segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Prazo para a vacinação contra a aftosa se encerra dia 30 de novembro

Fonte: agencia.ac.gov.br - Por Rayele Oliveira


O descumprimento do calendário de vacinação implica em prejuízos à classe produtora (Foto: Angela Peres/Secom)
O descumprimento do calendário de vacinação implica em prejuízos à classe produtora (Foto: Angela Peres/Secom)
A segunda da fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 30 de novembro. Segundo informações do Instituto de Defesa Animal e Agroflorestal do Acre (Idaf), até o momento a venda de vacinas no estado alcança 70% do estimado. Pelo menos 50% das declarações já foram registradas no sistema da instituição.
“Temos tido números recordes de vacinação. Nosso objetivo é, inclusive, manter a cobertura que obtivemos na última campanha, de 98%. É bastante representativo para uma quantidade de mais de dois milhões e meio de cabeças de gado”, frisou o diretor-presidente do Idaf, Jefferson Cogo.
A declaração da vacina é tão importante quanto aplicá-la. Os criadores que não fazem o procedimento são penalizados com multa, além de terem o cadastro bloqueado e ficarem impedidos de movimentar o rebanho para compra e venda.
Por enquanto, o produtor ainda precisa procurar um dos escritórios do Idaf nos municípios para declarar a imunização de seu rebanho.  Já a emissão da Guia de Trânsito (GTA) pode ser feita via internet pelo próprio criador. O prazo para a declaração vai até 15 de dezembro.
“Nossa próxima meta é que nas próximas campanhas essa declaração de vacina já possa ser liberada direto ao produtor, assim como a GTA, por esse sistema online, caso ele ache mais confortável”, acrescenta o diretor.

Nenhum comentário: