sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Programa Mais Médicos deve contemplar mais cidades do Acre

Fonte: agencia.ac.gov.br por Rayele Oliveira

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 16, o lançamento de um novo edital do programa Mais Médicos, que vai beneficiar mais 1.500 cidades do país nessa etapa. No Acre, mais profissionais devem ser contratados em Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Feijó, Porto Walter e Acrelândia, para melhorar a qualidade nos atendimentos oferecidos na área da saúde.
A partir da sexta, 16, até o próximo dia 29, os médicos brasileiros interessados poderão se inscrever no programa. Entre os dias 10 e 20 de abril, as inscrições serão abertas para brasileiros formados no exterior. Estrangeiros formados no exterior terão de 5 a 15 de maio para fazê-la também. A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.
Com a chegada de mais médicos, o governo do Estado vislumbra o fortalecimento da Atenção Básica, levando mais atendimentos aos módulos de saúde, sobretudo à população que reside em locais de difícil acesso, e promovendo mais qualidade de vida.
Segundo o governador Tião Viana, um de seus objetivos para a nova gestão é a contratação de mais 400 especialistas em áreas médicas para atender às necessidades dos acreanos.

Tião Viana retoma agenda de trabalho focando na geração de emprego

Fonte: agencia.ac.gov.br por Samuel Bryan


De volta a agenda de trabalho, o governador Tião Viana comemora a instalação do primeiro call center do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
De volta a agenda de trabalho, o governador Tião Viana comemora a instalação do primeiro call center do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana iniciou nesta quinta-feira, 15, sua agenda de trabalho com todo entusiasmo renovado e muita disposição. Na pauta, são prioridades a industrialização do estado, a BR-364 tanto nos trechos Rio Branco/Porto Velho quanto Rio Banco/Cruzeiro do Sul, o linhão até o Juruá, e, principalmente, a grande conquista que representa o call center do Grupo Contax, que pode gerar até cinco mil empregos.
Tião Viana ressalta que toda a articulação para a vinda de uma empresa da área no Acre durou seis anos, iniciada quando ele ainda era senador. Este ano o Grupo Contax confirmou instalação e iniciou a estruturação de seu espaço físico.
A instalação da Contax no Acre está sendo realizada em duas frentes. Por um lado, o governo assumiu o compromisso de formar 3.000 mil jovens como operadores de telemarketing. O Instituto Dom Moacyr (IDM) formou 500 no ano passado e agora se prepara para iniciar um novo curso de formação com 2.500 pessoas já selecionadas. O Acre recebe a primeira filial do Contax na região amazônica. Embora a contratação inicial seja de 2.500 jovens, a expectativa é de que o número de funcionários salte para cinco mil em quatro anos e que a empresa possa abrir uma filial em Cruzeiro do Sul ao longo desse tempo.
Já na área estrutural, a filial do Grupo Contax está sendo erguida na Via Verde, próximo ao Via Verde Shopping. As obras do primeiro call center do Acre seguem em ritmo acelerado e devem ser entregues até o fim de fevereiro. Mais de 200 homens de diversas empresas estão presentes nas obras do prédio, que tem estrutura complexa e será ecologicamente correto. A água da chuva será drenada e reaproveitada, o ar-condicionado será de alta economia, as lâmpadas serão de LED e haverá uma estação de tratamento de esgoto exclusiva para o complexo.
Obras seguem em ritmo acelerado, e estrutura deve ser entregue em fevereiro (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Obras seguem em ritmo acelerado, e estrutura deve ser entregue em fevereiro (Foto: Sérgio Vale - Secom)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Governo oferta curso de confecção de biojoias pelo Pronatec

Fonte: agencia.ac.gov.br


Alunos do curso confecção de biojoias mostrando parte de sua produção (Foto:Tamara Smoly/ IDM)
Alunos do curso confecção de biojoias mostrando parte de sua produção (Foto:Tamara Smoly/ IDM)
Dentre os mais de 100 cursos que o governo do Estado oferta, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), está o de confecção de biojoias. Estão em formação homens e mulheres que desejam uma renda extra a partir da produção de peças utilizando as sementes da nossa região. O curso é mais uma das modalidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Samara da Silva, 26 anos, mora na Sobral é aluna do curso, e disse que a formação é ótima, “estou aprendendo muito, pretendo produzir peças para vender nas feiras e para atender outros estados”.
Confeccionar biojoias é uma terapia. Mesmo quem tem pouco tempo, ou está cuidando da casa, pode fazer artesanato, afirmou o mediador da turma Carlos Taborga.
Estão realizando o curso cerca de 30 alunos, no Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, unidade do IDM.
“A formação é de grande qualidade, a produção pode ser vendida não só em Rio Branco, mas em outros estados e até no exterior. Essa é uma excelente oportunidade para os que desejam melhorar a sua renda,” disse a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.

Apesar da BR em boas condições, viagem de Cruzeiro do Sul a Rio Branco é penosa com ônibus precários

Não tem sido fácil a vida das pessoas que optam por viajar de ônibus de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. A boa qualidade da BR 364, que reduziu de dias para horas o tempo para fazer o trajeto –e isso só no verão –não encontra semelhança na estrutura oferecida aos viajantes: os ônibus são invariavelmente cheio de defeitos, especialmente com relação ao banheiro e ao ar condicionado, e há pouquíssimos pontos de apoio nos mais de 700 quilômetros que separam a capital do Vale do Juruá.

Das seis cidades pelas quais passam os ônibus, apenas Sena Madureira possui rodoviária. Mas ela é muito precária –tanto que as mulheres evitam usar o banheiro, preferindo fazer suas necessidades na mata ao lado. O WC masculino não é diferente mas os homens acabam improvisando lá dentro mesmo. Trata-se de um local com jeitão de abandono, tão  cheio de defeitos que pelos passageiros ninguém ali aportaria. “Não consegui nem entrar”, sintetizou dona Maria do Socorro acerca das condições de higiene do banheiro.
Nas empresas, os funcionários dizem que melhores informações devem ser obtidas com os responsáveis, que não foram localizados. De seu lado, a Agencia Reguladora de Serviços do Acre (Ageac) responsável pela regulação do transporte intermunicipal,  cumpre sua missão. “Não estamos de olhos fechados. Ninguém faz vista grossa a isto”, afirmou o diretor de Fiscalização da agência, Edson Oliveira, pedindo que as denúncias sejam formalizadas junto à Ouvidoria da Ageac para que as providências sejam adotadas.  Relatórios tem sido feitos, multas aplicadas e as sanções se sucedem mas a alta temporada, quando o número de viagens aumenta sensivelmente, acaba precarizando ainda mais os serviços das empresas. Para dar conta da demanda, elas acabam lançando mão de ônibus mais simples, alguns, segundo Oliveira, até sem banheiro. Neste caso, lembra o diretor da Ageac, o preço da passagem tem de ser mais barato.
Edson Oliveira se mostrou especialmente preocupado quando lhe foi relatado sobre a parada que o ônibus que saiu às 8h30 de Cruzeiro do Sul na terça-feira, 7, fez a parada para almoço em um restaurante entre Tarauacá e Feijó. O ônibus parou no acostamento da BR sem entrar no restaurante, um conhecido balneário. “Ficou perigoso porque os passageiros tinham de atravessar a rodovia para chegar ao restaurante”, observou Lucivan de Araújo, funcionário público que fazia o trajeto desde Tarauacá.
O casal Pâmela e Agilson saíram de Cruzeiro do Sul na terça-feira, 6, já preparados para o que poderia vir durante a viagem a Rio Branco. Pouco depois da partida, colocaram máscaras cirúrgicas e passaram a inalar vaporub para conseguir suportar o mau-cheiro e evitar o acirramento da renite  e da alergia que os aflige.  “O cheiro é insuportável”,  vociferou o casal já chegando a Rio Branco depois de mais de 12 horas daquela que é considerada uma viagem penosa, muito penosa.
( Colaboração de Edmilson Ferreira )

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Viagem a Tarauacá

Durante minha breve visita a minha Terra natal pude rever amigos e parentes, infelizmente o tempo foi menos que o esperado. Mas assim mesmo foi o suficiente pra ver as mudanças na Terra do abacaxi grande e da mulher bonita e por que não dizer agora da " farinha milito"? 

A muito tempo não degustava o verdadeiro e autêntico quibe feito de arroz com recheio de carne moída. Como podem ver até o jornalista Edmilson Ferreira não resistiu e atacou, logo dois de uma vez.






Ví amigos como Chico do sinucão e o jovem Adgleison.



Mas o que realmente me impressionou foi um restaurante no centro da cidade onde toda a comida é feita a moda antiga, no fogão a lenha.

Me fez lembrar o que tínhamos em nossa residência, comida deliciosa, realmente caseira.



Maioria de Estados tem secretarias da mulher, mas ignora políticas LGBT

Fonte: Aliny Gama e Bruna Borges
Do UOL, em Maceió e em Brasília

  • Cris Faga/Fox Press Photo -24.mai.2014/Agência O Globo
    Manifestantes da Marcha das Vadias em São Paulo em 2014
    Manifestantes da Marcha das Vadias em São Paulo em 2014
Levantamento realizado pelo UOL mostra que a maioria dos Estados brasileiros tem secretarias e subsecretarias com políticas para as mulheres, mas ainda não criou órgãos para a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

Entre os 26 Estados e o Distrito Federal, 14 têm secretarias que cuidam de assuntos relacionados a políticas de proteção e garantias de direitos das mulheres. Em cinco outros Estados, há ao menos coordenadorias e conselhos que debatem essas políticas.

Há casos em que já existiu um órgão no poder público que tratava de iniciativas para mulheres, mas que foi reduzido por retenção de gastos. Foi o que aconteceu no Rio Grande do Sul, que possuía uma secretaria específica, mas que será transformada em uma diretoria pelo novo governador José Ivo Sartori (PMDB), por cortes no orçamento. Segundo a assessoria de imprensa do governo gaúcho, os principais programas serão mantidos na nova diretoria.
A responsável pela articulação institucional da Secretaria para Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Vera Soares, critica a medida. "Se uma secretaria passa a ser subordinada a outro departamento é uma perda de espaço e condição de atuação. No nosso entendimento, é um prejuízo", disse Vera.
"Além conversa de igual para igual [com outros secretários], uma secretária – e não uma diretora ou coordenadora – tem mais condição de discutir com os prefeitos. A implantação dessas secretarias estaduais também tem uma coisa didática para a sociedade. Você mostra que a sociedade tem esse problema, que as mulheres sofrem preconceito e exclusão apenas pelo fato de serem mulheres e que o Estado está atento a esse problema", afirma Vera, que é secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria para Políticas para as Mulheres do governo federal.

Políticas LGBT engatinham

Embora já existam alguns órgãos para defender as mulheres, não há nenhum Estado que possua uma secretaria voltada à promoção de políticas para lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros.

A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Samanda Alves, afirma que a promoção dessas políticas ainda é uma ação recente no poder público -- o setor que ela coordena só foi criado em 2011.

No Rio Grande do SulParanáSão PauloRio de JaneiroMato Grosso eCeará, há coordenadorias, comitês e superintendências que promovem políticas que visam garantir os direitos LGBT. Em geral, estes órgãos estão subordinados às secretarias estaduais de direitos humanos e de justiça.

O Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil, elaborado pelo Grupo Gay da Bahia, apontou que ocorreram 312 mortes de homossexuais em 2013. Ainda não há a totalização dos números de 2014. O estudo mostra que a vulnerabilidade é maior no Nordeste, com registro de 43% dos assassinatos. As regiões Sul e Sudeste e do Sul têm 35%. O Centro-Oeste e o Norte concentram 21% dos casos.

O levantamento apontou que apenas os Estados de AlagoasAcreParáParaíba,PernambucoPiauíRio Grande do NorteRio de Janeiro e Roraima possuem conselhos específicos para debater o tema.
O novo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), chegou a criar uma Subsecretaria para Assuntos de Pessoas LGBT, mas na última segunda-feira (9) a transformou em uma Coordenação de Direitos da Diversidade, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos local.
Nos bastidores, o motivo que levou à alteração da pasta foi a pressão feita bancada religiosa da Câmara Legislativa do DF. Questionada pelo UOL, a assessoria de imprensa do governo não confirma o motivo da extinção da subsecretaria.
Para estimular a formação de mais conselhos, o governo federal abre editais que oferecem recursos financeiros por meio da Secretaria de Direitos Humanos.

De acordo com o governo federal, a Bahia foi o Estado que mais recentemente assinou um convênio para a instalação de um conselho estadual, criado em setembro passado, mas cuja implantação depende da aprovação da Assembleia Legislativa da Bahia.

População de Bujari recebe nova unidade de saúde

Fonte: agencia.ac.gov.br por Mônica Araújo


Unidade de saúde terá capacidade para atender mais de 13 mil pessoas ao ano (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Unidade de saúde terá capacidade para atender mais de 13 mil pessoas ao ano (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, participou da solenidade de inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Iza Viana Castro, na tarde desta terça-feira, 13, em Bujari.
A unidade que foi construída com recursos do Ministério da Saúde (MS) terá capacidade para realizar mais de 13 mil atendimentos ao ano. Oferece espaço amplo e adaptado para garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de qualidade e humanizado. Foram investidos R$ 408 mil, por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Armando Melo pediu a parceria da população para cuidar da unidade, mantendo-a sempre limpa e organizada. “Esse é um momento importante para a comunidade local, que recebe uma unidade de saúde nova, com todos os recursos para um bom atendimento. Uma obra desse porte se torna referência, e é o que precisamos dentro do sistema público de saúde”, disse o secretário.
A unidade custou R$ 408 mil e vai oferece comodidade aos que precisarem de atendimento (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A unidade custou R$ 408 mil e vai oferece comodidade aos que precisarem de atendimento (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Ele acrescentou que umas das prioridades do governador Tião Viana é fortalecer a atenção básica para garantir a população do estado promoção de saúde e prevenção de doenças. “A melhor opção é a prevenção. Se tivermos uma atenção básica que funciona, deixamos de ter uma super lotação nas unidades de urgência e emergência. O governo do Estado se sente honrado por esta parceria e reafirmamos os votos de cooperação com as demandas de saúde deste município, finalizou Armando.
Para o prefeito Tonheiro, a nova unidade de saúde foi uma conquista importante, principalmente, para a comunidade. “Nosso objetivo é trabalhar a prevenção da saúde para não termos uma população doente. Estamos entregando uma unidade de saúde moderna e equipada para garantir um acolhimento humanizado aos usuários do SUS”, destacou o prefeito.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governo do Estado reafirma compromisso com setor moveleiro

Fonte: agencia.ac.gov.br por Paula Amanda


É meta para 2015 consolidar o setor moveleiro no estado (Foto: Luciano Pontes/Secom)
É meta para 2015 consolidar o setor moveleiro no estado (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Representantes do Sindicato dos Moveleiros do Acre (Sindmóveis) e do Polo Moveleiro de Rio Branco estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento  Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima.
Dentre diversos assuntos, estiveram em pauta a reestruturação e adequação da sede do Polo Moveleiro de Rio Branco e o credenciamento das empresas para o fornecimento de móveis escolares para o estado.
Em seu primeiro encontro com representantes do setor, Fernando Lima, reafirmou o compromisso do Estado com os moveleiros.
“É compromisso do governo do Estado consolidar o setor moveleiro, garantindo matéria prima para agregar valor e garantir a qualidade dos móveis produzidos no Acre”, explicou. Ele ressaltou também que o governo deve fortalecer as ações de incentivo e apoio ao setor como forma de alcançar as metas para 2015.
“Nós vamos reestruturar alguns setores para melhorar os resultados, melhorar o programa de apoio aos moveleiros e realizar os ajustes necessários”, completou.

Governo avalia trechos da BR-364 para plano de contingência dos rios

Fonte: agencia.ac.gov.br por Samuel Bryan


As equipes visitaram todos os trechos alagados da BR-364 entre Abunã e Jacy-Paraná para verificar as condições de trafegabilidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
As equipes visitaram todos os trechos alagados da BR-364 entre Abunã e Jacy-Paraná para verificar as condições de trafegabilidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Durante toda a segunda feira, 12, uma comissão composta pela Defesa Civil Estadual, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), prefeitura de Rio Branco e Polícia Rodoviária Federal fez uma análise de trechos da BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho. O grupo foi encarregado de delimitar os pontos de alerta que servirão de parâmetro para ações específicas caso uma ameaça de cheia do Rio Madeira se torne eminente e ameace isolar o Acre a exemplo do começo de 2014.
A ação faz parte do plano de contingência para possíveis cheias dos rios Acre e Madeira. O objetivo é de que junto aos governos estaduais (Acre e Rondônia) e municipais se construa uma força de preparo para lidar com os desafios e danos ocasionados por possíveis cheias. Ainda assim, segundo o meteorologista Luiz Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), existe previsão de cheia para o Rio Madeira este ano, já que o volume de água das chuvas no período tem sido muito grande, mas nada comparado à magnitude da cheia de 2014.
Segundo o comandante da Defesa Civil, coronel Batista, a expedição avaliou a medição entre a lâmina d’água entre o rio e a rodovia nos pontos críticos. “Fomos do Abunã a Jacy-Paraná. Avaliamos a capacidade de suporte da pista nos pontos mais sensíveis que foram atingidos pela cheia do ano passado e constatamos que não há nenhum rompimento na pista”, relata o coronel.
Agora, faltando pouco para a definição do plano de contingência, o governo pretende apresenta-lo para a Defesa Civil Nacional para aprovação e captação de recursos caso haja necessidade de ser colocado em prática. A Defesa Civil Estadual lembra à população que a trafegabilidade da pista se mantém na normalidade e que se chover na região o aguardado para o mês de janeiro, as possibilidades de uma nova cheia como a do ano passado se mantém mínimas.