sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Defesa Civil suspende Operação Volta para Casa


George Pires disse que a suspensão dos trabalhos é preventiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
George Pires disse que a suspensão dos trabalhos é preventiva (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O governo do Estado e a Defesa Civil municipal interromperam os trabalhos da Operação Volta para Casa, iniciada na manha da última quinta-feira, 13. Mais de 30 famílias já haviam sido retiradas, de maneira voluntária, do abrigo temporário montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Na medição desta sexta-feira, 14, o nível do Rio Acre era de 13,65m.
O comandante da Defesa Civil municipal, coronel George Pires, disse que o trabalho foi suspenso por conta da subida repentina no nível das águas do Rio Acre e pelo perigo que isso pode representar para as famílias. “O trabalho de remoção das famílias está temporariamente suspenso em virtude da subida do rio. Essa decisão foi tomada de maneira preventiva”, afirmou.
Algumas das famílias retiradas foram levadas para casas de parentes, outras beneficiadas pelo aluguel social, estão em residências fora de áreas alagadiças.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo oferta cursos profissionalizantes para moradores de Rio Branco

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) está ofertando cursos profissionalizantes nas áreas de Pintor Predial aos moradores dos bairros Montanhês, Defesa Civil e Eldorado. Metade da turma do curso é composta por mulheres.
A teoria e a prática do curso estão sendo realizadas na unidade do IDM, o Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, no período noturno.
Alunos do curso de pintor, ofertado pelo Governo do Estado, em atividades práticas.  (Foto: Tamara Smoly /IDM)
Alunos do curso de pintor, ofertado pelo Governo do Estado, em atividades práticas. (Foto: Tamara Smoly /IDM)
A formação se dá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que objetiva incentivar o desenvolvimento profissional e econômico das famílias. Na última semana o IDM fez o encerramento dos cursos de Vidraceiro, Mecânico de Bicicleta e Eletricista; todos tendo como público alvo os inscritos no CadÚnico.
Josicleide da Silva, 35 anos, já fez o curso de pedreiro e está fazendo o de pintor. “Quero construir a minha casa em alvenaria, vou entrar no mercado da construção civil, mas para as mulheres ainda há pouco espaço, conheci meu namorado no curso de pedreiro, ele fica um pouco enciumado por eu trabalhar nessa área,” disse Josicleide.
Luiz de Freitas, trabalha na área da construção civil, com o curso de pintor ele deseja dinamizar sua prática. “Agora meu trabalho ficou melhor, quero fazer o curso de mestre de obras para ter mais conhecimentos e pegar uma obra inteira.”
Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “estudar é necessário para quem quer se profissionalizar e mudar sua condição socioeconômica. A ascensão da construção civil no Acre tem despertado muitas possibilidades para o mercado de trabalho. O governo tem feito grandes investimentos na formação de novos profissionais para ampliar as suas perspectivas de renda.”
Fonte: agencia.ac.gov.br

Carnaval Solidário vai apoiar famílias atingidas pela cheia do Rio Acre


Marlúcia Cândida destacou durante coletiva a importância do ato de solidariedade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Marlúcia Cândida destacou durante coletiva a importância do ato de solidariedade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Festa e alegria também combinam com solidariedade. E é nesse clima que os acreanos devem participar dos primeiros festejos do carnaval de 2014, em Rio Branco. E ainda ajudar as famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Acre, já que a renda do evento será revertida em ações sociais pelo Acre Solidário.  Este ano, o tradicional Baile à Fantasia, que era realizado na Sociedade Recreativa Tentamen, muda de local e de nome. As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira, 13, durante entrevista coletiva.
A festa agora se chama “Carnaval Solidário: Baile à Fantasia”, e vai ser realizada na Maison Borges. A mudança ocorreu porque o espaço da Tentamen se tornou pequeno para acomodar os participantes. No último baile, por exemplo, estiveram mais de 300 pessoas.
Este ano, a organização pretende reunir 600 foliões, mantendo as características iniciais do uso de máscaras, fantasias, brincadeiras e das músicas carnavalescas tradicionais. Três bandas vão ser responsáveis pela execução das marchinhas, além de ritmos como axé e samba.
“Resgata um formato de festa que, durante muito tempo, fez parte da história da nossa cidade. A ideia é que se agregue mais gente hoje com essa característica beneficente, que é importante”, comenta Karla Martins, diretora-presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM).
Outra novidade é que a renda será revertida para apoiar ações do Acre Solidário relacionadas aos desabrigados. “Não só os de Rio Branco, mas os que estão ao longo de Estado, nos rios, precisando da nossa ajuda, porque cada comunidade tem uma necessidade diferente da outra”, explica Marlúcia Cândida, coordenadora do Acre Solidário.
O “Carnaval Solidário: Baile à Fantasia” será realizado no dia 21 deste mês, na Maison Borges, a partir das 21 horas. O evento é realizado pelo governo do Estado, sob coordenação do Programa Acre Solidário e da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, com o apoio da prefeitura de Rio Branco.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo do Estado empossa 1.020 novos professores


Governador César Messias esteve presente na posse do maior concurso da educação já realizado no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador César Messias esteve presente à posse do maior concurso da educação já realizado no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o Teatro Plácido de Castro lotado na tarde desta quinta-feira, 13, o governo do Estado do Acre começou a dar posse dos 1.020 novos professores da rede pública estadual. Só nessa solenidade, 541 novos professores de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari foram empossados no novo cargo. Na sexta-feira, 14, todos os outros municípios darão posse aos seus professores nos núcleos de educação. E até semana que vem, uma terceira chamada será feita, totalizando 2.113 novos professores efetivos e 486 para pessoal de apoio, o maior concurso da educação da história do Acre.
O governador em exercício César Messias esteve presente e ressaltou que esse foi um momento histórico. “O governador Tião Viana está muito triste de não poder estar aqui, mas manda um abraço para todos. E eu tenho certeza que o trabalho de vocês será muito importante para o futuro do Acre, do Brasil. Nosso estado vai ser mais feliz com vocês aqui, a partir de hoje, nessa jornada que temos por um Acre melhor. Este concurso é uma prova de que tratamos a educação como prioridade”, disse o governador.
O concurso foi feito em 2013, apenas para cargos efetivos, reforçando o quadro estadual e eximindo o Estado da necessidade de novos concursos provisórios. Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os aprovados “muito nos honram com o êxito que foi o maior concurso para a educação da história do Acre e o processo mais tranquilo que tivemos também. O serviço público é muito gratificante e nos traz muito orgulho. O trabalho que a gente faz atinge diretamente o cidadão, aquele que realmente movimenta e do qual precisa a máquina pública”.

Momento único

secom_professores_13_02_14_ SV_(25)2
Parceira para a realização do concurso, a secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, mencionou o atual momento de dificuldades da gestão pública, mas ressaltou que ainda assim educação não é onerar, mas investir. “Nós estamos finalizando um concurso de mais de 2.100 vagas, que acrescenta mais de R$ 2,5 milhões mensais à folha salarial. Para vocês observarem como o governo se importa com a educação. E por favor, tenham uma verdadeira dedicação por aqueles que estão em sala de aula”, ressaltou.
Entre as cadeiras do Teatrão tomadas por novos professores e seus familiares, emocionados com o momento da posse, estava Evanilda da Silva. Com um largo sorriso no rosto, ela fez questão de agradecer pela oportunidade. “Eu posso resumir este momento em uma só palavra: ‘dignidade’. Trabalho há 12 anos com educação, fui provisória e agora sou efetiva. Eu lembro que. quando vi a concorrência para pedagogia, fiquei até desanimada. Mas, com o apoio da minha família e a graça de Deus, passei. Estou muito feliz”, disse.

O que disseram

“Hoje é um dia de celebração para todos vocês. Podemos investir muito em projetos, mas temos que investir em pessoas. O papel do professor é o de dar significado às informações que são passadas. Esse é o desafio de vocês: o de educar para o amor.”
Nazareth Lambert, subchefe da Casa Civil
“A sensação que eu tive era de que vocês cantaram o Hino Acreano com mais orgulho hoje. Porque é um momento de orgulho para vocês. O nosso estado é um dos cinco que paga melhor nesse país. Vocês vão educar cidadãos. Precisamos de um mundo melhor, com pessoas melhores.”
Perpétua Almeida, deputada federal
IMG_0540_Fotor_Collage
“Na minha época, o professor recebia um salário mínimo. Hoje as coisas mudaram e melhoraram muito, mas ainda precisamos de muito mais. E a Aleac está aqui para isso, nessa luta, mesmo reconhecendo os avanços que este governo conquistou.” Jamyl Asfury, deputado estadual
“Ser educador não é fácil, e os desafios são enormes. Nós lutamos para que os profissionais da educação sejam realmente valorizados, e avançamos muito. E podem contar com um sindicato que está a favor da nossa categoria.” Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Saúde Itinerante realizará atendimento de Neurologia em Cruzeiro do Sul


2013_04_abril_atendiemnto_saude_foto_gleilson
O Saúde Itinerante estará em Cruzeiro do Sul no período de 17 a 20 de fevereiro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O programa Saúde Itinerante realizará atendimento médico especializado em Cruzeiro do Sul no período de 17 a 20 de fevereiro. Os procedimentos serão destinados a pacientes que aguardam Tratamento Fora de Domicílio (TFD), na área de Neurologia.
“Vamos atender, aproximadamente, 90 pessoas. Isso implicará em uma redução da demanda reprimida de pacientes do TFD, ou seja, os procedimentos que puderem ser feitos lá reduzirão o número de pessoas a serem encaminhadas para Rio Branco”, explica Celene Maia, coordenadora do programa.
Os atendimentos serão realizados no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete. As consultas, dia 17, serão das 14 às 18 horas, dias 18 e 19, das 8 às 18 horas, e no dia 20, das 8 às 12 horas.
Fonte: agencia.ac.gov.br

PGE lança Campanha de Redução de Consumo de Energia

A Procuradoria Especializada do Meio Ambiente (PMA), pertencente à Procuradoria Geral do Estado (PGE/AC), lança, por meio do programa “PGE é Verde”, a Campanha de Redução de Consumo de Energia.
A ação quer estimular, entre os servidores, a responsabilidade para com o meio ambiente, além de proporcionar a redução do consumo de energia no âmbito da Instituição.
Ano passado, o “PGE é Verde” realizou com sucesso a campanha “Qual é seu papel?”, de reciclagem de papel usado, coletado e transformado em blocos de anotações que serão distribuídos aos servidores durante o lançamento da nova campanha.
Ainda em 2013, a campanha de coleta de pilhas e baterias usadas superou as expectativas: mais de seis quilos de material coletado. Com isso, a Procuradoria contribuiu para que o meio ambiente não recebesse o material de forma indiscriminada, mas encaminhando para a coleta apropriada.
O “PGE é Verde” tem como metas produzir menos lixo, desenvolver hábitos sustentáveis e fazer economia de energia e água para a instituição e para o planeta.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Paciente vai protestar na rua ao ter cirurgia cancelada em cima da hora

Fonte: globo.com
O aposentado Paulo Francisco, de 56 anos, realizou um protesto na porta do hospital Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia, na quarta-feira (12). Após ter uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desmarcada pela terceira vez, ele saiu direto do centro cirúrgico para a porta da unidade. O paciente estava com gorro, protetor de pé e segurava o soro que já estava com acesso à veia (veja vídeo abaixo). “Eu já estava pelado e o médico falou que não, que eu não podia fazer não [a cirurgia], que eu procurasse o Ministério Público”, afirmou.
O aposentado percorreu 350 km de Nova Iguaçu de Goiás até a capital para realizar o procedimento. Ele afirma que passou mais de 24 horas sem comer, sentido dores da cólica renal e fraqueza. Indignado, ele diz que nenhum funcionário do hospital o ofereceu auxílio. “Não, só veio pra me calar a boca porque eles acham que o escândalo foi muito grande para eles”, lamentou.
                                                                         (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 No receituário, o médico que faria a cirurgia esclarece que Paulo possui obstrução renal por cálculo, o que compromete o funcionamento dos rins. O urologista alega que recebeu a informação inicial da diretoria da Santa Casa de que o aparelho necessário para a cirurgia já havia sido comprado e estava liberado para uso.
Porém, no momento da operação, o médico foi informado pela enfermeira-chefe do centro cirúrgico que o aparelho não poderia ser utilizado. No documento, o urologista finaliza dizendo: “Portanto, estou impossibilitado de resolver a doença desse paciente que se trata de uma urgência”.
Segundo a direção do hospital, o aparelho necessita passar por esterilização antes de ser utilizado. “O problema é que foi marcada uma cirurgia para ser feita, uma ureterostomia, e no momento da cirurgia, foi solicitado o equipamento para realizar a ureterolitotripsia. Esse aparelho, realmente chegou na Santa Casa, mas ele ainda não está preparado para ser utilizado, não passou por desinfecção e não foi liberado ainda para o uso”, afirma a superintendente técnica da Santa Casa, Irani Ribeiro.
Matéria completa no globo.com

Empresa que produz açaí em pó anuncia instalação na ZPE do Acre


Empresários apresentaram a Tião Viana produtos que devem ser produzidos a partir do açaí (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Empresários apresentaram a Tião Viana produtos que devem ser produzidos a partir do açaí (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O grupo de empresários responsáveis pela Super Fruit Global participou de reunião, na manhã desta quarta-feira, 12, com o governador Tião Viana e o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, para anunciar que está se instalando na Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE).
A empresa atua na área de alimentos, com especialização na produção de açaí liofilizado em pó, processo que retira a água do alimento, preservando os nutrientes e o valor nutricional da fruta, aumentando sua durabilidade. O empresário André Luiz Nápravník destaca que também há produção de cosméticos e que atua hoje no estado do Pará e em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. “A Bolívia tem tanto açaí nativo quanto o Acre, mas não tem a logística que temos aqui”, comenta André Luiz.
Edvaldo Magalhães adiantou que o projeto da Super Fruit Global já passou por toda parte técnica e foi aprovado no Conselho Nacional de ZPEs, sendo formalmente publicado no dia 26 deste mês. “Com isso, até abril, eles iniciam a construção da planta industrial, dentro da ZPE”, anunciou o secretário.
O governador Tião Viana afirmou que o governo do Acre está promovendo uma revolução da área de produção do açaí ao investir no plantio da fruta. “Já plantamos mais de 300 mil mudas e a meta é expandir, ainda mais, esse plantio. Ficamos felizes em ver que há empresários interessados em investir no Acre e, com isso, gerar um impacto social muito bom para as famílias que trabalham na produção rural do fruto”, disse.
André Luiz ressaltou que a proposta é levar para as comunidades pequenas indústrias para beneficiar a polpa, elevando, assim, a qualidade do produto e valorizando os produtores. “Na Bolívia tivemos uma experiência ótima no impacto social. Antes da parceria para a colheita do açaí, as famílias não tinham perspectiva nem qualidade de vida. Hoje, quando você chega, o lugar mudou. Há carros novos, os jovens não querem mais deixar as famílias e irem buscar emprego na cidade porque já estão empregados na extração do açaí e existe circulação de renda”, explica.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Rio Branco está entre as três capitais com redução de veículos roubados


Operações realizadas pelas forças de segurança ajudam a diminuir os índices (Foto: Angela Peres/Secom)
Operações realizadas pelas forças de segurança ajudam a diminuir os índices (Foto: Angela Peres/Secom)
Rio Branco está entre as três capitais que diminuíram o número de veículos roubados em 2013. Os dados divulgados são da Federação Nacional de Seguros. O secretário de Segurança, Reni Graebner, atribui o bom resultado ao trabalho integrado exercido pelo sistema de segurança pública.
A soma de operações montadas pela Polícia Civil e Polícia Militar, o trabalho do serviço de inteligência, a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, as barreiras na Tucandeira, as ações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafrom) resultam na diminuição do número de veículos roubados. Além disso, há poucas rotas de passagem e as que existem são monitoradas.
De acordo com a federação, a quantidade de veículos do país vem crescendo a cada ano, mas, em algumas capitais, o número de roubos e furtos cresce em média três vezes mais que a frota. É o caso de Porto Velho (RO), onde o crime cresceu quatro vezes mais que o número de veículos.

Integração com a Bolívia rende bons resultados ao Acre

Era comum o roubo de motos em Brasileia, uma prática quase que diária na região da fronteira. Hoje o comandante do batalhão da PM na cidade, Estene Teixeira, comemora o fim desta rotina e a recuperação de 27 motos nos últimos seis meses. Há 90 dias não é registrado nenhum roubo de veículo na cidade. Em janeiro foram recuperados uma caçamba, um trator e um veículo que foram levados para a Bolívia.
“Isso é fruto de um trabalho integrado entre as nossas polícias e a polícia boliviana. A relação construída deixou de ser uma relação formal para ser uma relação de confiança. Hoje se houver um roubo de veículo na região da fronteira ligo na mesma hora e eles acionam barreiras. Muitos veículos foram interceptados assim e isso tem coibido a ação dos bandidos, pois viram que não entram mais na Bolívia com facilidade”, explicou o comandante, que viaja hoje para Ribeiralta, cidade boliviana, para buscar um veículo brasileiro roubado.
O secretário de Segurança faz visitas periódicas aos comandantes do policiamento na Bolívia, buscando estreitar os laços da relação institucional, estabelecendo uma relação de confiança, proximidade e cooperação. “E graças a este trabalho temos uma lista de pelo menos dez veículos apreendidos que estão aguardando os proprietários fazerem o requerimento. Eles já foram informados e não são do estado”, explicou Graebner.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Policiais do Bope recebem treinamento aerotático


Policiais são instruídos sobre embarque e desembarque (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Policiais são instruídos sobre embarque e desembarque (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) recebeu na terça-feira, 11, o módulo de treinamento de Embarque e Desembarque Aerotático, como parte das atividades do curso de formação da tropa de choque que ocorre há cinco semanas, em Rio Branco. Cerca de 38 policiais receberam as instruções de segurança, num sobrevoo no Centro Integrado de Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).
O treinamento faz parte de uma ação integrada das polícias civil e militar e tem a finalidade de capacitar os profissionais para eventualidades, como forma de apoiar as forças convencionais. De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major Cleyton, “o objetivo é dar maior mobilidade às forças de segurança pública”.
Segundo o instrutor de voo e comandante de aeronaves, major Negreiros, a utilização do helicóptero para capacitar a tropa é importante por dar as noções básicas necessárias quanto à acessibilidade a lugares de difícil intervenção das polícias. “O treinamento dá ao policial uma noção de cobertura maior, além da visão do tripulante e da equipe ser privilegiada lá em cima, tendo em vista que a equipe é capacitada para situações de crise”, explicou.
“Esse curso é de fundamental importância por nos capacitar para intervenções onde as tropas convencionais não atuam, a dificuldade de aprender com a aeronave em movimento e com o peso que carregamos vai acrescentar ainda mais à nossa formação pela técnica que adquirimos”, comenta um dos participantes do curso, soldado Célio.
Esta é a primeira edição do curso no Estado e está previsto para terminar até o próximo dia 24 de fevereiro. “Nós nunca tivemos situações extremas no nosso presídio aqui, por exemplo, mas nosso objetivo é prevenir capacitando a equipe para que se porventura um dia precisar e a tropa for acionada, realizemos a ação com segurança”, salientou o coordenador-geral do curso, tenente Rogério.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Primeiras casas da Cidade do Povo avançam para a etapa final de construção


O governador Tião Viana quer entregar neste primeiro semestre 3.348 casas do projeto (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Serão mais de 10 mil moradias com diversos modelos de construção (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em 2012, o governo do Estado assinou umas das Ordens de Serviços mais importantes dos últimos tempos. Era o início de um projeto que visava oportunizar moradia digna, habitação de qualidade e bem-estar social. Era o início da construção de um sonho, o sonho de muitas famílias que almejam morar em um lugar que lhes possa garantir uma certeza: a de não terem que ver, ano a ano, suas casas serem invadidas pelas águas dos rios, seus objetos pessoais serem danificados, seus filhos sujeitos às doenças pós-enchente.
“Ver todas essas casas prontas dá um orgulho e muita vontade de morar aqui”, disse Ednardo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Ver todas essas casas prontas dá um orgulho e muita vontade de morar aqui”, disse Ednardo (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Foi pensando em realizar esse sonho e mudar a história de vida dessas pessoas, garantindo um futuro cheio de esperança, benfeitorias e, acima de tudo, dignidade, que o governo lançou o projeto “Cidade do Povo”. São mais de 10 mil moradias com toda infraestrutura necessária e equipamentos públicos voltados para a educação, saúde, segurança e lazer. O projeto está dividido em duas fases e as casas apresentam quatro tipologias de construção: alvenaria estrutural, blocos cerâmicos, sistema construtivo com fôrmas plásticas e os painéis cerâmicos estruturados e autoportantes.
“O empreendimento apresenta modelos construtivos que vão do método convencional aos mais modernos, tudo feito com qualidade, eficiência e um diferencial que o institui como referência para o restante do país”, enfatizou Kim Robson Rodrigues, coordenador das obras no empreendimento. Ele afirma ainda, que o ritmo das obras é intenso e a Cidade do Povo já conta com várias casas finalizadas. “A determinação do governador Tião Viana é entregar neste primeiro semestre, as primeiras 3.348 casas, que compõem a primeira etapa das obras”, disse.
O senhor Ednardo Teixeira, integra o time de trabalhadores que “colocam a mão na massa” para, junto ao governo, construir o sonho de tantos acreanos. “Eu sempre trabalhei nessa área e nunca tinha visto um projeto como esse. Ver todas essas casas ficando prontas, dá um orgulho e ao mesmo tempo uma vontade enorme de morar aqui”, disse.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Revistas especializadas destacam o potencial turístico do Acre


Pontos turísticos da capital chamam a atenção de turistas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para a professora Simonian, a Passarela Joaquim Macedo é um dos destaques do complexo do Novo Mercado Velho (Sérgio Vale)
O Acre foi citado na edição deste mês das publicações “TAM nas Nuvens” e da “Revista GOL”, que possuem grande abrangência dentro e fora do país – há tradução para o inglês e o espanhol – e são ofertadas aos passageiros já a bordo das aeronaves.
No quadro “Sua Viagem na Revista Gol”, a professora paraense Lígia Simonian relata que já esteve em Rio Branco oito vezes e recomenda a viagem. Nesse período, ela conta que pôde acompanhar o progresso ocorrido e que o crescimento da capital “torna a cidade cada vez mais um destino turístico de peso”.
Para a professora Simonian, a Passarela Joaquim Macedo é um dos destaques do complexo do Novo Mercado Velho (Sérgio Vale)
Pontos turísticos da capital chamam a atenção de turistas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
E entre esses destinos, Simonian cita o Museu a Céu Aberto Plácido de Castro, no Seringal Benfica, que abriga a lápide do líder revolucionário e o monumento aos heróis anônimos – todo o complexo foi construído em referência à Revolução Acreana. Mas ainda há outros destaques.
Ainda durante a estadia, a professora também aproveitou para visitar a Passarela Joaquim Macedo, que liga o Centro ao Segundo Distrito, “unindo o tradicional ao moderno”, e o Novo Mercado Velho, descrito como “cheio de aromas característicos”, além da arte urbana presente na cidade, como a tela do artista plástico Hélio Melo, que está visível na parte frontal do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CERBR).
Já a “Tam nas Nuvens” traz a informação de que a paisagem da capital é uma das três mais impressionantes do mundo para se praticar o balonismo, ao lado da área desértica da Austrália e da Capadócia, na Turquia.
Vista exuberante da Floresta Amazônica, em sobrevoo de balão (Foto: blog Pé na Estrada)
Vista exuberante da Floresta Amazônica, em sobrevoo de balão (Foto: blog Pé na Estrada)
Por aqui, o passeio é oferecido pela operadora EME Amazônia, como alternativa para observar os geoglifos – visíveis apenas por meio de sobrevoo –, além da possibilidade de contemplar a beleza da Floresta Amazônica. Tudo isso cerca de 300 metros distante do solo.
Ao ler as publicações, o secretário Leonildo Rosas, titular da pasta estadual de Turismo e Lazer (Setul), comemorou o resultado. “É gratificante ver nosso estado e todo o potencial turístico serem propalados por mídias especializadas no assunto, com uma abrangência internacional. O Acre está se consolidando como um destino com vários caminhos”, ressaltou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo acerta detalhes para a implantação do Cadastro Ambiental Rural


Técnicos da Sema, Seaprof, Imac e Companhia Ambiental participam do planejamento (Foto: Assessoria Sema)
Técnicos da Sema, Seaprof, Imac e Companhia Ambiental participam do planejamento (Foto: Assessoria Sema)
O governo do Acre realizou na última semana o Planejamento Operacional de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Colégio Estadual Armando Nogueira. O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Companhia de Policiamento Ambiental.
O evento apresentou aos participantes o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), plataforma virtual que será usada para efetuar os cadastros do CAR, e trabalhos em grupos para definição das atividades de implantação do programa.
Para o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o CAR vem sendo discutido desde 2008 e só agora com a atualização do Código Florestal poderá será implantando em nível nacional.
“O CAR vem sendo discutido há muito tempo e agora poderemos implantá-lo no Acre, através do Sicar. O programa vai trazer para o Acre a segurança jurídica que o produtor precisa para regularizar sua terra e buscar financiamentos para ajudar na produção”, disse o secretário.
E completa: “O governador Tião Viana reconheceu a importância do CAR. Ele foi incansável para que o programa se tornasse realidade”.
O CAR já teve mais de 3.600 imóveis rurais cadastrados em Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard, em um projeto piloto realizado em 2011. A partir deste mês será realizada a atualização dos cadastros com o novo Código Florestal. Depois, o CAR será realizado nas demais cidades acreanas.
De acordo com o secretário-adjunto da Seaprof, Clóvis Melo, “o CAR foi muito bem durante o projeto piloto. Agora o grande desafio é aproximar ainda mais o produtor rural dos órgãos”.
Fonte: agaencia.ac.gov.br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OCA de Xapuri oferece parcelamento de débitos com o Depasa

A partir desta semana, a Organização de Centrais de Atendimento (OCA) de Xapuri passa a oferecer os serviços de emissão de segunda via de faturas de água e parcelamento de débitos referentes a qualquer município do Acre. O serviço disponibilizado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) visa evitar que os consumidores da região do Vale do Acre se desloquem até Rio Branco para negociar faturas atrasadas.
Consumidores do Alto Acre podem negociar seus débitos com o Depasa por meio da OCA de Xapuri (Foto: Cedidas)
Consumidores do Alto Acre podem negociar seus débitos com o Depasa por meio da OCA de Xapuri (Foto: Cedidas)
“Queremos levar sempre o melhor e estar mais próximo da comunidade. Então, como temos a OCA, também em Xapurí, disponibilizamos esse serviço, que já é oferecido na Central de Rio Branco, para que as pessoas alcancem todos os serviços que o Depasa oferece à nossa comunidade do interior”, disse o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.
Para negociar os débitos com o Depasa, é preciso que o usuário esteja com documento de identificação (RG ou CNH) e CPF, além de informar o número da matrícula da unidade consumidora de água. Os parcelamentos de débitos estão disponíveis para valores acima de R$ 150, podendo ser divido em até 10 vezes sem juros.
“É a chance de quem quer regularizar a sua situação fiscal junto ao órgão. Isso facilita a negociação e, a partir daí, o cumprimento com todos os requisitos que o sistema exige – uma vez que fornecido água, seja cobrado pelo produto entregue. Isso reflete em mais investimentos no sistema de distribuição”, afirmou Felismar Mesquita.
A Oca de Xapuri está localizada na Rua Seis de Agosto, 12, Bairro Centro. E os horários de atendimentos são de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h15 e das 14 às 17 horas. O número do telefone de contato é 3542-2272.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Inovação: Governo garante trafegabilidade em ramal no inverno


Governador Tião Viana acompanhou com a comunidade as mudanças que a “pedra rachão” permitiu para melhorar o trafego no ramal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador Tião Viana acompanhou com a comunidade as mudanças que a “pedra rachão” permitiu para melhorar o trafego no ramal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana acompanhado por parlamentares e secretários de Estado visitou na manhã deste sábado, 8, obras que o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) vem promovendo no ramal do Rodo, na estrada do Amapá. As intervenções mudaram radicalmente o cenário na comunidade. O que se vê no local, em pleno inverno amazônico, são máquinas na pista, bueiros sendo colocados às margens da via e muita, muita brita para garantir a trafegabilidade no ramal.
“A grande alegria é essa, em fevereiro, no auge do inverno nós estamos fazendo um ramal. Aqui era um verdadeiro pântano. Isso aqui, nesta época estaria tomado pela água e agora estamos mostrando que estamos vencendo com o esforço, incorporando tecnologia, regras de engenharia e a experiência das pessoas que conhecem a vida das produções e ramais do Acre”, disse Tião Viana.
O diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Júnior, explicou que o trabalho nos 3.300 metros daquele ramal está incluindo no cronograma do programa Ramais do Povo. “Trouxemos para cá a experiência usada na BR-364, a inclusão de pedra rachão que são pedras de brita em vários tamanhos e depois de fixadas no chão elas são saem mais. Com a aprovação do governador implementamos esse trabalho aqui no ramal do Rodo e pretendemos estender, em menor quantidade, para outros ramais. A durabilidade é superior as outras técnicas e reduz gastos com manutenção semestral e anual”, afirmou Júnior.

Um sonho realizado

O pastor Daniel Batistela, presidente da Jocum (Jovens com uma Missão), vive há 12 anos no ramal fazendo trabalho de assistência social. Daniel Batistela conta que já enfrentou longos períodos de isolamento na época das chuvas. Ver o ramal ter condições de acesso era um dos grandes sonhos do presidente da Jocum.
“Passamos por 12 anos de sofrimento, desatolando carros e sempre os governantes acabavam fazendo um trabalho básico, passava a patrol e em dois ou três meses atolava novamente, e ficávamos sem acesso. Isso daqui é um sonho, é como se fosse o asfalto. O governador Tião Viana teve essa sensibilidade e colocou esse ramal como um projeto modelo”, concluiu.
O sofrimento dos moradores durou 12 anos, e agora eles podem começar a comemorar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O sofrimento dos moradores durou 12 anos, e agora eles podem começar a comemorar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Trabalho aprovado

Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, elogiou a revolução iniciada no tratamento dos ramais na avaliação que, segundo ele, foi feita também levando em consideração seus conhecimentos como engenheiro civil. “Fico feliz, como engenheiro, de ver a qualidade que o ramal foi feito e num período muito difícil de trabalhar que é no inverno. Vemos as valetas, a infraestrutura, os bueiros e o revestimento do rachão que poderá ser utilizados em outros ramais de eixo de ligação da área de produção rural”, comentou.
Os deputados estaduais Astério Moreira e Ney Amorim também ressaltaram a importância da inovação no tratamento de ramais frisando que soluções assim podem melhorar ainda mais a vida de milhares de famílias que tiram seu sustento da produção rural. Com a trafegabilidade garantida os parlamentares comentam que os produtores terão escoamento garantido o ano todo, faça chuva, faça sol.
“É extraordinário isso aqui. Você imaginar que com muita chuva estamos vendo um trabalho inovador que vai garantir escoamento da produção e só temos a agradecer ao governador e aso técnicos que criaram essa novidade”, finalizou Amorim.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Adolescente de 17 anos é apreendida com milhares de pedras de crack

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na noite deste domingo com milhares de pedras de crack na região central de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, a jovem foi flagradas com 16, 4 quilos de entorpecentes na avenida Tiradentes, quando desembarcava de um ônibus. Policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) chegaram até a adolescente por meio de denúncia anônima.
Os policiais receberam a informação de que a jovem desembarcaria no endereço citado e entregaria o material na região da Cracolândia. Imediatamente montaram campana no local e conseguiram apreender a estudante infratora. Com ela, a polícia aprendeu 5,3 quilos em pedras de crack, 3,6 quilos de cocaína e 7,5 quilos de maconha. Como cada quilo de crack gera, em média, 4 mil pedras, a estimativa é de que a jovem estivesse transportando cerca de 21 mil pedras.
Questionada pelos policiais, a adolescente disse que não sabia a quem pertenceria a droga, mas informou aos policiais que havia mais drogas em sua residência e que a cocaína seria entregue em uma comunidade de nome Favela da Paz, na zona norte da capital.
Após a apreensão, os jovens foram até a casa da adolescente, em uma favela nas proximidades do aeroporto de Congonhas, na zona sul, e acabaram encontrando outra grande quantidade de drogas - cocaína/crack/maconha -, balanças de precisão e material para embalar e cortar as drogas.
Os policiais ainda apreenderam uma arma de fogo calibre 38, uma pistola 380,  dois carregadores, uma escopeta calibre 12 com 2 canos e um par de algemas. A adolescente foi encaminhada para a Fundação Casa.
Fonte: terra.com.br

Cantor sertanejo morre após receber descarga elétrica em bar


O cantor sertanejo Valdemir Resplandes Freires, conhecido como "Smith Show", de 31 anos, morreu na noite de domingo (9) em um bar de Araguaína, no norte do Tocantins.
O músico recebeu uma descarga elétrica durante um show. Ele chegou a ser socorrido pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
As causas do acidente ainda serão investigadas. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) deAraguaína.
Fonte: g1.com