quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Em Coletiva Tião Viana assegura que está de mãos dadas com servidores afetados por decisão do STF

Fonte: agencia.ac.gov.br

“O Estado está de mãos dadas com esses servidores, não largará a mão deles. Faremos o possível e o impossível, o que as normas jurídicas constitucionais, legais e políticas permitirem”, declarou o governador Tião Viana em seu pronunciamento durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 6, ao falar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou que o Estado exclua dos quadros do funcionalismo público os servidores contratados entre 1988 e 1994 sem a realização de concurso.




Governo vai entrar com recursos na Justiça

De acordo com Tião Viana, ao tomar a decisão de mérito pela exclusão dos servidores do quadro de funcionários, o Supremo Tribunal Federal disse que o Estado teria que cumprir a sentença. Contudo, foram feitos pelo Estado a busca e o interesse pela modulação, como recurso jurídico em hipóteses extremas, nas quais haja riscos à segurança jurídica.
“Nós aguardaremos o acórdão. Tivemos no voto da ministra Carmem Lúcia, um apoio à regra da modulação. Cabe-nos agora aguardar a publicação do acórdão, interpretá-lo, interpretar o que disse cada ministro e como vai ser aplicado. Depois, entramos com os embargos de declaração para que o ministro relator, Dias Toffoli, julgue-os. Assim, teremos o tempo que caberá à interpretação dos fatos. Teremos uns doze meses”, detalhou.
Tião Viana avisou que, além desses recursos jurídicos, ele buscará os recursos da administração pública e política.  A coletiva de imprensa, promovida na Casa Civil, contou com a participação da secretária de Gestão Administrativa, Flora Valadares, e do chefe em exercício da Procuradoria Geral do Estado, procurador Davi Laerte.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Brasil registra 181 apagões desde 2011

Fonte: g1.com
Desde janeiro de 2011 até o dia 4 de fevereiro deste ano, foram registrados 181 apagões no país, considerando todas as falhas de energia, independentemente do tamanho da área afetada, do período ou da carga interrompida, segundo um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).
"Não importa se o apagão afetou apenas alguns estados ou se aconteceu durante 5 minutos. Alguém certamente foi prejudicado", disse aoG1 o diretor do CBIE, Adriano Pires.
Em 2013, foram registrados 45 blecautes com carga de energia interrompida acima de 100 megawatts. Destes, a pesquisa destaca um ocorrido em 28 de agosto, de 10.900 megawatts. Na ocasião, sofreram com a falta de eletricidade Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Paraíba.
Em 2012, foram verificados 62 apagões no Brasil, com destaque para o de 26 de outubro, com carga interrompida de 12.900 megawatts, que deixou toda a Região Nordeste no escuro.
Quatro regiões atingidas
Na terça-feira, uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do país provocou falta de luz em todos os estados do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste, além do Tocantins, na Região Norte. Pelo menos 11 estados tiveram o fornecimento de eletricidade comprometido e ao menos 6 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão, segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em entrevista coletiva na terça-feira (4), na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou que a falha esteja relacionada ao aumento do consumo de energia nas últimas semanas, provocado pelo calor.
Pouco depois da entrevista do secretário-executivo, o ONS divulgou em comunicado oficial que oapagão começou após um curto-circuito em uma linha de transmissão no Tocantins.
'Sistema funcionou', diz governo
Zimmermann apontou, durante a coletiva, que não houve "desligamento descontrolado" e que a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por um sistema automático que atua na rede de transmissão de energia elétrica e impede que uma falha cause problemas maiores.
"Aparentemente, o sistema funcionou como deveria. Poderia ter acontecido [interrupção no fornecimento de luz] como em outros eventos, como quando apagou o Nordeste todo", disse.
O secretário-executivo se refere ao episódio ocorrido em 28 de agosto do ano passado, quando uma queimada em uma fazenda do Piauí atingiu a rede de distribuição de energia e deixou todos os estados do Nordeste sem eletricidade. Na ocasião, a distribuição caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts e deixou no escuro, por algumas horas, boa parte dos municípios da região.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Produtores recebem crédito de incentivo à agricultura familiar

Estímulo à produção, oportunidade de melhorar os resultados do seu trabalho e poder sonhar com uma renda maior para a família no futuro, são características de um novo momento vivido pela comunidade rural do Acre. Os investimentos dessa vez chegaram ao município de Santa Rosa do Purus, com a assinatura do contrato que dá acesso ao crédito para produtores pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na última segunda-feira, 3.

Produtores se reúnem para assinar contrato de acesso ao financiamento (Foto: Angela Peres/Secom)
Produtores se reúnem para assinar contrato de acesso ao financiamento (Foto: Angela Peres/Secom)
O incentivo do governo do Acre por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) visa o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Nós estamos honrando um compromisso do governo com os produtores de Santa Rosa de dar o apoio total a eles, é um investimento de 90 mil reais e vai beneficiar 35 produtores que estão iniciando a sua atividade rural”, disse o titular da Seaprof, Lourival Marques.
Além do acesso aos recursos, os produtores receberam a proposta de ter parte da produção comprada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como forma de complementar a renda da família. Quem está satisfeito é o proprietário rural indígena Jorge Luíz Kaxinawa. “Pra mim é uma novidade, esse recurso é algo muito bom que vai melhorar a produção familiar e deixa a gente com gratidão aos nossos governantes”, frisou.
Investimentos na aquisição de material também foram feitos para beneficiar a classe, que representa 70% da população do município. Equipamentos como roçadeiras, máquinas de plantar arroz, enxadas e pulverizadores foram entregues aos produtores. “É um investimento muito importante para o município”, afirmou o presidente do Sindicato dos Produtores de Santa Rosa, Jabens Prudêncio.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Operação da PM deixa 6 mortos

Fonte: g1.com
Uma operação da Polícia Militar (PM) no Morro do Juramento, Subúrbio do Rio, deixou seis suspeitos mortos na manhã desta terça-feira (4). Segundo a PM, outras três pessoas baleadas na troca de tiros continuam feridas – entre elas, dois policiais.
De acordo com o comandante do 41° Batalhão de Polícia Militar (Irajá), tenente-coronel Luiz Carlos Leal Gomes, os agentes procuravam nesta manhã os traficantes envolvidos no ataque à base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da PM no Parque Proletário, na Penha, no domingo (2), quando a policial Alda Rafael Castilho foi morta a tiros.
Ações em busca dos criminosos também foram feitas em outras quatro comunidades do Rio ao longo desta terça-feira. De acordo com o 2° Comando de Policiamento de Área da PM, as operações acontecem no Morro Jorge Turco, área do 9° BPM (Rocha Miranda); na Favela de Vila Kennedy, em Bangu; na Favela do Rola, em Santa Cruz; e no Morro do Banco, no Itanhangá, Barra da Tijuca.
Ainda segundo a PM, os quatro baleados foram encaminhados ao Hospital Salgado Filho, no Méier, sem gravidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos policiais foi atingido nas nádegas e o outro, na perna. A operação durou cerca de 4 horas e terminou por volta das 9h desta terça.
Dez presos
Ao todo, dez pessoas foram presas durante as ações nas cinco comunidades. Segundo informou a PM por volta das 11h, na Favela do Rola foram presos dois homens e apreendidas uma pistola e uma mochila com drogas. O material e os detidos foram encaminhados à 36ª DP (Santa Cruz).
No Morro do Banco, foram detidas cinco pessoas e apreendidas uma pistola e drogas. Na comunidade 48, na Vila Kennedy, policiais militares do 14° BPM (Bangu) prenderam dois homens e apreenderam um fuzil AR-15 e drogas em quantidade não contabilizada.
Segundo o comandante do 41° BPM, o veículo usado durante o ataque à base da UPP, que ocasinou na morte da policial, foi localizado em um dos acessos ao Morro do Juramento na segunda-feira (3). O carro não constava como roubado, disse a PM. Porém, a primeira perícia feita no veículo confirmou o uso dele pelos suspeitos. Uma próxima avaliação deve verificar as impressões digitais deixadas pelos criminosos.

Rio operação Subúrbio apreensões Morro do Juramento (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Rio operação Subúrbio apreensões Morro do Juramento (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)