quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Paciente vai protestar na rua ao ter cirurgia cancelada em cima da hora

Fonte: globo.com
O aposentado Paulo Francisco, de 56 anos, realizou um protesto na porta do hospital Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia, na quarta-feira (12). Após ter uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desmarcada pela terceira vez, ele saiu direto do centro cirúrgico para a porta da unidade. O paciente estava com gorro, protetor de pé e segurava o soro que já estava com acesso à veia (veja vídeo abaixo). “Eu já estava pelado e o médico falou que não, que eu não podia fazer não [a cirurgia], que eu procurasse o Ministério Público”, afirmou.
O aposentado percorreu 350 km de Nova Iguaçu de Goiás até a capital para realizar o procedimento. Ele afirma que passou mais de 24 horas sem comer, sentido dores da cólica renal e fraqueza. Indignado, ele diz que nenhum funcionário do hospital o ofereceu auxílio. “Não, só veio pra me calar a boca porque eles acham que o escândalo foi muito grande para eles”, lamentou.
                                                                         (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 No receituário, o médico que faria a cirurgia esclarece que Paulo possui obstrução renal por cálculo, o que compromete o funcionamento dos rins. O urologista alega que recebeu a informação inicial da diretoria da Santa Casa de que o aparelho necessário para a cirurgia já havia sido comprado e estava liberado para uso.
Porém, no momento da operação, o médico foi informado pela enfermeira-chefe do centro cirúrgico que o aparelho não poderia ser utilizado. No documento, o urologista finaliza dizendo: “Portanto, estou impossibilitado de resolver a doença desse paciente que se trata de uma urgência”.
Segundo a direção do hospital, o aparelho necessita passar por esterilização antes de ser utilizado. “O problema é que foi marcada uma cirurgia para ser feita, uma ureterostomia, e no momento da cirurgia, foi solicitado o equipamento para realizar a ureterolitotripsia. Esse aparelho, realmente chegou na Santa Casa, mas ele ainda não está preparado para ser utilizado, não passou por desinfecção e não foi liberado ainda para o uso”, afirma a superintendente técnica da Santa Casa, Irani Ribeiro.
Matéria completa no globo.com

Nenhum comentário: