terça-feira, 20 de maio de 2014

Governo inicia aulas para mais de 10 mil alunos pelo Pronatec


Mais de 10 mil jovens realizam cursos técnicos pelo Pronatec no Acre só neste semestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Mais de 10 mil jovens realizam cursos técnicos pelo Pronatec no Acre só neste semestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) lotado por mais de dois mil alunos, o governo do Acre iniciou na manhã desta terça-feira, 20, as aulas dos novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que só neste semestre atenderá 10.576 jovens em todo o Acre.
A aula inaugural foi ministrada pelo governador Tião Viana, que comemora um investimento de mais de R$ 60 milhões no Estado durante todo o programa, chegando a R$ 80 milhões até o fim do seu governo, com mais de 64 mil jovens atendidos com programas de ensino técnico no estado.
O Pronatec no Acre é executado pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte  (SEE). Orgulhoso pela presença intensa dos jovens acreanos no programa de qualificação profissional, o governador Tião Viana disse: “Venho aqui com muita confiança em vocês, no futuro que vocês serão capazes de trilhar. Façam do Pronatec essa ponte, que não seja apenas um curso, mas um canal de debates, de troca de ideias, de amizade”.
Os cursos ofertados pelo Pronatec estão nos 22 municípios do Estado, ligados às áreas de saúde, serviços e floresta. As vagas são destinadas tanto para alunos que concluíram o ensino médio quanto para os que ainda estão cursando. “Nossos cursos estão em todos os municípios do Acre. Peço aos jovens que não desistam, sigam em frente, saibam a importância da educação, pois nós só desejamos o sucesso de vocês”, ressaltou a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.
Desde 2005 até os dias atuais, o IDM já formou mais de 55 mil jovens. Entre aqueles que estão nas novas turmas, encontramos o jovem Denilson Afonso, 17, recém-graduado no ensino médio e oriundo de uma família com poucos recursos, com mais três irmãos. Iniciando o curso de técnico em nutrição, Denilson não esconde a animação e os planos para o futuro: “É uma chance para o meu futuro, e eu já sei o que quero quando terminar esse curso: irei me tornar mediador dos próximos”.
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego nasceu em 2011, criado pela presidente Dilma Rousseff. Ele tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico para alunos brasileiros. O Pronatec valoriza principalmente jovens de famílias pobres, inseridos nos programas de assistência social, como o Bolsa Família.
fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: