terça-feira, 4 de novembro de 2014

CAR do Acre já supera metas estabelecidas para 2014

Fonte: agencia.ac.gov.br Por Paula Amanda

Benedito Miranda temia fazer o cadastro, mas perdeu o medo ao esclarecer as dúvidas (Assessoria CAR)
Benedito Miranda temia fazer o cadastro, mas perdeu o medo ao esclarecer as dúvidas (Assessoria CAR)
Dono de uma propriedade de 43 hectares, no Projeto de Assentamento Porto Acre, na Vila do V, Benedito Miranda é um dos onze mil produtores rurais do Acre que aderiu ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ele conta que temia fazer o cadastro, mas depois que buscou informação mudou de opinião.
“A gente fica com medo quando aparecem esses programas, mas uma vizinha minha fez e ficou muito feliz com o resultado. Eu já tinha escutado no rádio que era para todos os produtores, mas meu medo só passou quando procurei o escritório e tirei minhas dúvidas”, disse.
Desde que foi implantando no Estado do Acre, o CAR está superando metas. Somente no mês de outubro foram realizados aproximadamente três mil cadastros, superando o previsto em 104%. A meta é cadastrar 13.500 propriedades rurais até o final do ano.
Com o CAR o produtor pode comprovar que está em dia com a legislação ambiental, acessar crédito rural e demais programas oficiais de incentivo à produção e regularizar áreas desmatadas e eventuais multas ocorridas até 22 de julho de 2008.
No Acre, o governo do Estado contou com a doação de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, e também com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, para execução do projeto.
Atualmente o CAR do Acre tem oito escritórios fixos e quatro equipes itinerantes percorrendo todas as regiões para garantir o cadastramento dos produtores que estão em lugares de difícil acesso.

Para o coordenador geral do CAR do Acre, Fernando Lima, um dos principais motivos para a superação das metas é o modelo adotado pelo estado. “A parceria com Fundo Amazônia e com o Ministério do Meio Ambiente foi o que nos garantiu êxito na estruturação e execução do projeto. Nosso trabalho está sendo considerado referência para os demais estados brasileiros”, afirma.

Nenhum comentário: