terça-feira, 14 de junho de 2011

Queimaduras: 90% dos acidentes são evitáveis

Susane souza (Assessoria SESACRE)
Líquido aquecido, fogo, álcool, gasolina e querosene incandescentes, eletricidade, agentes químicos, exposição solar e outros são alguns agentes causadores de queimaduras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), no Brasil acontece um milhão de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil são atendidos em serviços de emergência, e 40 mil demandam hospitalização. As queimaduras estão entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil, perdendo apenas para outras causas violentas, que incluem acidentes de transporte e homicídios.
cartaz_queimaduras.jpg
No Acre, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registra em suas estatísticas uma média de quatro a seis atendimentos por mês relacionados a queimaduras. De acordo com especialistas na maioria dos casos esse tipo de ocorrência pode ser evitado.

Com objetivo de orientar e alertar a população sobre os cuidados para prevenir esse tipo de acidente, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, comemorado no dia 6 de junho. A data é considerada uma grande vitória para entidades médicas brasileiras como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Definição e Avaliação

O médico dermatologista Paulo Jesus César, define queimadura como “processo no qual algum elemento ou substância quente ultrapassa a pele, ocasionando uma lesão.” E diz ainda que “é necessário que se tenha uma campanha de esclarecimento sobre queimaduras, saber que elas acontecem não somente por fogo, mas também por líquidos aquecidos, eletricidade e até mesmo pelos raios solares.”

César também chama atenção para as conseqüências das lesões provocas, diz que os casos podem ser reversíveis ou irreversíveis, dependendo do grau da queimadura.

Primeiro grau - As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo ou se sejam em bebês e idosos. Este tipo de queimadura melhora, geralmente, em três dias.

Segundo grau - Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Demoram a curar cerca de três semanas e não deixam marca. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo. Demoram mais tempo a regenerar. E podem deixar cicatrizes.

Terceiro grau - Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada. A cicatrização é muito lenta se os tecidos não forem substituídos por cirurgia.

Atendimento

A enfermeira e coordenadora Estadual do Samu, Lúcia Luna, explica que ao atender o chamado de um pedido de socorro por queimadura, o médico regulador da equipe do Samu faz a primeira triagem, encaminha o socorro e direciona o paciente para unidade de saúde apropriada. “Chegando ao local da ocorrência, a equipe já classifica se é uma queimadura de primeiro, segundo ou terceiro grau”.

Lúcia informa ainda sobre como proceder em casos de queimadura. “Não importa qual a profundidade da queimadura térmica, o primeiro cuidado que se deve ter é a interrupção da atividade agressiva aos tecidos que pode ser conseguido com água corrente, levemente morna, na localização lesada. Não coloque nenhum medicamento, nem manteiga, nem qualquer outra coisa que possa irritar ainda mais a área afetada. Os primeiros cuidados é sempre lavar com água corrente e acionar o 192”, enfatiza.

Cuidado com as crianças

Crianças são as principais vítimas de queimaduras e, na maioria dos casos, acontecem no ambiente doméstico e são provocadas pelo derramamento de líquidos quentes (água quente de banho, bebidas, óleo de cozinha e outros) sobre o corpo. As crianças com idade inferior a cinco anos estão em risco maior de queimaduras. Isso devido a vários fatores como: pele mais fina; demora a reagir; pouca agilidade; grande curiosidade.

A gerente do Hospital da Criança, Lorena Valença, informa que em 2011 quatro crianças foram internadas por queimaduras, sendo que três casos ocorreram na zona rural, e o agente causador foi combustível, e um caso na capital por derramamento de óleo quente.

O médico cirurgião plástico Augusto César Torres atende no Hospital da Criança e já tratou de várias crianças com queimaduras. Ele alerta os pais ou responsáveis para a inexperiência dos menores para os muitos perigos que os cercam e, assim, evitar os acidentes que possam surgir.

“Deve-se manter fora do alcance das crianças produtos químicos como álcool, diesel, gasolina, querosene e ainda produtos de limpeza (alguns contêm abrasivos). Manter também distantes fósforos, isqueiros, ferro de passar, e na cozinha afastá-las do fogão e de panelas quentes e após usá-los manter desligada sua chave de segurança. Quando os pais deixarem os filhos menores na companhia dos maiores, preveni-los também destes perigos. Evitem fumar perto das crianças e protejam as tomadas de eletricidade”, orienta o médico. 

Relatos

Segundo o médico Augusto Torres, um dos casos que mais o sensibilizou foi de um menino de 10 anos que teve quase 60% do corpo queimado com óleo diesel quando acendia uma lamparina em sua residência na zona rural de Tarauacá, provocando queimaduras profundas e extensas e extremamente dolorosas (terceiro grau).

“Inicialmente foi tratado no local e posteriormente transferido para Rio Branco e submetido a várias cirurgias com enxertias e remoção de cicatrizes. O paciente formou quelóide nas áreas afetadas, desenvolveu inúmeras cicatrizes do gênero em muitas partes do corpo e ainda será submetido a outras cirurgias. Este quadro seria minimizado se essas áreas da pele fossem submetidas à compressão elástica através do uso de macacões compressivos e máscaras para face fabricadas para esta finalidade”, relata o médico.

Não são apenas as crianças que precisam estar atentas às situações de risco no ambiente doméstico. Silene Fontenelle, 37, sofreu uma queimadura de terceiro grau ao manusear cera quente de depilação e explica como ocorreu.

“O acidente aconteceu em minha casa, coloquei no microondas um pote com cera por um minuto. Quando tirei estava muito quente e derramou em cima da minha mão, não passei nada e fui até o pronto socorro onde fui logo atendida. No entanto, como a lesão foi uma queimadura de terceiro grau, passei 60 dias fazendo curativo duas vezes por dia e, dois meses depois, fui para Goiânia para ser atendida no Centro de Saúde dos Queimados onde fiz um tratamento mais específico e após oito dias tinha criado uma pele fina, ou seja, estava sarando.”


 
Medidas Preventivas

• Mantenha os números de emergência próximos e ensine às crianças como discá-los.

• Não segure a criança no colo enquanto estiver ingerindo líquido quente ou cozinhando.

• Mantenha objetos aquecidos, como cigarros e ferro de passar, longe do alcance da criança.

• Deixar os cabos das panelas voltados para o lado interno do fogão. Não permitir a presença de crianças próximas ao fogão, churrasqueira.

• Evite manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos. Fogo e bebida não combinam. Evite essa associação.

• Evite aquecer a mamadeira ou os alimentos no forno de microondas, pois o aquecimento não é uniforme.

• Investigue vazamentos de gás. Feche a válvula do botijão de gás, antes de sair de casa e antes de ir dormir e mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical.

• Use sempre filtro solar e evite o uso de bronzeadores caseiros.

• Utilize apenas água corrente, no tratamento imediato. Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo. Esses agentes podem irritar ainda mais os tecidos expostos. Não tente tratar queimaduras de acordo com conselhos de vizinhos, balconistas de farmácia.

• Nunca considere uma queimadura sem importância. Em casos de dúvida, sempre procure o hospital. Quando mais tardio for o início do tratamento, pior. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés são sempre consideradas graves, devendo ser procurado atendimento hospitalar imediatamente.

• Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral. Nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Toda vítima de queimadura elétrica deve ser levada ao hospital.

• Lembrar que a inalação de fumaça pode causar queimaduras nos pulmões e brônquios, mesmo que não haja queimadura externa visível.
 

Nenhum comentário: