sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Acre Solidário recebe doação de 15 toneladas de alimento

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Celis Fabricia


A parceria entre Mesa Brasil, Banco de Alimentos e Acre Solidário vai beneficiar centenas de famílias de Tarauacá (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Parceria entre Mesa Brasil, Banco de Alimentos e Acre Solidário vai beneficiar centenas de famílias de Tarauacá (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc) entregou 15 toneladas de feijão ao Acre Solidário. A ação foi nesta quinta-feira, 18, no Banco de Alimentos da prefeitura de Rio Branco, localizado na Central de Abastecimento e Comercialização (Ceasa).
A doação é parte da ação Sesc Solidário, rede nacional de arrecadação de alimentos, que recebeu 50 toneladas de feijão, 15 das quais foram repassadas hoje ao Acre Solidário – o restante está sendo distribuído entre as entidades que são apoiadas pelo Banco de Alimentos da prefeitura. A rede entrou em contato com um produtor da Região Sul do país que teve excedente na produção do grão este ano, fez a triagem e encaminhou o produto ao Acre. “O produtor que fez essa doação é de Santa Catarina e recebeu isenção de ICMS”, explicou Bruno Bolzon, nutricionista do Sesc.
As doações serão repassadas às famílias atingidas pela cheia dos rios Tarauacá e Muru. Em novembro deste ano a população foi surpreendida por uma repentina e, nunca antes vista, elevação dos níveis desses rios. A enchente atingiu 70% da cidade, afetando mais de 17 mil pessoas e também aldeias indígenas. Aproximadamente 630 pessoas ficaram alojadas nas estruturas em abrigos montados no município.
Diversas equipes de governo se mobilizaram no atendimento e cuidados das famílias, e campanhas de doações foram realizadas. “Agora essas doações vão ajudar as famílias a amenizar as necessidades básicas de alimento”, comentou Sheila Lunier, representante do Acre Solidário.

Rio Branco terá o primeiro centro público de esportes radicais

Fonte: agencia.ac.gov.br



Na próxima semana, a capital acreana ganha a primeira Arena de Esportes Radicais. A inauguração do centro está confirmada para o dia 27, quando serão realizados o 7º Festival Acreano de Arrancada e a 1ª Copa Rio Branco de Motocross, respectivamente, às 9 e às 15 horas.
Idealizado pela prefeitura de Rio Branco, será o primeiro espaço público do país nesse segmento, e possibilitará a prática de 12 modalidades diferentes, entre elas competições automobilísticas, motocross, rapel, patins e skate e tirolesa. Além da diversidade de esportes, o local também será palco de encontros comunitários, como festas e eventos tradicionais da região – festivais de quadrilhas, shows e feiras.
A pista de arrancadas tem 660 metros e uma área de escape de 200 metros. Adriano Morais, presidente do Acre Auto Clube, acredita que a pista de arrancada é a grande atração do espaço: “Para nós, amantes do automobilismo, essa é uma grande oportunidade para realizarmos nossas competições com qualidade e de forma segura”.
A arena está localizada no quilômetro 3 da Estrada do Quixadá e foi construída com recursos obtidos por intermédio de emenda parlamentar dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e investimentos da prefeitura de Rio Branco.
Os interessados em participar do 7º Festival Acreano de Arrancada devem entrar em contato com Adriano Morais, pelo número 8401-4248, até 26 deste mês

Cadastro de Habitação Estadual está em fase de regulamentação

Fonte: agaencia.ac.gov.br


Mulheres chefes de família têm prioridade no cadastro (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Mulheres chefes de família têm prioridade no cadastro (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o objetivo de manter 0s dados dos interessados nos programas habitacionais do estado atualizados, a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab) iniciou a regulamentação do Cadastro de Habitação Estadual.
O secretário de Habitação Rostênio de Souza explica que a Sehab abrirá processo seletivo para chamamento dos interessados em fazer parte do Cadastro de Habitação Estadual, ainda sem data prevista. “Posteriormente, a secretaria vai abrir um processo seletivo com todos os critérios, as regras de priorização e as condições para a seleção dos beneficiários”, ressalta.
De acordo com os critérios estaduais, têm prioridade as famílias já inscritas no cadastro realizado no ano de 2009, famílias com maior número de dependentes menores e famílias que residam no município onde será executado o empreendimento e sejam beneficiárias do Bolsa Moradia Transitória Estadual ou Municipal.
O coordenador do Departamento Social da Sehab, Irlan Lins, explica ainda que além dos estaduais, alguns critérios nacionais também serão analisados. “De acordo com a portaria 595, publicada no Diário Oficial da união em dezembro de 2013, famílias que residentes em áreas de risco ou insalubres, ou que tenham sido desabrigadas, famílias cujas mulheres sejam responsáveis pela unidade familiar e famílias em que haja a presença de pessoas com deficiências físicas, também terão seus cadastros como prioritários” ressalta.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Imprudência quase mata idoso na Estrada da Floresta

Falta de aviso não foi, eu avise http://flaviodoacre.blogspot.com.br/2014/10/estrada-da-floresta-sentido-unico-falta.html e o pior ia acontecendo. A imprudência e a falta de fiscalização por pouco não tira a vida de um senhor hoje pela manhã na Estrada da Floresta.



A via têm sentido único e obrigatório mas onde está a fiscalização??  Já sei estão quase todos nos pontos denominados ZONA AZUL.





Será que vai ser preciso perdermos mais uma vida no trânsito para que algo seja feito???


Com a palavra RBTrans e quem mais for de direito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governador Tião Viana se reúne com vice-presidente do Banco Mundial

Fonte: agencia.ac.gov.br


Equipe do Banco Mundial elogia ações desenvolvidas no Acre ( Foto: Celis Fabrícia)
Equipe do Banco Mundial elogia ações desenvolvidas no Acre ( Foto: Celis Fabrícia)
O governador Tião Viana teve uma reunião estratégica com a vice-presidente para mudanças climáticas do Banco Mundial, Rachel Kyte. O encontro foi realizado em Lima (Peru), durante as negociações da COP20, Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que terminou neste domingo,14.
Na conversa, Tião Viana relatou os avanços do estado nos últimos 16 anos. Entre as atividades citadas estavam o programa educacional “Asinhas da Florestania”, o atendimento médico em locais de difícil acesso por meio do “Saúde Itinerante” e as ações de educação, saúde, produção e agora saneamento ambiental e inclusão socioeconômica do “Proacre”. “Temos a necessidade de inovação e parcerias interessadas em desenvolver nossa região”, destacou Tião Viana.
Na área ambiental, destaque para o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa), primeira lei de um estado que trata de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e REDD+, bem como as atividades tradicionais com castanha e borracha, que têm recebido incremento tecnológico. “Todos estamos aprendendo com o sucesso do Acre. Estamos orgulhosos de sermos seus parceiros por tantos anos”, reconheceu Rachel Kyte.
Participaram ainda da reunião Elly Baroudy e Patrick Verkooijen, da equipe de floresta do Banco Mundial, e os secretários de estado de Comunicação, Leonildo Rosas, e de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Dande Tavares, e a chefe da Casa Civil Márcia Regina Pereira.
O governador propôs uma aliança de desenvolvimento com o banco para incentivar a produção e garantir o não desflorestamento. A vice-presidente agendou uma visita ao Acre.

Programa Água Para Todos chega ao Acre

O Programa Água Para Todos do governo federal, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, chega ao Acre. O projeto prioriza o acesso universal da água, principalmente para o consumo humano e para comunidades rurais que estejam em estado de vulnerabilidade social. Garante, ainda, segurança alimentar e nutricional e visa melhorar a qualidade de vida da população.
No Acre, a atividade será implementada pelo Departamento Estadual de Pavimentação (Depasa) e consiste na construção de poços, instalação de bombas e caixas d’agua, coletas periódicas e orientação do uso racional dos recursos hídricos à sociedade. A primeira etapa está em execução e beneficiará 213 famílias, num todo de 544.
“Nós iniciamos a obra identificando as famílias mais prejudicadas, que mais têm dificuldade com a falta de água, e só então começamos a perfuração. Muitas comunidades no Acre estão cercadas de água, mas sem qualidade”, destaca o coordenador do Programa Água para Todos no Acre, Ciro Augusto Rebelo.
A previsão é atender mais de duas mil famílias até 2018. O investimento total é da ordem de R$ 3 milhões. A contrapartida do governo do estado é de 10% desse valor (R$ 300 mil).
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo inicia monitoramento dos rios do Acre e Rio Madeira

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Nayanne Santana


Reunião para dar início ao monitoramento teve participação de representantes do governo e empresários (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Reunião para dar início ao monitoramento teve participação de representantes do governo e empresários (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O governo do Acre, por meio da Casa Civil, promoveu reunião com representantes da Defesa Civil do Estado, Defesa Civil de Rio Branco, Secretaria de Meio Ambiente, representantes de Associações Comerciais, Distribuidoras e dos Postos de Combustíveis, para anunciar que o Estado inicia o monitoramento do nível das águas dos rios do Acre e do Rio Madeira, em Rondônia.
A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, explica que, embora o nível dos rios esteja abaixo da cota de alerta e transbordamento, o monitoramento antecipado permite definir metas e estratégias para esse período em que se iniciam as chuvas na região e, por consequência, ocorrem os alagamentos em algumas áreas.
“Vamos enviar um convite aos órgãos de Defesa Civil de Rondônia e demais envolvidos, para que façamos uma reunião com os órgãos do Acre. A proposta é fazermos um monitoramento integrado entre o Acre, Rondônia e o governo federal. A sugestão é de que a reunião seja no dia 17 deste mês, durante um seminário a ser realizado em Porto Velho”, completou Márcia Regina Pereira.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tião Viana anuncia lista do secretariado para 2015

Lista com o nome dos secretários:

SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL – CASA CIVIL
Márcia Regina de Souza Pereira
PORTA VOZ DO GOVERNO
Leonildo Rosas Rodrigues
ASSESSORIA DE ASSUNTOS INDÍGENAS
José de Lima Kaxinawá (Zezinho)
ASSESSORIA DE JUVENTUDE
Weverton Matias
GABINETE MILITAR
Cel. Raimundo Nonato AIRES da Silva
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO – PGE
Maria Lídia Soares de Assis
DEFENSORIA GERAL DO ESTADO – DPE
Fernando Morais
POLÍCIA MILITAR DO ACRE – PMAC
Cel. Júlio Cezar Santos
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ACRE – CBMAC
Cel. Antonio Carlos Marques Gundim
SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – SAI
Francisco Afonso Nepomuceno
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO – SEPLAN
Márcio Veríssimo Carvalho Dantas
SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA – SGA
Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA – SEFAZ
Flora Valladares Coelho
SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO – SECOM
Andrea Laiana Coelho Zílio
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE – SESACRE
Francisco Armando de Figueiredo Melo
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO -SEE
Marco Antonio Brandão Lopes
SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTE
Shirley Maria da Silva Santos
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA – SESP
Emylson Farias da Silva
SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍCIA CIVIL – SEPC
Carlos Flávio Portela Richard
SECRETARIA DE ESTADO DE EXTENSÃO AGROFLORESTAL E PRODUÇÃO FAMILIAR – SEAPROF
Glenilson Araújo Figueiredo
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL, DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS – SEDENS
Sebastião Fernando Ferreira Lima
SECRETARIA DE ESTADO DE AGROPECUÁRIA – SEAP
José Carlos Reis da Silva
SECRETARIA DE ESTADO DE PEQUENOS NEGÓCIOS – SEPN
Henry Nogueira
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE – SEMA
Carlos Edegard de Deus
SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO E LAZER – SETUL
Raquel Araújo Moreira Lopes
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SEDS
Gabriel Maia Gelpke
DEP. ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR – PROCON
Diego Rodrigues
SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS – SEJUDH
Nilson Moura Leite Mourão
SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES – SEPMULHERES
Maria da Conceição Maia de Oliveira (Concita Maia)
SECRETARIA DE ESTADO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – SEHAB
Jamyl Asfury
SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PÚBLICAS – SEOP
Leonardo Neder de Faro Freire
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM, INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA E AEROPORTUÁRIA DO ACRE – DERACRE
Ocírodo de Oliveira Júnior
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE PAVIMENTAÇÃO E SANEAMENTO – DEPASA
Edvaldo Soares de Magalhães
INSTITUTO DOM MOACYR GRECHI – IDM
Rita Paro
INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE – IMAC
Pedro Luiz Longo
INSTITUTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REGULAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS – IMC
Magaly da Fonseca e Silva Taveira Medeiros
INSTITUTO DE TERRAS DO ACRE – ITERACRE
Janaina Guedes Dourado
INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESTADO DO ACRE – IDAF
Mamed Dankar Neto
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO – DETRAN
Gemil Salim de Abreu Junior
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ACRE – IAPEN
Martin Hessel
INSTITUTO SÓCIO EDUCATIVO DO ACRE – ISE
Rafael Almeida
FUNDAÇÃO DE CULTURA E COMUNICAÇÃO ELIAS MANSOUR – FEM
Karla Kristina Oliveira Martins
EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DO ACRE – EMATER
Idésio Luiz Francke

Festival Gastronômico de Mercado se inicia nesta segunda-feira

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Márcia Moreira

Folder-programacao-frente-jpg_-580x262






O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte realiza nesta segunda-feira, 15, sua segunda edição. A programação se prolongará até dia 19 de dezembro, com início a partir das 19 horas, nos mercados Novo Velho e dos Colonos.
A proposta desta edição é oferecer pratos natalinos bem elaborados para degustação. O projeto é idealizado pela primeira-dama do estado, Marlúcia Cândida, e faz parte das ações da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre.
Além do festival, haverá também atrações culturais, como apresentações musicais e artísticas, artesanato e exposições de produtos natalinos.
O evento é promovido pelo governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama, Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Turismo (Setul) e Instituto Dom Moacir (IDM), além Sebrae e Senac – Acre. O apoio é dos Supermercados Araújo, Miragina, Grupo Star, Dom Porquito, Takigawa, Holiday Inn Express, Peixes da Amazônia, Inforgraff e Frango Aves.

Garis e margaridas são homenageados por moradores do Tropical

Como fazem há doze anos, os moradores das ruas adjacentes à Praça Félix Bestene, no bairro Tropical, promoveram neste sábado, 13, um café da manhã de confraternização com os garis e margaridas que trabalham na limpeza e manutenção da praça. Esse congraçamento é uma iniciativa das donas de casa do bairro com apoio de todos os moradores.
 
O casal Cleide e Bady Casseb é um dos organizadores e neste ano decidiram convidar o prefeito Marcus Alexandre e o secretário Kellyton Carvalho, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) para participar do café. O prefeito considera uma iniciativa louvável da parte dos moradores. “É uma tradição que se renova em bondade e alegria”, disse o prefeito.
 
A margarida Fátima Enéias agradeceu em nome do grupo e se disse especialmente emocionada pelo ato dos moradores. “Quero agradecer esta homenagem dos moradores, principalmente porque esta é a primeira vez que venho neste café. Em nome de todos, nosso muito obrigado pelo reconhecimento”, disse ela. Para Bady, que recentemente participou do ato de revitalização da Praça Félix Bestene, os moradores do Tropical tem prazer em realizar um ato como esse porque é de fato o reconhecimento ao trabalho dos garis e margaridas, pessoas que trabalham duro para manter a cidade limpa.
 
A praça está muito bonita. A revitalização do local, ocorrida há alguns meses, era uma reivindicação antiga dos moradores. As obras foram possibilitadas também pelo esforço do ex-prefeito Raimundo Angelim, destacou no ato de inauguração o prefeito Marcus Alexandre. Emendas do deputado federal Taumaturgo Lima e do vereador Manoel Marcos ajudaram na melhoria da praça e na instalação da Academia da Comunidade ao Ar Livre. Foram feitas intervenções numa área de 3.352,54 metros quadrados, com reforma da quadra de areia, instalação de parquinho, revisão da instalação elétrica, recuperação da calçada, reforma da pista de skate, mobiliário urbano, e execução de paisagismo. Em vistoria recente à praça, o coordenador do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, e equipe ficaram impressionados com a qualidade da obra.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Assis Lima/Asscom

Comunidade ribeirinha receberá atendimento médico especializado

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Marcelo Torres

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Saúde Itinerante ofertará atendimento médico especializado destinado à comunidade do Seringal Itatinga, localizado às margens do Rio Purus, entre Sena Madureira e Manoel Urbano. A ação será realizada no próximo sábado, 13.
Os atendimentos serão nas áreas de clínica médica, ginecologia/ obstetrícia e pediatria, além de exames de ultrassonografias, prevenção do câncer do colo do útero (Pccu), atendimentos de serviço social e dispersão de medicamentos.
“Esses procedimentos visam desenvolver uma modalidade de cuidado, levando ações de promoção, prevenção e recuperação como também a inclusão social”, ressalta a diretora de atenção a saúde, Celene Maia.