas, semáforos e rotatórias aqui em Cruzeiro do Sul. A cidade ainda conseguiu redução de 18% nos acidentes de trânsito. Isso representa menos gastos com saúde, com previdência social”, conta Sawana.
secom_acre_9514 (8)
Tião Viana fez questão de reafirmar seu compromisso com a população idosa e comemorou redução de acidentes fatais no Juruá (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O que eles disseram

Jorge Viana, senador
Jorge Viana, senador
“O mínimo que podemos fazer por essas pessoas é dar respeito. O primeiro semáfaro de Cruzeiro do Sul foi o governo quem colocou. E temos muito o que comemorar com a redução de políticas de acidentes e seus resultados que diminuíram drasticamente os números de mortes no trânsito aqui no município, mas ainda podemos fazer mais.”
Elson Santiago, deputado estadual
Elson Santiago, deputado estadual
“Nosso governo tem se preocupado com o trânsito do Acre. Um trabalho muito importante e eu espero um dia chegar nessa idade com orgulho para poder receber meu cartãozinho também.”
Astério Moreira, deputado estadual
Astério Moreira, deputado estadual
“O governo do estado do Acre tem preservado a vida. Um papel que o Tião Viana assumiu para si. A tentativa de reduzir as mortes no trânsito tem dado excelentes resultados. E o povo tem que compreender esse projeto.”

Geraldo Pereira, deputado estadual
Geraldo Pereira, deputado estadual
“Quem olha pro idoso enxerga o futuro. E se a gente não consegue cuidar dos idosos, não consegue cuidar do futuro. Por isso parabenizo o governador por cuidar do futuro do Acre.”

 



Fonte: agencia.ac.gov.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Centro de Estudo de Línguas abre 1,5 mil novas vagas em 2014

Com o objetivo de ampliar o atendimento para novos alunos da rede pública, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e do Centro de Estudo de Línguas (CEL), oferta 1,5 mil novas vagas este ano.
Atuando no estado desde 2011, o CEL possui algumas novidades para o ano de 2014, incluindo a ampliação dos Núcleos de Estudo de Línguas (NELs) para a comunidade da baixada do Aeroporto Velho, que funcionará na nova escola do Boa União, a abertura de turmas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a continuidade do curso em nível intermediário avançado.
Outra mudança estabelecida pela coordenação do Centro é o procedimento para a realização das novas matrículas.  Visando um melhor atendimento ao público, será feito uma pré-matrícula on-line, a partir do preenchimento de uma ficha que será disponibilizada no sitehttp://www.see.ac.gov.br/ e na página do CEL na rede social www.facebook.com/celeducacao.
Em seguida, será divulgada a relação dos alunos selecionados, conforme ordem de inscrição e disponibilidades de vagas. Após essa divulgação, apenas os alunos selecionados deverão comparecer à secretaria do CEL para confirmação de suas matrículas com os documentos solicitados. Caso haja vagas remanescentes, o Centro de Estudo de Línguas disponibilizará para a comunidade em geral, seguindo o mesmo processo e alguns critérios estabelecidos pela coordenação do Centro.
Para maiores informações ligue 3228-7667 ou vá até o CEL – localizado na Avenida Getúlio Vargas, 3030, Bairro Vila Ivonete, ao lado da Saudosa Maloca.
Quadro CEL vagas 2014

Rede elétrica da Cidade do Povo começa a ser instalada na próxima semana

“A primeira etapa de moradias da Cidade do Povo deverá ter sua rede de energia elétrica instalada a partir da segunda-feira, 13”, informou o secretário de Habitação, Rostenio Souza, em reunião nesta quarta, 8, com o governador Tião Viana.

“Estivemos reunidos com a Eletrobras e a distribuidora de energia está no esforço final para concluir a tarefa. No máximo, em dois meses, a empresa deverá concluir o trabalho”, afirmou  o secretário.
A primeira etapa da Cidade do Povo entregará 3.348 unidades habitacionais e incluirá ainda equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde e delegacias para atender os futuros moradores do empreendimento, que poderão se mudar ainda neste primeiro semestre.
Reportagem: Nayanne Santana
Foto: Diego Gurgel
Fonte: agencia.ac.gov.br

Após fazer cesárea, médico diz que mulher não estava grávida.

Uma mulher passou por uma operação cesariana, mas, depois da cirurgia, ouviu do médico que não havia nenhum bebê, e que ela tinha uma gravidez psicológica. A cesárea ocorreu na última segunda-feira, no Hospital Santa Terezinha, em Monte Carmelo (MG), a 490 quilômetros de Belo Horizonte.
O pai da suposta criança registrou um boletim de ocorrência após a operação. Agora, a PolíciaCivil investiga se a mulher, Cláudia Aparecida Lopes, 30 anos, falsificou documentos e exames para realizar o "parto", ou se o caso se trata de um erro médico.
A cesárea foi realizada pelo ginecologista e obstetra Jose Tomás de Oliveira, que ainda não prestou depoimento à polícia. O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG) abriu uma sindicância para apurar o ocorrido, já que, segundo o órgão, a família não denunciou o caso a eles.
"A gente solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a realização de novos exames nela - exame de sangue, novo ultrassom", disse a chefe das investigações, delegada Cláudia Coelho Franchi, que busca provas de que a mulher não estava esperando um bebê. Segundo a delegada, a hipótese de que Cláudia Lopes estivesse grávida e a criança tivesse sido sequestrada é a mais remota.
Caso seja comprovado o erro médico, Oliveira pode ser indiciado criminalmente por lesões corporais culposas, em que não há intenção de ferir a vítima. Além disso, o ginecologista pode sofrer medidas cíveis aplicadas pelo CRM.

Fonte: terra.com.br ou http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/mg-apos-fazer-cesarea-medico-diz-que-mulher-nao-estava-gravida,fda8786b83773410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html



Seds registra avanços redução de famílias na faixa de extrema pobreza no Acre

Reportagem: Nayanne Santana
Fonte: agencia.ac.gov.br

O ano de 2013 foi de avanços na área de ação social, de acordo com dados apresentados ao governador Tião Viana, nesta quarta-feira, 8, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, durante reunião de avaliação no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
“Com o apoio do programa Bolsa Família, dos programas de assistência executados pelo estado, nós conseguimos, de acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento, nós, no Acre, conseguimos a superação da extrema pobreza”, revelou o secretário.
Governador agradeceu a Torres e equipe da Seds por levarem assistência social a quem precisa de apoio do estado (Foto: Assessoria Seds)
Governador agradeceu a Torres e equipe da Seds por levarem assistência social a quem precisa de apoio do estado (Foto: Assessoria Seds)
Antônio Torres mostrou que os repasses do Bolsa Família aumentaram consideravelmente nos últimos 12 meses, assistência que beneficia famílias que antes estavam sem qualquer renda e em situação de vulnerabilidade social. Em Rio Branco o repasse do auxílio foi de R$ 38.5 milhões, já em 2013 (até novembro) o repasse foi de 41,7milhões. Em municípios isolados, como o Jordão, também houve avanços, passou de R$ 2,480 milhões, em 2012, para R$ 3,223 milhões.
Contudo, Torres pondera que ainda há no estado casos esporádicos que com os aperfeiçoamentos da busca ativa, tende a alcançar, identificar e fazer o trabalho de inclusão social.
“Em 2014 nossa meta é ampliar os serviços de proteção social, no que diz respeito à questão da pessoa idosa. Para isso, haverá ampliação de centros de convivência para atender os idosos e, fortalecimento de proteção às crianças e adolescentes. Estamos fechando parcerias com as entidades que trabalham com esse grupo da população, tais como: Educandário Santa Margarida e a Fundação Betel em Cruzeiro do Sul”, pontuou Torres.
O secretário de Desenvolvimento Social frisou que também haverá parcerias com a política de assistência dos municípios, para que o estado possa ofertar uma melhor segurança social às famílias carentes.
O trabalho de cadastro de famílias para habitação digna seguirá. No último ano a Seds interviu na situação de 628 famílias que vivem em áreas de risco para que elas sejam beneficiadas com unidades habitacionais na Cidade do Povo.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Governo do Estado forma 251 novos bombeiros

Assista ao vídeo da formatura dos novos Bombeiros Militar do Acre



Tião Viana inaugura indústrias e entrega ruas no Vale do Juruá

Reportagem: Nayanne Santana
Fonte: agencia.ac.gov.br
Centro de Alevinagem surge para fortalecer e fomentar a piscicultura na região (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Centro de Alevinagem surge para fortalecer e fomentar a piscicultura na região (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana terá extensa agenda na região do Vale do Juruá nesta quinta-feira, 8 e sexta-feira, 9. Atividades serão promovidas em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Acompanhado por secretários e assessores de Governo, Tião Viana inaugura a Indústria de Beneficiamento de Banana, em Rodrigues Alves. Ação executada pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios. Em Cruzeiro do Sul será lançado o cartão do idoso, na sede da Ciretran, na Avenida Copacabana.
Em Mâncio Lima, serão entregues ruas pavimentadas e com toda infraestrutura de rede de água e esgoto com serviços executados por meio do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Na sexta-feira, 10, o governador faz uma visita às instalações da Petrobras em Cruzeiro do Sul e fará inspeção ao abatedouro de suínos localizado em Mâncio Lima. Em seguida, Tião Viana inaugura o Centro de Alevinagem de Cruzeiro do Sul, localizado na estrada Variante, que dá acesso a BR-364.

Governo injetará mais de R$ 200 mi no setor de produção este ano

Reportagem: Nayanne Santana
Fonte: agencia.ac.gov.br
Lourival Marques apresentou ao governo projetos que executará em 2014 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Lourival Marques apresentou ao governo projetos que executará em 2014 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, apresentou ao governador Tião Viana, nesta terça-feira, 7, uma síntese dos projetos que a sua pasta deve executar ao longo deste ano, assegurando recursos para projetos determinantes para o setor rural, como a piscicultura, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a plantação de mudas de açaí e seringueira, entre outros.
Acompanhado por gestores da Seaprof, Lourival Marques detalhou os projetos que serão executados ou que já estão em execução, destacando o número de famílias beneficiadas e o recurso a ser empregado em cada ação.
Na área da fruticultura, que beneficia famílias da região de Tarauacá, Feijó, Acrelândia, Sena Madureira, Assis Brasil, Plácido de Castro, Xapuri, Senador Guiomard e Rio Branco, os investimentos são na ordem de R$6,6 milhões. “Vamos manter a distribuição de mudas de açaí em Feijó. Serão 1.200 hectares plantados para atender 500 famílias”, adiantou.
Já na região do Baixo Acre, que inclui Rio Branco, Senador Guiomard e Plácido de Castro, e na região do Alto Acre (Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Capixaba e Assis Brasil), o foco da Secretaria de Produção Familiar será na distribuição de mudas de maracujá, abacaxi, acerola e graviola. “O plantio dessas frutíferas atende a uma demanda existente no Acre. Hoje a maioria das polpas está sendo adquirida de produtores do exterior, porque nós estamos sem. Quando fomos informados pela Cooperacre sobre a situação, decidimos investir”, explicou o secretário.
A cadeira produtiva da castanha terá R$ 3,2 milhões de investimentos. Com esses recursos, a Secretaria deverá construir unidades de armazenamento que beneficiam 1.450 famílias de extrativistas. Na cadeia produtiva da borracha, a previsão é de distribuição de kits para 1.500 famílias de extrativistas.
Os recursos para manter esses projetos desenvolvidos são provenientes de fonte própria da Seaprof, mas há também apoio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ainda do KfW (Banco de Desenvolvimento Alemão), que auxilia no pagamento de subsídios da borracha.
Na área de piscicultura, a previsão para este ano é seguir avançando para atingir a meta de ampliação na construção de tanques e açudes. Para isso, serão implantados 1.525 açudes/tanques/viveiros, que beneficiarão 1.525 famílias de todas as regiões do estado.

Fortalecendo o homem do campo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo Ministério da Agricultura para assegurar segurança alimentar às famílias de baixa renda, tem estimativa de investimentos de R$ 46 milhões, para beneficiar 2.550 famílias.
Por meio da Seap também haverá fomentação na produção de aves com a distribuição de 300 mil pintos. Há investimentos também na implantação de dez queijarias e 25 trinchadeiras de cereais.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Saúde terá ampliação de serviços e inauguração de unidades em 2014

Reportagem de Nayanne Santana
Fonte: agencia.ac.gov.br

Obras de prédios da saúde, ampliação de serviços, investimentos em insumos e treinamento de pessoal na traumatologia e ortopedia com a construção do Instituto que tratará de pacientes desta área foram alguns dos temas abordados em reunião na manhã desta segunda-feira, 7, entre o governador Tião Viana e a secretária de Saúde, Suely Melo.
“Temos uma previsão de inauguração até junho do Into [Instituto de Traumatologia e Ortopedia] já estamos treinando as equipes que vão trabalhar lá. Além disso, haverá neurocirurgia, que vai atender uma demanda muito grande que temos hoje no Acre”, afirmou Suely Melo.
A secretária ressaltou ainda que foi discutido aumento da oferta de serviços em hospitais como o Santa Juliana, a habilitação de serviços de saúde. “Essa habilitação significa dizer que serviços que o estado prestava agora serão financiados pelo Ministério da Saúde”, detalhou.
Outro tema discutido foi a reforma e ampliação de uma ala do Pronto Socorro onde ficam os pacientes em tratamento contra a dependência química. Além disso, foi tratado também sobre a ampliação de convênios. “Nós já aprovamos R$ 20 milhões para a reforma e ampliação de unidades, compra de equipamentos que substituirão equipamentos obsoletos e estamos agora aguardando só o convênio do Ministério da Saúde para começar a execução dessas ações”, concluiu a secretária Suely Melo.

Lutador de MMA tem casa invadida por bandidos e mata um a facadas

Joseph Torrez mma (Foto: Reprodução / Facebook)Joseph Torrez (Foto: Reprodução / Facebook)
O lutador de MMA Joseph Torrez, de 27 anos, viveu um começo de ano dramático para defender sua família. Morador de Las Cruces, no Novo México (EUA), ele teve a casa invadida por quatro bandidos e matou um deles a facadas. Um foi hospitalizado, e os outros dois foram presos.
De acordo com o site "The Las Cruces Sun-News", Torrez  havia sido ameaçado por telefone por um dos bandidos antes da invasão, que aconteceu no primeiro dia do ano. Sal Garces (25 anos) e o irmão Raymond Garces (19), Nathan Avalos (20) e Leonard Calvillo (22) entraram à força durante a madrugada. A noiva de Torrez, o filho dele e mais uma mulher estavam na casa.
Sal Garces foi esfaqueado e morreu no local. Nathan Avalos sofreu lesões graves na face e foi hospitalizado. Raymond Garces e Leonard Calvillo foram presos pouco tempo depois. Todos os quatro homens são supostamente membros de uma gangue, alguns com histórico de envolvimento com drogas.
O advogado de Torrez alega que "ele estava lutando por sua vida", mas o lutador pode ser acusado e posteriormente sentenciado pela morte de Sal Garces. Ele, por sinal, já se mudou para uma casa nova. De acordo com o "Daily News", Torrez é um atleta da categoria peso-leve (até 70kg) e tem um cartel no MMA de seis lutas, com cinco derrotas e apenas uma vitória.
Fonte: globo.com

Tião Viana e médicos discutem melhorias para a UPA do Segundo Distrito


Tião Viana ouviu reinvindicações e agradecimentos dos profissionais da UPA Segundo Distrito (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana ouviu reinvindicações e agradecimentos dos profissionais da UPA Segundo Distrito (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana esteve na noite desta segunda-feira, 6, numa reunião com médicos e outros profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito da capital. A conversa girou em torno do que pode ser feito para diminuir o fluxo de atendimentos e melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na UPA de maior movimento do estado.
Durante o encontro, o governador primeiramente lembrou e agradeceu aos profissionais presentes os resultados alcançados pela saúde do Acre em 2013, como zerar as filas de demanda reprimida das cirurgias. Depois ele ficou a par da situação da UPA, que realiza cerca de 15 mil atendimentos  e 28 mil exames laboratoriais por mês.
“Nós queremos desafogar o fluxo da UPA aqui no Segundo Distrito em pelo menos cinco mil atendimentos com o fortalecimento das Uraps [Unidades de Pronto Atendimento] e a entrega das UPAs da Baixada do Sol e da Cidade do Povo”, explicou o governador Tião Viana. Em troca, o governador pediu mais comprometimento dos médicos, afirmando total parceria e apoio para poder fazer mais pela saúde do Acre.
Ao ouvir e debater com os médicos, o governador se prontificou a tomar outras atitudes como a aquisição de um oftalmoscópio para a emergência, cuidar para que a farmácia passe a ficar aberta 24 horas por dia e agilizar a evacuação de pacientes para outras unidades hospitalares quando necessário.
Entre os presentes, o médico Abraão Alencar foi um dos que falou da necessidade de se buscar um maior equilíbrio dentro da UPA em questões desde a segurança do trânsito, por estar localizada numa rodovia, até o grande fluxo de pessoas. “Eu trabalho nessa UPA desde o primeiro dia que ela foi inaugurada praticamente. A UPA é a vitrine da saúde do Acre, porque aqui estão as ferveções, então temos que melhorar esse rendimento”, ressalta Abraão.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Acre aumenta em 100% os municípios reconhecidos pelo Mapa do Turismo Nacional

mapaa
Desde que o governo do Estado deu início às políticas voltadas para o setor turístico, em 2003, os municípios acreanos identificados pelo Mapa do Turismo subiram de dez para dezesseis. A avaliação integra o Programa de Regionalização do Turismo e é atualizada a cada quatro anos, uma forma de o governo federal identificar áreas como produto turístico.
No Vale do Acre, o Programa abrange Porto Acre, Epitaciolândia, Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Capixaba e Senador Guiomard. Além desses municípios, também fazem parte os do Vale do Juruá – Marechal Thaumaturgo, Feijó, Tarauacá, Rodrigo Alves, Jordão, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.
De acordo com publicação divulgada pelo Mapa em dezembro de 2013, a quantidade de municípios participantes do Programa de Regionalização do Turismo no país caiu de 3.635 para 3.345. Porém, a realidade do estado acreano se destaca diante dos dados recolhidos.
“Esses avanços são resultado de ações do governo que reconhece e valoriza o potencial que o estado possui. O Acre deixou de ter uma imagem clandestina, ignorada pelas demais regiões do país. Temos produtos turísticos com destinos preparados para receber os visitantes, o que também representa geração de renda local”, explica Leonildo Rosas, secretário de Turismo e Lazer.

O resultado reconhecido com premiação nacional

No ano passado, o Acre foi eleito destaque por ter o melhor desempenho na categoria Cooperação Regional, com o destino indutor Rio Branco, por ser a capital, um município procurado por visitantes como ponto de partida, se tornando porta para apresentar outros locais dentro do estado.
O relatório “Turismo em Números”, da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), mostra que o fluxo turístico aéreo, que estava em 322.114 passageiros no ano de 2009, saltou para 382.469 em 2012. Animados pelo crescimento nessa movimentação, quatro novos hotéis, franquias de redes nacionais e internacionais, estão sendo construídos na capital.
Francisco Telles Neto, sócio-majoritário de uma rede hoteleira internacional, justifica a escolha de estabelecer franquia no Acre pelo potencial que o estado demonstra. “A escolha de investir em Rio Branco foi feita por meio de pesquisa de mercado. Ainda não tinha nenhum meio de hospedagem com bandeira internacional aqui. O hotel vem atender a todo tipo de turista, mas o fator que motivou a construção foi do crescente número de turistas que vêm a negócios”, afirma.
Para melhorar a oferta de mão de obra qualificada, por intermédio de formações específicas que atendam ao mercado, o governo do Estado tem disponibilizado cursos técnicos pelo Pronatec, formação viabilizada por meio do Instituto Dom Moacir (IDM), em parceria com a Setul.
Ronei de Alencar está no curso de Camareiro em Meios de Hospedagem e enfatiza a importância dessa qualificação para atingir o seu objetivo. “Após o término desse curso, que tem a duração de dois meses, vou me preparar para conseguir um emprego no ramo do turismo e, assim, conseguirei também meu sustento”, disse.

Geração de Renda

O mesmo relatório apresenta, ainda, informações sobre empregos diretos e indiretos gerados pela cadeia de turismo no Acre. Em quatro anos, 71.380 pessoas foram incorporadas ao mercado de trabalho.
O crescimento econômico que proporciona autonomia às empresas do setor e comunidades gerando receita, é fruto também de parcerias do governo com instituições como o Sebrae. Nesse trabalho conjunto, os artesãos locais aprimoraram técnicas, definiram identidade de design às peças produzidas por eles. Essas forças somadas renderam para o artesanato o faturamento que superou a casa dos R$ 3 milhões.
José Rodrigues de Araújo, o “doutor da Borracha”, artesão que trabalha com o látex colhido em sua propriedade, conta com orgulho sobre o que já alcançou com o fruto do seu trabalho. “O artesanato representa tudo na minha vida. Faz sete anos que a renda dos produtos que eu comercializo sustentam eu e minha família. Por causa de feiras como a do Projeto Comprador [parceria Setul e Sebrae], tenho contato de lojistas de São Paulo, do Rio de Janeiro, que fazem encomenda direto comigo”.
Fonte: agencia.ac.gov.br