sexta-feira, 14 de março de 2014

Governo garante abastecimento de combustível e bens de consumo

07 balsas com 12 mil litros de gasolina, etano, diesel e cimento chegam a  Cruzeiro do sul, no vídeo a baixo você pode acompanhar parte do trabalho que está sendo realizado em Cruzeiro do sul



As imagens são de Pedro Devani.

Jovem vítima de estupro morre após atear fogo em si mesma durante protesto

Uma adolescente paquistanesa morreu nesta sexta-feira (14) depois de atear fogo em si mesma após um tribunal retirar as acusações contra quatro homens acusados de estuprá-la, informou a polícia.
O incidente ocorreu no distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab, onde o estupro coletivo em 2002 de Mukhtar Mai, uma mulher analfabeta, foi manchete em todo o mundo.
Amina Bibi, de 18 anos, jogou gasolina e ateou fogo no próprio corpo na quinta-feira em frente a uma delegacia de polícia na cidade de Beet Meer Hazar, segundo a polícia.
Redes de televisão paquistanesas transmitiram imagens terríveis que mostravam a autoimolação e as tentativas desesperadas dos pedestres de apagar as chamas.
A jovem foi levada a um hospital público próximo, onde os médicos tentaram salvá-la, mas ela sucumbiu aos ferimentos na manhã desta sexta-feira, explicou a polícia.
A jovem foi supostamente estuprada por quatro homens, incluindo um membro de sua família, em janeiro, e reportou o incidente à polícia.
No entanto, um tribunal local de Muzaffargarh arquivou o caso na quinta-feira, depois que um relatório da polícia afirmou que Amina não havia sido estuprada, levando a adolescente a tomar esta medida desesperada.
"Nadir, o principal acusado no caso, era um parente da vítima e eles tiveram uma briga familiar", informou o oficial de polícia Chaudhry Asghar Ali à AFP.
"O caso foi investigado duas vezes e os investigadores descobriram que a vítima não havia sido estuprada", acrescentou.
A Suprema Corte do Paquistão exigiu nesta sexta-feira uma explicação sobre o incidente, ordenando que os chefes da polícia da província e do distrito compareçam pessoalmente ao Tribunal.
Matéria completa no r7.com 

Tião Viana concede entrevista e avalia a gestão estadual

O governador do Acre, Tião Viana, participou do programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), para avaliar os últimos três anos de gestão. A entrevista foi nesta quinta-feira, 13.
Governador responde perguntas de debatedores durante programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador responde perguntas de debatedores durante programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ele falou sobre a expansão dos polos moveleiros no estado, lembrando que, quando assumiu, existiam apenas três unidades. Hoje, porém, o número chega a 13. “No dia 28 deste mês faremos a inauguração da maior indústria madeireira do Juruá. A madeira que não era utilizada aqui, de manejo florestal, agora será levada para Sergipe”, anunciou.
O governador também falou sobre a qualificação dos profissionais da marcenaria, que passaram por especialização em design na cidade de Milão, Itália, como alternativa de valorização ao trabalho realizado há anos no setor.
Outro tema abordado foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a demissão dos servidores do Estado contratados sem a realização de concurso público, nos anos 1980. “Não são 11 mil servidores, como dizem. Eu gosto de trabalhar com a verdade. São 3.425 apontados como irregulares”, esclareceu.
Tião Viana observou que parte dos funcionários que se enquadram na decisão está em fase de aposentadoria. “Temos caminhos de luta. Vamos achar uma saída legal, baseada na legislação. Estamos de mãos dadas com esses servidores e não podemos deixá-los passar por privações, já que a culpa não é deles”, comentou.
Outros temas discutidos foram a questão da BR-364 – que interliga a capital ao Vale do Juruá –, o maior programa de habitação já realizado no Acre – a Cidade do Povo -, a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os avanços na saúde pública.
O programa vai ao ar às sextas-feiras, a partir das às 20h30, com reprise aos sábados, no mesmo horário. O programa é apresentado e mediado pelo jornalista Archibaldo Antunes, com participação dos debatedores Osmir Lima e Narciso Mendes.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Governadores criaram mais de 10.000 cargos comissionados em 2013

Os governos estaduais ampliaram, no ano passado, a proporção de funcionários comissionados ou temporários, em detrimento das posições ocupadas por servidores que passaram por concurso público. O diagnóstico é um dos resultados da pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros – Estadic 2013, divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos 26 Estados e no Distrito Federal, entre 2012 e 2013 houve redução de 0,3% nos funcionários das administrações direta e indireta – o que representa 8.324 servidores a menos. Ao mesmo tempo, foi registrado aumento de 9,9% nos cargos comissionados, 13,6% nos trabalhadores sem vínculo permanente e de 10,7% nos estagiários. Só nos postos de confiança foram alocadas 10.386 pessoas.
Só nove unidades da federação reduziram os postos preenchidos por nomeações: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina. Nos demais, houve aumento nos cargos comissionados. As maiores elevações foram registradas no Amapá (199,9% vagas a mais para cargos de confiança), Ceará (115,7%), São Paulo (90,2%) e Tocantins (85,5%).
Fonte: veja.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dia 13 de março é o Dia Mundial do Rim e combate à insuficiência renal

Nesta quinta feira, 13 de março, é comemorado o dia mundial do rim e combate à insuficiência renal. Em todo o Brasil são realizadas várias ações, com a intenção de divulgar informações relacionadas à doença, dando prioridade à prevenção. A Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Acre (Apartac), participa dessa campanha nacional, que tem como tema “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doença, e ressaltar a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento.
Berenice Sales realiza hemodiálise no Hospital das Clínicas(Foto: Arquivo Sesacre)
Berenice Sales realiza hemodiálise no Hospital das Clínicas(Foto: Arquivo Sesacre)
A Apartac vem realizando atividades alusivas à data no Hospital das Clínicas desde segunda feira, 10 de março, finalizando nessa quinta-feira com entrega de materiais informativos em frente à Biblioteca Pública, na Avenida Getúlio Vargas. A ideia central das ações desenvolvidas pela associação é chamar a atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica (DRC), especialmente entre os idosos.
A Associação possui 300 associados, todos pacientes com problemas renais. A coordenadora da Apartac, Berenice Sales, fala que alguns pequenos cuidados podem evitar a DRC, “o cuidado com o rim é importante, principalmente se já há histórico de hipertensão, obesidade e diabetes. Então fazer atividade física, manter o controle do açúcar no sangue, ter cuidados com o peso, beber bastante água, não fumar, não usar remédio sem orientação médica, são algumas orientações para se evitar a insuficiência renal, nós estamos tentando alertar a população que o rim é um dos órgãos mais importantes do corpo”.
A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.
Fonte: agencia.ac.gov.br

terça-feira, 11 de março de 2014

Membro dos Direitos Humanos é preso acusado de estelionato

Prisão aconteceu na tarde desta segunda, na 4ª Regional
Foi preso na tarde desta segunda-feira, 10, acusado de estelionato, o membro do Movimento dos Direitos Humanos Jocivan dos Santos Silva, 34 anos.  

Segundo informações, o acusado foi preso no momento que prestava depoimento  na Delegacia da 4ª Regional. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Guilherme Aparecido do Nascimento.
Jocivan do Santos é acusado de ter arrecadado dinheiro de famílias, de pelo  menos quatro invasões, para pagar honorários de advogados. Ao todo, o montante arrecadado seria mais R$ 12 mil. Os advogados afirmam que nunca receberam o dinheiro.
Fonte: agazeta.net

Produtos de primeira necessidade chegam do Juruá para abastecer o estado


Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados 850 mil litros de combustível (Foto: Onofre Brito/Secom)
Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados 850 mil litros de combustível (Foto: Onofre Brito/Secom)
Há mais de um mês a cheia do Rio Madeira, a maior da história do estado de Rondônia, também atinge o estado do Acre, com a interdição parcial da BR-364, rodovia que liga os dois estados. São quatro pontos da estrada que estão alagados, impossibilitando a passagem de veículos de pequeno e médio porte, apenas caminhões conseguem trafegar.
Com a interdição da BR, o governo do Estado do Acre tem buscado alternativas para evitar o desabastecimento na região.  Os produtos de primeira necessidade também estão chegando de Cruzeiro do Sul, à capital acreana, pela BR-364. Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados dois milhões de quilos de alimentos, 850 mil litros de combustível e 165 toneladas de gás, em aproximadamente 300 caminhões.
A procura por combustível, gás e alimentos em geral, aumentou consideravelmente desde o anúncio da interdição da estrada e, portanto a impossibilidade do transporte desses produtos ao estado, pelo trecho da BR que liga o Acre à Rondônia.
De acordo com o presidente do Sindicato da Revenda de Combustível do Estado do Acre, José Majid, os postos de gasolina reduziram em 40% o recebimento de combustível, nos últimos dias. Ele explica que a plataforma da Petrobras, localizada em Cruzeiro do Sul, tem dado total suporte a todos os postos de gasolina do estado, inclusive de bandeiras diferentes.
“O combustível que vem de Cruzeiro do Sul é uma das principais alternativas. Se não fosse a possibilidade de trafegabilidade pela BR-364, neste trecho que liga a capital a Cruzeiro do Sul, não saberíamos o que fazer para solucionar o problema”, conta.
Com a necessidade de manter este trecho da BR trafegável, equipes do Departamento de Estrada e Rodagens do Acre, trabalham na manutenção da estrada dia e noite.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ocírodo Júnior, conta que o órgão também tem criado alternativas para que os insumos necessários para a manutenção da estrada cheguem ao estado no tempo preciso.
“Sem dúvida, o funcionamento da BR-364 é um dos fatores para evitar o desabastecimento no estado. O governo do Acre tem feito tudo o que é possível fazer para minimizar o impacto da cheia do Rio Madeira. Manter este trecho da BR-364 funcionando com segurança, é um dos principais esforços. Todo nosso material de trabalho está chegando de balsa por Cruzeiro do Sul, para que a gente possa manter a total trafegabilidade da estrada”, diz.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governo instala telecentro para ajudar desabrigados


Uma família inteira de desabrigados usa o sinal do Floresta Digital no Parque de Exposição (Foto: Fernando Santos/Floresta Digital)
Uma família inteira de desabrigados usa o sinal do Floresta Digital no Parque de Exposição (Foto: Fernando Santos/Floresta Digital)
Desabrigados pela cheia do Rio Acre, professores, donas de casa e outros profissionais têm agora, no Parque de Exposição de Rio Branco, uma ferramenta de grande importância para acompanharem a situação da alagação na capital e fazer pesquisas e deveres de casa, no caso das centenas de estudantes ali alojados.
A ferramenta é um telecentro, instalado na última sexta-feira, 7, a pedido do governador Tião Viana, para proporcionar bem estar, entretenimento e serviços de informações aos desabrigados, contribuindo, assim, com a diminuição dos transtornos que eles têm vivido nas últimas semanas.
Funcionando diariamente, das 8 às 18 horas, inclusive nos finais de semana, o telecentro, instalado pelas diretorias Detic e DMA, da Secretaria de Planejamento, também irá propiciar aos desabrigados diversos cursos de informática. Além do telecentro e dos cursos, as diretorias também disponibilizaram o sinal do programa Floresta Digital para que os desabrigados possam acessar a internet por meio de telefones, tablets, computadores e outros equipamentos.
“Trata-se de uma ação humanitária, destinada a minimizar os transtornos que as pessoas vêm sofrendo com a enchente do rio Acre”, diz Carlos Rebello, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo. Segundo Rebello, os serviços vão proporcionar aos desabrigados, entre outras coisas, informações sobre a situação da cheia na capital do estado.
A maioria dos usuários do telecentro do Parque de Exposições é de estudantes (Foto: Fernando Santos/Floresta Digital)
A maioria dos usuários do telecentro do Parque de Exposições é de estudantes (Foto: Fernando Santos/Floresta Digital)
Para o estudante Júlio Henrique Ferreira dos Santos, 15 anos, desabrigado há duas semanas, da Baixada da Habitasa, a disponibilização do sinal do Floresta Digital e o Telecentro é de “grande importância” para as famílias dos desabrigados saberem da situação da enchente e para ajudar os estudantes a realizarem pesquisas para seus trabalhos acadêmicos.
“Nesse período que vamos ficar aqui é muito bom ter os computadores para fazer meus trabalhos da escola. Também vou acompanhar as notícias pela internet para saber quando o rio vai baixar e, assim, voltar para casa”, diz Júlio Santos, aluno da escola Barão do Rio Branco.
O também estudante Marcos da Costa Oliveira, 18 anos, morador do Bairro Taquari, diz que está satisfeito por usar os computadores com a internet gratuita no parque. “Como aqui não tem muita coisa para fazer, eu e meus amigos usamos a internet para estudar, jogar e se comunicar com nossos amigos por meio das redes sociais. Ter esse telecentro aqui no parque é muito bom”, ressalta Oliveira.
O serviço técnico do programa Floresta Digital vem se expandindo, com o objetivo de alcançar um público cada vez maior com internet gratuita e de qualidade. Como forma de inclusão digital, o programa está presente nos mais de trinta telecentros do estado, sendo 10 na capital. Os telecentros oferecem vários cursos gratuitos de informática básica, secretariado, segurança na internet, navegação segura, dentre outros. Para mais informações sobre os telecentros, acessar o portal www.florestadigital.ac.gov.br
Fonte: agencia.ac.gov.br

Operação Balseiro: Tião Viana diz que união ajuda a vencer o desafio


Bombeiros comemoram remoção de “ilha de balseiro” preso aos pilares da Ponte Metálica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Bombeiros comemoram remoção de “ilha de balseiro” preso aos pilares da Ponte Metálica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana esteve, novamente, na Ponte Juscelino Kubitscheck (Ponte Metálica), na tarde desta segunda-feira, 10, para acompanhar o andamento da retirada de balseiros (entulhos, gravetos e troncos de árvores) que estavam presos nos pilares estruturais da ponte.
A vistoria da tarde foi marcada pela emoção das equipes do Corpo de Bombeiros que conseguiram, com auxílio de máquinas pá carregadeira e um trator, remover uma grande “ilha de balseiro” que se formava numa das bases de sustentação da ponte.
Tião Viana e o vice-governador César Messias, que coordenava diretamente a operação desde o último domingo, 9, aplaudiram e agradeceram o empenho das equipes que estão dedicadas  no trabalho, que visa manter a estrutura da ponte segura para o tráfego de pedestres e veículos.
“A ação da Defesa Civil, dos Bombeiros, Deracre, da Polícia Militar, dos voluntários, do Bope, Polícia Civil foi uma ação de muita dedicação e o resultado é que estamos vencendo isso. Nas próximas horas deveremos estar livre dessa obstrução da ponte e ter a retomada da trafegabilidade e a segurança para as pessoas. É um momento de superação pela união e pela força das pessoas que entendem que o trabalho vence as dificuldades”, concluiu o governador.
Fonte: agencia.ac.gov.br

segunda-feira, 10 de março de 2014

Governador participa de lançamento da campanha de vacinação contra HPV


Tião Viana revelou que no Acre 23 mil meninas serão imunizadas contra o HPV, a 4ª causa de morte das mulheres no país (Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana revelou que no Acre 23 mil meninas serão imunizadas contra o HPV, a quarta causa de morte das mulheres no país (Gleilson Miranda/Secom)
Meninas com idade entre 11 e 13 anos começaram a ser vacinadas contra o papiloma vírus humano (HPV) nesta segunda-feira, 10, em todo o Brasil. No Acre, a campanha foi lançada oficialmente na Escola Estadual Padre Antônio Diogo Feijó, no bairro Floresta, com a presença do governador Tião Viana, da deputada federal Perpétua Almeida e das secretárias estadual e municipal de Saúde, Suely Melo e Marcelina Alexandrina, respectivamente.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a proposta do Ministério da Saúde (MS) é garantir a proteção das jovens contra o câncer do colo do útero. As doses da vacina serão administradas nos postos de saúde e também nas escolas das redes pública e privada de ensino (que aderiram à campanha). De acordo com o MS, a meta é contemplar 80% da demanda, formada por 5,2 milhões de crianças e adolescentes do sexo feminino.
Segundo o governador, os estados do Acre e do Amazonas requerem atenção especial pelo número considerável de mulheres que estão vulneráveis à doença. “Esse é um dos passos mais bonitos e honrados da saúde pública na história da medicina brasileira. Agora, nós teremos 23 mil acreanas protegidas desse tipo de câncer, que é a quarta causa de morte de mulheres no país”, destaca Tião Viana.
Fonte: agencia.ac.gov.br