terça-feira, 11 de março de 2014

Produtos de primeira necessidade chegam do Juruá para abastecer o estado


Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados 850 mil litros de combustível (Foto: Onofre Brito/Secom)
Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados 850 mil litros de combustível (Foto: Onofre Brito/Secom)
Há mais de um mês a cheia do Rio Madeira, a maior da história do estado de Rondônia, também atinge o estado do Acre, com a interdição parcial da BR-364, rodovia que liga os dois estados. São quatro pontos da estrada que estão alagados, impossibilitando a passagem de veículos de pequeno e médio porte, apenas caminhões conseguem trafegar.
Com a interdição da BR, o governo do Estado do Acre tem buscado alternativas para evitar o desabastecimento na região.  Os produtos de primeira necessidade também estão chegando de Cruzeiro do Sul, à capital acreana, pela BR-364. Desde o dia 24 de fevereiro já foram transportados dois milhões de quilos de alimentos, 850 mil litros de combustível e 165 toneladas de gás, em aproximadamente 300 caminhões.
A procura por combustível, gás e alimentos em geral, aumentou consideravelmente desde o anúncio da interdição da estrada e, portanto a impossibilidade do transporte desses produtos ao estado, pelo trecho da BR que liga o Acre à Rondônia.
De acordo com o presidente do Sindicato da Revenda de Combustível do Estado do Acre, José Majid, os postos de gasolina reduziram em 40% o recebimento de combustível, nos últimos dias. Ele explica que a plataforma da Petrobras, localizada em Cruzeiro do Sul, tem dado total suporte a todos os postos de gasolina do estado, inclusive de bandeiras diferentes.
“O combustível que vem de Cruzeiro do Sul é uma das principais alternativas. Se não fosse a possibilidade de trafegabilidade pela BR-364, neste trecho que liga a capital a Cruzeiro do Sul, não saberíamos o que fazer para solucionar o problema”, conta.
Com a necessidade de manter este trecho da BR trafegável, equipes do Departamento de Estrada e Rodagens do Acre, trabalham na manutenção da estrada dia e noite.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ocírodo Júnior, conta que o órgão também tem criado alternativas para que os insumos necessários para a manutenção da estrada cheguem ao estado no tempo preciso.
“Sem dúvida, o funcionamento da BR-364 é um dos fatores para evitar o desabastecimento no estado. O governo do Acre tem feito tudo o que é possível fazer para minimizar o impacto da cheia do Rio Madeira. Manter este trecho da BR-364 funcionando com segurança, é um dos principais esforços. Todo nosso material de trabalho está chegando de balsa por Cruzeiro do Sul, para que a gente possa manter a total trafegabilidade da estrada”, diz.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: