quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rio Branco está entre as três capitais com redução de veículos roubados


Operações realizadas pelas forças de segurança ajudam a diminuir os índices (Foto: Angela Peres/Secom)
Operações realizadas pelas forças de segurança ajudam a diminuir os índices (Foto: Angela Peres/Secom)
Rio Branco está entre as três capitais que diminuíram o número de veículos roubados em 2013. Os dados divulgados são da Federação Nacional de Seguros. O secretário de Segurança, Reni Graebner, atribui o bom resultado ao trabalho integrado exercido pelo sistema de segurança pública.
A soma de operações montadas pela Polícia Civil e Polícia Militar, o trabalho do serviço de inteligência, a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, as barreiras na Tucandeira, as ações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafrom) resultam na diminuição do número de veículos roubados. Além disso, há poucas rotas de passagem e as que existem são monitoradas.
De acordo com a federação, a quantidade de veículos do país vem crescendo a cada ano, mas, em algumas capitais, o número de roubos e furtos cresce em média três vezes mais que a frota. É o caso de Porto Velho (RO), onde o crime cresceu quatro vezes mais que o número de veículos.

Integração com a Bolívia rende bons resultados ao Acre

Era comum o roubo de motos em Brasileia, uma prática quase que diária na região da fronteira. Hoje o comandante do batalhão da PM na cidade, Estene Teixeira, comemora o fim desta rotina e a recuperação de 27 motos nos últimos seis meses. Há 90 dias não é registrado nenhum roubo de veículo na cidade. Em janeiro foram recuperados uma caçamba, um trator e um veículo que foram levados para a Bolívia.
“Isso é fruto de um trabalho integrado entre as nossas polícias e a polícia boliviana. A relação construída deixou de ser uma relação formal para ser uma relação de confiança. Hoje se houver um roubo de veículo na região da fronteira ligo na mesma hora e eles acionam barreiras. Muitos veículos foram interceptados assim e isso tem coibido a ação dos bandidos, pois viram que não entram mais na Bolívia com facilidade”, explicou o comandante, que viaja hoje para Ribeiralta, cidade boliviana, para buscar um veículo brasileiro roubado.
O secretário de Segurança faz visitas periódicas aos comandantes do policiamento na Bolívia, buscando estreitar os laços da relação institucional, estabelecendo uma relação de confiança, proximidade e cooperação. “E graças a este trabalho temos uma lista de pelo menos dez veículos apreendidos que estão aguardando os proprietários fazerem o requerimento. Eles já foram informados e não são do estado”, explicou Graebner.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: