quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Acre: decreto de situação de emergência é aceito pelo governo federal


As águas Rio Madeira atingiram níveis recordes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
As águas do Rio Madeira atingiram níveis recordes (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial do Acre desta quinta-feira, 27, o decreto n° 7.093, que trata da situação de emergência decretada pelo governador Tião Viana. A Defesa Civil Nacional, órgão pertencente ao Ministério da Integração, já sinalizou positivamente à aceitação do decreto, que permite ao governo do Acre a tomada de decisões em caráter extraordinário.
A medida foi tomada por Tião Viana ainda na tarde de ontem e visa evitar prejuízos maiores à população do Acre em virtude da repentina elevação do nível das águas do Rio Acre e em decorrência da maior enchente já registrada do Rio Madeira, o que provocou interdição parcial da BR-364.
Márcia Regina, chefe da Casa Civil, disse que a medida se fez necessária para garantir que a população do estado não sofra ainda mais com os transtornos e assegurar o auxílio do governo federal. “O governador Tião Viana tem mantido o diálogo com a Defesa Civil Nacional e isso nos traz segurança. O governo não está parado, estamos monitorando a situação”, disse.
Resgate de acrenos em Rondônia
O governo do Estado garantiu apoio aos acreanos que, por conta da cheia do Rio Madeira, não puderam seguir viagem de volta ao Acre. Alguns deles retornaram a Rio Branco, na última terça-feira, 25, quando vice-governador César Messias esteve, pessoalmente, na rodoviária de Porto Velho para verificar a situação.
Representantes do governo do Acre mantém diálogo permanente com autoridades rondonienses e empresas de transporte. Estima-se que cerca de 40 pessoas estejam aguardando que o nível das águas volte ao normal para voltar à capital acreana.
Uma das alternativas estudadas pelo governo e empresários para trazer de volta os acreanos, seria colocar em circulação um veículo mais alto que pudesse circular pelos trechos alagados da BR-364.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: