quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Governo acerta detalhes para a implantação do Cadastro Ambiental Rural


Técnicos da Sema, Seaprof, Imac e Companhia Ambiental participam do planejamento (Foto: Assessoria Sema)
Técnicos da Sema, Seaprof, Imac e Companhia Ambiental participam do planejamento (Foto: Assessoria Sema)
O governo do Acre realizou na última semana o Planejamento Operacional de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Colégio Estadual Armando Nogueira. O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Companhia de Policiamento Ambiental.
O evento apresentou aos participantes o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), plataforma virtual que será usada para efetuar os cadastros do CAR, e trabalhos em grupos para definição das atividades de implantação do programa.
Para o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o CAR vem sendo discutido desde 2008 e só agora com a atualização do Código Florestal poderá será implantando em nível nacional.
“O CAR vem sendo discutido há muito tempo e agora poderemos implantá-lo no Acre, através do Sicar. O programa vai trazer para o Acre a segurança jurídica que o produtor precisa para regularizar sua terra e buscar financiamentos para ajudar na produção”, disse o secretário.
E completa: “O governador Tião Viana reconheceu a importância do CAR. Ele foi incansável para que o programa se tornasse realidade”.
O CAR já teve mais de 3.600 imóveis rurais cadastrados em Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard, em um projeto piloto realizado em 2011. A partir deste mês será realizada a atualização dos cadastros com o novo Código Florestal. Depois, o CAR será realizado nas demais cidades acreanas.
De acordo com o secretário-adjunto da Seaprof, Clóvis Melo, “o CAR foi muito bem durante o projeto piloto. Agora o grande desafio é aproximar ainda mais o produtor rural dos órgãos”.
Fonte: agaencia.ac.gov.br

Nenhum comentário: