segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tião Viana lança Ramais do Povo 2014 com investimentos de R$ 63 milhões


Governador reforça que obras acontecerão em ramais dos 22 municípios do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador reforça que obras acontecerão em ramais dos 22 municípios do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para dar trafegabilidade em ramais mesmo no período de chuvas e assegurar o escoamento da produção rural nos 22 municípios do Acre, o governador Tião Viana lançou neste sábado, 17, a etapa 2014 do programa Ramais do Povo, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). O lançamento foi realizado na Transacreana, região com forte potencial produtivo.
Tião Viana anunciou que o governo traz uma novidade na melhoria dos ramais: a pedra rachão. Segundo ele, o insumo permitirá melhor trafegabilidade nas vias. “O passado dos ramais encerra esse ano. Daqui para frente será um trabalho com rachões que fará parte da última etapa de melhoramento de 4.200 quilômetros, 8.000 quilômetros de bueiros, 1.500 metros de pontes. Tudo isso vamos fazer esse ano”, assegurou Tião Viana.
O governador frisou que a mudança no insumo que promoverá a melhoria das estradas vicinais faz uma transição entre o modelo tradicional de obras para o inovador.
ramais-do-povo-2014-thennyson-passos-png32O diretor-presidente do Deracre, Ocírodo Oliveira Júnior, ressaltou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre só consegue dar conta de sua missão porque conta com servidores e prestadores de serviços dedicados ao trabalho. “Não fosse a nossa equipe, o Deracre não conseguiria dar conta de tantas obras. Pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho. A esses eu só tenho a agradecer pela dedicação”, comentou Júnior.
Ocírodo Júnior detalha que neste ano o Ramais do Povo deverá executar serviços de melhoramento, implantação de bueiros de concreto, construção de ponte (madeira), construção de ponte mista (concreto e aço), revestimento primário (piçarramento) e pavimentação asfáltica.

Gratidão da comunidade

A comunidade da Transacreana presente ao ato de lançamento da nova etapa do Ramais do Povo celebrou os anúncios feitos por Tião Viana e sua equipe. Entre os que agradeceram as ações estava o professor Valter Costa, representante comunitário. “Temos muito que agradecer o asfalto que chegou ao quilômetro 100 da Transacreana. Não podemos ser ingratos. Para quem vivia atolado na lama isso simboliza muita coisa”.
Valter Costa observou ainda que investir em ramais é importante para quem vive na zona rural trabalhando na produção de frutas, verduras, hortaliças e criação de animais.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Fátima Maciel, declarou que os trabalhadores rurais celebram o reinicio dos trabalhos nos ramais do Acre e lembrou que os avanços na produção são consideráveis na gestão de Tião Viana, por isso há gratidão da classe trabalhadora. “Sem gratidão não somos nada. Sou muito grata por tudo que é feito por esse governo”, declarou.

União que faz diferença

O prefeito da capital, Marcus Alexandre, observou que a união proporciona as mudanças na cidade e na zona rural. Marcus comenta que embora a responsabilidade de manutenção e abertura de ramais seja das prefeituras, não há como as gestões municipais darem conta da demanda sem apoio do governo.
“Prefeito sozinho não consegue trabalhar em ramal. Alguns preferem não trabalhar porque não querem buscar apoio. Nós preferimos unir forças. A união faz a diferença”, declarou.
Parlamentares também participaram do ato. Entre eles estavam a deputada federal Perpétua Almeida e os deputados estaduais Astério Moreira, Eduardo Farias e Jamyl Asfury. Para Perpétua Almeida a ação é mais que importante para melhorar os ramais.
“Hoje temos produtos no mercado porque há muito trabalho feito em outras ações do governo e reconhecem nesse ato que governo e prefeitura chamando os produtores aqui para combinar quais são as prioridades e chegar nos próximos ramais para garantir mais produção no nosso Acre. Quando a gente trabalha, o povo reconhece”, concluiu a deputada federal.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: