quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Seringueiros vivem um novo momento no Acre

Reporgaem: Rayele Barbosa
Imagens: Angela Peres e Wesley França
Fonte: agencia.ac.gov.br


  • Francisco percorre de motocicleta os 12 seringais da região cortando seringa e todas as 
    vendas para a Natex são divididas em partes iguais entre seringueiros e proprietários.
    Com as novas técnicas adquiridas, hoje é possível começar o trabalho às
    cinco da manhã e concluí-lo ao meio dia (Foto: Angela Peres/Secom)
  • Mesmo depois de largar a profissão que tinha para voltar a extrair o látex, 
    não se arrepende e vislumbra um futuro promissor para a família. 
    “Eu tenho o maior orgulho de ser seringueiro” (Foto: Angela Peres/Secom)
  • João Evangelista Ferreira apostou no plantio de seringueiras. Ampliou sua propriedade 
    de 37 hectares para 312 e investiu em áreas de cultivo. O que mais lhe gera expectativa 
    no momento são as 1.723 novas mudas plantadas
    há dois anos quando aderiu ao programa do governo (Foto: Angela Peres/Secom)
  • O seringueiro Francisco Lima Cruz vive um novo momento em suas finanças junto com os irmãos, 
    também seringueiros. Quem viu o preço da borracha valer 0,40 centavos hoje chegar a
    R$3,50, no mínimo, Francisco fala com orgulho sobre o trabalho (Foto: Angela Peres/Secom)

O cenário vivido por seringueiros no Acre com a desvalorização da borracha há alguns anos mudou. Mesmo vista por muitas pessoas como profissão extinta, ainda há quem não abra mão do trabalho na extração do látex, principalmente com o incentivo do governo ao investir na plantação de mais mudas de seringueiras em propriedades rurais do Estado.

“Esses novos plantios são a garantia daqui um tempo que mais seringueiros vão continuar tendo trabalho e renda e isso é tudo, o que ainda falta hoje é as pessoas pararem com o preconceito com a nossa profissão”

Francisco Cruz, produtor
O programa Florestas Plantadas, coordenado pela Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) foi implantado em 2010, ainda no governo de Binho Marques, nos municípios de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Capixaba, Rio Branco, Senador Guiomard e Assis Brasil, com o objetivo de reflorestar áreas degradadas e fomentar a produção do Acre. Em todo o Acre, já foram distribuídas 1.067.180 mudas em 2.243 hectares até o ano 2013.



A base do programa é a ampliação dos plantios da seringueira, haja vista que toda a produção já tem um mercado certo: a fábrica de preservativos masculinos Natex, localizada em Xapuri. Atualmente o empreendimento compra todo o látex produzido dos seringais acreanos e a estimativa é que dobre a aquisição com o aumento da demanda.
A parceria da Embrapa Acre é fundamental nesse processo, por ser responsável em desenvolver pesquisas na área da cadeia produtiva da borracha. Ao todo, 13 tipos de clones melhorados são produzidos nos viveiros e garantem resultados a um prazo mais curto. Em média, são plantadas até 500 mudas por hectares.
Os investimentos do governo também estimulam o plantio consorciado com a inserção de frutíferas nos seringais como acerola, graviola, cupuaçu e outras, para aumentar as possibilidades de lucro, considerando o tempo necessário para a exploração das seringueiras. “O principal objetivo do programa é o resgate das nossas essências e a valorização dos produtores e seringueiros”, afirma o coordenador estadual do programa, Ademir Batista.

Acre: decreto de situação de emergência é aceito pelo governo federal


As águas Rio Madeira atingiram níveis recordes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
As águas do Rio Madeira atingiram níveis recordes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial do Acre desta quinta-feira, 27, o decreto n° 7.093, que trata da situação de emergência decretada pelo governador Tião Viana. A Defesa Civil Nacional, órgão pertencente ao Ministério da Integração, já sinalizou positivamente à aceitação do decreto, que permite ao governo do Acre a tomada de decisões em caráter extraordinário.
A medida foi tomada por Tião Viana ainda na tarde de ontem e visa evitar prejuízos maiores à população do Acre em virtude da repentina elevação do nível das águas do Rio Acre e em decorrência da maior enchente já registrada do Rio Madeira, o que provocou interdição parcial da BR-364.
Márcia Regina, chefe da Casa Civil, disse que a medida se fez necessária para garantir que a população do estado não sofra ainda mais com os transtornos e assegurar o auxílio do governo federal. “O governador Tião Viana tem mantido o diálogo com a Defesa Civil Nacional e isso nos traz segurança. O governo não está parado, estamos monitorando a situação”, disse.
Resgate de acrenos em Rondônia
O governo do Estado garantiu apoio aos acreanos que, por conta da cheia do Rio Madeira, não puderam seguir viagem de volta ao Acre. Alguns deles retornaram a Rio Branco, na última terça-feira, 25, quando vice-governador César Messias esteve, pessoalmente, na rodoviária de Porto Velho para verificar a situação.
Representantes do governo do Acre mantém diálogo permanente com autoridades rondonienses e empresas de transporte. Estima-se que cerca de 40 pessoas estejam aguardando que o nível das águas volte ao normal para voltar à capital acreana.
Uma das alternativas estudadas pelo governo e empresários para trazer de volta os acreanos, seria colocar em circulação um veículo mais alto que pudesse circular pelos trechos alagados da BR-364.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Sistema de Segurança planeja estratégias para o carnaval

O período de carnaval requer atenção redobrada dos órgãos de segurança pública, e as estratégias para garantir o cumprimento da ordem já foram traçadas. Na manhã desta quarta-feira, 26, uma reunião tratou dos detalhes a serem observados durante a festa.
A programação do carnaval em Rio Branco sofreu alterações por conta da situação delicada provocada pela cheia do Rio Acre e também pelas incertezas causadas pelo transbordamento do Rio Madeira. Ambos os casos afetam a população acreana e exigem atenção e cuidados. Mas a festa nos bairros, organizada pela prefeitura da capital, foi mantida.
Reunião aconteceu no quartel da Polícia Militar e autoridades esperam um carnaval tranquilo e sem violência (Foto: Assessoria PM)
Reunião aconteceu no quartel da Polícia Militar e autoridades esperam um carnaval tranquilo e sem violência (Foto: Assessoria PM)
O secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner, observou que há um clima de muita harmonia entre os coordenadores do carnaval, tanto da prefeitura quanto das lideranças populares nos bairros e dos comandantes dos batalhões da Polícia Militar. “Os coordenadores já foram orientados quanto a noções de segurança pública e que a responsabilidade sobre essa questão também é deles. Há um entendimento muito bom e acreditamos que a festa será realizada de forma tranquila”, disse.
Graebner informou que a prefeitura de Porto Acre também solicitou reforço no policiamento para a festa carnavalesca. Um delegado de polícia deve ser destacado para apoiar a operação, evitando o encaminhamento das prisões para a Delegacia de Flagrantes em Rio Branco.
O comandante da PM, coronel José Anastácio, disse que os batalhões das regionais estão se organizando para o evento, as estratégias de segurança estão montadas e que tudo deve transcorrer dentro da normalidade.
Uma coletiva de imprensa para divulgar as informações sobre a segurança, relacionada à festa de carnaval, será realizada nesta quinta-feira, às 10 horas, no Quartel da Polícia Militar, no Centro de Rio Branco.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Governador decreta situação de emergência no Acre


Decreto permitirá ao Estado ampliar parcerias com governo Federal para garantir abastecimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Medida permitirá ao Estado ampliar parcerias com o governo federal para garantir o abastecimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador Tião Viana decretou situação de emergência no Acre no início da noite desta quarta-feira, 26, em virtude da enchente do Rio Madeira, que inunda parte da BR-364 no trecho que liga o Acre a Rondônia. O documento foi assinado no Gabinete Civil, na presença do chefe em exercício da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AC), procurador Davi Laerte, e do secretário de Comunicação, Leonildo Rosas.
“O governo tem adotado todas as medidas com segurança, antecipando-se às dificuldades que possam decorrer dessa provável obstrução da BR. A decretação da situação de emergência vai nos permitir medidas administrativas ágeis que possam colaborar, mais ainda, para a prevenção de agravos, em qualquer ameaça que possamos ter, no atendimento regular e justo à população do Acre”, explicou o governador.
Tião Viana observou que, nesta quarta-feira, o Rio Madeira atingiu a marca de 18,57m, classificada por ele como “um índice impressionante e que torna essa enchente um dos maiores desastres ambientais que a Amazônia já viveu”. Viana ressaltou que o Acre enfrenta uma situação de isolamento quase pleno por via rodoviária na BR-364.
O chefe da PGE, Davi Laerte, destacou que o decreto de situação de emergência constitui-se num reconhecimento jurídico, na área de defesa civil, de uma situação que coloca em risco o abastecimento, a saúde e a segurança da população. “Com essa decretação, ampliaremos as parcerias com o governo federal e, com isso, melhorias mais imediatas ao estado do Acre”, afirma.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Polícia Militar forma novos policiais do Bope

O comando da Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira, 26, a cerimônia de formatura de mais 34 policiais para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Acre. Os militares concluíram as 360 horas do treinamento em Controle de Distúrbios Civis (CDC), que os qualifica para atuar em eventos extraordinários. Ao todo o treinamento contou com a participação de 37 policiais do Acre, de outros estados brasileiros e da Bolívia.
No total, foram 37 policiais formados (Foto: Luciano Pontes/Secom)
No total, foram 37 policiais formados (Foto: Luciano Pontes/Secom)
As aulas foram realizadas no Centro de Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Para o tenente Rogério Ferreira, coordenador, o curso exigiu muito empenho e dedicação por parte dos alunos que agora devem reforçar as ações de segurança em todo o estado. “O policial que passa por esse treinamento é, certamente, o mais preparado para enfrentar situações adversas. Os que estão aqui são os melhores”, disse.
"Nós temos que provar para nós mesmos que somos capazes", disse Célio (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“Nós temos que provar para nós mesmos que somos capazes”, disse Célio (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Um momento de muita emoção para os alunos que concluiram a formação. Em seu discurso o soldado Célio Souza agradeceu o empenho do comandante-geral da corporação, coronel Anastácio, e lembrou os momentos de dificuldade pelos quais passou durante o treinamento. “É um dilema pessoal, pois temos que provar para nós mesmos que somos capazes. Ainda que nem todos acreditassem eu fui capaz e estou aqui para servir à sociedade”, declarou.
Representando o governador Tião Viana, o secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, desejou sucesso aos militares, além de ter lembrado dos investimentos feitos pelo governo na capacitação profissional dos servidores públicos. “É um orgulho para os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) ter profissionais tão bem preparados. São esses investimentos que colocam a polícia do Acre a altura das demais polícias do país”, afirmou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Receita libera programa para fazer declaração do IR 2014

A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (26), o programa do Imposto de Renda 2014, necessário para realizar a declaração dos contribuintes, e o Receitanet, programa usado para enviar o documento à Receita. Os programas estão disponíveis para download na página do Fisco. O envio da declaração, no entanto, pode ser feito apenas a partir de 6 de março, quinta-feira.
O aplicativo para dispositivos móveis (tablets e smartphones) estará disponível somente no dia 6 de março – quando tem início o prazo de apresentação do Imposto de Renda neste ano. A declaração poderá ser enviada até o dia 30 de abril.
O Fisco espera receber 27 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física em 2014, com um aumento de aproximadamente 1 milhão de novos contribuintes.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.
Clique aqui para acessar o link.
Fonte: g1.com

Produtores do Barro Alto comemoram boa safra de milho


Produtores investiram no plantio de 150 hectares de milho acredita que vão colher 600 toneladas do grão (Foto: Assessoria Seaprof)
Produtores investiram no plantio de 150 hectares de milho acredita que vão colher 600 toneladas do grão (Foto: Assessoria Seaprof)
Produtores do Ramal Barro Alto, localizado na Rodovia AC 90, a Transacreana, que compõe o cinturão verde do município de Rio Branco, iniciaram a colheita de 150 hectares de milho plantado em terras mecanizadas através do programa de governo para Recuperação de Áreas Degradadas, executado pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof.
A expectativa dos 22 produtores que investiram no plantio de 150 hectares de milho é colher 600 toneladas do grão. As discussões para definir as ações naquela comunidade aconteceram com a participação do titular da Seaprof, Lourival Marques Filho.
A comunidade do projeto de assentamento Barro Alto já é beneficiária de vários investimentos como o Programa Luz Para Todos quando mais de 120 quilômetros de rede de energia elétrica, com ligações domiciliares, foi implantado na região beneficiando 447 famílias.
O governo do Estado, por meio da Seaprof, oferece aos produtores daquela região assistência técnica e fomento. Na ação de mecanização, primeiro aradagem e destoca e, logo após com o plantio mecanizado de milho, cada produtor recebeu cerca de 10 horas de trator.
Manoel Idelbrando Viana Cacau, o Del, explica que a perspectiva é alcançar uma renda com a comercialização do milho e ainda utilizar na engorda de pequenos animais. “Recebemos a mecanização e agora estamos colhendo com um resultado nunca esperado”, disse.

Governos federal e estadual unem forças para evitar o isolamento do Acre


“Estamos fazendo tudo o que podemos para evitar o pior”, disse o vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Estamos fazendo tudo o que podemos para evitar o pior”, disse o vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O ministro da Integração (MI), Francisco Teixeira, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Adriano Pereira Júnior, o vice-governador do Acre, César Messias, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, e representantes de entidades federais se reuniram para discutir maneiras de evitar um possível isolamento do Acre e, ainda, sinalizar apoio a Rondônia, que sofre com a cheia do Rio Madeira. A conversa foi realizada na base área de Porto Velho, na manhã desta terça-feira, 25, com apresentações técnicas e discussões sobre o assunto.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o Rio Madeira deve continuar com elevação das águas até o fim da primeira quinzena de março, o que pode causar o isolamento do Acre pela BR-364, única ligação terrestre que aproxima o estado do restante do Brasil. Para o ministro Francisco Teixeira, esse é o momento de tomar medidas ainda mais efetivas: “As preocupações aumentam, mas ações integradas do governo federal, estadual e municipal estão tendo os efeitos esperados e amenizam a situação”.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também alertou para o fechamento da BR-364, em definitivo, durante a cheia. Atualmente, apenas caminhões possuem permissão para fazer a travessia, acompanhados constantemente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no trecho alagado próximo à cidade de Jaci Paraná (RO).
A maior preocupação no momento é que a cheia do Rio Madeira isole o Acre por via terrestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A maior preocupação no momento é que a cheia do Rio Madeira isole o Acre por via terrestre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“A nossa preocupação maior é saber até quando essa enchente vai permanecer. Segundo a Defesa Civil Nacional, a cota pode ultrapassar os 19 metros e, com isso, estrangular de vez o transporte para o Acre. Estamos fazendo tudo o que podemos para evitar o pior”, garante o vice-governador César Messias. Ele também lembrou que o governador Tião Viana tem articulado diversas maneiras para manter o abastecimento, inclusive com o transporte de combustíveis vindo de Cruzeiro do Sul e análise da possibilidade de circulação pela Estrada Interoceânica. Em seguida, César Messias viajou a Manaus para discutir maneiras de enviar insumos, por meio de balsas, com o empresariado local.
Ainda segundo o Sipam, essa é uma situação extremamente anômala, levando em consideração que as cheias do Rio Madeira costumam acontecer em março e abril. Para o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, é hora de parar de atuar emergencialmente e começar a se antecipar nas ações. “Se o rio chegar a 19 metros, a nossa pergunta, hoje, é: como vamos abastecer o Acre? Eu estou solicitando ao governo que sejam enviados os dados do que precisariam para evitar a situação, para que definamos o abastecimento”, explica Adriano Júnior.
Acompanhando o ministro da Integração, o senador Jorge Viana ressalta que a situação pegou a todos de surpresa. “As estradas tem que ter uma recorrência de pelo menos 100 anos. Um rio alagar é normal, mas uma estrada alagar não é normal. A engenharia será questionada sobre isso. Iremos resolver politicamente, claro, porque a população precisa de uma resposta oficial”, disse.
Fonte: agencia.ac.gov.br

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cheia dos rios mobiliza o Governo Federal


 Governo federal busca soluções junto ao Acre e Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governo federal busca soluções junto ao Acre e Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Os ministros da Integração (MI), Francisco Teixeira, e da Defesa (MD), Celso Amorim, estão reunidos com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice-governador do Acre, César Messias, e o senador Jorge Viana para uma avaliação sobre a cheia dos rios que banham os estados. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 25, no comando aéreo de Porto Velho.
Messias ressalta a atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prioriza a passagem de carretas e caminhões – carregados com combustível e alimentação – pela BR-364, como uma alternativa para manter o Acre abastecido.
“O governador Tião Viana também já fez contato com as autoridades peruanas, por meio da embaixada, para trazer combustível aos acreanos, caso seja necessário. Ou seja, já nos antecipamos no que era possível para evitar mais transtornos. Tudo está sendo feito”, disse.
Na ocasião, o senador Jorge Viana classificou a interrupção do acesso como “não normal” e disse que a engenharia será questionada. “Acho que as dúvidas da população precisam de uma resposta oficial, seja agora ou depois da cheia. Não pode restar nenhuma dúvida por conta dos empreendimentos ou do desastre natural que estamos vivendo”, comentou.
Fonte: agencia.ac.gov.br

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Superintendente do Dnit vistoria obras da BR-364

Reportagem: Eduardo Gomes - Fonte: agencia.ac.gov.br

Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez uma vistoria às obras de pavimentação da BR-364 até o Vale do Juruá no último fim de semana. O objetivo é identificar a situação atual do pavimento, antes de assumir a responsabilidade total pela manutenção da estrada. O trajeto foi acompanhado por engenheiros e pela diretoria do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre).
A vistoria foi acompanhada pela equipe de engenheiros e técnicos do Deracre (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A vistoria foi acompanhada pela equipe de engenheiros e técnicos do Deracre (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Fabiano Martins, superintendente do Dnit, pode verificar os desafios enfrentados pelo governo do Estado durante o asfaltamento da BR e as dificuldades, do ponto de vista técnico, de se pavimentar estradas nessa região da Amazônia. “Hoje o Dnit assumiu a responsabilidade por alguns trechos da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Assim que o governo do Acre entregar as obras, toda a estrada ficará sob nossa responsabilidade”, disse.
Sobre a recuperação, entre Rio Branco e Sena Madureira, Martins disse que os trabalhos devem se iniciar nos próximos meses e que o Dnit pretende entregar o trecho totalmente recuperado até o segundo semestre no ano que vem.
Equipes do Deracre fazem a recuperação de alguns trechos da BR-364 (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Equipes do Deracre fazem a recuperação de alguns trechos da BR-364 (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Ocírodo Júnior, diretor do Deracre, explica que o Departamento executa as obras em parceria com o Dnit, com recursos do governo federal, e que o trabalho tem avançado bastante com equipes trabalhando inclusive durante o período do inverno amazônico. “Nós temos sete equipes trabalhando na pavimentação, recuperação e manutenção da BR-364. A equipe do Dnit faz hoje uma vistoria às obras para que daqui há alguns meses possa assumir definitivamente a responsabilidade pela estrada, afirmou.

Ruas Arlindo Porto Leal e Benjamin Constant são liberadas para estacionamento


Rua Benjamin Constant, no centro, agora liberada para estacionamento (Foto: Assessoria Detran)
Rua Benjamin Constant, no centro, agora liberada para estacionamento (Foto: Assessoria Detran)
O governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, realiza uma readequação dos estacionamentos nas ruas Benjamin Constant e Arlindo Porto Leal. A partir de agora, o motorista que necessitar estacionar no centro da cidade, conta com mais essas duas opções.
A diretora do Detran, Sawana Carvalho, explica que o órgão é ciente da quantidade de veículos que circulam na área central diariamente. “Justamente por isso, entramos em contato com a Superintendência de Trânsito Municipal para estudarmos a possibilidade de abrir mais vagas de estacionamento no local, sem afetar o trânsito nessas ruas”.
Sawana continua: “Com essas duas vias liberadas para estacionamento, é preciso que o condutor faça sua parte para contribuir com a fluidez do trânsito, estacionando sempre em local permitido, evitando, assim, que sejam flagrados pela fiscalização e consequentemente multados”.
Para o vendedor Paulo Ricardo da Silva, a medida foi acertada. “Muitos motoristas já estacionavam por teimosia e eram multados, agora podemos estacionar sem correr o risco da multa”, diz.
Fonte: agencia.ac.gov.br