segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Inovação: Governo garante trafegabilidade em ramal no inverno


Governador Tião Viana acompanhou com a comunidade as mudanças que a “pedra rachão” permitiu para melhorar o trafego no ramal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador Tião Viana acompanhou com a comunidade as mudanças que a “pedra rachão” permitiu para melhorar o trafego no ramal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana acompanhado por parlamentares e secretários de Estado visitou na manhã deste sábado, 8, obras que o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) vem promovendo no ramal do Rodo, na estrada do Amapá. As intervenções mudaram radicalmente o cenário na comunidade. O que se vê no local, em pleno inverno amazônico, são máquinas na pista, bueiros sendo colocados às margens da via e muita, muita brita para garantir a trafegabilidade no ramal.
“A grande alegria é essa, em fevereiro, no auge do inverno nós estamos fazendo um ramal. Aqui era um verdadeiro pântano. Isso aqui, nesta época estaria tomado pela água e agora estamos mostrando que estamos vencendo com o esforço, incorporando tecnologia, regras de engenharia e a experiência das pessoas que conhecem a vida das produções e ramais do Acre”, disse Tião Viana.
O diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Júnior, explicou que o trabalho nos 3.300 metros daquele ramal está incluindo no cronograma do programa Ramais do Povo. “Trouxemos para cá a experiência usada na BR-364, a inclusão de pedra rachão que são pedras de brita em vários tamanhos e depois de fixadas no chão elas são saem mais. Com a aprovação do governador implementamos esse trabalho aqui no ramal do Rodo e pretendemos estender, em menor quantidade, para outros ramais. A durabilidade é superior as outras técnicas e reduz gastos com manutenção semestral e anual”, afirmou Júnior.

Um sonho realizado

O pastor Daniel Batistela, presidente da Jocum (Jovens com uma Missão), vive há 12 anos no ramal fazendo trabalho de assistência social. Daniel Batistela conta que já enfrentou longos períodos de isolamento na época das chuvas. Ver o ramal ter condições de acesso era um dos grandes sonhos do presidente da Jocum.
“Passamos por 12 anos de sofrimento, desatolando carros e sempre os governantes acabavam fazendo um trabalho básico, passava a patrol e em dois ou três meses atolava novamente, e ficávamos sem acesso. Isso daqui é um sonho, é como se fosse o asfalto. O governador Tião Viana teve essa sensibilidade e colocou esse ramal como um projeto modelo”, concluiu.
O sofrimento dos moradores durou 12 anos, e agora eles podem começar a comemorar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O sofrimento dos moradores durou 12 anos, e agora eles podem começar a comemorar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Trabalho aprovado

Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, elogiou a revolução iniciada no tratamento dos ramais na avaliação que, segundo ele, foi feita também levando em consideração seus conhecimentos como engenheiro civil. “Fico feliz, como engenheiro, de ver a qualidade que o ramal foi feito e num período muito difícil de trabalhar que é no inverno. Vemos as valetas, a infraestrutura, os bueiros e o revestimento do rachão que poderá ser utilizados em outros ramais de eixo de ligação da área de produção rural”, comentou.
Os deputados estaduais Astério Moreira e Ney Amorim também ressaltaram a importância da inovação no tratamento de ramais frisando que soluções assim podem melhorar ainda mais a vida de milhares de famílias que tiram seu sustento da produção rural. Com a trafegabilidade garantida os parlamentares comentam que os produtores terão escoamento garantido o ano todo, faça chuva, faça sol.
“É extraordinário isso aqui. Você imaginar que com muita chuva estamos vendo um trabalho inovador que vai garantir escoamento da produção e só temos a agradecer ao governador e aso técnicos que criaram essa novidade”, finalizou Amorim.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: