quinta-feira, 22 de maio de 2014

Governo federal reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira (21/5), lei que transforma em crime hediondo a violência sexual contra crianças e adolescentes. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Ideli Salvatti, falou da medida como mais um instrumento para inibir ocorrências desta natureza.
“(…) a pena fica muito mais difícil de ser cumprida, é mais rigorosa, não tem fiança, não tem indulto, não tem progressão da pena para esta pessoa condenada por ter cometido um crime de violência sexual contra criança e adolescente. (…) A presidenta Dilma foi muito enfática na audiência da sanção: tolerância zero na questão da violência contra crianças e adolescentes”, afirmou.
Por ocasião da sanção, a ministra comentou a visita ao Palácio do Planalto da apresentadora Xuxa Meneghel, protagonista da campanha publicitária pelo Disque 100 e também chamou atenção ao aplicativo “Proteja Brasil” para smartphones, duas formas de denúncia sobre crimes de violência contra crianças e adolescentes.
“A visita da Xuxa, que é madrinha do nosso Disque 100, instrumento que, desde a época do presidente Lula já foi criado, mais de 11 anos, e agora reforçado, as pessoas que veem qualquer tipo de suspeita. E a presidenta ficou muito surpresa com os meninos do Nordeste que inventaram um aplicativo fantástico. Baixa lá no smartphone o aplicativo é Proteja Brasil”, recomendou a ministra.

Procon inicia “Operação Balada” na próxima semana

Os agentes fiscais do Procon, visitaram casas noturnas e estabelecimentos similares de Rio Branco nos dias 16 e 17 de maio.  A atividade teve como foco a entrega de notificações, solicitando a presença dos administradores e donos das casas na reunião que acontecerá na próxima terça-feira, 27, às 9h30, no Teatro Hélio Melo.
“A nossa abordagem é para educar, tanto fornecedores quanto consumidores”, orienta Francisca. (Foto: Assessoria Procon)
“A nossa abordagem é para educar, tanto fornecedores quanto consumidores”, orienta Francisca. (Foto: Assessoria Procon)
O encontro tem caráter educativo e dará início a “Operação Balada”, que irá fiscalizar os estabelecimentos de lazer, cultura e entretenimento, a fim de constatar a adequação deles às normas consumeristas, bem como as normas de segurança impostas pela nova Portaria nº. 3.803/2013 do Ministério da Justiça.
Essa operação conta com a parceria da Polícia Militar do Estado do Acre, Corpo de Bombeiros do Estado do Acre e o Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol). Estes órgãos também participam da reunião e posteriormente, da fiscalização no local num projeto inovador que une vários órgãos do Estado numa mesma ação de fiscalização.
“O projeto de unir o Procon com outros órgãos em uma de fiscalização é sempre muito benéfico para sociedade, porque a gente unifica os entendimentos e pode focar em vários aspectos numa mesma ação. E a nossa abordagem é sempre de educar, tanto fornecedores quanto consumidores, e posteriormente verificamos se houve ou não adequação”, explica Francisca Brito, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon.
A reunião será aberta para participação da imprensa.
Fonte: agencia.ac.gov.br

terça-feira, 20 de maio de 2014

Costureira ajuda toda a família com pequeno negócio na Conquista

Moradora do bairro Conquista em Rio Branco, Romana Rolan Rodrigues, fez da costura – ofício que aprendeu ainda na adolescência – o meio de abrir seu pequeno negócio. Na varanda da casa ela montou o ateliê, onde trabalha com três máquinas. Uma delas, uma galoneira industrial, foi cedida pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) o que lhe deu incentivo para crescer.
Para Romana, ser funcionária é bom, mas trabalhar em negócio próprio é melhor ( Foto: Flaviano  Schneider)
Para Romana, ser funcionária é bom, mas trabalhar em negócio próprio é melhor ( Foto: Flaviano Schneider)
De família numerosa, Romana desde cedo aprendeu a costurar para família e vizinhos. Quando se mudou da zona rural para a cidade, trabalhou em alguns ateliês, e junto a um grupo de mulheres, mas há quatro anos decidiu trabalhar em casa. “Meu sonho era costurar para servir, ajudar na manutenção da casa, o marido e os filhos e isso aí pouco a pouco já está acontecendo. A máquina que ganhei foi uma ajuda muito grande”.
Mais uma vantagem, segundo Romana é que ele pode ajudar a cuidar dos netos, juntamente com o marido Arnaldo.
Pequeno Negócio
Em 2013, Romana conheceu o trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios e fez o curso de corte e costura oferecido via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ela conta que foi atraída pelo curso por dois motivos: receber um certificado – pois, embora já costurasse há muitos anos, não tinha um reconhecimento oficial – e ganhar uma máquina.
Ela ganhou uma máquina galoneira e juntando com as duas que já tinha pode expandir seus trabalhos. Romana costura vestidos, camisas, saias, bermudas, “do jeito que a pessoa pedir”, seja escolhendo um modelo de catálogo ou trazendo o modelo.
Empreendedora, Romana tem planos para o futuro: pretende fechar a varanda, fazer um ateliê bem bonito, colocar mais máquinas e contratar ajudantes. “Sempre tem ateliê que me chama para costurar, mas não quero sair de casa. Pretendo fazer aqui meu trabalhinho, meu pequeno negócio. Tenho esperança de que vai ser grande, pois, assim como fui ajudada, pretendo ajudar outros”.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Ação Integrada pela Paz: novas estratégias contra a criminalidade

O Sistema de Segurança Pública vai fechar ainda mais o cerco contra a criminalidade em Rio Branco. Foi lançado nesta terça-feira, 20, durante entrevista coletiva, o Plano de Ação Integrada pela Paz. Trata-se de uma nova abordagem aliada à intensificação das ações já existentes, como as operações Saturação e Cidade Segura, que serão mantidas.
O plano será executado de forma integrada com todos os participantes do sistema, desenvolvido a partir das regionais de segurança. O primeiro passo é a atuação dos setores de inteligência. Em seguida, entra o trabalho da Delegacia Itinerante e demais forças policiais. Paralelo a estas ações, haverá maior presença de policiais nas ruas.
O secretário de Segurança Pública, responsável por coordenar as ações da área, explica que nos últimos 20 dias já houve redução nas ocorrências de roubos e homicídios, fruto da maior ação policial, preventiva e repressiva, nas ruas. “O plano de ação integrada pela paz é mais uma ação no combate à criminalidade”, comentou.
O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, ressaltou que o plano traz uma nova abordagem, novas estratégias e mantém ações que já vinham em execução. Para o comandante da Polícia Militar, coronel José Anastácio, os bons resultados que começam a se desenhar na segurança pública são decorrentes de ações como a operação Saturação, que mantém 60 homens nas ruas diariamente, pela manhã e tarde, além das operações integradas nos finais de semana e demais ações mantidas por cada batalhão nas diversas regionais.
Reni Graebner destaca ainda que a segurança pública sempre foi uma prioridade para o governador Tião Viana, que desde o início de sua gestão não mediu esforços para valorizar e oferecer condições de trabalho para os profissionais da área. Viaturas, armamentos, coletes de proteção balística e outros equipamentos foram entregues em todos os municípios para estruturar e melhorar a segurança publica, por meio da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), criada em 2011 pela presidente Dilma Rousseff, que já investiu mais de R$ 31 milhões no estado e até o fim do ano serão R$ 40 milhões.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Reumatologista visita o Acre para reforçar pesquisa sobre doença rara

O reumatologista do estado de São Paulo Percival Sampaio esteve no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco na semana passada, para atender uma única família de Feijó, diagnosticada com uma doença não muito comum, a espondilite anquilosante.
O evento é fruto de pesquisa realizada há um ano pela reumatologista do HC Adriana Marinho. A médica descobriu, por meio da paciente Maria do Nascimento, 54, portadora da espondilite anquilosante, que seus filhos e parentes possuíam os mesmos sintomas que ela apresentava.
A partir disso, a especialista começou a investigar a manifestação e a causa da doença em 200 pessoas da mesma família. A patologia foi confirmada em aproximadamente 30 delas. “A espondilite é uma doença genética que causa inflamações nas articulações entre os ossos. Com o tempo, ela faz com que os ossos se unam”, esclarece a médica.
Segundo a matriarca da família, Maria do Nascimento, não foram poupados esforços para trazer os familiares para realizar o tratamento na capital. “Quero que todos façam os exames e comecem a tomar os remédios, pois ninguém gosta de conviver com dor. Prezo pela saúde da minha família”, disse.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Mais dois transplantes de órgãos são realizados em Rio Branco

 central estadual de transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco realizou, na última semana, dois transplantes de rins de doador vivo relacionado – quando a doação ocorre entre familiares. Houve também a captação de córneas de um doador morto que serão transplantadas ainda nesta semana. As identidades dos doadores e receptores não foram divulgadas a pedido dos familiares.
Dos dois pacientes que receberam os rins, um é do estado de Rondônia e o outro do Acre. Segundo a enfermeira da central de transplantes renal, Elizabete Ruch, no caso do transplante com paciente de Rondônia, foi uma irmã que doou para o irmão. “Já a paciente acreana recebeu o rim do sobrinho”, explicou a enfermeira.
A enfermeira Ruch esclareceu que os pacientes de Rondônia estão tendo que vir fazer a cirurgia no Acre, pois o serviço não esta funcionando no estado vizinho. “Portanto, nós estamos atendendo a nossa demanda e do estado de Rondônia também”, complementou.
Para se tornar um doador vivo é necessário respeitar alguns procedimentos legais. Por exemplo, o doador pode ser parente do receptor até segundo grau, se o doador e o receptor não forem parentes será necessário passar por um processo que comprove que não há venda de órgãos, conduta ilegal no Brasil.
Segundo a coordenadora da central de transplantes, Regiane Ferrari, a doação é um verdadeiro ato de amor e dedicação ao próximo. “Para ser um doador basta o cidadão informar aos seus familiares que deseja doar os órgãos. A população precisa entender que quando retiramos os órgãos e tecidos do doador, mas mantemos o corpo em boas condições para que a família enterre seu ente querido com dignidade”, finalizou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo inicia aulas para mais de 10 mil alunos pelo Pronatec


Mais de 10 mil jovens realizam cursos técnicos pelo Pronatec no Acre só neste semestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Mais de 10 mil jovens realizam cursos técnicos pelo Pronatec no Acre só neste semestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) lotado por mais de dois mil alunos, o governo do Acre iniciou na manhã desta terça-feira, 20, as aulas dos novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que só neste semestre atenderá 10.576 jovens em todo o Acre.
A aula inaugural foi ministrada pelo governador Tião Viana, que comemora um investimento de mais de R$ 60 milhões no Estado durante todo o programa, chegando a R$ 80 milhões até o fim do seu governo, com mais de 64 mil jovens atendidos com programas de ensino técnico no estado.
O Pronatec no Acre é executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte  (SEE). Orgulhoso pela presença intensa dos jovens acreanos no programa de qualificação profissional, o governador Tião Viana disse: “Venho aqui com muita confiança em vocês, no futuro que vocês serão capazes de trilhar. Façam do Pronatec essa ponte, que não seja apenas um curso, mas um canal de debates, de troca de ideias, de amizade”.
Os cursos ofertados pelo Pronatec estão nos 22 municípios do Estado, ligados às áreas de saúde, serviços e floresta. As vagas são destinadas tanto para alunos que concluíram o ensino médio quanto para os que ainda estão cursando. “Nossos cursos estão em todos os municípios do Acre. Peço aos jovens que não desistam, sigam em frente, saibam a importância da educação, pois nós só desejamos o sucesso de vocês”, ressaltou a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.
Desde 2005 até os dias atuais, o IDM já formou mais de 55 mil jovens. Entre aqueles que estão nas novas turmas, encontramos o jovem Denilson Afonso, 17, recém-graduado no ensino médio e oriundo de uma família com poucos recursos, com mais três irmãos. Iniciando o curso de técnico em nutrição, Denilson não esconde a animação e os planos para o futuro: “É uma chance para o meu futuro, e eu já sei o que quero quando terminar esse curso: irei me tornar mediador dos próximos”.
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego nasceu em 2011, criado pela presidente Dilma Rousseff. Ele tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico para alunos brasileiros. O Pronatec valoriza principalmente jovens de famílias pobres, inseridos nos programas de assistência social, como o Bolsa Família.
fonte: agencia.ac.gov.br

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Governo entrega Unidades Móveis para atendimento às mulheres rurais

O Governo do Povo do Acre realiza na próxima quarta-feira, 21, às 8h30, a solenidade de entrega das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta, em frente  ao Palácio Rio Branco. Os veículos foram adquiridos por meio do programa federal “Mulher, Viver Sem Violência”, lançado em março do ano passado, pela presidente Dilma Rousseff.
Os veículos foram adquiridos por meio do programa federal “Mulher, Viver Sem Violência” (Foto cedida)
Os veículos foram adquiridos por meio do programa federal “Mulher, Viver Sem Violência” (Foto cedida)
Serão entregues à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), pela primeira-dama Marlúcia Cândida, duas unidades móveis (ônibus) que circularão pelas áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos.
Os ônibus são adaptados e equipados com duas salas para atendimento individual, facilitando o acesso das mulheres rurais aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, com orientação adequada e humanizada.
A oferta desses serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, floresta e águas, sobretudo para o segmento feminino. Por isso, as unidades farão ações de prevenção, assistência e enquadramentos legais no meio rural, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Elas têm ainda a função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.
“As unidades móveis são uma reivindicação antiga da Marcha das Margaridas e agora passam a integrar os serviços para as mulheres do Acre. Juntos, movimento social e governo do Estado, podemos construir um futuro com equidade de gênero, em especial para as mulheres do campo e da floresta”, destacou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Beneficiários da Cidade do Povo vistoriam imóveis

Depois de vistoriar e aprovar os imóveis, as futuras vizinhas fazem planos de uma boa convivência (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Depois de vistoriar os imóveis, as futuras vizinhas fazem planos de uma boa convivência (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Durante os próximos dias, as 392 famílias prestes a receber suas casas no bairro Cidade do Povo irão visitar o empreendimento e vistoriar os imóveis. Itens como parede, piso, rodapé, forro, instalação elétrica, portas, janelas e vidros estão sendo verificados pelos beneficiários, acompanhados por assistentes sociais da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab) e um funcionário da empresa responsável pela construção da moradia.
Emoção e esperança
Quadra 21-A Casa 41 é o futuro endereço do auxiliar de serviços gerais Manoel Oliveira, que se prepara, junto com sua esposa e seis filhos, do Bairro Taquari, área alagadiça, para ir morar na Cidade do Povo.
Com o relatório de vistoria em mãos e aprovado, Manoel disse não ter palavras para explicar o que sentiu ao ver sua nova casa. “Meus olhos encheram de lágrimas, foi muita emoção que senti, não sei explicar, só sei que estou feliz por poder trazer meus filhos pra este lugar, tenho esperança de dar uma vida melhor pra eles aqui”, disse, emocionado.
A expectativa da convivência
Pessoas de diferentes bairros de áreas de risco e alagadiças em breve se mudarão para o novo e maior bairro da capital. Nessa primeira fase, pelo menos 1960 pessoas irão se instalar, a partir desta semana, no empreendimento.
Euricélia Albuquerque está prestes a sair do bairro Cidade Nova e Rita Batista, do Adalberto Aragão. Elas se viram pela primeira vez na visita de vistoria das casas da Cidade do Povo e descobriram que serão vizinhas. As duas dizem compartilhar do mesmo sentimento: gratidão e boa vontade. “A convivência vai depender do esforço de cada um de nós, se cada uma fizer sua parte, este vai ser o melhor lugar”, disse Rita. “Se depender de mim, já somos amigas”, emendou Euricélia.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Escola de ensino médio será inaugurada quinta na Cidade do Povo

 nonono (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A escola de ensino médio tem 12 salas de aula (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ter acesso à moradia digna é direito previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal. E é com a garantia desses direitos que 392 famílias estão se preparando para morar em uma das casas do maior programa habitacional do Acre, a Cidade do Povo, a partir da próxima quinta-feira, 22.
Também na quinta será entregue, do total de três escolas (duas de ensino fundamental e uma de ensino médio) que estão sendo construídas na Cidade do Povo, a primeira, de ensino médio.
Financiada pelo FNDE e BNDES, a instituição foi orçada em R$ 3,7 milhões e contará com estrutura para abrigar 12 salas de aula, cozinha, refeitório, salas de funcionários, auditório, laboratórios de informática e ciências e quadra poliesportiva para a prática de atividades físicas.
A população da Cidade do Povo também irá contar com infraestrutura básica (água, esgoto e coleta de lixo) para ter habitação de qualidade, que é um dos componentes do padrão de vida digno que o governo do Estado está oferecendo à população.
Para Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte, “o desenvolvimento da sociedade passa pela melhoria da qualidade de vida e pela melhoria dos direitos do cidadão, entre eles a educação. A escola da Cidade do Povo surge para garantir educação pública e de qualidade para os que nela vão habitar. É o compromisso do governo com a educação para todos”, afirma.
Fonte: agencia.ac.gov.br

SEE investe nas formações continuadas para professores do Estado


Mais de 400 formações já ocorreram no Estado em 2014 (Foto: Assessoria SEE)
Mais de 400 formações já ocorreram no Estado em 2014 (Foto: Assessoria SEE)
Com o desenvolvimento qualitativo do ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública estadual como principal objetivo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), continua investindo nas formações continuadas voltadas para educadores de diversas áreas, zonas urbanas e rurais do Acre.
Os encontros são importantes para capacitar as equipes e as comunidades envolvidas com as instituições de ensino do Acre, desenvolvendo metodologias diferenciadas para aumentar o estímulo dos jovens ao aprendizado escolar.
De acordo com o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, desde o início do ano, “mais de 400 formações foram realizadas em todos os municípios. Quem coloca em prática os trabalhos destas formações aproveita mais o tempo e o envolvimento com seus alunos em sala de aula”.
Este mês, uma das principais formações continuadas ocorre no Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco. Os encontros, que constituem a segunda fase desta formação, são realizados nos turnos da tarde e da noite para professores de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) da rede pública de ensino.
Na primeira fase, mais de 30 professores participaram das atividades desenvolvidas no Centro. Lázaro Gomes, formador da turma de Inglês e professor do Centro, explica que “nossas atividades trabalham com os conteúdos aplicados em sala de aula. Os livros utilizados, as metodologias de ensino, tudo é visto durante a formação para desenvolver ainda mais as capacidades de ensino”.
Rosa Djanira, professora de espanhol e participante da formação, acredita na importância dos encontros para potencializar as avaliações diagnósticas dos alunos. “É importante que todo educador aprenda novas formas de ensinar”, declarou Rosa.
Marco Brandão, gestor da SEE, espera que o número de participantes nas formações aumente durante os próximos eventos. “É comprovado que a metodologia diferenciada ajuda no aprendizado dos alunos, que é o objetivo de todo educador que se preocupa com a qualidade do ensino que oferta”, destacou Brandão.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Tião Viana lança Ramais do Povo 2014 com investimentos de R$ 63 milhões


Governador reforça que obras acontecerão em ramais dos 22 municípios do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador reforça que obras acontecerão em ramais dos 22 municípios do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para dar trafegabilidade em ramais mesmo no período de chuvas e assegurar o escoamento da produção rural nos 22 municípios do Acre, o governador Tião Viana lançou neste sábado, 17, a etapa 2014 do programa Ramais do Povo, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). O lançamento foi realizado na Transacreana, região com forte potencial produtivo.
Tião Viana anunciou que o governo traz uma novidade na melhoria dos ramais: a pedra rachão. Segundo ele, o insumo permitirá melhor trafegabilidade nas vias. “O passado dos ramais encerra esse ano. Daqui para frente será um trabalho com rachões que fará parte da última etapa de melhoramento de 4.200 quilômetros, 8.000 quilômetros de bueiros, 1.500 metros de pontes. Tudo isso vamos fazer esse ano”, assegurou Tião Viana.
O governador frisou que a mudança no insumo que promoverá a melhoria das estradas vicinais faz uma transição entre o modelo tradicional de obras para o inovador.
ramais-do-povo-2014-thennyson-passos-png32O diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Oliveira Júnior, ressaltou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre só consegue dar conta de sua missão porque conta com servidores e prestadores de serviços dedicados ao trabalho. “Não fosse a nossa equipe, o Deracre não conseguiria dar conta de tantas obras. Pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho. A esses eu só tenho a agradecer pela dedicação”, comentou Júnior.
Ocírodo Júnior detalha que neste ano o Ramais do Povo deverá executar serviços de melhoramento, implantação de bueiros de concreto, construção de ponte (madeira), construção de ponte mista (concreto e aço), revestimento primário (piçarramento) e pavimentação asfáltica.

Gratidão da comunidade

A comunidade da Transacreana presente ao ato de lançamento da nova etapa do Ramais do Povo celebrou os anúncios feitos por Tião Viana e sua equipe. Entre os que agradeceram as ações estava o professor Valter Costa, representante comunitário. “Temos muito que agradecer o asfalto que chegou ao quilômetro 100 da Transacreana. Não podemos ser ingratos. Para quem vivia atolado na lama isso simboliza muita coisa”.
Valter Costa observou ainda que investir em ramais é importante para quem vive na zona rural trabalhando na produção de frutas, verduras, hortaliças e criação de animais.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Fátima Maciel, declarou que os trabalhadores rurais celebram o reinicio dos trabalhos nos ramais do Acre e lembrou que os avanços na produção são consideráveis na gestão de Tião Viana, por isso há gratidão da classe trabalhadora. “Sem gratidão não somos nada. Sou muito grata por tudo que é feito por esse governo”, declarou.

União que faz diferença

O prefeito da capital, Marcus Alexandre, observou que a união proporciona as mudanças na cidade e na zona rural. Marcus comenta que embora a responsabilidade de manutenção e abertura de ramais seja das prefeituras, não há como as gestões municipais darem conta da demanda sem apoio do governo.
“Prefeito sozinho não consegue trabalhar em ramal. Alguns preferem não trabalhar porque não querem buscar apoio. Nós preferimos unir forças. A união faz a diferença”, declarou.
Parlamentares também participaram do ato. Entre eles estavam a deputada federal Perpétua Almeida e os deputados estaduais Astério Moreira, Eduardo Farias e Jamyl Asfury. Para Perpétua Almeida a ação é mais que importante para melhorar os ramais.
“Hoje temos produtos no mercado porque há muito trabalho feito em outras ações do governo e reconhecem nesse ato que governo e prefeitura chamando os produtores aqui para combinar quais são as prioridades e chegar nos próximos ramais para garantir mais produção no nosso Acre. Quando a gente trabalha, o povo reconhece”, concluiu a deputada federal.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo investe R$ 2 milhões em Tarauacá


“Porque a gente acredita sim que a população do nosso estado é uma população trabalhadora”, disse Tião Viana durante a entrega (Fotos: Sérgio Vale/Secom)
“Porque a gente acredita, sim, que o povo do nosso estado é um povo trabalhador”, disse Tião Viana durante a entrega (Fotos: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana participou na manhã desta sexta-feira, 16, de um momento especial em Tarauacá: a entrega de mais de R$ 2 milhões em equipamentos e benefícios para produtores rurais e comunidades indígenas. Foram 3.500 mudas frutíferas, 20 kits para criação de aves, 40 kits de seringueira, 10 barcos de alumínio com capacidade de transportar 800 quilos, cinco kits para casas de farinha, quatro motores, dois barcos com capacidade para quatro toneladas e um caminhão para escoar a produção dos povos Yawanawa da região.

“Não é um caminhão que servirá para o transporte dos índios, mas para os resultados das nossas parcerias junto com o governo do Estado. Ele é para nossa produção, para os produtos de madeira que fazemos e do nosso plantio.”

Ubiraci Brasil Yawanawa
“É uma entrega para cuidar daquilo que somos capazes de produzir, desde a plantação até o transporte. Isso também acontece em todos os municípios do Acre. Porque a gente acredita, sim, que a população do nosso estado é uma população trabalhadora”, disse Tião Viana.
O governador também ressaltou que espera apenas o fim do inverno amazônico para colocar em ação o programa de recuperação de ramais e voltar às obras de conclusão da BR-364.
Além da entrega de equipamentos, 108 famílias receberam o bônus de certificação do Fundo da Amazônia, um reforço de R$ 250 para elas preservarem as unidades de conservação em que vivem. É o caso de Maria Pereira de Souza, casada e com dois filhos, que revela o significado do programa: “Ele é muito importante para nós, que vivemos na zona rural. É um reforço na nossa vida, e eu espero que continue assim”.
O caminhão para a Cooperativa Yawanawa também representa um momento histórico para os índios da região. Depois da inauguração de uma marcenaria e do plantio de frutas, a produção local aumentou. “Não é um caminhão que servirá para o transporte dos índios, mas para os resultados das nossas parcerias junto com o governo do Estado. Ele é para nossa produção, para os produtos de madeira que fazemos e do nosso plantio”, diz o representante da cooperativa, Ubiraci Brasil Yawanawa.
A deputada federal Perpétua Almeida também esteve no evento. Ela destinou uma de suas emendas parlamentares para os equipamentos entregues, totalizando mais de R$ 100 mil. Feliz com o resultado das ações, ela afirmou: “Não há uma vez que o governador Tião Viana venha a Tarauacá que não seja para dar boas notícias. E aqui viemos, colocamos caminhão na mão das comunidades e equipamentos para os produtores. Damos as mãos para Tarauacá”.
Fonte: agencia.ac.gov.br