segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Novembro Azul conscientiza homens sobre a prevenção do câncer de próstata

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Mônica Araújo
Campanha é dirigida aos homens com mais de 45 anos (Foto: Angela Peres/Secom)
Campanha é dirigida aos homens com mais de 45 anos (Foto: Angela Peres/Secom)
Assim como Outubro Rosa é para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, o Novembro Azul vem com uma campanha dirigida aos homens sobre a necessidade de buscarem atendimento médico para realizar exames preventivos do câncer de próstata e outras doenças masculinas, depois dos 45 anos.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Mauro Trindade, no mês de novembro, os municípios do Acre estarão desenvolvendo ações com foco no combate a todos os tipos de câncer, inclusive chamar a atenção para o de próstata. “Estaremos sensibilizando o público masculino sobre os riscos do câncer e a necessidade de procurar o serviço de saúde precocemente”, enfatizou.
Trindade disse que o Novembro Azul trabalha principalmente com os cuidados preventivos. De forma geral, a programação desenvolvida pelos municípios inclui exames e atendimentos médicos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o Brasil, em 2014, foram estimados 68.800 casos novos de câncer de próstata. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. Na região Norte a estimativa foi de 2.480 casos.
No Acre, a cada cem mil homens, estima-se que ocorram aproximadamente 400 novos casos de neoplasias, prevalecendo os cânceres de próstata (110 casos), traquéia, brônquio e pulmão (20) e o de pele não melanoma (50).
Ainda segundo o Inca, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o ano de 2015.

Nenhum comentário: