sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Acre participa de operação simultânea e efetua 24 prisões

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Tatiana Campos
Operação ocorreu simultaneamente em todo país (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Operação ocorreu simultaneamente em todo o país (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Vinte e quatro prisões em flagrante, 11 mandados de prisão cumpridos, 12 órgãos envolvidos e 290 homens por dia. Este é o saldo parcial do resultado acreano da Operação Brasil Integrado Ação Fronteiras e Nordeste, que ocorreu simultaneamente em todos os estados de fronteira do Brasil, além do Nordeste. No Acre, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia, também houve a participação das polícias dos respectivos países, que fizeram barreiras, abordagens e intensificaram a fiscalização.
“A operação foi bastante positiva aqui e em todos os estados que participaram, não só pelos números, mas pela presença da segurança pública nas fronteiras e pela integração de todos os órgãos”, observou o secretário de Estado de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner. Peru e Bolívia, em ação inédita, também participaram de forma simultânea, fazendo barreiras, abordagens e fiscalizações nas cidades fronteiriças de Iñapari, no Peru, e Cobija, na Bolívia.
Balanço da Operação foi apresentado durante coletiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Balanço da operação foi apresentado durante coletiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A operação, coordenada pelo ministério da Justiça, em parceria com os estados, foi deflagrada às 6 horas de terça-feira, 4, e encerrada à meia-noite do dia 5. Durante a operação foram realizadas barreiras, abordagens, apreensões de drogas e armas.
Fizeram parte da operação no Acre, além da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), responsável pela gestão da Enafron no estado, as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Exército Brasileiro, Receita Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Fazenda.
Sobre a Enafron
A operação faz parte da Enafron, que é uma estratégia criada pela presidente Dilma Rousseff para integrar, fortalecer e equipar os municípios que fazem fronteira e reforçar a segurança pública nessas áreas. Por meio da Enafron, o Acre já recebeu cerca de R$ 50 milhões em investimentos, que vão de computadores e veículos a um novo sistema de radiocomunicação digital.
Dados da operação:

290 homens/dia

12 órgãos envolvidos

24 prisões em flagrante (crimes, armas, munições, descaminhos e pequenas quantidades de maconha e cocaína)

21 veículos apreendidos (situação irregular ou roubados)

28 pontos de operações nos municípios de fronteira

3.222 veículos vistoriados

4.665 pessoas abordadas

2 armas de fogo apreendidas

11 mandados de prisão

Tião Viana agradece a Dilma todo o apoio que tem dado ao Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Romerito Aquino – De Brasília.
Encontro do governador com a presidente ocorreu em Brasília (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Encontro do governador com a presidente ocorreu em Brasília (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
“Foi um encontro fraterno, de alegria, de celebração e de reflexão sobre os desafios do nosso tempo e das conquistas que temos obtido com o trabalho e o apoio da presidenta Dilma.” Foi o que disse o governador Tião Viana após o encontro que manteve com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 6, no Palácio da Alvorada, acompanhado dos outros quatro governadores eleitos pelo PT em 2014, além de parlamentares da bancada petista na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Segundo Tião Viana, como representante do Acre, ele veio, em particular, agradecer à presidente reeleita por todo o apoio que tem dado ao estado. “Ao mesmo tempo, viemos falar da nossa confiança de que ela vai confirmar uma grande nação nos próximos quatro anos”, completou o governador.
Em sua nova vinda a Brasília nesta semana, o governador aproveitou para manter outras audiências para tratar de vários assuntos importantes. Ele esteve no Supremo Tribunal Federal tratando de questões do interesse dos servidores do estado e manteve audiência com o ministro da Educação, Henrique Paim, para tratar da ampliação do número de vagas para estudantes de nível superior.
Governador e ministro da Saúde assinam termo de cooperação para cirurgias pelo Into (Foto: Erasmo Salomão/Secom/MS)
Governador e o ministro da Saúde assinam termo de cooperação para cirurgias pelo Into (Foto: Erasmo Salomão/Secom/MS)
Com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governador assinou termo de cooperação por meio do qual o ministério repassa ao governo estadual R$ 5 milhões para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade por médicos e especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Rio de Janeiro.
Em entrevista, Arthur Chioro destacou ser a cooperação do Into “uma grande vitória para o Acre”, porque reduz o tempo de espera dos pacientes e os custos do estado com a locomoção deles e de seus acompanhantes para os grandes centros do país. “Além disso, proporciona um intercâmbio que vai melhorar o processo de formação e qualificação dos profissionais que já atuam na área de traumatologia e ortopedia.”
Segundo o ministro, o futuro hospital do Into, que está em fase final de construção em Rio Branco, vai possibilitar ao Acre se tornar praticamente autossuficiente na capacidade de resolver os problemas de saúde vividos por sua população nas áreas de traumatologia e ortopedia.
Para o governador Tião Viana, a cooperação do estado com o Into vai melhorar e tornar muito mais rápido e barato o tratamento dos problemas do setor e mais cômodo para as centenas de pacientes que necessitam de atendimento por traumas nos quadris, ombros, braços e outras partes do corpo.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Prefeitura amplia serviços de limpeza nas vias estruturantes

O prefeito em exercício de Rio Branco, Marcio Batista, inspecionou nesta terça-feira, 4, frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) na Estrada do Quixadá. A inspeção serviu para avaliar o trabalho de roçagem, capina e varrição do trecho de cerca de dois quilômetros do acesso ao Centro de Esportes Radicais.  O secretário Kelyton Carvalho, titular da SEMSUR, acompanhou o prefeito.
A SEMSUR está trabalhando nas vias estruturantes de Rio Branco. Das 64 vias principais, 30 já receberam os serviços da Prefeitura e, segundo prevê Marcio Batista, até dezembro todas elas terão recebido uma frente de trabalho da SEMSUR. Na Estrada do Quixadá mais de trinta trabalhadores e nove máquinas pesadas trabalham sem parar visando melhorar o acesso antes da intensificação do inverno.
“Até o início de dezembro a SEMSUR deixará a cidade pronta para a forte concentração de chuvas que é o que se prevê para os próximos dois meses”, explicou Marcio Batista.
 
Desde o começo da semana a SEMSUR realiza ações de desobstrução, drenagem, roço, capina, catação e retirada de entulho manual e mecanizada em vários pontos da cidade. Além da Estrada do Quixadá, as frentes de trabalho estão nos bairros José Augusto, Estrada do Irineu Serra, Castelo Branco, Waldemar Maciel, Travessa Campo de Rio  Branco, Comara, Montanhês, Centro, Ayrton Senna, Quinze, Wilson Ribeiro, João Eduardo e Palheral, entre muitos outros. “O trabalho segue intenso”, resumiu Kelyton Carvalho.
 
 
 
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Atletas acreanos embarcam para João Pessoa com expectativa de medalha

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Senildo Melo
Equipe de futsal da Escola Diogo Feijó conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares de 2013, na categoria de 12 a 14 anos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Equipe de futsal da Escola Diogo Feijó conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares de 2013, na categoria de 12 a 14 anos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Começa a embarcar na noite desta quarta-feira, 5, parte da delegação acreana que vai representar o estado nos Jogos Escolares da Juventude 2014, na categoria de 15 a 17 anos, que serão disputados de 5 a 15 deste mês, em João Pessoa (PB).
O primeiro grupo dos esportes individuais é composto por 27 alunos/atletas, das modalidades de tênis de mesa, atletismo, natação e vôlei de praia.
O restante da delegação embarca nos dias 9 e 10. São mais 89 professores e estudantes das modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e voleibol. Ao todo são oito equipes masculinas e femininas.
A atleta Pâmela Távora, 16 anos, compõe a equipe de basquete feminino do CEBRB. A jovem disse que tem boas expectativas já que participou dos jogos realizados no ano passado, em Belém.
“O basquete feminino do Cerb já tem experiência, nosso objetivo é no mínimo subir de divisão e representar bem o nosso estado”, disse a atleta.
O secretário adjunto de Esporte, Petronilo Lopes, “o Pelezinho”, agradeceu o empenho e o compromisso do governo do Estado que não mediu esforços para garantir o envio da delegação acreana até a Paraíba.
“Tenho certeza que mais uma vez vamos fazer uma ótima campanha nos Jogos Escolares 2014 e conquistar grandes resultados para o Acre”, finalizou.
Futsal define grupo
O coordenador dos Jogos Escolares do Acre, professor Alan Ferreira, já está em João Pessoa (PA) participando do sorteio dos grupos.  Uma das modalidades em que o Acre pode conseguir um bom resultado é o futsal.
A organização dos Jogos Escolares da Juventude definiu que o CEBRB ficará no grupo B ao lado de Castelo Branco (RO), C.E. Juscelino Kubitschek (TO) e ICE (Mato Grosso).

Mais de 2 mil jovens recebem formação profissional em saúde no estado

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Tamara Smoly

De 2005 a 2014 o Pronatec já formou 29 mil profissionais (Foto: Assessoria IDM)
De 2005 a 2014, o Pronatec já formou 29 mil profissionais (Foto: Assessoria IDM)
O Instituto Dom Moacyr (IDM) realiza formação técnica e profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Hoje o IDM oferta formação em saúde a mais de dois mil jovens em todo o Estado. De 2005 a 2014, o Pronatec já formou 29 mil profissionais para o mercado de trabalho. As atividades são coordenadas pela Escola de Saúde, que tem como gestora a professora Anna Abreu.
Dos cursos
Os cursos são gratuitos. Nas áreas técnicas em saúde são ofertados cursos nas modalidades de radiologia, enfermagem, nutrição e dietética, análises clínicas, saúde bucal, órtese e prótese e gerência em saúde. Dos cursos de formação inicial e continuada são oferecidas mais de 20 modalidades.
Público Alvo
Para ter acesso aos cursos do Pronatec, o interessado deve ter idade mínima de 15 anos completos no ato da matrícula ou ser aluno da rede pública, que esteja cursando o ensino médio.
O curso tem carga horária mínima de 1800 horas de atividades teóricas e práticas ( Foto: Assessoria IDM)
O curso tem carga horária mínima de 1.800 horas de atividades teóricas e práticas ( Foto: Assessoria IDM)
Técnicos em prática em Rio Branco
A formação técnica é composta por uma carga horária mínima de 1.800 horas, constituída de atividades teóricas e práticas, de acordo com o currículo por competências efetivado pela rede.
Maicon de Azevedo, 19 anos, morador do bairro Wanderley Dantas, estuda de forma concomitante o ensino médio com o curso técnico de radiologia em diferentes turnos escolares. “Estou gostando muito do curso. Prefiro as práticas. Pretendo trabalhar nessa área e fazer o curso de tecnólogo em Radiologia”, disse.
Do trabalho do Técnico em Radiologia
O técnico em Radiologia é responsável por toda a especialidade de exames de imagem. Tanto na saúde pública quanto na particular há grande necessidade de profissionais. A carga horária do técnico em Radiologia é de quatro horas diárias, não podendo ultrapassar esse período, pelo risco de o profissional estar exposto à radiação.
Oportunidade de Emprego
Quanto à empregabilidade há muito que se comemorar, mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos da saúde estadual e municipal, alunos que ainda estavam em processo de formação ou finalizando, por isso foi adiantada a formatura para que eles pudessem tomar posse nos cargos, meninos que entraram com 16 anos, concluíram com 18 e já se tornaram servidores do serviço público de saúde.
Mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos (Foto: Assessoria IDM)
Mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos (Foto: Assessoria IDM)
Novos profissionais para o serviço de Saúde
A formação tem sido muito interessante no sentido de dar autonomia e criticidade onde que os alunos estão tendo a consciência de qual é o seu papel enquanto trabalhadores do SUS, para atender com qualidade e com o coração, buscando cada vez mais melhorar a saúde no Acre. Assim esses profissionais estão sendo preparados dentro da lógica da humanização do serviço de saúde.
“Pessoas têm mudado a sua história de vida de maneira exemplar, se profissionalizando com qualidade. O governo tem feito o melhor para que isso aconteça, dando subsídios necessários para preparar novos profissionais em saúde para o nosso estado”, enfatizou Rita Paro, diretora-presidente do IDM.

Tião Viana trata em Brasília de avanços na saúde, habitação e transporte

Fonte: agencia.ac.gov.br  Por Romerito Aquino – De Brasília

Cidade do Povo e novas casas no segundo governo em discussão com o ministro interino das Cidades, Carlos Fernandes (Foto: Romerito Aquino)
Cidade do Povo e novas casas no segundo governo em discussão com o ministro interino das Cidades, Carlos Fernandes (Foto: Romerito Aquino)
Em suas primeiras audiências em Brasília após a reeleição no dia 26 de outubro, o governador Tião Viana se encontrou com três ministros para discutir e resolver questões importantes para o Estado.
Com o ministro interino das Cidades, Carlos Antônio Vieira Fernandes, Tião Viana tratou da contratação de mais 1.853 unidades habitacionais para a Cidade do Povo, além das 3.348 casas que já foram ou estão sendo construídas naquele grande projeto habitacional do Estado.
Do projeto da Cidade do Povo, 901 casas já foram entregues, 771 serão entregues até o fim deste mês e outras mil unidades chegarão aos seus novos moradores até o fim de dezembro. Nessa primeira etapa, as 3.348 casas serão destinadas aos moradores de todas as áreas de risco da capital acreana.
Ainda com o ministro das Cidades, o governador conversou sobre a construção de mil das 11 mil novas casas populares que serão construídas durante seu segundo governo, contemplando moradores de baixa renda tanto da capital quanto dos municípios do Acre. Outra questão tratada foi a transferência de famílias carentes de outros bairros da capital para o conjunto habitacional Rui Lino, em Rio Branco.
Já com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, Tião Viana conversou sobre o repasse do governo do Estado para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) da responsabilidade pela manutenção e conservação dos vários trechos da BR-364, rodovia considerada de fundamental importância para a integração de todo o Acre.
A conclusão do Hospital de Brasiléia foi conversada com o ministro da Saúde, Arthur Chioro (Foto: Romerito Aquino)
A conclusão do Hospital de Brasileia foi debatida com o ministro da Saúde, Arthur Chioro (Foto: Romerito Aquino)
Antigo aliado do direito do povo acreano de transitar pela grande maioria de seus municípios, por meio das rodovias federais BR-364 e 317, o ministro Paulo Passos fez questão de garantir ao governador o trabalho de recuperação que está sendo feito pelo Dnit na BR-364, no trecho entre Rio Branco e Porto Velho (RO), que ficou intransitável no início deste ano pela cheia do Rio Madeira. Segundo o ministro, o trabalho está sendo feito para evitar nova alagação de trechos da rodovia.
Por último, o governador manteve encontro com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com quem tratou da continuidade das obras de construção do moderno e bem equipado Hospital Regional de Brasileia, que vai atender pacientes de todos os municípios da região do Alto Acre.
Tião Viana e Arthur Chioro acertaram também a assinatura nesta quinta-feira, em Brasília, do novo termo de cooperação entre o governo do Estado e o Ministério da Saúde para o Hospital do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) realizar no Acre cirurgias de alta complexidade na área de ortopedia. Também foi discutido novo aporte financeiro do Ministério da Saúde para o Estado promover o atendimento de saúde por intermédio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Grupo Contax se prepara para iniciar contrações no Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Samuel Bryan

IMG_1320
Será a primeira filial da Contax na Amazônia e está garantido a seleção de 2.500 jovens acreanos (Foto: cedida)
O grupo Contax, maior empresa de relacionamento com o cliente do país por intermédio decontact center, está nos preparativos finais para iniciar as contratações da filial que irá começar suas operações em breve em Rio Branco. Em reunião com a diretoria da empresa em São Paulo nesta terça-feira, 4, o governador Tião Viana garantiu que a seleção dos 2.500 jovens para trabalhar na empresa começará imediatamente e o treinamento, feito numa parceria entre governo e Contax, está estimado para a última semana deste mês.
A vinda de uma das filiais da Contax para o Acre é uma luta do governador Tião Viana, ainda como senador, que durou seis anos. Será a primeira filial da Contax na Amazônia. A estrutura está sendo erguida na Via Verde, próximo ao Via Verde Shopping. Embora a contratação inicial seja de 2.500 jovens, a expectativa é que o número de funcionários salte para 5.000 em quatro anos e que a empresa possa abrir uma filial em Cruzeiro do Sul ao longo desse tempo.
Os critérios adotados para contratação são da própria Contax. A empresa valoriza jovens que estejam com o curso universitário em andamento ou prestes a iniciar. O governo do Estado também está fechando parcerias com a empresa para responsabilidade social em projetos humanitários, educacionais e culturais.
Quem é a Contax
Líder em Contact Center na América Latina e um dos maiores do mundo em Terceirização de Processos do Negócio (BPO), especializado em soluções para gestão do relacionamento com o consumidor, o Grupo Contax atua de maneira consultiva e personalizada por meio de diferentes canais de comunicação. Além de desenvolver, estabelecer e operar contact center complexos e personalizados, o Grupo atua em toda a cadeia de relacionamento por meio de soluções remotas e presenciais desenvolvidas para agregar valor aos seus negócios.

Atualmente a Contax tem mais de 107 mil funcionários, 75 unidades entre filiais, sites e centros de treinamento, e realiza mais de 120 milhões de interações por mês.

Governo destina R$ 1 milhão para catadores de resíduos sólidos do Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Maurício de Lara Galvão

Recursos na ordem de R$ 1 milhão foram anunciados pela primeira-dama do Estado (Foto: Assessoria Sema)
Recursos na ordem de R$ 1 milhão foram anunciados pela primeira-dama do Estado (Foto: Assessoria Sema)
Durante o Seminário Pró-Catador, promovido pelo Ministério Público do Acre, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, anunciou a disponibilização de  R$ 1 milhão para o fortalecimento do trabalho dos catadores de resíduos sólidos em todos os municípios acreanos.
Os recursos ajudarão a criar as condições necessárias para que o trabalho de coleta seletiva do lixo, envolvendo separação, limpeza e reaproveitamento, possa ganhar maior escala e possibilidade de negócios, além de promover a organização e capacitação da categoria.
Segundo a primeira-dama o apoio é devido ao reconhecimento da importância do trabalho realizado por catadores, tanto para a sociedade, como para o meio ambiente.
“Esta categoria colabora com a sociedade uma vez que realiza uma ação inteligente e produtiva sobre os resíduos sólidos, além de formatar uma nova mentalidade, que é necessária tanto à economia, quanto ao meio ambiente. Sua atividade deixa claro que lixo é apenas o que não pode ser reaproveitado, todo o restante é, na verdade, uma possibilidade renda.”
O gerenciamento dos recursos fica sob a responsabilidade de uma parceria entre Secretaria de Pequenos Negócios e a de Meio Ambiente (Sema), que já acompanham as duas cooperativas de catadores organizadas no Estado, o Catar e a Acresoqui.
Pedro Moares, do Conselho Fiscal do Catar e representante nacional dos catadores no Acre, avalia que os recursos vêm em boa hora, uma vez que a necessidade de organização e equipamentos é grande. “O recurso será destinado a todos os municípios do Acre, visando o trabalho de catadores que estiverem organizados.”
Márcia Maria Souza, responsável pelo Departamento de Economia Solidária do Estado do Acre, frisa que o montante não serve apenas para as cooperativas já formalizadas, mas destina-se às informais também, onde ainda não há organização e planejamento de autogestão.

“É importante salientar que este mercado é promissor, mas precisamos de organização e logística. Já estamos executando a comercialização de papelão reciclado, por exemplo, com outros países. No momento, estamos firmando um contrato com empresários peruanos para a comercialização de 30 toneladas deste material”.

CAR do Acre já supera metas estabelecidas para 2014

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Paula Amanda

Benedito Miranda temia fazer o cadastro, mas perdeu o medo ao esclarecer as dúvidas (Assessoria CAR)
Benedito Miranda temia fazer o cadastro, mas perdeu o medo ao esclarecer as dúvidas (Assessoria CAR)
Dono de uma propriedade de 43 hectares, no Projeto de Assentamento Porto Acre, na Vila do V, Benedito Miranda é um dos onze mil produtores rurais do Acre que aderiu ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ele conta que temia fazer o cadastro, mas depois que buscou informação mudou de opinião.
“A gente fica com medo quando aparecem esses programas, mas uma vizinha minha fez e ficou muito feliz com o resultado. Eu já tinha escutado no rádio que era para todos os produtores, mas meu medo só passou quando procurei o escritório e tirei minhas dúvidas”, disse.
Desde que foi implantando no Estado do Acre, o CAR está superando metas. Somente no mês de outubro foram realizados aproximadamente três mil cadastros, superando o previsto em 104%. A meta é cadastrar 13.500 propriedades rurais até o final do ano.
Com o CAR o produtor pode comprovar que está em dia com a legislação ambiental, acessar crédito rural e demais programas oficiais de incentivo à produção e regularizar áreas desmatadas e eventuais multas ocorridas até 22 de julho de 2008.
No Acre, o governo do Estado contou com a doação de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, e também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, para execução do projeto.
Atualmente o CAR do Acre tem oito escritórios fixos e quatro equipes itinerantes percorrendo todas as regiões para garantir o cadastramento dos produtores que estão em lugares de difícil acesso.

Para o coordenador geral do CAR do Acre, Fernando Lima, um dos principais motivos para a superação das metas é o modelo adotado pelo estado. “A parceria com Fundo Amazônia e com o Ministério do Meio Ambiente foi o que nos garantiu êxito na estruturação e execução do projeto. Nosso trabalho está sendo considerado referência para os demais estados brasileiros”, afirma.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Governador Tião Viana reafirma parceria com BNDES

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Miriane Teles
"Além de fazer bem feito, precisamos mostrar aos outros Estados, e isso não é propaganda, é um referencial.”, disse Guilherme Lacerda, diretor do BNDES (Foto: Arquivo Secom)
“Além de fazer bem feito, precisamos mostrar aos outros Estados, e isso não é propaganda, é um referencial.”, disse Guilherme Lacerda, diretor do BNDES (Foto: Arquivo Secom)
O governador Tião Viana e o secretário estadual de Planejamento Márcio Veríssimo estiveram reunidos com o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Guilherme Lacerda. Em pauta, os projetos que serão realizados nos próximos anos. A reunião foi na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, na sexta-feira, 31.
O banco é um dos grandes parceiros do Estado na viabilização de crédito e tem apoiado o Acre no desenvolvimento de diversos programas de governo, tais como o fomento de cadeias produtivas, como piscicultura, agroindústria, atividades industriais, construção de silos graneleiros e de obras de infraestrutura, como o Ruas do Povo. A parceria do investidor com o Acre remete ao ano de 2002 e desde então já foram investidos cerca de R$ 2,5 bilhões, que foram traduzidos nos principais programas de desenvolvimento do estado. Na gestão atual, foram investidos R$ 1,3 bilhão.
Durante a reunião o diretor do BNDES enfatizou que o Acre tem se destacado pelo cumprimento de metas e apresentação dos resultados. O secretário de Planejamento apresentou à equipe técnica do Banco as estratégicas de ações públicas e os projetos complementares aos programas que já estão em andamento.
Governador Tião Viana ao lado de Guilherme Lacerda em reunião no Acre em 2012 (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador Tião Viana ao lado de Guilherme Lacerda em reunião no Acre em 2012 (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana detalhou as propostas para melhorar a logística no meio rural, por meio da ampliação do programa Ramais do Povo. Destacou também as ações para as áreas de habitação, saneamento para o interior do estado, para elevar a cobertura de água e esgoto nos municípios de Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Porto Walter e ainda, sobre investimentos em cultura, educação e serviços, na qual seriam replicados nos municípios projetos que dão certo na capital, como escola de música e curso de línguas.
Por fim, a sustentabilidade foi pautada no que tange ao Fundo Amazônia e recursos para programas de monitoramento e controle ambiental. O Banco está disponível para uma agenda ambiental na tríplice fronteira, a fim de readequar linhas de créditos e atender as diferenças regionais e ter como resultado ações vinculadas a produção e redução do impacto ambiental. Uma vez que as cabeceiras dos rios que percorrem o Acre estão nos países vizinhos, assim a discussão para ações para o meio ambiente devem ser planejadas conjuntamente.

Novembro Azul conscientiza homens sobre a prevenção do câncer de próstata

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Mônica Araújo
Campanha é dirigida aos homens com mais de 45 anos (Foto: Angela Peres/Secom)
Campanha é dirigida aos homens com mais de 45 anos (Foto: Angela Peres/Secom)
Assim como Outubro Rosa é para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, o Novembro Azul vem com uma campanha dirigida aos homens sobre a necessidade de buscarem atendimento médico para realizar exames preventivos do câncer de próstata e outras doenças masculinas, depois dos 45 anos.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Mauro Trindade, no mês de novembro, os municípios do Acre estarão desenvolvendo ações com foco no combate a todos os tipos de câncer, inclusive chamar a atenção para o de próstata. “Estaremos sensibilizando o público masculino sobre os riscos do câncer e a necessidade de procurar o serviço de saúde precocemente”, enfatizou.
Trindade disse que o Novembro Azul trabalha principalmente com os cuidados preventivos. De forma geral, a programação desenvolvida pelos municípios inclui exames e atendimentos médicos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o Brasil, em 2014, foram estimados 68.800 casos novos de câncer de próstata. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Na região Norte a estimativa foi de 2.480 casos.
No Acre, a cada cem mil homens, estima-se que ocorram aproximadamente 400 novos casos de neoplasias, prevalecendo os cânceres de próstata (110 casos), traquéia, brônquio e pulmão (20) e o de pele não melanoma (50).
Ainda segundo o Inca, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015.