sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Acre participa de operação simultânea e efetua 24 prisões

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Tatiana Campos
Operação ocorreu simultaneamente em todo país (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Operação ocorreu simultaneamente em todo o país (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Vinte e quatro prisões em flagrante, 11 mandados de prisão cumpridos, 12 órgãos envolvidos e 290 homens por dia. Este é o saldo parcial do resultado acreano da Operação Brasil Integrado Ação Fronteiras e Nordeste, que ocorreu simultaneamente em todos os estados de fronteira do Brasil, além do Nordeste. No Acre, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia, também houve a participação das polícias dos respectivos países, que fizeram barreiras, abordagens e intensificaram a fiscalização.
“A operação foi bastante positiva aqui e em todos os estados que participaram, não só pelos números, mas pela presença da segurança pública nas fronteiras e pela integração de todos os órgãos”, observou o secretário de Estado de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner. Peru e Bolívia, em ação inédita, também participaram de forma simultânea, fazendo barreiras, abordagens e fiscalizações nas cidades fronteiriças de Iñapari, no Peru, e Cobija, na Bolívia.
Balanço da Operação foi apresentado durante coletiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Balanço da operação foi apresentado durante coletiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A operação, coordenada pelo ministério da Justiça, em parceria com os estados, foi deflagrada às 6 horas de terça-feira, 4, e encerrada à meia-noite do dia 5. Durante a operação foram realizadas barreiras, abordagens, apreensões de drogas e armas.
Fizeram parte da operação no Acre, além da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), responsável pela gestão da Enafron no estado, as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Exército Brasileiro, Receita Federal, Força Nacional, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Fazenda.
Sobre a Enafron
A operação faz parte da Enafron, que é uma estratégia criada pela presidente Dilma Rousseff para integrar, fortalecer e equipar os municípios que fazem fronteira e reforçar a segurança pública nessas áreas. Por meio da Enafron, o Acre já recebeu cerca de R$ 50 milhões em investimentos, que vão de computadores e veículos a um novo sistema de radiocomunicação digital.
Dados da operação:

290 homens/dia

12 órgãos envolvidos

24 prisões em flagrante (crimes, armas, munições, descaminhos e pequenas quantidades de maconha e cocaína)

21 veículos apreendidos (situação irregular ou roubados)

28 pontos de operações nos municípios de fronteira

3.222 veículos vistoriados

4.665 pessoas abordadas

2 armas de fogo apreendidas

11 mandados de prisão

Nenhum comentário: