quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ações de restabelecimento de Tarauacá são discutidas durante reunião

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Samuel Bryan


(Foto: Samuel Bryan/Secom)
(Foto: Samuel Bryan/Secom)
O governador em exercício Elson Santiago está Tarauacá e participa de reunião com o prefeito Rodrigo Damasceno. Em pauta, o plano de restabelecimento, que envolve limpeza das residências atingidas, recolhimento de entulho e aluguel social para as famílias em situação crítica.
O governo estuda ainda a possibilidade da implantação de 500 unidades habitacionais pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade, para ajudar as famílias das áreas mais comprometidas pela cheia do rio.
A cidade vive a sexta alagação este ano, sendo que dessa vez o nível do rio superou os índices anteriores, registrando a maior enchente da história. Dos nove bairros da cidade, oito foram atingidos. Mais de 17 mil pessoas foram afetadas pela tragédia.

Motoristas de carros se envolvem mais em acidentes sem vítima, aponta Detran

Fonte: agencia.ac.gov.br



Condutores de carros são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito sem vítimas (Foto: Arquivo Secom)
Condutores de automóveis são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito sem vítimas (Foto: Arquivo Secom)
Dados de relatório apresentado recentemente pelo setor de estatística do Detran-AC, em parceria com a análise criminal da Polícia Militar, mostram que os condutores de veículos de passeio representam mais de 60% dos envolvidos em acidentes de trânsito sem nenhuma vítima, enquanto as motocicletas ocupam o segundo lugar, com 17,59%.
Caminhonetes vêm em terceiro lugar, sendo responsáveis por 8,32%, seguidas pelos caminhões, com 6,86%. Já os ônibus se envolvem em 3,52% dos acidentes de pequena monta e estão na quinta colocação.
O mesmo estudo aponta ainda que 48,07% dos condutores que se envolvem em acidentes sem vítimas possuem entre 30 e 40 anos de idade.  Os jovens entre 18 e 29 anos ficam em segundo lugar, com 31,02%. Pessoas entre 50 e 65 anos estão em terceiro lugar, com 11,17%. Idosos com mais de 66 anos se envolvem em 1,69% dos acidentes.
A diretora do Detran, Sawana Carvalho, explica que o levantamento é importante para que o órgão realize o mapeamento dos acidentes. “Com base neles, realizamos nosso planejamento de intervenções, sejam educativas, punitivas ou mesmo de engenharia, para que possamos diminuir os índices de acidentes”, relata.

Esportistas se unem para arrecadar duas toneladas de alimentos

Fonte: agencia.ac.gov.br - por Senildo Melo


Escolinhas de futebol começaram torneio sub-13 e cada equipe doou 20 quilos de alimentos (Foto: Senildo Melo/Esporte)
Escolinhas de futebol começaram torneio sub-13 e cada equipe doou 20 quilos de alimentos (Foto: Senildo Melo/Esporte)
Teve início na tarde desta terça-feira, 25, no Estádio Arena da Floresta, a programação do esporte solidário que visa arrecadar alimentos para serem doados às vítimas da maior enchente da história de Tarauacá.
Os garotos da categoria sub-13 começaram a disputa de um torneio com a participação de oito escolinhas: Bola 15, Recriança A e B, Estrelinha, Jóias de Cristo, Esporte Saúde e Lazer, Rio Branco F.C. e Esporte é Saúde. No sábado serão realizadas as finais do sub-13, sub-15 e sub-17.
O evento, denominado “Esporte por Tarauacá”, é uma mobilização dos desportistas da capital, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte.
“É a contribuição dos desportistas do Acre pelo povo querido de Tarauacá diante dessa catástrofe ambiental. Todoo alimento arrecadado será entregue ao Comitê Acre Solidário”, comentou o secretário Petronilo Lopes, o “Pelezinho”.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Acre realiza a III Feira Internacional Panamazônia em dezembro

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Flaviano Schneider 

A Feira terá mostra da produção regional de artesanato e agricultura familiar além de culinária internacional ( Foto: Divulgação)
A Feira terá mostra da produção regional de artesanato e agricultura familiar além de culinária internacional (Foto: Divulgação)
De 10 a 14 de dezembro próximo, será realizada, no Horto Florestal, a III Feira Internacional Panamazônia, com representantes dos 22 municípios do Acre, de todos os estados brasileiros e dos países que têm territórios na Amazônia. O evento é realizado pelo governo federal, governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), Prefeitura Municipal de Rio Branco e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A feira abre todos os dias às 16 horas e fecha às 23. Lá, os visitantes terão à disposição os trabalhos de 160 artesãos, 40 barracas com variados tipos de alimentos, além de 40 expositores de agricultura familiar, piscicultores, apicultores e meliponicultores, ou seja, uma grande variedade de produtos – além dos locais - de várias regiões do Brasil e de países vizinhos.
Segundo a secretária Silvia Monteiro, da SEPN, o governador Tião Viana e o prefeito Marcos Alexandre envolveram várias secretarias do estado e município para garantir o sucesso do evento, que já teve duas brilhantes edições em 2010 e em 2012. “É uma honra para o Acre organizar a Panamazônia 2014, pois ela promove a integração na região e a consequente partilha de experiências, além de divulgar produtos e fortalecer a economia solidária”, afirmou.
Rodada de Negócios
Além de seminários, com temas abrangendo o desenvolvimento social econômico e ecológico, a III Feira terá novamente uma “rodada de negócios”, cuja organização está a cargo do Sebrae. O gestor de artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel, conta que a rodada é um encontro de negócios que objetiva ampliar os mercados para o artesanato e produtos típicos locais. Segundo disse, cinco ou seis empresas de fora – entre elas o Grupo Pão de Açúcar – virão conhecer a produção da região.
“O ponto principal é que não temos hoje no Acre um número de consumidores de produtos artesanais em quantidade suficiente para gerar renda a todos os artesãos. A quantidade de artesãos aumenta sempre. Estamos buscando ampliar as oportunidades de negócios”, explica.

Um sonho de longa data: a casa própria de Clécia e Iúcia

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Rayele Oliveira


Clécia Barbosa (D) e Lúcia Arantes fazem parte das mais de 130 famílias que estão se mudando para o Residencial Abunã (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Clécia Barbosa (D) e Iúcia Arantes fazem parte das mais de 130 famílias que estão se mudando para o Residencial Abunã (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Elas sempre tiveram um sonho em comum: possuir um lugar para chamar de seu. Um lar, doce lar, com dignidade para a família. Foram anos de sofrimento, mas Clécia Barbosa e Iúcia Arantes nunca desistiram de acreditar que esse momento chegaria.
Desde a última sexta-feira, 21, certamente a vida dessas mulheres, assim como a de outras famílias, tomou novos rumos, mais precisamente no bairro Santa Cruz, no Residencial Abunã, onde mais de 130 moradias foram entregues pelo governo do Estado.
Agora Clécia não precisará mais voltar para o casebre de apenas um cômodo, onde morou por dez anos com o filho. Ao saber que a casa nova tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro no interior da residência e área de serviço, ela conta como foi viver todo esse tempo sem o mínimo de conforto e vislumbra como será o futuro. “Além de ser alugado, tudo era complicado por ser só um vão bastante apertado, com um banheiro do lado de fora, daqui pra frente tudo vai ser melhor pra gente”, conta.
A casa onde Clécia vivia com o filho tinha apenas um cômodo (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A casa onde Clécia vivia com o filho tinha apenas um cômodo (Foto: Luciano Pontes/Secom)
No bairro Calafate, em uma casinha rosa de madeira, Iúcia também sonhava em ser contemplada pelo programa habitacional para poder deixar a residência cedida pela sogra. Inscrita no programa desde 2009, a jovem diz que em alguns momentos pensou em desacreditar do sonho. “Mas foram só em alguns momentos, porque no meu coração, eu tinha certeza que a minha hora chegaria. Quem tem projetos nunca pode desistir deles”, frisou.
Quando perguntada sobre a emoção que sentira ao receber a chave do novo lar e entrar para vistoriá-lo, a resposta foi surpreendente: “Eu só chorei, e meu filho, que estava no colo, sabia que era de felicidade, porque sempre sonhei em ter um quartinho para ele, onde eu pudesse arrumar suas coisinhas. Agora, o Kalebe vai ter tudo isso de verdade”.

São Paulo e mexicanos se garantem, e Libertadores chega a 25 classificados

Fonte: globo.com.br - Por 

O São Paulo está entre os últimos a se garantirem matematicamente, através do Campeonato Brasileiro – o campeão Cruzeiro é outro classificado direto à fase de grupos. No México, Tigres, do zagueiro Juninho, ex-Botafogo, e Atlas, do atacante Maikon Leite, ex-Palmeiras, se juntaram ao Morelia, campeão da copa do país.
Montagem Juninho Tigres e Maikon Leite Atlas (Foto: Editoria de arte)Atlas, de Maikon Leite, e Tigres, de Juninho, estão classificados para a Libertadores 2015 (Foto: Editoria de arte)


No Brasil, o mais provável é que Corinthians (99%), Internacional (91%) e Atlético-MG (92%) ocupem as vagas restantes, de acordo com dados do matemático Tristão Garcia. O Galo, inclusive, poderá comemorar já na quarta-feira, caso conquiste a Copa do Brasil sobre a Raposa (venceu o jogo de ida por 2 a 0). Grêmio (15%) e Fluminense (3%) ainda sonham.
Bosquilha gol São Paulo x Santos (Foto: Alexandre Schneider / Getty Imagens)Gol de Boschilia contra o Santos colocou São Paulo na Libertadores (Foto: Alexandre Schneider / Getty)
Enquanto isso, os vizinhos sul-americanos já conhecem boa parte dos postulantes ao título da próxima edição: quatro da Argentina, três de Bolívia, México, Uruguai e Venezuela; dois do Peru e Paraguai; além de um do Chile, Colômbia e Equador. Chama a atenção o fato de dois semifinalistas da competição deste ano ficarem fora da próxima edição: o Bolívar, da Bolívia, e o Defensor, do Uruguai. Outra ausência de peso vem do país celeste: o Peñarol, cinco vezes campeão do torneio entre os anos 60 e 80 e vice em 2011, não se classificou, o que não acontecia desde 2010. Em compensação, o torneio terá a volta de dois velhos conhecidos: o argentino River Plate, fora desde de 2009, e o Colo-Colo, que não disputa desde 2011.

A Argentina já conhece quatro de seus seis clubes: além do River - vencedor do Torneio Final -, o San Lorenzo vai defender o título continental, e o Boca Juniors ao menos a última vaga do país já assegurou como o melhor hermano na Copa Sul-Americana - os xeneizes estão na semifinal com o River, qualificado pelo torneio nacional. O Vélez Sarsfield entra por ser o melhor time na tabela agregada nos dois turnos do campeonato local de 2013/2014. Rosário Central e Huracán definirão a Copa Argentina – e consequentemente mais uma vaga na quarta-feira à noite.
Boca Juniors X River Plate - La Bombonera (Foto: Agência EFE)Boca Juniors e a temida La Bombonera estarão na edição de 2015 da Libertadores (Foto: Agência EFE)


Confira os classificados para a Libertadores-2015:

Argentina (6): San Lorenzo, River Plate, Vélez Sarsfield, Boca Juniors

Bolívia (3): The Strongest, Universitário Sucre, San José

Brasil (5): Cruzeiro e São Paulo

Chile (3): Colo-Colo

Colômbia (3): Atlético Nacional

Equador (3): Emelec

México (3): Tigres, Atlas e Morelia

Paraguai (3): Libertad, Guaraní

Peru (3): Juan Aurich, Alianza Lima

Uruguai (3): Danubio, Montevideo Wanderers e Nacional

Venezuela (3): Mineros de Guayana, Zamora e Deportivo Táchira
Calendário da Libertadores-2015:

Sorteio dos grupos: 2 de dezembro de 2014
Primeira fase (Pré-Libertadores): 4 a 11 de fevereiro
Fase de grupos: 18 de fevereiro a 22 de abril
Oitavas de final: 29 de abril a 13 de maio
Quartas de final: 20 a 27 de maio
(Pausa para a Copa América)
Semifinais: 15 a 22 de julho
Finais: 29 de julho e 5 de agosto

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Colégio Armando Nogueira arrecada alimentos para famílias em Tarauacá

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Astorige Carneiro

Integrando equipe escolar, alunos e comunidade em geral, o Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean) realizou neste mês a segunda edição do Show do Conhecimento, com apresentações artísticas, atividades culturais e competições interdisciplinares.
O evento também serviu para promover, com apoio dos estudantes, arrecadação de donativos que totalizou uma tonelada de alimentos doados. Os itens serão destinados a várias famílias carentes da capital, além de ajudar a Creche Nova Vida, também em Rio Branco, e os desabrigados de Tarauacá, atingidos pela alagação.
Luana Caroline Souza dos Santos, aluna do Cean, acredita que esses eventos diminuem a rigidez das salas de aula e estimulam um aprendizado divertido. “Na gincana, temos mais liberdade para nos expressar e interagir, trocando ideias e interesses com os professores e colegas”, disse.
Para o gestor da instituição, Gessildo Oliveira, a culminância de diversos projetos desenvolvidos pelos alunos integra ainda mais a comunidade escolar. “Um momento de descontração é muito importante, pois percebemos um envolvimento e uma alegria maiores por parte dos estudantes e dos membros da nossa comunidade”, explicou.
O diretor de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Josenir Calixto, também prestigiou o evento e reforçou a importância dessas atividades. “Fortalecer a comunidade escolar sempre gera resultados positivos, ainda mais com a solidariedade sendo o principal objetivo.”
O Show do Conhecimento teve apresentações artísticas e competições interdisciplinares (Foto: Marinez Lopes/SEE)
O Show do Conhecimento teve apresentações artísticas e competições interdisciplinares (Foto: Marinez Lopes/SEE)

Prazo para a vacinação contra a aftosa se encerra dia 30 de novembro

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Rayele Oliveira


O descumprimento do calendário de vacinação implica em prejuízos à classe produtora (Foto: Angela Peres/Secom)
O descumprimento do calendário de vacinação implica em prejuízos à classe produtora (Foto: Angela Peres/Secom)
A segunda da fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 30 de novembro. Segundo informações do Instituto de Defesa Animal e Agroflorestal do Acre (Idaf), até o momento a venda de vacinas no estado alcança 70% do estimado. Pelo menos 50% das declarações já foram registradas no sistema da instituição.
“Temos tido números recordes de vacinação. Nosso objetivo é, inclusive, manter a cobertura que obtivemos na última campanha, de 98%. É bastante representativo para uma quantidade de mais de dois milhões e meio de cabeças de gado”, frisou o diretor-presidente do Idaf, Jefferson Cogo.
A declaração da vacina é tão importante quanto aplicá-la. Os criadores que não fazem o procedimento são penalizados com multa, além de terem o cadastro bloqueado e ficarem impedidos de movimentar o rebanho para compra e venda.
Por enquanto, o produtor ainda precisa procurar um dos escritórios do Idaf nos municípios para declarar a imunização de seu rebanho.  Já a emissão da Guia de Trânsito (GTA) pode ser feita via internet pelo próprio criador. O prazo para a declaração vai até 15 de dezembro.
“Nossa próxima meta é que nas próximas campanhas essa declaração de vacina já possa ser liberada direto ao produtor, assim como a GTA, por esse sistema online, caso ele ache mais confortável”, acrescenta o diretor.

Prefeito Marcus Alexandre acompanha fase final das obras da Arena de Esportes Radicais

O prefeito Marcus Alexandre aproveitou a manhã de trabalho deste sábado, 22, para realizar uma vistoria à fase final de construção da Arena de Esportes Radicais, localizada no quilômetro três da estrada do Quixadá e que será entregue à população no dia 28 de dezembro, no aniversário da cidade.
Marcus Alexandre estava acompanhado pela secretária municipal de Obras Públicas, Ana Cláudia Cunha, engenheiros, arquitetos e pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura. A equipe percorreu todo o espaço da obra para definir os últimos detalhes antes da inauguração.
 
Nesta primeira fase, a Arena de Esportes Radicais será dotada de uma pista de arrancada de seiscentos e mais duzentos metros de área de escape, restaurante, estacionamento, oficina para os carros e motos e também um estande para a prática de tiro esportivo.
Quando estiver em pleno funcionamento, a Arena de Esportes Radicais será um espaço para a prática de mais de uma dezena de esportes. Além disso, será o único inteiramente público em toda a região Amazônica. Sua construção se tornou uma realidade graças às emendas parlamentares dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz.
 
Na inauguração, no próximo dia 28 de dezembro, acontecerá uma extensa programação cultural com shows musicais, além de competições como o arrancadão. As obras da Arena de Esportes Radicais iniciaram em abril deste ano e será um espaço multiuso que poderá ser utilizado também pela comunidade do Quixadá.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Afrânio Moura, explica que a inauguração da Arena de Esportes Radicais será prestigiada por equipes de pelo menos três Estados, que já participam de diversos eventos aqui no Estado. “Teremos em breve, aqui, um espaço para a prática de muitas modalidades esportivas”, destacou.
 
“Viemos aqui na estrada do Quixadá acompanhar os trabalhos finais da obra da Arena de Esportes Radicais, que vamos inaugurar com uma grande festa no dia do aniversário de 132 anos da nossa cidade. Esse será um dos poucos espaços públicos desta natureza em todo o país, podendo se tornar referência para toda a região”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre. 
 
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia são entregues no Acre

Fone: agencia.ac.gov.br - Por Samuel Bryan


Cerca de 300 trabalhos foram inscritos no prêmio que ocorreu pela segunda vez no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Cerca de 300 trabalhos foram inscritos no prêmio que ocorreu pela segunda vez no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A solenidade do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente ocorreu na noite de sexta-feira, 21, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac). É a segunda vez que o Acre recebe a premiação nacional que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento da Amazônia.
O edital contemplou R$ 60 mil em premiação para cada categoria. Foram escritos 298 trabalhos de 20 estados do Brasil. O presidente da Fieac, Carlos Sassai, lembrou que o Acre não recebia a edição do prêmio desde 2007. “É a segunda vez que temos o prazer de receber essa solenidade no Acre que nos proporciona uma discussão sobre desenvolvimento e empreendedorismo e representa uma singela homenagem aos cientistas brasileiros na Amazônia”, disse Sassai.
O prêmio existe há 11 anos e leva o nome do professor Samuel Benchimol por reconhecer o notável pesquisador e empresário, representando um indicador do verdadeiro caminho da Amazônia e do Brasil. O governador Tião Viana participou do prêmio e ressaltou que: “É um prêmio de valorização do setor empresarial, do reconhecimento de práticas. Samuel Benchimol tinha uma visão de futuro da Amazônia e ele representa essa homenagem”.
Vitória acreana
O pesquisador Raul Torrico (direita) foi o único acreano a vencer (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O pesquisador Raul Torrico (direita) foi o único acreano a vencer (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O pesquisador Raul Torrico foi o único acreano a vencer. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Consciente. “É um prêmio que te reconhece por uma ideia inovadora e possível. Eu criei uma ideia de levar o banco aos povos da floresta e com isso o acesso ao crédito. E eu chamo toda a comunidade para participar dessa temática de desenvolvimento”, ressalta Raul.
Segundo o superintendente do Banco da Amazônia no Acre, José Roberto da Costa, os dois prêmios hoje são um só e com o mesmo objetivo. “Queremos projetos que consigam desenvolver a Amazônia sustentavelmente. Esse é nosso grande objetivo, estimular projetos que tragam o desenvolvimento da nossa região” revela o superintendente.

Sect e Sebrae assinam convênio que irá apoiar as Startups Acreanas

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Larissa Costa



Empreendedores, desenvolvedores, designers, administradores de empresas, publicitários e entusiastas se unem para criar novas empresas a partir do compartilhamento de ideias (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Empreendedores, desenvolvedores, designers, administradores de empresas, publicitários e entusiastas se unem para criar novas empresas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Com a participação do secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Baptista Duarte Filho, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assinaram convênio que visa apoiar as Startups Acreanas.
A assinatura ocorreu na abertura do Startup Weekend Rio Branco, no Hotel Amazônia Rio Confort, na noite de sexta-feira, 21. A proposta da parceria é fomentar o mercado digital acreano e fornecer meios para que potenciais empreendimentos sejam formalizados e estruturados.
Para Marcelo Mighelli, secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, o convênio vai permitir a formação das statups locais, “vamos fazer com que na verdade o Acre também seja conhecido como um estado empreendedor, de jovens empreendedores e que vão fazer a diferença no futuro desse Estado” afirma o secretário.
Uma empresa especializada será contratada para selecionar dezesseis potenciais empresas acreanas, que apresentem condições de formalização, implementação e inovação no mercado digital. Também será prestado serviço de consultoria com o propósito de elaborar e executar os planos de negócios dos empreendimentos selecionados.   Ao final, com o plano de negócios pronto, os empreendedores serão premiados em dinheiro como forma de incentivo a efetivação do negócio.