terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais dois transplantes de órgãos são realizados em Rio Branco

 central estadual de transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco realizou, na última semana, dois transplantes de rins de doador vivo relacionado – quando a doação ocorre entre familiares. Houve também a captação de córneas de um doador morto que serão transplantadas ainda nesta semana. As identidades dos doadores e receptores não foram divulgadas a pedido dos familiares.
Dos dois pacientes que receberam os rins, um é do estado de Rondônia e o outro do Acre. Segundo a enfermeira da central de transplantes renal, Elizabete Ruch, no caso do transplante com paciente de Rondônia, foi uma irmã que doou para o irmão. “Já a paciente acreana recebeu o rim do sobrinho”, explicou a enfermeira.
A enfermeira Ruch esclareceu que os pacientes de Rondônia estão tendo que vir fazer a cirurgia no Acre, pois o serviço não esta funcionando no estado vizinho. “Portanto, nós estamos atendendo a nossa demanda e do estado de Rondônia também”, complementou.
Para se tornar um doador vivo é necessário respeitar alguns procedimentos legais. Por exemplo, o doador pode ser parente do receptor até segundo grau, se o doador e o receptor não forem parentes será necessário passar por um processo que comprove que não há venda de órgãos, conduta ilegal no Brasil.
Segundo a coordenadora da central de transplantes, Regiane Ferrari, a doação é um verdadeiro ato de amor e dedicação ao próximo. “Para ser um doador basta o cidadão informar aos seus familiares que deseja doar os órgãos. A população precisa entender que quando retiramos os órgãos e tecidos do doador, mas mantemos o corpo em boas condições para que a família enterre seu ente querido com dignidade”, finalizou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: