quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mais de 2 mil jovens recebem formação profissional em saúde no estado

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Tamara Smoly

De 2005 a 2014 o Pronatec já formou 29 mil profissionais (Foto: Assessoria IDM)
De 2005 a 2014, o Pronatec já formou 29 mil profissionais (Foto: Assessoria IDM)
O Instituto Dom Moacyr (IDM) realiza formação técnica e profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Hoje o IDM oferta formação em saúde a mais de dois mil jovens em todo o Estado. De 2005 a 2014, o Pronatec já formou 29 mil profissionais para o mercado de trabalho. As atividades são coordenadas pela Escola de Saúde, que tem como gestora a professora Anna Abreu.
Dos cursos
Os cursos são gratuitos. Nas áreas técnicas em saúde são ofertados cursos nas modalidades de radiologia, enfermagem, nutrição e dietética, análises clínicas, saúde bucal, órtese e prótese e gerência em saúde. Dos cursos de formação inicial e continuada são oferecidas mais de 20 modalidades.
Público Alvo
Para ter acesso aos cursos do Pronatec, o interessado deve ter idade mínima de 15 anos completos no ato da matrícula ou ser aluno da rede pública, que esteja cursando o ensino médio.
O curso tem carga horária mínima de 1800 horas de atividades teóricas e práticas ( Foto: Assessoria IDM)
O curso tem carga horária mínima de 1.800 horas de atividades teóricas e práticas ( Foto: Assessoria IDM)
Técnicos em prática em Rio Branco
A formação técnica é composta por uma carga horária mínima de 1.800 horas, constituída de atividades teóricas e práticas, de acordo com o currículo por competências efetivado pela rede.
Maicon de Azevedo, 19 anos, morador do bairro Wanderley Dantas, estuda de forma concomitante o ensino médio com o curso técnico de radiologia em diferentes turnos escolares. “Estou gostando muito do curso. Prefiro as práticas. Pretendo trabalhar nessa área e fazer o curso de tecnólogo em Radiologia”, disse.
Do trabalho do Técnico em Radiologia
O técnico em Radiologia é responsável por toda a especialidade de exames de imagem. Tanto na saúde pública quanto na particular há grande necessidade de profissionais. A carga horária do técnico em Radiologia é de quatro horas diárias, não podendo ultrapassar esse período, pelo risco de o profissional estar exposto à radiação.
Oportunidade de Emprego
Quanto à empregabilidade há muito que se comemorar, mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos da saúde estadual e municipal, alunos que ainda estavam em processo de formação ou finalizando, por isso foi adiantada a formatura para que eles pudessem tomar posse nos cargos, meninos que entraram com 16 anos, concluíram com 18 e já se tornaram servidores do serviço público de saúde.
Mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos (Foto: Assessoria IDM)
Mais de 150 alunos da Escola de Saúde foram aprovados nos últimos concursos (Foto: Assessoria IDM)
Novos profissionais para o serviço de Saúde
A formação tem sido muito interessante no sentido de dar autonomia e criticidade onde que os alunos estão tendo a consciência de qual é o seu papel enquanto trabalhadores do SUS, para atender com qualidade e com o coração, buscando cada vez mais melhorar a saúde no Acre. Assim esses profissionais estão sendo preparados dentro da lógica da humanização do serviço de saúde.
“Pessoas têm mudado a sua história de vida de maneira exemplar, se profissionalizando com qualidade. O governo tem feito o melhor para que isso aconteça, dando subsídios necessários para preparar novos profissionais em saúde para o nosso estado”, enfatizou Rita Paro, diretora-presidente do IDM.

Nenhum comentário: