sábado, 18 de junho de 2011

Helicóptero com 7 ocupantes cai na BA; ao menos 4 morrem


Helicóptero acidentado era um modelo Eurocopter AS 350 B2 Esquilo, semelhante ao da foto. Foto: Eurocopter/Divulgação
Helicóptero acidentado era um modelo Eurocopter AS 350 B2 Esquilo, semelhante ao da foto
Foto: Eurocopter/Divulgação

Um helicóptero com sete pessoas a bordo caiu na sexta-feira na praia de Ponta de Itapororoca, em Porto Seguro, a 740 km de Salvador, sul da Bahia. Mariana Fernandes Noleto, namorada de Marco Antonio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), estava na aeronave e chegou a ser dada como morta pela Polícia Civil de Porto Seguro, que voltou atrás na manhã deste sábado e informou que ela ainda estava desaparecida.
Segundo a Polícia Militar de Porto Seguro, oficialmente, quatro corpos foram encontrados e resgatados, sendo dois de mulheres, uma delas vestida de babá, e duas crianças. Os mortos foram identificados como Fernanda Kfuri, 35 anos, seus sobrinhos Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49 anos. Além de Mariana, estão desaparecidos Jordana Kfuri - mãe de Luca e Gabriel, irmã de Fernanda - e o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero.
A única a sair com vida do acidente foi Fernanda, que foi encontrada por um barco pesqueiro no final da noite de sexta-feira. Com fraturas múltiplas e em estado de choque, ela foi levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Fernando Cavendish, marido de Jordana, e Marco Antônio não embarcaram pois não havia lugar: seriam várias viagens para levar todos os convidados. Eles iriam no voo seguinte, quando o helicóptero retornasse. A aeronave levava o grupo de amigos para passar o fim de semana no condomínio, que tem praia particular.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), apenas uma parte do helicóptero, que partia para Fazenda Jacumã, havia sido localizada às 23h30 e as buscas se concentravam no mar e próximo ao rio Trancoso.
No local havia uma forte neblina. O helicóptero era pilotado pelo empresário, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, um condomínio de luxo em Trancoso. Ele havia jantado horas antes em Trancoso com o governador Sérgio Cabral, que estava no resort com a família e o primeiro escalão do governo do Rio. Após o jantar, Marcelo saiu para pegar outro grupo de parentes do governador, quando houve o acidente. O helicóptero foi dado como desaparecido às 18h40.
As buscas são feitas pelos bombeiros e Marinha e devem contar com apoio da Aeronáutica, que a partir da manhã deste sábado começa a investigar as causas do acidente. O governador do Rio está em Porto Seguro com o filho auxiliando a FAB nas buscas.
Tragédia em resort
Em maio de 2009, uma aeronave caiu na pista de pouso do Terravista Condomínio, Resort e Golf, localizado na praia de Trancoso, também em Porto Seguro. O avião, um bimotor modelo King Air B350 que havia decolado da cidade de São Paulo, perdeu altura no pouso e bateu em uma árvore. Quinze pessoas morreram no acidente.
Com informações de O Dia e A Tarde
Terra

Quase 14 milhões de crianças serão imunizadas contra a doença. Em oito estados, campanha inclui tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).


O Ministério da Saúde escolheu este sábado (18) como Dia D da mobilização na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite – a paralisia infantil. A vacina, que é em gotas, será distribuída para crianças com até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em postos de saúde de todo o Brasil. Há cerca de 14 milhões de meninos e meninas nessa faixa etária, e o governo estima que 95% recebam a dose.
A maioria dos postos abre de 8h às 17h (horário local), mas há casos em que o funcionamento tem horário diferente e, por isso, os pais têm que conferir antes de levar o filho para ser imunizado. No dia 13 de agosto, haverá uma segunda etapa da vacinação, e as crianças receberão novas doses contra a doença.
A pólio é uma doença contagiosa que afeta o sistema nervoso das crianças. O último caso registrado no Brasil foi em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país foi considerado oficialmente livre da doença. No entanto, o vírus causador ainda não foi erradicado no mundo e, por isso, é muito importante tomar a vacina.
Campanha de seguimento
Nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, também será aplicada a vacina tríplice viral. Neste caso, o alvo da campanha são crianças com entre um ano completo e sete anos incompletos. Essa vacinação vai até o dia 22 de julho.
A tríplice viral protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A campanha deste sábado é o que o Ministério da Saúde chama de “campanha de seguimento”. É um reforço que mesmo as crianças já imunizadas terão de tomar.
A iniciativa foi causada pelo surto de sarampo que atinge a Europa no momento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 6,5 mil casos já atingiram o Velho Continente neste ano. A França é o principal foco, com mais de 5 mil casos.
A escolha dos oito estados brasileiros levou em conta a baixa cobertura da tríplice viral nos últimos anos, a densidade populacional e o maior fluxo turístico. Com as férias de julho e o verão no hemisfério norte, aumenta o número de brasileiros que viajam para a Europa, o que motivou a campanha do Ministério da Saúde.
Entre 13 de agosto e 16 de setembro, acontece a segunda fase da campanha, que abrangerá todos os demais estados e o Distrito Federal.
Adultos com viagem marcada para a Europa também podem procurar os postos de saúde para tomar a vacina, que tem dose única. Grávidas não podem tomá-la porque a vacina da rubéola é perigosa para o feto.
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa pela fala, pela tosse ou mesmo pela respiração. Além das típicas manchas vermelhas, provoca febre, tosse seca, coriza e conjuntivite.
Fonte: g1.globo.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CNJ e Corregedorias da Amazônia Legal assinam termo para modernizar cartórios

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Corregedorias Gerais da Justiça dos nove estados da Amazônia Legal assinaram, na tarde da última terça-feira (14), em Brasília (DF), termo de cooperação técnica com foco na modernização dos Cartórios de Registro de Imóveis da região.
Representando o Acre, os desembargadores Adair Longuini, Presidente do Tribunal de Justiça, e Arquilau Melo, Corregedor Geral da Justiça, participaram da solenidade de assinatura do termo.
Ações conjuntas relacionadas ao processo de regularização fundiária, modernização de cartórios e padronização de procedimentos são objetivos de ponta para os corregedores dos Tribunais do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que formarão grupo para auxiliar o CNJ, chamado GC9.
Segundo a Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, “a idéia é redesenhar os cartórios de registros de imóveis dos nove estados que compõem a Amazônia Legal a fim de conferir a segurança jurídica necessária às propriedades da região”.
De acordo com levantamento do CNJ, hoje existe na região cerca de 400 cartórios de Registro de Imóveis. O próximo passo do Conselho é levantar quantos processos relacionados a conflitos de terra tramitam no Judiciário dos Estados da Amazônia Legal.
Modernização
Durante a assinatura do termo, Eliana Calmon afirmou que o trabalho de modernização dos cartórios nos estados da Amazônia Legal é um projeto estratégico, com previsão para ser concluído em 40 anos. Não é, portanto, projeto de uma gestão.  “Nós do Judiciário nos acostumamos a ter cabeça pequena. A gente pensa pequeno, em dois anos, nos nossos processos, na nossa administração”, comentou.
O projeto de modernização dos cartórios da Amazônia surgiu no Fórum de Assuntos Fundiários, coordenado pelo CNJ, como resposta aos conflitos por terra na região. “Não tenho dúvida que, se os cartórios fossem organizados, nós não tínhamos nem sequer 20% dos problemas fundiários que nós temos”, disse Calmon. “O grande problema é a corrupção que nasceu a partir da desordem dos cartórios”, acrescentou.
A modernização dos cartórios vem corrigir falhas estruturais do sistema. “Os senhores vão ter muita coisa para fazer. Essa novidade vai tomar muito da energia dos senhores, porque nós vamos ter que fazer um trabalho de reconstrução de base nacionalmente”, explicou a Ministra aos representantes dos tribunais da Amazônia Legal.
“O projeto é imenso e o desafio é enorme”, alertou Marcelo Martins Berthe, Juiz Auxiliar do CNJ e Coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários, após o relatório apresentado por Antonio Carlos Alves Braga Júnior, Juiz Auxiliar do CNJ. Segundo eles, embora o projeto leve 40 anos para ser concluído, diversas ações terão início imediato.
Sabotadores
A Ministra Eliana Calmon pediu empenho dos corregedores na execução do projeto e alertou para eventuais resistências: “A Corregedoria me ensinou muita coisa. Ensinou-me que no Poder Judiciário existe uma figura chamada sabotador. Todas as vezes que queremos fazer alguma coisa encontramos duas ou três pessoas que não querem deixar”.
Ela contou que viu no Pará um banner com foto dos servidores que conseguiram montar um cartório que era um balcão de negócios e vendia benefícios para presos. “Ninguém sabia o que era aquilo. Era o sabotador”, afirmou. Essas pessoas vivem e lucram com a desorganização do Estado, e vão resistir à modernização. “Na hora que se organiza, que se dá transparência, fica muito mais difícil para eles”, ressaltou ela. E prometeu: “Nós vamos derrotar o sabotador. É uma marca que vamos deixar na instituição”.
Atribuições
Pelo termo de cooperação técnica assinado, são atribuições e responsabilidades das Corregedorias integrantes do acordo a divulgação do plano de modernização dos cartórios de registros de imóveis da Amazônia Legal, subsidiar o GC9 com informações sobre as atividades notariais e registrais na região, disponibilizar banco de dados com documentos e boas práticas de rotinas nos cartórios de registro de imóveis, e propor a padronização de normas de serviços notarial e registral para os Tribunais de Justiça dos estados da região.
De acordo com cláusulas do termo, poderão aderir ao acordo outros órgãos do Judiciário e instituições da atividade notarial e registral, bem como escolas de magistratura e fundações públicas da União.
(Com informações da Agência CNJ de Notícias)

Nota Oficial: Comissão de Reformas do Estádio do Morumbi


Passado um ano desde que o site da CBF postou anúncio lacônico e arbitrário da suposta exclusão do Estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014, é o momento de o São Paulo Futebol Clube vir a público para agradecer e prestar contas.
Agradecer pelo maciço apóio que recebeu da opinião pública Paulista e Brasileira desde então, refletida nas inúmeras manifestações de solidariedade e indignação que cidadãos que, independentemente da paixão clubísitica que professam, entenderam no ato praticado violência injustificada não contra um Clube, mas contra a Cidade de São Paulo e, do alto de sua importância, contra  o Brasil.
Para tanto, essencial reconhecer o trabalho da imprensa isenta, que fez e faz de forma brilhante, o seu papel fiscalizador ao comentar os fatos daquele momento tormentoso e de todas as situações que, desde então e até hoje, revelam cenário de incerteza e indefinição.
A imprensa informa, opina, reverbera a amplifica a voz e o pensamento do cidadão em sua casa e nas ruas e nisso faz com do seu ofício função nobre e essencial para a Democracia.
Ao prestar contas, o São Paulo informa que, em nenhum momento, parou de trabalhar na modernização de sua arena e assim continuará fazendo, incessantemente, observando, no que couber, os projetos formulados em vista das adaptações para a Copa de 2014 e os cronogramas então elaborados.
O Estádio do Morumbi em junho de 2011 já tem praticamente concluída a reforma do Setor Inferior, em andamento a reforma do Setor Intermediário e o Clube trabalha para viabilizar a construção da cobertura de todos os seus assentos.
A População Paulista e Brasileira pode estar segura de que o reconhecimento do São Paulo Futebol Clube ao apóio recebido em todos os momentos se dará no esforço do Clube em tornar o Estádio do Morumbi ainda mais confortável e moderno, de modo que, quando 2014 chegar, São Paulo terá o Estádio do Morumbi pronto e preparado para continuar recebendo os maiores eventos esportivos e culturais realizados na Cidade de São Paulo.
Fonte: saopaulofc.net

‘Justiça começa a ser feita’, diz pai de aluno morto


Letícia MacedoDo G1 SP
Pai de estudante morto na USP soube de assalto pela sogra do filho (Foto: Juliana Cardilli/G1)Pai de estudante morto na USP soube de assalto
pela sogra do filho (Foto: Juliana Cardilli/G1)
O pai do estudante Felipe Ramos de Paiva, o projetista Ocimar Paiva, de 52 anos, afirmou na manhã desta sexta-feira (17) que a prisão do suspeito de participar do assassinato de seu filho no campus da Universidade de São Paulo (USP) mostra que “a Justiça começa a ser feita”. Irlan Graciano Santiago, de 22 anos, havia se apresentado espontaneamente à polícia há uma semana, mas não tinha ficado preso, o que revoltou a família.

“A gente tinha ficado indignado com a Justiça, porque a gente achou que ele poderia fugir. A gente ficou, de certo modo, aliviado com a prisão, porque ele vai começar a pagar pelo o que ele fez. A Justiça começa a ser feita”, disse o projetista ao G1 por telefone.

No dia 9 de junho, quando se apresentou à polícia, Santiago alegou ter participado do crime “por necessidade” e afirmou que o disparo que matou o estudante foi dado por um colega. Por não ter antecedentes criminais, ter residência fixa e não haver flagrante, não ficou detido ao se apresentar. Ele foi preso nesta quinta após a decretação da prisão preventiva.
“Ele saiu dando risada. Disse que ele reagiu e tomou bala como se fosse uma coisa banal. Nós ficamos revoltados dele dizer isso e ir embora. Mas a decisão da Justiça [de prendê-lo] veio rápido”, declarou.

A família espera que Santiago, preso na favela, diga o nome do colega que participou da ação com ele. “A polícia está empenhada. A gente espera que ele fale quem foi o outro que participou do crime para os dois pagarem pelo crime bárbaro que cometeram. Eles não deram chance de defesa. Meu filho foi assassinado cruelmente pelas costas”, disse.

Transferência
Irlan Graciano Santiago foi levado nesta quinta-feira para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro de São Paulo. Ao deixar o prédio para ser submetido a exames no Instituto Médico-Legal (IML), negou ter matado o estudante. "Não matei ninguém", afirmou. Ele passou a noite em uma cela no 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, região central de São Paulo, mas deve ser transferido para uma unidade prisional ainda nesta sexta.

CrimeO universitário, que tinha 24 anos, foi atingido com um tiro na cabeça no estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA), durante tentativa de roubo de seu carro, no dia 18 de maio. Segundo o delegado Maurício Guimarães Soares, do DHPP, antes de atacar o universitário, a dupla tinha feito refém uma mulher dentro do campus
.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Casal Silas e Antônia Lúcia Câmara é chamado para depor


O deputado federal Silas Câmara (PSC) e a mulher dele, a deputada federal eleita pelo Acre, Antônia Lúcia Câmara (PSC), foram chamados a prestar depoimento ao juiz eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, Marcos Santos Maciel, na manhã de sexta-feira (17), na sede do Fórum Eleitoral, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul.
A audiência de testemunhas de defesa, convocando Silas, sua mulher e outras três pessoas foi publicada no edital 02/2011, divulgado na edição 104 do último dia 13 do Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O processo é referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 178782.2010.601.0000, classe 3, protocolada em novembro de 2010 pelo Ministério Público Eleitoral do Acre (MPE-AC) na Justiça Eleitoral acreana, contra o deputado federal e a mulher dele.
A Aije do MPE-AC pede a inelegibilidade de Silas e de Antônia Lúcia por abuso de poder econômico nas eleições do ano passado. Se forem condenados, os dois parlamentares podem ser cassados. A Procuradoria Eleitoral do Acre argumenta que foi Silas quem enviou para Antônia Lúcia, sem declarar à Receita Federal, R$ 472 mil apreendidos pela Polícia Federal (PF) em Rio Branco (AC), no dia 9 de setembro. Na época, a mulher de Silas estava em campanha eleitoral.
O dinheiro não declarado foi apreendido com um homem de nome não revelado, no dia 8 de setembro. Ele confessou à polícia que o dinheiro era oriundo do Amazonas e deveria ser entregue no Acre à Fundação Rede Boas Novas, da qual Antônia Silva é sócia. Em depoimento à polícia, Antônia negou que o dinheiro seria usado na campanha e afirmou que o recurso foi doado por um comerciante do Amazonas para obras sociais.
Ações
Antônia responde a sete ações no Acre: compra de voto, falsidade ideológica, fraude processual, formação de quadrilha, peculato, uso de caixa dois e falso testemunho. Um pedido de prisão preventiva chegou a ser aprovado em 2010. Os desembargadores entenderam que ela tinha fornecido endereço falso para se livrar de intimações e atrasar processos.

Além de ser alvo da Aije protocolada pelo Ministério Público acreano, o deputado federal Silas Câmara é réu, há dez anos, em um processo que corre em segredo no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2009, também foi denunciado por falsidade ideológica e uso de RG falso em procurações e alterações de contratos sociais.
Câmara também é acusado de se apropriar de parte ou totalidade dos salários de seus assessores de gabinete, contratar funcionários ‘fantasmas’ e servidores que também tinham vínculo com a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em Manaus.
No início do ano, a Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito criminal para investigar se os recursos federais destinados à Fundação Boas Novas nos últimos dez anos, vem sendo utilizados para promover as campanhas eleitorais de Silas. Segundo o inquérito, durante esse período, a fundação recebeu quase R$ 9 milhões em emendas propostas pelo próprio parlamentar e aprovadas na Câmara Federal.
Fonte: d24am.com

KIT DO BRASILEIRO

*Vai transar?*
O governo dá camisinha.

cid:image002.gif@01CAC5B3.51899770


*Já transou?*
O governo dá a pílula do dia seguinte.

cid:image003.jpg@01CAC5B3.51899770
 

*Teve filho?*
O governo dá o Bolsa Família..

cid:image004.jpg@01CAC5B3.51899770

 
*Tá desempregado?*
O governo dá Bolsa Desemprego.

cid:image005.jpg@01CAC5B3.51899770


*Vai prestar vestibular?*
O governo dá o Bolsa Cota.

cid:image006.jpg@01CAC5B3.51899770


*Não tem terra?*
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.


cid:image007.gif@01CAC5B3.51899770
 
*RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO?*
a partir de 1º/1/2011 O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO?

*esse é novo* 
Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que, é de R$798,30 "por filho" para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso. 
 
Não acredita?
Confira no site da Previdência Social.


Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS

( http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
)

*Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!*

cid:image008.jpg@01CAC5B3.51899770
cid:image009.jpg@01CAC5B3.51899770


"Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família,  sem trabalhar, dependem de você"

Autor: desconhecido

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Namoro no 'recreio' estimula e pode melhorar notas na escola


Selinho entre uma aula e outra e mãos dadas no recreio: pode? Para educadores, proibir o namoro entre colegas não funciona, já que a escola é o principal meio de socialização entre os adolescentes, e as "ficadas" são inevitáveis. Porém, os profissionais afirmam que liberar demais também não dá certo. Diálogo e limites são a resposta.
"Parece mentira, mas estamos numa época em que vários tabus já foram superados, mas o namoro na escola ainda não", diz Maria Helena Vilela, presidente do Instituto Kaplan, que orienta escolas públicas e particulares na educação sexual dos alunos. Segundo Maria, a maioria das escolas proíbe o namoro nas imediações do colégio, mesmo assim as "ficadas" continuam acontecendo nos ambientes de estudo. "As coordenações dizem que proíbem o namoro, mas não avisam os alunos. Eles nunca conversam com os estudantes sobre isso. Então, eles acabam fazendo o que querem", explica.
Escolas punem sem ensinar
Maria conta que, mais de uma vez, presenciou alunos se beijando na escola e, em seguida, recebendo suspensão da direção escolar. "Eles ficam sem saber por que estão sendo punidos. Ou seja, a escola só toma uma atitude em relação a isso quando um fato acontece. Punem sem ensinar", afirma. Para ela, o diálogo e o estabelecimento de limites são as únicas respostas possíveis. "Também não dá para liberar demais, os adolescentes ainda não estão prontos para saberem sozinhos até onde podem ir com os carinhos em público".
O coordenador pedagógico de uma escola pública da Bahia, Silvano Sulzart, afirma que a conversa entre a instituição e os alunos aconteceu de forma aberta. Segundo ele, a direção deixou claro que o namoro era proibido em ambiente de estudo, pois isso poderia desviar o foco do conteúdo ensinado. "Alguns jovens não estão preparados para conciliar namoro e estudo, e acabam canalizando todo o foco para a pessoa com quem estão ficando", conta.
A gente matava aula para poder namorar
Felipe Malbergir, 18 anos, começou a namorar Bruna Guidoni, também 18, quando ambos tinham 15 anos e dividiam a sala de aula do primeiro ano do ensino médio em um colégio de São Paulo. Malbergir, que se formou no terceirão no ano passado, conta que, durante três anos, o inspetor da escola era a "pedra no sapato" do casal. "Podia namorar no recreio, mas não muito. Quando a gente começava a se beijar demais, o inspetor chamava nossa atenção", diz. Hoje, já estudante de um cursinho pré-vestibular, ele reconhece que o namoro atrapalhou um pouco os estudos sim. "A gente matava aula pra poder namorar", diverte-se.
Apesar disso, Sulzart, que também atua como professor de pedagogia na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), não acha que a proibição seja a melhor saída. "É comprovado: tudo que é proibido os alunos sentem mais vontade de fazer, e eles fazem. Começam a se beijar escondido, por exemplo. Na minha opinião, deve existir uma liberação moderada, mas o colégio deve deixar claro para o aluno que beijo não pode, mas andar de mãos dadas sim, por exemplo", diz.
Maria concorda. Para ela, a proibição também é um desvio de foco, uma vez que os alunos podem começar a pensar em formas de burlar as regras, como o exemplo de Felipe e Bruna que matavam aula para namorar. Porém, a liberação sem limites, diz, atrapalha os estudos. "Se os alunos ficarem abraçados e se beijando durante a aula, por exemplo, eles obviamente não estarão concentrados, e inclusive vão estar desviando o foco dos outros colegas", observa.
Namoro pode melhorar notas
A pedagoga explica que o ideal é conversar com os estudantes que já estão em fase de namoro e explicar que trocas de afeto só podem acontecer no intervalo e de forma moderada. "Isso é saudável e pode ajudar os alunos a se sentirem mais estimulados. Os jovens têm o costume de querer ajudar a pessoa que gostam e se mostrarem inteligentes, as notas podem melhorar", afirma.
Ou seja, se os limites estão claros para os adolescentes, defende Maria, é possível que o namoro contribua para os estudos. É o que acontece com Vitória Cardoso e Gustavo Gazzola, ambos com 16 anos. A menina passou a ajudá-lo assim que o namoro começou. Segundo a porto-alegrense, que está no segundo ano do Ensino Médio, Gustavo é um pouco desorganizado, e a relação entre os dois fez com que pudessem estudar e fazer trabalhos juntos. "Um ajuda o outro, é bem legal", diz, contando que, durante as aulas, os dois não sentam perto um do outro para não se distraírem. "No recreio, ficamos juntos, mas nunca nos beijamos ou nos abraçamos demais. A escola não deixa, e nós também não achamos legal. Tem crianças mais novas que ainda não sabem lidar com isso", conta.
Pedidos de namoro na sala de aula viram hit no Youtube
Ao colocar as palavras pedidonamoro e colégio na ferramenta de busca do Youtube, mais de 1,7 mil vídeos aparecem. Pedir alguém em namoro na sala de aula, registrar o momento e depois postar online para que todos os amigos possam ver virou moda entre os adolescentes.
Entre as tantas opções, alguns se destacam com recorde de views, chegando a atingir mais de 30 mil exibições. Em um deles, um estudante vai para a frente da sala apresentar um trabalho de artes no Power Point. No primeiro slide, quatro palavras vão tomando conta do projetor aos poucos: "Bianca, quer namorar comigo?". A turma inteira grita e Bianca vai para a frente da sala para aceitar o pedido e abraçar o novo namorado. Quando os dois começam a se beijar, logo se escuta um "psiu" da professora. "Deu, né?", diz ela no vídeo.
Mariana Senabio, 17 anos, postou na internet um vídeo de quase cinco minutos no qual aparece homenageando o namorado, Fabrício Alcaras, da mesma idade, no recreio do colégio Adalgisa de Barros, em Várzea Grande (MT). "Eu li 17 páginas de uma carta de amor que fiz para ele no meio do recreio. Queria fazer uma homenagem no dia do aniversário dele. Todo mundo parou para ver. Os professores adoraram, e ele também, apesar de ter sentido vergonha", conta a menina.